By

O verdadeiro espírito da época de Natal, conheça a tradição dos Presépios na Toscana!

Esta é uma tradição que celebra as origens dos feriados cristãos, a representação física do nascimento do “bambino Gesù“, o menino jesus. A palavra italiana para presépio é “presepe”, e nasce aqui na Itália a tradição de representar a Sagrada Família na época do Natal que se tornou popular.

  • Itália para Brasileiros

festas 3 2 1024x407

Embora os presépios em si variem quanto ao tamanho, o material com o qual são construídos, até mesmo o número de elementos, pessoas, animais, roupas e atividades que são figuradas,  o conceito principal é sempre o mesmo: deve ter a Maria, José e o menino Jesus e embora não mencionado na história original, a tradição freqüentemente adicionará um anjo presidindo tudo, um boi e um jumento. Às vezes, ele está localizado em uma manjedoura, às vezes uma caverna – às vezes com pastores e, freqüentemente, com os três reis magos.

Outra variação comum, é um “Presepe vivente” ou seja, o “presépio ao vivo, ou teatral”, um evento solene em que pessoas reais se vestem e posam “em caráter” e desfilam pelas ruas da cidade antes de se estabelecerem no estábulo ou na caverna.

Ambas as tradições estão muito vivas durante a temporada de férias, especialmente no período entre 25 de dezembro e 10 de janeiro.

São Francisco celebrou o primeiro presépio na Itália na cidade de Greccia, você sabia?  leia no texto – Conheça alguns dos mais interessantes presépios vivos da Itália

presepios na toscana 1 768x1024

Onde é que tudo começou?

Talvez muitos não saibam que a primeira cena de natividade da história foi encenada por São Francisco de Assis, no Natal de 1223, em Greccio, na região central do Lazio, a cerca de 100km de Roma. Como descrito na biografia de São Boaventura, o santo obteve permissão do papa para montar, com a ajuda da população local, uma manjedoura com feno, um boi e um asno numa caverna do vilarejo. São Francisco tinha a intenção de recriar a atmosfera mística do Natal em Belém, para que todos pudessem ver com seus próprios olhos onde Jesus nasceu. Ele então convidou os aldeões a assistirem à cena enquanto pregava sobre Jesus. Greccio reencena esse evento a cada ano.

Logo em seguida, temos uma representação em da natividade de Arnolfo di Cambio, o artista responsável pela construção do Palazzo Vecchio, do Castelo de Poppi, bem como muitas outras obras de arte, como pode ser visto no Museo del Duomo e no Uffizi. A cena foi encomendada pelo papa Niccolò V com a idéia de imitar o que São Francisco criou em Greccio. Começou como um “baixo relevo” (anexado a uma parede ou laje de pedra) e ao longo dos anos foi re-trabalhado por outros artistas para dar-lhe um olhar de escultura independente. Agora pode ser visto em Santa Maria Maggiore, em Roma.

Arnolfo di Cambio Presepio Rm 8 1024x768

Arnolfo di Cambio e o primeiro presépio na Itália
Foto: wikipedia Commons

Em 2014, foi inaugurada a associação Terre di Presepe que organizou uma rede de vilas e cidades, criando assim uma base de dados com todos os tipos de presépio, incorporando-os em um roteiro de arte e cultura, por toda a Toscana O site é apenas em italiano, mas fornece uma lista mais detalhada de lugares para visitar e os tipos de presépios que você pode esperar encontrar.

Leia ainda:

Onde encontrar essas cenas incríveis

Na Toscana, você está fadado a encontrar um presépio em cada igreja que você visita, muitas vezes você vai notar que a manjedoura ou berço permanece vazia até a noite de 24 de dezembro. No entanto, alguns lugares vão além do apelo da mera decoração e transformam de coração numa imagem que expressará todas as suas emoções durante esta época muito especial do ano.

Aqui está uma lista de alguns dos nossos lugares favoritos para visitar:

Presépios encenados – presepe vivente:

EMPOLI (FI) –  dia 28 de dezembro –  PRESEPE ARTISTICO TRADIZIONALE SAN GIOVANNI A EMPOLI –   No dia 28 de dezembro, festa da sagrada família, o presépio vivo será realizado dentro da igreja em palavras, dança e música, intitulado “A expectativa do mistério”. Saiba mais.

