By

Veja o calendário de Feiras, festas e eventos em setembro na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2019. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao período de colheita das uvas, com feiras de vinho e festas medievais, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

  • Itália para Brasileiros

setembro 1024x407

Primeira vez na Toscana?

O que fazer e onde ir em Setembro?

É o últimos dias para aproveitar a praia antes do frio chegar, por isso veja todos os textos que temos de praia na Toscana aqui, e escolha a sua!

O período de abertura dos bares no alto dos hotéis e com vista (ao ar livre) é só ate outubro, por isso a dica é aproveite para fazer um aperitivo com vista em Florença, veja onde aqui! Ainda há dicas de aperitivo em Pisa, e também opções de aperitivo em praias na Toscana aqui. E se você não sabe como é o aperitivo na Itália, leia aqui.

tour do brunello 55 1024x768

colheita da uva, ocorre em várias regiões da Toscana

Este é um período em que temos várias as festas medievais na Toscana, época de comer ao ar livre, conhecer um pouco da vida e dos costumes do período medieval. Abaixo você vai ver uma lista enorme de festas e que vão perdurar este mês.

Faça caminhadas e trekkings nas áreas verdes mais bonitas da Toscana, como em Monteverdi Marittimo, ou Cânions de Orrido di Botri ou le vie Cave, ou ainda passear de cavalo na Maremma.

Aproveite e visite os monumentos de Pisa, como a Torre, abertos à noite!

Abaixo os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

capa setembro de vinho 2 1140x452

  • Fotógrafo na Toscana

ESPECIAL:  Mês das Festas do Vinho

Veja no nosso texto especial sobre as festas de vinho no mês de setembro.

Aqui colocaremos somente as datas, mas para mais informações, veja o -> Setembro é mês das festas do vinho na Toscana

  • 29 de agosto a 8 de setembro – Festa del vino em Montecarlo (Lucca)
  • 29 de agosto a q de setembro  Settembre di Vino  em Pitigliano (Grosseto)
  • 5 a 8 de setembro – Expo del Chianti Classico em Greve in Chianti (Florença)
  • 12 a 15 de setembro – “Vino al Vno” em Panzano in Chianti (Florença)
  • 27 a 29 de setembro – Festa dell’Uva e delle Cantine Aperte na ilha de Giglio (Grosseto).
  • 20 e 22 de setembro – Montefioralle Divino  em Montefioralle (Florença)
  • 27 a 29 setembro – Festa dell’Uva e del Vino em Chiusi (Siena)
  • 29 de setembro – Festa dell’Uva e del Vino, em Impruneta (Florença)
  • 27 a 29 de setembro – Festa dell’Uva de Scansano (Grosseto)
  • 27 e 29 setembro: Bacco Artigiano em Rufina (Florença)
  • 28 de setembro –  Carro Matto (Carro louco) – Florença
  • todo mês – Cantina Aperta in Vendemmia –  em várias cidades
3
Festa Medieval de Vicopisano
1 – FLORENÇA – Cambio della Guarda – A Procissão Histórica da República Florentina com seus músicos acompanha o Gonfalone e os departamentos armados no Arengario do Palazzo Vecchio onde, a cada hora a partir das 9h00, “Monta la Guardia”, os guardas armados agirão como guardiões do Palazzo Vecchio, o capitão e um oficial completam o corpo. Às 13:00 o desfile recupera a bandeira, “Smonta la Guardia” e retorna ao Palagio di Parte Guelfa.  Horário: 9.00 – 10.00 – 11.00 – 12.00 – 13.00.
31 agosto – 1 de setembro –VICOPISANO (PI) – Festa Medieval de Vicopisano:   dia em que os cidadãos da província de Pisa recordam o seu passado rico em história, com um show dedicado à Idade Média. O evento inclui uma série de iniciativas que vão desde performances dos grupos com encenação histórica nos campos medievais, músicos itinerantes,  teatro ao ar livre e jantares, tudo organizada no magnífico cenário arquitetônico de Vicopisano.  Para mais informações, clique aqui.
Clique e leia o post de 2013Festa Medieval de Vicopisano
31 de agosto – 1 de setembro – SCARPERIA (FI) – Giornate Rinascimentale – : Scarperia nos dias 1 e 2 de setembro dá um mergulho no século XVI com os “Dias da Renascença”: senhoras, músicos e cavaleiros passeiam pela vila, onde você pode saborear a culinária típica e assistir aos muitos shows que animam os dois dias de festa! Sábado, 1 de setembro, o horário é das 18 às 24h, e às 21h começa o 8º troféu Alessio Robertazzi para a jogadores de bandeira e músicos. Domingo, 2 de setembro, a festa continua das 11 às 23h. O ingresso é à pagamento. Mais informações aqui.
1 – AREZZO –  Giostra del Saracino : é um torneio emocionante de origem medieval. A cidade volta no tempo até o século XVI; andando pelas ruas do centro histórico, decorado com as bandeiras dos quatro bairros, você vai se deparar com jantares, desfiles e eventos e que acontecem durante toda a semana que antecede o torneio. Há edições em junho e setembro, e este ano também em agosto. A competição acontece sobre o cavalo e com uma lança, lembrando os cavaleiros árabes saqueadores (Saracino). Mais informações  aqui.

