O que abre e o que fecha nas festas de fim de ano na Toscana

03/dez | por Deyse Ribeiro

Você tem dúvida se o Museu ou as lojas no natal abrem, se os restaurantes fecham? Saiba o que abre e o que fecha nas festas de fim de ano na Toscana, Natal e Reveillon!

Os sinais estão ai… centenas de luzes e decorações, árvores de Natal, ruas cheias de pessoas fazendo compras, o cheiro de castanhas assadas … é, o Natal está tá chegando!

Obs: este texto será atualizado em base às informações do município. Por favor confira antes da sua viagem. Última atualização 03.12.2018

Se você vai estar em Florença, nos próximos dias, você pode aproveitar as lojas abertas durante todo o dia e parte da noite, geralmente fecham às 20hs. Muitas lojas estarão abertas aos domingos para que você termine suas compras de Natal! E claro, não se esqueça dos Mercadinhos de Natal que fervem esta época do ano, veja onde e quando há aqui.

Se você está em Florença neste período de fim de ano até dia 6, é altamente recomendável que você visitar Palazzo Medici-Riccardi e sua capela por Benozzo Gozzoli dedicado à procissão dos Reis Magos.

Ainda acontece em Florença do dia 8 de dezembro à 6 de janeiro o F-Light, o festival de luzes de Florença. O programa já está online AQUI.

É importante saber que você vai encontrar praticamente tudo fechado dia 25 de dezembro e 01 de janeiro, além disso, outras datas que pra nós brasileiros não são feriados, mas que na Itália são e muita gente não se liga são:

  •  26 de dezembro –  Dia de Santo Stefano (Santo Estevão)
  • dia 6 de janeiro – Epifania

Nessas duas datas as lojas fecham!

Muita gente não sabe, mas no dia 26 de dezembro é feriado, é comemorado o dia de Santo Stefano. Já na a noite do dia 5 de janeiro acontece a Festa da Befana, leia sobre esta festa → A festa da Befana na Itália, como nasceu a lenda?

E dia 6 de janeiro é feriado, pois é a comemoração da epifania e há uma linda festa em Florença, a Cavalgada dos Magos, leia sobre ela aqui.

natal-mesa

ONDE COMER?

 Fique esperto!!! O menu do jantar do dia 24 (chamado de vigilia di natale) e do almoço do dia 25 de dezembro (pranzo di natale) geralmente é um menu especial nos restaurantes (naqueles que decidem abrir, que são uns 70%), e pode ser que o restaurante ja tenha todas as mesas reservadas, portanto pergunte antes. Um dica é ver um restaurante que voce gosta quando chegar na cidade e perguntar como será o menu do dia 25 ou 24. Veja mais dicas durante o calendário abaixo.

Eu dei algumas dicas sobre jantar da véspera de natal e almoço de natal neste texto  —> O que fazer no Natal em Florença e na Toscana?

Já quanto ao Reveillon, há festas em locais fechados que, sobretudo, oferecem jantar, poucos oferecem somente música e espetáculo, porque faz parte da tradição italiana as grandes “tavolatas” de Natal e Reveillon. de Esse é uma argumento importante porque aqui na Itália, no jantar do dia 31 e no almoço do dia 1, a grande maioria dos restaurantes não trabalham com o Menu normal, mas com menu especial, por isso, indico sempre verificar antes, nos sites dos restaurantes, o menu de veglione ou capodanno ou di San Silvestro (Menu de Reveillon), e pranzo di anno nuovo (almoço). Para reservar, envie um email ao restaurante.

Leia a nossa  lista de Restaurantes indicados na Toscana aqui e escolha aqueles que lhe interessam. Ainda tem o texto dos restaurante indicados no guia michelan aqui, e meus reviews de restaurantes aqui.

Para ter uma ideia, o jantares ou almoços de “capodanno” são compostos de entrada, geralmente dois pratos de massa e depois um prato de carne,  mais vários doces. Os preços variam de um mínimo de 35 euros por pessoa até 200 euros, se tiver algum espetáculo ou música.

Saiba quais são os doces de natal típicos da Toscana –> Os doces de Natal na Toscana

Eu dei algumas dicas sobre o jantar do dia 31 neste texto –>  O que fazer no Reveillon em Florença e na Toscana?