CASCINA (PI) –  6 de janeiro – Natividade Viva Badia San Savino. Em Badia San Savino, fora de Pisa, mas na cidade de Cascina, um presépio ao vivo para o ano zero será exposto para a Epifania, que retratará o mistério da Natividade por completo, do censo até a chegada. dos Reis Magos, re-propondo a vida da aldeia com mercados e artesanatos antigos (6 de janeiro)

28 badia san savino 300x169

Badia San Savino em Cascina, pertinho de Pisa

SAN MINIATO BASSO (PI)dia 26 de dezembro e 6 de janeiro – IL PRESEPE VIVENTE DI SAN MINIATO BASSO –  realizada na paróquia dos Santos Martino e Stefano di San Miniato no dia de Santo Estêvão (26 de dezembro de 2014) e da Epifania (06 de janeiro de 2015) às 16h30. Articulada em várias “pinturas” acompanhadas de cantos e um comentário, a representação começa no adro da igreja de San Martino, com a cena da Anunciação; então prossegue na praça em frente à nova igreja da Transfiguração com as cenas da Visitação e da chegada de Maria e José em Belém; depois a cena dramática das pousadas, a Natividade com o anúncio das boas novas aos pastores e – apenas para a representação de 6 de janeiro – a chegada dos Magos para distribuir doces às crianças. Entre os participantes, coros, costureiras, carpinteiros e pintores, a natividade viva de San Miniato Basso possui mais de cento e vinte figurantes.

san miniato 1024x681

San Miniato Basso

PESCIA (PT) 6 de janeiro .-  A natividade viva de Pescia é inspirada na primeira representação histórica feita por São Francisco no século XIII. Nesta edição parte do presepio é encenado no parque natural de lungofiume ribeira Pescia, a poucos passos do centro histórico. Um pequeno acampamento medieval que acompanha o visitante em um caminho educativo didático, um curto passeio ao longo das margens em esplêndidos cavalos, uma visita à área nobre e imediatamente depois o mercado montado com banquetes antigos comerciantes; uma parada para apreciar pequenos aromas de sabores de receitas da época, a rota final ao longo de “O caminho do artesanato” através dos recintos dos animais que eventualmente leva à Natividade, que traz os clientes de volta no sugestivo galpão colocado sob a ponte “do Duomo” , a principal ponte da cidade de Pescia.  saiba mais aqui
T 4bdcd2a7c537e864098ecbf711f6ceac 300x425 212x300

MONTERCHI (AR) : 26 a 30 de dezembro de 2018 e 1 a 5 a 6 de janeiro de 2019 –  PRESEPE VIVENTE LE VILLE DE MONTERCHI – um presepe ao vivo, à partir das 17h15 –  saiba mais aqui

EQUI TERME (MS) : – 23,24,25 e 26 de dezembro –  Visitar o presépio vivo de Equi Terme é uma oportunidade para descobrir a vila no pequeno e cênico Valle del Lucido. As ruas da antiga vila são decoradas com cenografias e antigos hábitos e costumes são exibidos. Você pode conhecer muitos trabalhos antigos, como sapateiro, girador, carpinteiro, moedor de facas, spinner, adivinho, comerciantes, pastores, escultores e muito mais. A rota chega à Gruta, onde a encantadora cena da Natividade se abre, com o boi e o burro e os Magos a caminho. As cavernas de Equi estarão abertas todas as tardes das 14 a 17hs e durante a sugestivo Presépio vivo será possível visitar a caverna na noite para admirar do terraço à 26 metros de altura a cidade iluminada pelas cores quentes das tochas. saiba mais aqui

Outros presépios:

Florença –  O presépio de terracota da Catedral de Florença –Natividade em tamanho real de terracota, na praça da catedral – até 6 de janeiro de 2019

presepios na toscana 1 1024x768

presépio de terracota da Catedral de Florença

PALAZZUOLO SUL SENIO (FI) :dias 8 e 9 de dezembro– Magie dell’Avvento e 1.000 Presepi, evento que transforma o país em uma fascinante percurso através das mais belas e característicos presépios, adornados com de todos os tipos de material, habilmente criados pelas mãos de comerciantes, moradores e associações de Palazzolo. Já no dia 26 um presépio vivo pelas ruas da cidade. Info aqui.

CERRRETO GUIDI (FI): 8 de dezembro a 13 de janeiro  – La via dei Presepi  – A Via dei Presepi de Cerreto Guidi (Florença), organizada pela Paróquia de San Leonardo. Os presépios serão visíveis em todo o centro histórico, para serem  descobertos seguindo o mapa, não só nos espaços, mas também nas portas, janelas, sacadas, igrejas, vitrines, campanário e Villa Medicea, de 8 de dezembro a 13 de janeiro. Horário: dias da semana 15-19, sábados e feriados 10-13 e 15-19.

CERTALDO (FI)  à partir de 8 de dezembro – Presepi Artistici –  Natividade Artística, até 6 de janeiro de 2019 – Parterre do Palazzo Pretorio, Limonaia, Palazzo Giannozzi, Claustro dos Agostinianos, – Propositura de St. Thomas

CASTELFIORENTINO (FI)  à partir de 8 de dezembro – Il camino dei Presepi –  Exposição de Presépios até 6 de janeiro de 2019 – centro histórico alto

presepios na toscana 1 1 1024x768

BORGO SAN LORENZO (FI)até 13 de janeiro de 2019 – Dentro do Oratório do SS. Crocifisso, todos ficarão encantados com o presépio mecânico. Horários: Aberto todos os dias 4-7pm e nos feriados de 9,30-12,30 e 4-7pm.