1 – MONTEVARCHI (AR) – Gioco del Pozzo – Rievocazione Storica: Entrega da relíquia do leite sagrado da Virgem pelo Rei de França ao Conde Guido, para comemorar, ocorre sempre o antigo jogo com bola chamado de” Gioco del Pozzo”. E ainda tem jantar medieval. Veja programação aqui.
1 – SANTA CROCE SULL’ARNO (PI) – Festa Medieval di Staffoli – : No domingo 2 de setembro em Staffoli, um distrito de Santa Croce sull’Arno (PI), acontece a 8ª edição do Festival Medieval. O Festival Medieval de Staffoli não será apenas uma procissão histórica de artistas, mas uma longa série de eventos: entre as ruas de Staffoli, a partir das 15h30, você aprenderá sobre a vida medieval, enquanto na hora do jantar o popular banquete na praça, será a oportunidade perfeita para provar os sabores da Renascença. Saiba mais aqui.
6-7 – CASTELLO DI VERUCOLE (LU) – Assedio al Castello di Verrucole – Outro evento realizado em um autêntico castelo medieval é o Assedio al Castello di Verrucole, em Garfagnana. É uma festa que evoca o ataque das tropas de Lucca em 1170: mercados medievais oferecendo produtos típicos e deliciosos pratos preparados de acordo com as receitas de antigamente, músicos, malabaristas, palhaços e duas batalhas incríveis.
7  –   FLORENÇA – Festa della Rificolona  : dia do nascimento da Virgem, festeja-se a Rificolona. Chamam-se Rificolona  os lampiões de papel, de formas variadas, que são colocados no topo de uma haste e levados em procissão pela cidade. São também colocados nas janelas. 20h30: Na Piazza Signoria, o início da procissão Corteo delle Rificolone, encontro com as autoridades civis. A procissão começará a partir da Piazza Signoria e ao longo da Via Calzaiuoli chegará na Piazza San Giovanni onde às 21 horas se encontrará com outras procissões que farão uma breve parada para o encontro com as Autoridades Religiosas da cidade de Florença.O desfile, precedido do Gonfalone de Florença, começará novamente pela Piazza del Duomo e Via dei Servi até chegar à Piazza SS Annunziata (21,30) para a festa com música e prêmios da rificolona mais bonita. Saiba mais aquiClique e leia o post:  Festa della Rificolona – 07 de setembro
7-8 – FUCECCHIO (FI) – Salamarzana – Festa medievale – : O primeiro fim de semana de Setembro (das 18 as 24 horas aos sábados, domingos das 16 as 21,30 horas) ocorre no centro histórico de Fucecchio, atravessado pela Via Francigena, o festival medieval Salamarzana (nome do antigo castelo de Fucecchio) com recriações de antigos ofícios, espectáculos e jogos, música, visitas com guias fantasiados para palácios, torres e igrejas, degustação pratos medievais com produtos locais. Saiba mais aqui.
65755630 2246906662228909 5909033950210162688 n8 – PIEVE DI SANTO STEFANO (AR) – Palio dei Lumini – : No domingo 8 de setembro é realizada a 42ª edição do Palio dei Lumi, um torneio de futebol em costume (calcio storico) realizado entre os quatro bairros históricos de Pieve Santo Stefano em homenagem à venerada Madonna dei Lumi, padroeira do lugar. A Pieve recordará o cerco dos Lansquenets ao seu castelo. Para celebrar os feitos heróicos dos homens do vigário florentino Antonio Castellani, que em 1527 defendeu os muros fortificados de Pieve, rejeitando os repetidos ataques do exército sitiante, a Procissão Histórica marchará ao longo da Via Roma e chegará à Piazza Santo Stefano. Aqui, na presença de mais de cem figuras em trajes renascentistas, serão sorteados os jogos das equipes que competirão nos dois jogos eliminatórios do torneio. A final prevista para domingo, 8 de setembro, quando às 15:30 o Calcianti descerá novamente no chão arenoso do Campo dei Lumi dando a 42ª medalha, válida para a atribuição do nono Palio em honra do Madonna. Após a cerimônia de premiação na Piazza Plinio Pellegrini, onde todos os Pievani, em comemoração, virão para homenagear os vencedores. Info aqui.