Já quanto aos museus, e lojas veja abaixo.

Uffizi

O QUE ABRE E O QUE FECHA?

Para planejar a sua visita a Florença, decidi fazer uma lista de museus que estarão abertos durante as festas de fim de ano!

Primeiramente, faça o download da lista de museus de Florença, onde é descrito os dias da semana que cada um abre e o horário, além, claro, do mapa de Florença! Tudo em português gratuito!

clique e baixe os mapas grátis

clique e baixe os mapas e listas  grátis

E se você for visitar os museus neste período não deixe absolutamente de reservar o seu ingresso, mesmo no frio a fila para entrar nos museus é longuíssima!!! Reserve com o nosso parceiro ingressos para Galleria degli UffiziAccademia e Palazzo Pitti!

Obs: este texto poderá sofrer modificações, pois ainda não saiu a notícia oficial da prefeitura de Florença, portanto fique de olho! Atualizado dia 03.12.2018

Florença:

Dia 24 de dezembro –  segunda

Abrem normalmente os museus abertos todas as segundas, portanto o Uffizi, Accademia e Palazzo Pitti estarão fechados!!! Eles fecham sempre às segundas –  Veja  lista de museus abertos às segundas AQUI  – , porém, alguns destes encerram um pouco mais cedo, vejam:

Lojas estarão abertas até as 20 hs, outras até as 21hs como a Renascente e Zara.

No Duomo de Florença, a tradicional Missa do Galo é celebrada pelo cardeal de Florença à meia-noite (as orações da vigília iniciam às 23h). Na manhã de Natal, a Missa é celebrada às 10h30, em conjunto com a bênção Papa em Roma.

Eu dei algumas dicas sobre jantar da véspera de natal neste texto  —> O que fazer no Natal em Florença e na Toscana?

RESTAURANTES PARA O NATAL:

Esse é uma argumento importante porque aqui na Itália, no jantar do dia 24 e no almoço do dia 25, a grande maioria dos restaurantes não trabalham com um menu normal, mas com menu especial, por isso, indico sempre verificar antes, nos sites dos restaurantes, o menu de natal (Menu di Natale),veja as opções para a “cena di natale” (jantar) ou “pranzo di natale” (almoço). Para reservar, envie um email ao restaurante.

Conheça um pouco dos doces de natal da Toscana aqui.

Leia a nossa  lista de Restaurantes indicados na Toscana aqui e escolha aqueles que lhe interessam. Ainda tem o texto dos restaurante indicados no guia michelan aqui, e das melhores pizzarias aqui.

Para ter uma ideia, o jantares ou almoços de Natal são compostos de entrada, geralmente dois pratos de massa e depois um prato de carne,  mais vários doces natalinos. Os preços variam de um mínimo de 35/45 euros por pessoa até 100 euros.

Ainda escrevi uma lista dos restaurantes dos Hotéis mais TOP de Florença para o Natal AQUI, e  não se esqueça de reservar com antecedência. Em geral, os hóspedes do hotel tem desconto no jantar.

Dia 25 de dezembro –  terça – FERIADO

Todos os Museus Públicos e Municipais estarão fechados. – Estarão abertos somente:

  • Palazzo Medici Riccardi –  com a exposição – Banksy. This is not a photo opportunity
  • Fondazione Palazzo Strozzi –  com a exposição Marina Abramović. The Cleaner
  • Museu de Santa Maria Novella de 13 às 17:30hs, porém atenção, a Basilica não estará aberta!!!
  • SOMENTE a exposição: L’acqua microscopio della natura. Il Codice Leicester di Leonardo da Vinci –  na Galleria degli Uffizi, porém atenção, o museu Uffizi não estará aberto!!!
  • Palazzo Pitti, os seguintes museus:
    • Museo Giardino di Boboli
    • Museo delle Porcellane
  • Museo Archeologico Nazionale –  museu arqueológico
  • Museo di San Marco
  • Cenacolo di Sant’Apollonia
  • Villa Medicea della Petraia
  • Villa Medicea di Poggio a Caiano
  • Centro per l’Arte Contemporanea Luigi Pecci – Il museo immaginato. Storie da trent’anni di Centro Pecci
  • Sinagoga e Museo Ebraico
  • Museo del Calcio –  museu do Futebol
  • Museo della Misericordia di Firenze

No Duomo de Florença a missa é celebrada às 10h30, em conjunto com a bênção Papa em Roma.

