Festa degli Omaggi – a Festa das homenagens de fim de ano em Florença

01/dez | por Deyse Ribeiro

Conheça a história da Festa degli Omaggi de Florença, que ocorre no dia 20 de dezembro.

Por ocasião das férias de Natal ocorre a tradicional procissão histórica, ou Corteo della Repubblica Fiorentina, que presta homenagem às autoridades civis e religiosas, entregando, de acordo com uma antiga cerimônia, uma cesta de presentes ao arcebispo, ao Prefeito, ao Presidente da Província e ao delegado da cidade. Neste ano, será no dia 20 de dezembro, quinta-feira.

omaggi

Portanto neste dia em Florença, durante a Festa degli Omaggi, que em português seria algo como Festa dos presentes ou das homenagens, ocorre uma “Procissão da República Florentina” pelas ruas carregando um melhores votos pela ocasião do Natal e do Ano Novo, com as autoridades públicas de Florença.

Veja o vídeo da Festa de 2017:

A procissão começa as 15:30, a partir do Palagio di Parte Guelfa, casa do Calcio Storico Fiorentino e vai para a Porta Rossa para chegar a Piazza San Giovanni, onde haverá a “homenagem ” a Sua Eminência o Arcebispo de Florença as 15:45.

Se procede com a procissão para a Via de ‘ Ginori ao prédio em direção ao Palazzo Medici Riccardi, na sede da província de Florença as 16hs.

 IMG_0626

Se seguirão os cumprimentos a Sua Excelência o Prefeito e ao Presidente da Província, em seguida, mais uma vez ao longo da Via de ‘ Ginori ainda passar por San Lorenzo, Piazza Duomo, até chegar a Via Calzaiuoli. A procissão chega perto do Palazzo Vecchio, em seguida, as 16:45 hs entra no Salone dei Cinquecento, onde se terá a saudação ao Sr. Prefeito (17hs), em seguida, retorna para o Palagio di Parte Guelfa as 17:45 hs.

Este edifício importante é a casa do Calcio Storico Fiorentino e do próprio Corteo della Repubblica Fiorentina, e contém em suas duas salas monumentais conhecidas como Salone Brunelleschi e a Sala del Caminetto e dei Drappeggi, onde acontecem conferências de grande importância artística, cultural e científica na cidade, nacional e internacionalmente.

Este festival é uma celebração de Natal, do qual encontramos vestígios em muitas cidades italianas, mas o que o torna um evento excepcional é a configuração particular da cidade de Florença, os figurinos renascentistas usadas pelos atores e membros da procissão do Corteo della Repubblica Fiorentina, que por quase um dia inteiro desfila pela cidade, para o deleite de turistas e moradores.

Se estiver em Florença, não deixe de ver o Corteo passar pelas ruas da cidade!!!

IMG_0624

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!