8 – SCARPERIA (FI) – Palio de Diotto  :Domingo, 8 de setembro, nova edição em Scarperia para o Palio del Diotto. As origens do festival de Diotto se perdem nas brumas do tempo. Scarperia, fundada pela República Florentina em 7 de setembro de 1306, sempre organizou as comemorações do aniversário, em 8 de setembro, para associá-las à festa da Natividade de maria, que de fato cai no dia seguinte, o “Di oito”. Em 1953, as autoridades de Scarperia decidiram reviver o antigo costume da sucessão vicária, propondo em chave histórica o festival da Diotto, sempre profundamente sentido na região de Mugello. A cidade deseja recordar o fato histórico da transferência de poder entre Albertaccio de Andrea Corsini, vigário cessante e Carlo de Roberto Acciaioli, novo vigário, que ocorreu em setembro de 1545. Atualmente, para dar mais importância a este festival, eles alternadamente são alternadamente alternados entre si vigários sucessivos. O festival atual acontece assim: nas primeiras sombras da noite, no barulho que se espalha da torre alta e elegante, a porta antiga do Palazzo dei Vicari se abre, permitindo que uma procissão composta por mais de cem pessoas apareça com o vigário cessante, e com o som de trombetas e tambores, ele se dirige entre as duas asas grossas da multidão, encontrando o novo dignitário que em breve ocupará seu lugar no governo do Vicariato. Na Porta Fiorentina, os dois personagens se encontram, cumprimentam-se e, em seguida, a procissão que vem de Florença escoltando pomposamente o Novo Vigário enviado para suceder naquele escritório ao governo de Scarperia, junta-se ao local e segue as ruas antigas festivamente iluminadas e decorado, chega à bela praça que se estende em frente ao Palazzo dei Vicari, onde, para celebrá-lo, é feita para participar dos jogos organizados em sua homenagem.O Mestre do Campo começa as cinco corridas; no final do qual o Palio del Diotto será concedido à equipe que marcar mais pontos no final das corridas. O Palio será mantido no local da equipe vencedora. No ano seguinte, um novo prêmio será novamente colocado em jogo. Cada equipe representa um distrito desta terra e tem sua própria cor e sua própria bandeira. Os jogos têm uma origem rural e são a expressão genuína do forte pessoal da Scarperia, que sempre investiu energia e talento no artesanato e nos campos. As competições envolvem os seis competidores por facção no “arremesso de faca”, na “corrida de bigonce”, no “cabo de guerra”, na “corrida de tijolos” e no “poste do cálice”. A pontuação obtida em cada corrida é de 4 pontos para a equipe do primeiro ranking, 3 para a segunda, 2 para a terceira e 1 para a quarta; a soma dos resultados obtidos no final das animadas competições permitirá a classificação final e a equipe vencedora a ser identificada. Mais aqui.
8 -9  – SAN GIMIGNANO (SI) – Medioevo in Rocca – : festa medieval na Rocca di Montescafoli em San Gimignano, Medioevo em Rocca: os visitantes estarão totalmente imersos em uma atmosfera surreal, com desfiles históricos, exposições de bateristas e malabaristas, músicos e oferecendo muitas ocasiões divertidas para ambos crianças e adultos. Entrada gratuita.