O Duomo, Batisterio, Torre, Cúpula e Museu do Duomo estarão fechados para visitas.

O que fazer então?

Muitas igrejas estarão abertas no Natal, especialmente para funções religiosas, que geralmente são realizadas na parte da manhã, por isso, se você quer fazer visita-las, é melhor escolher a tarde, quando abrir ao público. Para saber os horários das missas nas igrejas de Florença, veja aqui. Sugerimos o seguinte: San Miniato al Monte, Santa Maria Novella (13 às 17 hs), Santa Trinita e Santo Spirito.

Lembre-se que Florença é um museu ao ar livre e você pode aproveitar este dia para passear todo o centro histórico e desfrutar da cidade durante este tempo especial do ano, com todas as luzes e decorações. Aqui está um roteiro sugerido: comece na Piazza San Lorenzo, então chefe de Piazza del Duomo, em seguida, para baixo Via Calzaiuoli a Piazza della Signoria. Continue para baixo após o Galeria Uffizi admirando Ponte Vecchio ao Arno ao longo do caminho e acabam em Palazzo Pitti. Se você ainda tiver energia, subir até a Piazzale Michelangelo para desfrutar da extraordinária vista panorâmica de Florença!

As lojas ficam fechadas, porém no centro algumas (poucas) escolhem abrir depois das 16hs.

Eu dei algumas dicas sobre almoço de natal neste texto  —> O que fazer no Natal em Florença e na Toscana?

Dia 26 de dezembro –  quarta – FERIADO de Santo Stefano

Abertos normalmente os museus que abrem durante às quartas, inclusive o Uffizi e Accademia. – Veja alguns:

O Duomo abrirá das 10:00-16:30 hs, a cúpula das 08:30-19:00hs e o Batistério das 08:15-10:15/11:15-19:30hs e a Torre campanaria das 08:15-19:00hs.

As lojas ficam fechadas, porém no centro algumas (poucas) escolhem abrir depois das 16hs.

Do dia 27 a 30 de dezembro –  quinta à domingo

Abertos normalmente os museus que abrem de quarta à domingo, como  e alguns museus do município – Porém alguns ficarão abertos até mais tarde, veja:

Lojas abertas normalmente das 10 às 19/20hs.

Dia 31 de dezembro –  segunda

Sendo uma segunda feira, abrem somente os museus que normalmente abrem nesta data com horário normal –  Uffizi e Accademia entre outros museus fecham –  veja os museus que abrem na segunda AQUI. Veja alguns que mudam o horário:

Lojas abertas normalmente das 10 às 19/20hs. Duomo aberto das 13 às 16:45h.

RESTAURANTES NO REVEILLON:

Ha alguns eventos de Reveillon em locais fechados que, sobretudo, oferecem jantar, poucos oferecem somente musica e espetáculo, porque faz parte da tradição italiana as grandes “tavolatas” de Natal e Reveillon. de Esse é uma argumento importante porque aqui na Itália, no jantar do dia 31 e no almoço do dia 1, a grande maioria dos restaurantes não trabalham com o Menu normal, mas com menu especial, por isso, indico sempre verificar antes, nos sites dos restaurantes, o menu de veglione ou capodanno ou di San Silvestro (Menu de Reveillon), e pranzo di anno nuovo (almoço). Para reservar, envie um email ao restaurante.

Leia a nossa  lista de Restaurantes indicados na Toscana aqui e escolha aqueles que lhe interessam. Ainda tem o texto dos restaurante indicados no guia michelan aqui, e das melhores pizzarias aqui.