EMPOLI (FI) – Aberto todos os dias das 9 às 19 e presépio vivo dia 28 de dezembro –  PRESEPE ARTISTICO TRADIZIONALE SAN GIOVANNI A EMPOLI –  Cena nativa artística tradicional criada pela paróquia de San Giovanni Evangelista dentro da igreja paroquial localizada em via Masini em Empoli. Aberto todos os dias das 9 às 19. No dia 28 de dezembro, festa da sagrada família, o presépio vivo será realizado dentro da igreja em palavras, dança e música, intitulado “A expectativa do mistério”. Saiba mais.

VINCI (FI)  – 8 de dezembro a 15 de janeiro de 2019 – PETROIO MADONNINA  – um palco mecânico para o presépio, Santa Maria a Petroio, Via di Petroio, Vinci – Horário: 9:30 às 20:30 –  Saiba mais.

CIGOLI – San Miniato (PI): 7 de dezembro a 13 de janeiro de 2019 – Também este ano nas instalações da Paróquia de São João Batista em Cigoli, se terá o já famoso “Presépio de Cigoli” .O presepe será aperto do dia 6 de dezembro até o domingo depois da epifania, sempre das 9,00 – 13,00 e das  14:30 – 20,00 todos os dias. Info aqui.

CALCI (PI): museu permanente – Museo di Storia Naturale – Calci, pertinho de Pisa – Não é realmente um único presépio, mas o resultado da fusão de três presépios diferentes, feitos inteiramente à mão durante quatorze anos de trabalho, de 1948 a 1962. Foi realizado por dois artesãos de Calcic que, embora não relacionados entre si, carregavam o sobrenome de Meucci. Todos os três são compostos por dezenas de personagens, muitos deles em movimento. Em última análise, é uma verdadeira obra de arte, que alcançou fama em todos os lugares e viajou pelo mundo, aparecendo mesmo na rede nacional colombiana durante sua estada em Bogotá, por ocasião da véspera de Ano Novo; isso, até a generosidade dos herdeiros dos artistas queria que fosse doado ao Museu de História Natural de Calci.

LARI (PI) – museu permanente –  MUSEO DEL PRESEPE DI USIGLIANO – Museu do presépio, único na Toscana, e pode ser visitado durante todo o ano com hora marcada. A rota começa a partir do porão, que abriga metade dos presépios nos nichos que abrem para o corredor longo e grande entre cubas e grandes barris. Eles reproduzem em escala e com grande precisão algumas cenas particulares do nascimento de Jesus, ambientadas nas aldeias toscanas do século XIX, ou em cavernas e ambientes da Palestina. Alguns também são feitos em barris de pequeno e médio porte, outros chegam a 2/4 metros quadrados. Em coppaio eles são feitos os maiores obras:. Um presépio reproduz uma antiga quinta inteiramente murando centenas de pequenos tijolos reais em terracota,  o celeiro, onde nasceu o menino Jesus para completar a cena uma fonte, o bem, pocilga e o forno ao ar livre para fazer pão. Tudo se baseia no realismo máximo, num tributo a essa cultura camponesa como o berço dos grandes valores da paz e na solidariedade que o museu quer dar a conhecer em particular às novas gerações. Horário: de segunda a sexta-feira, visitas por marcação – tel. 0587/685047 – 335/5920686 – Sábado, domingo e feriados: das 16h30 às 19h.

Museo del Presepe Usigliano Lari 1024x768

Museo del Presepe – Usigliano, Lari.

MONTEPULCIANO (SI) : 17 de novembro à 6 de janeiro de 2019. “Para ver a estrela” – As cenas da natividade nas igrejas do centro histórico. Os presépios de Natal feitos para as férias de Natal têm um denominador comum, representado por um dos muitos símbolos deste tempo litúrgico e, ao mesmo tempo, querido à tradição evangélica: a estrela. O projeto que apresentamos é chamado de “Quando eles viram a estrela”, com referência explícita à passagem do Evangelho segundo Mateus, que fala da chegada dos Santos Reis Magos em Belém caverna onde, guiados pela estrela, para ver o menino Jesus envolto em bandas “, eles sentiram uma grande alegria”. Não é por acaso que nas fachadas das igrejas paroquiais, San Biagio, Sant’Agostino e il Santissimo Nome di Gesù – o primeiro no sopé da colina Montepulciano, as outras duas no centro da cidade – uma estrela brilhante será representado precisamente que pretende submeter peregrinos e turistas para contemplar o mistério de Deus fez o homem que, ainda hoje, fascina e interroga o homem do novo milênio. Obviamente, a Igreja Catedral não pode ser excluída deste projeto, que contém tesouros de arte de valor inestimável, e – pela primeira vez – um presépio externo que será colocado no adro da mesma. Por isso, convidamos todos a visitar os quatro igrejas estacionais, a partir de San Biagio para chegar à Catedral, seguindo a estrela, para tentar – como os santos Magos – a “grande alegria” para o qual ansiamos, como peregrinos em seu caminho para a paz cantada pelos anjos a noite de Belém.  Mais informações aqui