13 – LUCCA (LU) – Luminara de Lucca – Todos os anos, a procissão traça o mesmo itinerário, começando por volta das 20:00 da Basílica de San Frediano e terminando na catedral da cidade, San Martino. Os edifícios são decorados com milhares de velas e é executada a tradicional Mottettone, uma composição polifônica coral e instrumental. Nesta ocasião, a cidade celebra o Volto Santo, um crucifixo de madeira de 2.24 x 2.65 metros, guardado em uma capela construída em 1482 por Matteo Civitali na Catedral de San Martino. A lenda conta que o crucifixo havia sido esculpido por Nicodemos, que ajudou José de Arimatéia a depositar Cristo em seu túmulo, e foi encontrado e levado de volta à cidade no ano de 742. A atual Santa Face é uma cópia do século XIII. A procissão terá início na Piazza San Frediano, e continuará através da Via Fillungo, Via Roma, Piazza San Michele, Via Vittorio Veneto, Piazza Grande, Piazza del Giglio, via del Duomo, Piazza San Giovanni, para chegar, no final, Piazza San Martino. Leia – Setembro Lucchese: as festas e tradições em Lucca durante o mês
13-14-15 – POGGIO A CAIANO (PO) – Assedio a Villa : na famosa Villa Medici de Poggio a Caiano, um local patrimônio mundial UNESCO e nas ruas da cidade velha de Poggio a Caiano é possível lembrar o casamento de Joana d’Áustria e Francesco I de ‘Medici com espectáculos, música, concursos, artes e ofícios e muito mais. Nas inúmeras barracas de comida é possível desfrutar de pratos da cozinha toscana e dos excelentes vinhos locais. Programação aqui.
67308347 2311267832470779 5190439647611715584 o14 e 15 – MONTOPOLI (PI) Rievocazione Storica e Disfida con l’Arco : festa medieval na cidade e competição de arco e flecha. Veja a programação aqui.
16- CERTALDO (FI) – Calambur  Jogas medievais e disputas entre os quarteirões da cidade. Domingo, 15 de setembro, encontro em Certaldo Alto com Calambur. O desafio dos Rioni (bairros), com a direção artística de Riccardo Diana. Para a ocasião, disputam seis distritos da cidade: L’Alberone, La Canonica, Il Vicario, Muulino, Le Fonti e Cipressi, que acontecerão em um dia dedicado à redescoberta dos jogos medievais. A inspiração para todo o evento será o jogo de Tarô ou, melhor dizendo, o jogo dos Arcanos Maiores, que contém os segredos da adivinhação, um jogo inventado na Idade Média, mas que tem uma tradição muito antiga. Cada Rione, reconhecível por sua bandeira e cores, será associada a uma carta de Tarô para formar três pares de oposição: O Amor / O Eremita, O Diabo / Temperança, O Louco / O Julgamento. Todas as comparações serão regidas por quatro outras cartas: A Roda da Fortuna, O Mundo, A Força, A Bagagem: as duas primeiras se referem à Fortuna e Destino, as outras à Força e Habilidade. Desenvolvimento do evento: A procissão que partirá de Certaldo Alto, devidamente montada de maneira cênica, será composta por personagens em trajes medievais representando os seis distritos, precedidos pelas insígnias de Città, percussionistas e agitadores, juízes da competição. Posteriormente, marchará pelas ruas da cidade, encontrando seu ponto de chegada na Piazza Boccaccio, onde será montada com uma grande rosa dos ventos desenhada no chão, cujo ponto central é a estátua de Giovanni Boccaccio. Nos seis pontos de oposição, encontramos seis pirâmides que culminam com as seis grandes cartas de Tarô escolhidas. Os membros da procissão, entrando na praça, serão coreografados nos lugares determinados, formando figuras simbólicas com ritmo e dinamismo. Casais extraídos que competirão no evento serão iniciados jogos de inspiração, força e habilidade medievais, a fim de permitir a todos oportunidades iguais de participar. Informação aqui.
Carro Matto - wikipedia Commons