Para ter uma ideia, o jantares ou almoços de “capodanno” são compostos de entrada, geralmente dois pratos de massa e depois um prato de carne,  mais vários doces. Os preços variam de um mínimo de 45 euros por pessoa até 200 euros, se tiver algum espetáculo ou música.Os restaurantes dos Hotéis 5 e 4 estrelas, apresentar ótimas opções de jantar, ou jantar + entretenimento, só não se esqueça de reservar com antecedência. Em geral, os hóspedes do hotel tem desconto no jantar.

Para saber mais veja o texto –>  O que fazer no Reveillon em Florença e na Toscana?

natal florença mercado_3

Não esqueça de reservar sei bilhete nos museus de Florença para evitar a fila! Reserve com o nosso parceiro ingressos para Galleria degli Uffizi, Accademia e Palazzo Pitti!

Dia 1 de janeiro –  terça – FERIADO

Museus públicos estarão fechados como Accademia e Uffizi, etc. Mas alguns ficam abertos, como:

  • Palazzo Medici Riccardi –  com a exposição – Banksy. This is not a photo opportunity
  • Fondazione Palazzo Strozzi –  com a exposição Marina Abramović. The Cleaner
  • SOMENTE a exposição: L’acqua microscopio della natura. Il Codice Leicester di Leonardo da Vinci –  na Galleria degli Uffizi, porém atenção, o museu Uffizi não estará aberto!!!
  • Palazzo Pitti, os seguintes museus:
    • Museo Giardino di Boboli
    • Museo delle Porcellane
  •  Palazzo Vecchio de 14 às 19hs
  • Museo del Novecento

As lojas ficam fechadas, porém no centro algumas (poucas) escolhem abrir depois das 16hs.

Todos os monumentos da Piazza del Duomo fecham como Batistério, torre campanária, museu, etc.

A maioria das igrejas fecham, como o Duomo e  restará aberto somente :

Do dia 2 à 5 de Janeiro –  quarta à sábado:

Abertos normalmente os museus que abrem nestes dias da semana, – – como Uffizi, Accademia, Palazzo Pitti e alguns museus do município.

As lojas abrem normalmente no centro, até as 19/20hs.

magi2

Dia 6 de janeiro –  domingo –  FERIADO DE EPIFANIA:

Abertos normalmente os museus que abrem nos domingos e feriados, com exceção  dos museus Uffizi, Accademia, e alguns museus do Palazzo Pitti:

  • Palazzo Vecchio: das 9 às 23 hs
  • Palazzo Medici Riccardi – das 9 às 19hs
  • Cappella Brancacci  –  das 13 às 17h
  • Santa Maria Novella – das 13 às 17:30
  • Museu del Novecento – das 9 às 18 hs
  • Capela Brancacci – das 13 às 17 hs
  • Fondazione Palazzo Strozzi, com a exposição – Marina Abramović. The Cleaner
  • Museo Stibbert com a expoisção – Conviti e banchetti. L’arte di imbandire le mense
  • Museo del Figurino Storico
  • SOMENTE a exposição: L’acqua microscopio della natura. Il Codice Leicester di Leonardo da Vinci –  na Galleria degli Uffizi, porém atenção, o museu Uffizi não estará aberto!!!
  • Palazzo Pitti, os seguintes museus:
    • Museo Giardino di Boboli
    • Museo delle Porcellane
  • Museo Archeologico Nazionale –  museu de arqueologia
  • Villa Medicea della Petraia
  • Villa Medicea di Poggio a Caiano
  • Centro per l’Arte Contemporanea Luigi Pecci – Il museo immaginato. Storie da trent’anni di Centro Pecci
  • Museo del Bigallo
  • Sinagoga e Museo Ebraico
  • Museo del Calcio –  museu do Futebol
  • Museo della Misericordia di Firenze
  • Villa Corsini a Castello
  • Museo Bandini di Fiesole e Area e Museo Civico Archeologico di Fiesole
  • Museo di Storia Naturale, Sezione di Antropologia ed Etnologia
  • Museo di Storia Naturale, Sezione di Geologia e Paleontologia
  • Museo di Storia Naturale, Sezione di Zoologia La Specola
  • Museo di Storia Naturale, Orto Botanico
  • Fondazione Scienza e Tecnica
  • Torre di Palazzo Vecchio
  • Museo Novecento
  • Museo Salvatore Ferragamo, com a exposição – L’Italia a Hollywood
  • Villa e Giardino Bardini, com a exposição –  Fanfare e Silenzi. Viaggio nella pittura di Primo Conti
  • Museo Enrico Caruso