ABBADIA SAN SALVATORE (SI): até 7 de janeiro de 2019 – Mostra dei presepi “Segui la stella” – uma exposição de presépios itinerante ao longo das ruas do centro histórico. Janelas, caves e aberturas na vila medieval se tornam o cenário ideal para o cenário de numerosos presépios, todos a serem vistos um após o outro, seguindo a estrela que os distingue. Saiba mais aqui.

STAGGIA SENESE – POGGIBONSI (SI) – 25 de dezembro a 21 de janeiro de 2018 – Il presepe artistico animato – na Parrocchia Santa Maria Assunta, fraz. Staggia Senese 53036 Poggibonsi (Siena) – é possível visitar durante toda a época de Natal. O trabalho é completamente renovado (novas cenas e configurações) as estátuas se movem, durante o dia todos os habitantes da aldeia estão ocupados em seu trabalho, à noite enquanto todos estão descansando, a criança chora e o padeiro prepara pão, um espetáculo único com jogos de luzes e água. O presépio feito dentro da Igreja de Staggia Senese, adjacente ao pequeno museu da lâmina de polaiolo, é completamente mecanizado com um ciclo completo de 5 minutos de nascer, dia, pôr do sol e noite. Tudo para um total de mais de 200 movimentos, todos feitos e tratados em detalhe. A entrada é gratuita. O Presépio pode ser visitado de 25 de dezembro a 21 de janeiro. Dias úteis: das 08: 00h às 12: 30h / 16: 30h às 20: 00h aos domingos e feriados: das 15: 30h às 20: 00h;

presepios na toscana 1024x763

presépios na toscana

Poggibonsi (SI)  –  ate dia 10 de janeiro – A NATIVIDADE DE ARTESANATO VELHO – um presépio animado representando figuras artesanais antigas, Via Sant’Anna n ° 7 em Poggibonsi (SI) – em um armazém –  saiba mais

Sarteano (Si)  –museu permanente – Presepi dal Mondo – presépios do mundo –  saiba mais aqui

CORTONA (AR) : até 6 de janeiro de 2019 – os locais são: Presepe al Santuario di Santa Margherita  (das 8 às 19hs) e Presepe Vivente a Pietraia (das 17:30 às 19:30)

LUCIGNANO (AR) : 15 E 16 de dezembro – Fiera del Ceppo, onde se encontra presépios, jogos de madeira, bonecas, decoração de natal, e o melhor da gastronomia local. Info aqui.

POPPI (AR) – de dezembro a janeiro –  PRESEPIO – uma tradição há mais de 25 anos na Badia di San Fedele – Todos os dias quando a igreja está aberta.  Existem vários presépios para visitar nesta pequena cidade a uma curta distância um do outro: na Badia di San Fedele  e depois à direita da rua sobre os Correios é um presépio em tamanho natural, em seguida, a Igreja de Ponte a Poppi, a Igreja de Certomondo, Presepe dei Cappuccini di Ponte a Poppi, e com uma curta viagem no carro, a igreja de Lierna.

LUCCA : 

  • Presepe vestito del ‘600 : 8 de dezembro de 2018 A 7 de janeiro de 2019 – Igreja de Santa Maria Corteorlandini
  • Exposição de presépios portáteis – de 8 de dezembro de 2018 a 6 de janeiro de 2018 – das 09: 30h às 12: 00h e das 14: 00h às 16: 00h – Luca S. Maria Corteorlandini (S. Maria Nera)
  • FIAT PAX! – UM PEQUENO PRESENTE RENASCIMENTO “DELLE ARTIGLIERIE DELLE MURA” – Presépio com cenário antigo – de 16 de dezembro de 2018 a 7 de janeiro de 2019 – Piattaforma S. Frediano – Associação Lucense Historica

PISTOIA – 7 a 30 de janeiro de 2019 – PRESEPE DENTRO DA CATEDRAL ,  Catedral de San Zeno, Pistoia- Horários: das 8 às 12h30 e das 15h30 às 18h

Então, aproveite seu natal na Toscana e depois vem aqui contar pra gente como foi!

Boas Festas!

  • Fotógrafo na Toscana
 

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.