Carro Matto – wikipedia Commons

29 – FLORENÇA –  Carro Matto (Carro louco) : O carro matto é uma antiga tradição que acontecia em Florença no final do mês de setembro de cada ano. Os produtores de vinho, principalmente da cidade de Rufina, transportavam garrafas de vinho empilhadas em forma de pirâmide até o Palazzo Vecchio no Centro de Florença para presentearem os Senhores da cidade. O carro era puxado por bois. Saiba mais aqui. Ainda hoje, Florença relembra a antiga tradição todos os anos. Clique e leia o post : Folclore: O carro Louco de Florença

2

Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianatoFeira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
todo o mês – Setembro Lucchese: as festas e tradições em Lucca durante o mês
até 29 de setembro – CORTONA (AR) Cortona ON The Movie – Festival de Fotografia –  info aqui
ate dia 1- PIENZA (SI) – Fiera del cacio – a 57ª edição do evento será realizada até dia 1 de setembro. A Feira é uma homenagem à excelência da gastronomia regional, o pecorino (queijo de ovelha), e é realizada todos os anos durante a semana do primeiro domingo de setembro. Durante sete dias, a cidade de Siena está repleta de barracas de comida, onde você pode saborear as iguarias da culinária local. Imperdível será o Jogo do queijo derretido (Gioco del Cacio al Fuso), o Palio de disputa dos seis distritos do país. O jogo será realizado no domingo à tarde, na Piazza Pio II. Pienza, Pienza (Siena)
31 de agosto e 1 de setembro – AREZZO ->  Mercato dell’Antiquariato  feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
dia 7 e 8 – FLORENÇA – Fierucola del Pane – das 9:00 às 19:00 – Esta é a mãe de todos as Fierucolas de Florença! A Fierucola é antes de tudo uma festa, um local de encontro para os florentinos e para aqueles que procuram uma maneira de retornar a uma economia de subsistência. É a feira por excelência de produções agrícolas orgânicas, biodinâmicas e naturais, sementes tradicionais e ferramentas para uma vida sem muito dinheiro. A Fierucola del Pane favorece os pequenos agricultores que, em pequenas propriedades, transformam os frutos de suas terras com o maior valor agregado e os vendem diretamente, garantindo seu valor. É uma luta prática alternativa contra a industrialização e sujeição dos alimentos à lógica do lucro, o que a torna cada vez mais devastadora para a saúde humana. A praça será enriquecida com oficinas gratuitas para crianças e cidadania. Local : Piazza della Santissima Annunziata, Florença – saiba mais AQUI
6 – FLORENÇA – Artefacendo – Todo primeiro sábado do mês, até 7 de dezembro, a Piazza dei Ciompi, em Florença, recebe a Artefacendo, a exposição de mercado dedicada ao melhor do artesanato artístico, organizada pela CNA Firenze e Artex. Entre ouro, cerâmica, vidro, couro, scagliola, papel e madeira, os mestres artesãos, fabricantes e artistas de rua estão prontos para exibir seus talentos, apresentar suas técnicas ao público, revelar o processo que transforma a matéria-prima em preciosas peças únicas com uma alma. info aqui.
7-8 – FORTE DEI MARMI (Lucca) – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades. 
7-8 – PISA – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior.