Os monumentos da Piazza del Duomo abertos são:

  • catedral 13:30-16:45
  • cúpola 13:00-16:00
  • batistério 08:15-13:30
  • torre do sino (Torre di Giotto) 08:15-19:00
  • Museu 09:00-19:00

Porém a missa com evento da epifania no Duomo é garantida. Aproveite e acompanhe a lindíssima festa fiorentina! Leia sobre ela aqui → Epifania: Cavalgada dos Reis Magos – 6 de janeiro

As lojas ficam fechadas, porém no centro algumas (poucas) escolhem abrir depois das 16hs.

Não esqueça de reservar sei bilhete nos museus de Florença para evitar a fila! Reserve com o nosso parceiro ingressos para Galleria degli UffiziAccademia e Palazzo Pitti!

 

pisa_54

No interior:

Acima eu citei a abertura das lojas, ou seja, do comércio durante as festas, mas compreenda que Florença é o local da Toscana onde há mais turistas portanto há sempre uma loja aberta. Já no interior a coisa funciona diferente.

Normalmente as lojas no interior abrem geralmente das 10 às 13 e das 14:30/15 às 19/20, ou seja, fecham na hora do almoço, geralmente das 13 às 14:30. Lógico que próximo à torre de Pisa e a Piazza del Campo em Siena você vai encontrar lojas abertas na hora do almoço porque o giro turístico é maior – onde há maior fluxo, maior probabilidade de abertura de lojas.

No feriado do dia 25 no interior é mais provável não encontrar lojas abertas, no máximo uma lojinha de souvenir. O mesmo quanto a restaurantes, muitos fecham para passar com a família no interior… sabe… a vida ali é mais lenta e se valoriza ainda mais a família. Por isso o mesmo recadinho que dei acima sobre o jantar e almoço neste período vale para o interior!

Já no feriado dos dias 26 de dezembro e 1 de janeiro é mais comum encontrar lojas abertas nas cidades turísticas.  Isso acontece porque, diferente do dia 25 quando os italianos SEMPRE passam em família, os outros feriados não. Para eles é um sacrilégio não passar o dia 25 com a família!

As vinícolas tem por regra fechar já lá para o dia 20 de dezembro e reabrir somente depois do dia 7, como se “emendassem o feriado” como a gente diz no Brasil. Por isso, antes de sair com o seu carro pra visitar uma vinícola neste período, certifique-se que estará aberta, envie um email ou ligue antes.

Quanto aos museus e monumentos fiquem atentos, praticamente todos fecham dia 25 e 1 de janeiro! Não consigo verificar e colocar aqui a lista de  todos os museus da Toscana porque seria impossível, mas aconselho verificar diretamente no site do museu a abertura e fechamento neste período de fim de ano. Eu posso dizer que 95% fecham neste período.

Já quanto os outros feriados 26 de dezembro (quarta) e 6 de janeiro (domingo), abrem normalmente os museus que abrem durante os feriados. Nas cidades que eu fiz um mapa grátis, há a descrição dos dias de abertura e fechamento dos museus, por isso é importante baixar os mapas!

PISA:

 Será possível visitar a Torre Pendente das 9 as 19 hs todos os dias! Outros monumentos na praça também permanecem abertos como Batistério, Catedral (dia 25 e 1 das 10 às 12:45- 14 às 19h) e Camposanto tanto no dia 25 de dezembro, como no dia 1 de janeiro.

SIENA:

capa-duomo-siena

 O Museu Civico de Siena fecha durante o Natal e dia 1° de janeiro, porém ficará aberto dia 26 de dezembro e, no dia 31 será aberto das 12 às 18.

Ja a Catedral ficara fechada somente dia 25, nos outros dias funcionara normalmente.

.

Então aproveite bem as festas de fim de ano e programe-se para não perder nada!

Faça o download dos mapas e listas dos horários do museus na Toscana, é gratuito! Clique abaixo!!!

clique e baixe os mapas grátis

clique e baixe os mapas grátis

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!