mercado de arezzo 18 1024x683dia 7 e 8 – FLORENÇA –  Fierucolina de San Michele – das 9:00 às 19:00 – A festa de São Miguel é, juntamente com São João (24 de junho), o Natal e a Anunciação, um dos quatro pontos cardeais do ano, após o equinócio do outono. A Fierucola pretende celebrar esse momento recordando os limites da natureza e a importância que eles têm para a liberdade humana, porque lhe impõem uma relação mais próxima e criativa com a terra. Portanto, além dos produtos sazonais normais, pensamentos e experiências que os produtores fizeram durante o ano e que confirmaram a importância de respeitar o limite e recusar um modelo de vida que exclua as estações do ano e queira aprisionar o homem em um paraíso terrestre tecnológico. Ênfase especial será dada às frutas secas ao sol do verão. Local: Piazza Santo Spirito, Florença – saiba mais AQUI
13-15 – FLORENÇA – Fragranze – De sexta-feira, 13 a domingo, 15 de setembro, uma nova edição na Stazione Leopolda, em Florença, para o Fragranze, o salão internacional de eventos organizado por Pitti Immagine. Fragranze é um excepcional observatório do mundo da cultura olfativa, que traz à cidade as melhores propostas de perfumaria artística, os principais nomes do setor e os mais prestigiosos narizes, para discutir novas tendências e as experiências mais avançadas em perfumaria seletiva, e no elo entre fragrâncias e estilo de vida hoje. Todos os dias das 10: 00h às 18: 00h. Info aqui.
14 – VOLTERRA(PI) – Notte Rossa – associações e cidadãos de Volterra criaram um evento que, no que diz respeito à história e à cultura, fará com que visitantes e cidadãos descubram e redescobram lugares e sugestões de um lugar único no mundo. Para destacar os foreshortenings, silêncios e cores, planejam-se intervenções musicais, fotográficas e performáticas, que se fundem com a cidade e orientam, por um caminho individual e livre, à descoberta da Volterra que todos desejam, da cidade que cada um deles, do jeito dele, ele ama … Compromissos musicais curtos serão repetidos várias vezes durante a noite, ao longo de um caminho baseado na lentidão, atenção, descoberta, emoção, sequestro, porque Volterra permanece indelével na alma. Os restaurantes do Consorcio do Tuirsmo apresentarão menus dedicados ao evento. Info aqui
20-22 – FLORENÇA – ARTour – Do fim de semana de 20 a 22 de setembro, o ARTour – a beleza da praça, a exposição / mercado dedicado ao artesanato artístico e tradicional de Florença e Toscana – retorna à Piazza Strozzi, no coração de Florença.
Em um contexto de absoluto prestígio, os produtos mais característicos do artesanato são expostos. Horario 10-20hs. Info aqui.
9 – FLORENÇA –Biennale Internazionale dell’Antiquariato – no Palazzo Corsini. A edição de 2019 contará com 77 galerias do cenário internacional especializadas nas mais diversas disciplinas artísticas, incluindo 16 novas inscrições, que irão fascinar com uma seleção de obras altamente procurada pelos inúmeros colecionadores particulares, Diretores de Museus, Superintendentes e curadores de todo o mundo. A missão da exposição é promover a arte italiana e seu mercado. A qualidade e concretude das propostas de arte em exposição, juntamente com a singularidade do lugar, Palazzo Corsini com vista para o Arno e Florença ao redor, são os elementos que o distinguem e fazem dele o segundo evento do mundo para a arte idade. das 10:30 às 19h . Info aqui.
29 – FLORENÇA – Piazza dei Ciompi – MERCATINO – último fim de semana de setembro – Procurando por uma pechincha no mercado de pulgas? É sempre divertido explorar os tesouros de uma cidade como Florença e as feiras mensais de antiguidades são o lugar certo para isso. É tudo sobre a diversão de “talvez” encontrar algo especial para levar para casa como um lembrete de suas férias. O mercado de pulgas na Piazza dei Ciompi é no último fim de semana de cada mês; eles montaram cedo em torno das antiguidades permanentes. Chegue cedo e começar a bisbilhotar para obter as melhores ofertas, há uma grande variedade de antigos e novos.
13-15 – AREZZO – Arezzo Streetfood Village – Feira de Street Food de Arezzo, info aqui.
22 – Greve in Chianti (FI) –  IL PAGLIAIO  4 ° domingo de setembro – Mercado Orgânico e Artesanal – A Piazza Matteotti é repleta de moradores locais que exibem mercadorias de seus jardins, cozinhas e oficinas. Muitas vezes, você encontrará não apenas grandes pechinchas, mas música e oportunidades para fazer algumas degustações.
 22 – San Gimignano (SI) – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza Le Erbe.  Todo quarto domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
22 – CORTONA (AR) – Antiquariato e modernariatoFeira de antiguidades e artesanato, das 9-20. Piazza Signorelli. Info: 0575.637223 – Todo quarto domingo do mês
27 a 29 – MONTERIGGIONI (SI) – Slow Travel Fest – De sexta-feira, 27 a domingo, 29 de setembro, em Abbadia Isola, uma vila a poucos passos de Monteriggioni, o Slow Travel Fest retorna, o circuito de festivais ao ar livre da Via Francigena Toscana.As nomeações clássicas do festival são caminhadas ao longo da Via Francigena eo encontro com escritores de viagens, mas também excursões espeleológicas no Montagnola Senese, rafting, passeios de bicicleta e vida na floresta, concertos, oficinas, boa comida e cerveja artesanal. Info aqui.
5
22- BORGO SAN LORENZO (FI) –  Maratona del Mugello – A mais antiga maratona internacional na Itália: Maratona de 42,195 km partindo de Borgo San Lorenzo às 9:30 para San Piero a Sieve, Scarperia, Vicchio e chegada a Borgo San Lorenzo. Info: Atletica Marciatori Mugello tel. 333 7145655 fax 055 8459622
20-22 – SCARPERIA (FI) – Campionato Italiano Velocità Motociclismo 2018 – CIV Round 5 – Via Senni, 15, Scarperia –  Autodromo del Mugello. Info aqui.
29 – FLORENÇA – Corri La Vita 2018 –  corrida que inclui uma primeira rota de cerca de 11 km, que parte do Cascine, ao lado do Lungarno, alcança a praça Michelangelo e passa da Piazza Duomo e termina na mesma praça de partida; e um segundo itinerário de cerca de 6 km (pontuado por uma série de destinos culturais para admirar) que, como de costume, atravessa os Jardins de Boboli e retorna ao parque a partir da ponte Santa Trinita. A missão do “Corri La Vita” é apoiar estruturas de saúde pública especializadas em reabilitação, assistência e prevenção para mulheres que sofrem de câncer de mama. Tanto os esportistas quanto as famílias mais sedentárias, jovens e idosas e inteiras, como grupos de amigos, participam e dão a todos a oportunidade de acrescentar sua preciosa contribuição à salvação de milhares de vidas por ano. A versão 2018 da camisa é roxa – para o ultra violeta 18-3838 decretou “Cor do Ano de 2018”, do Instituto Pantone Color – e este ano também é assinado por Salvatore Ferragamo, um dos grandes defensores da iniciativa. Firenze Marathon  – www.firenzemarathon.it
22 – TAVERNELLE VAL DI PESA (FI) – Granfondo Gallo Nero – corrida de bicicleta que, a partir de Radda in Chianti, atravessa todas as áreas de Siena e Chianti florentino. Dois caminhos: Granfondo 135 km – diferença de altura 2621 m  – e – Mediofondo 83 km – diferença de altitude 1526 m. A corrida cruzará o território do município de Barberino Val d’Elsa e o de Tavarnelle. Veja as informações no site
1

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência). Alguns incluem show + jantar ou drinks.

-> Operas regulares em San Gimignano

-> Shows variados na Toscana

  • 14,21 e 24- Florença – LA TRAVIATA :  Teatro del Maggio Musicale Fiorentino, Piazzale Vittorio Gui, 1 .Info Aqui.
  • 12 – Florença – I Tölzer Knabenchor e l’incanto delle voci bianche – Cattedrale di Santa Maria del Fiore às 21.15  –  Info aqui
Leia o texto: Os teatros e a música em Florença
4
até 24.01.2020 – SAN SEPOLCRO (AR) -Leonardo da Vinci. Visions – Museo Civico, Sansepolcro (Arezzo) – A exposição é dedicada, em particular, aos desafios tecnológicos de Leonardo e é o resultado de uma extensa jornada de design criada pelo Museu Galileu em Florença, dirigida pelo professor Paolo Galluzzi, representando a síntese de três exposições – Os Engenheiros do Renascimento (1995), L’automobile de Leonardo (2004) e La mente di Leonardo (2006) – montados em locais de prestígio na Itália e em todo o mundo.cVisions oferece ao visitante um ponto de vista diferente, convidando-nos a explorar o modo de pensar de Leonardo e sua concepção de conhecimento como um esforço para assimilar, com sínteses teóricas ousadas e com experiências brilhantes, as leis que governam todas as operações humanas e da natureza. Info aqui.
até 15 de outubro – VINCI (FI)  – Leonardo a Vinci. Alle origini del Genio – Inaugurada em 15 de abril, a exposição Leonardo em Vinci continua até 15 de outubro no Museu Leonardo em Vinci. Nas origens do gênio. A exposição, co-organizada com as Galerias Uffizi, concentra-se no vínculo biográfico de Leonardo com sua cidade natal e nas sugestões que a terra de origem oferecia à sua carreira como artista, tecnólogo e cientista. Nesta perspectiva, são apresentados os documentos emprestados do Arquivo do Estado de Florença, que reconstroem inequivocamente os primeiros acontecimentos da vida de Leonardo em Vinci, e o primeiro desenho conhecido que ele realizou, ‘Paesaggio 8P’ datado de 5 de agosto. 1473, mantida no Gabinete de Desenhos e Gravuras das Galerias Uffizi, em Florença. Info aqui .
até 13 de outubro – Tony Cragg – Giardino di Boboli, – A série de exposições de escultura contemporânea continua nos Jardins Boboli, desta vez com um dos principais nomes da arena internacional, Tony Cragg (Liverpool, 1949), um dos mais abertos à experimentação com as possibilidades técnicas e formais das artes plásticas. O coração de sua obra é inspirado nos fenômenos generativos da matéria, com os resultados de um virtuosismo quase barroco tardio, com um forte componente tátil: o resultado é intensamente orgânico, um hino à matéria-natureza e à sua força vital inesgotável. Horário: todos os dias das 8h15 às 18h30 –  Info aqui.
AREZZO – Moda e Modi. Stile e Costume in Italia 1900-1960 – Basilica di San Francesco – uma rica seleção de roupas vintage, acessórios de moda, objetos, pinturas, desenhos, aquarelas e fotografias que cobrem mais de meio século de história do traje e da moda na Itália, contando a evolução do estilo italiano na vida cotidiana Horário: de segunda a sexta, das 9h às 19h, das 9h às 18h, de 13 a 18 h. Piazza San Francesco – Arezzo –  até 4 novembro 2018
até 29 de setembro – FLORENÇA – Omaggio a Cosimo I. I cento Lanzi del Principe – Galleria degli Uffizi, Para comemorar os quinhentos anos desde o nascimento de Cosimo I de ‘Medici, o primeiro Grão-Duque de Florença, um tríptico de iniciativas foi concebido em lugares simbólicos das Galerias Uffizi. A primeira exposição, com curadoria de Maurizio Arfaioli, Alessio Assonitis, Pasquale Focarile e apresentada na Sale di Levante, tem como objeto a histórica guarda Mediciana, a Lanzi, desde a época de Cosimo até a extinção da família Médici, cujos membros eram os guarda-costas. Uma revisão de pinturas, gravuras, desenhos, armas, armaduras e até mesmo sons contam a história da família Lanzi em vários aspectos – social, cultural, militar – e seu impacto na vida da cidade. Horário: todos os dias 8,15-18,50, fecha segundas – Info aqui-

  • Fotógrafo na Toscana
 

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.