By

Veja o calendário de eventos na Toscana em outubro e não fique de fora dos melhores eventos de 2019. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao início do outono, com feiras e festas gastronômicas, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

  • Itália para Brasileiros

Primeira vez na Toscana?

outono toscana 480x640

O que fazer e onde ir em Outubro?

Começa o outono na Itália, o frio vai chegando… veja algumas dicas do que fazer neste período na Toscana: O outono na Toscana: 5 boas razões pra viajar neste período

No outono é período ideal para aproveitar a chegada do frio e fazer banhos quentes, você sabia que a Toscana tem uma série de termas grátis e a pagamento?

capa saturnia 1024x406

Terme di Saturnia

Este então é o último período para aproveitar e fazer um aperitivo com vista em Florença, veja onde aqui! E se você não sabe como é o aperitivo na Itália, leia aqui.

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.3

6 – FLORENÇA – Cambio della Guarda – A Procissão Histórica da República Florentina com seus músicos acompanha o Gonfalone e os departamentos armados no Arengario do Palazzo Vecchio onde, a cada hora a partir das 9h00, “Monta la Guardia”, os guardas armados agirão como guardiões do Palazzo Vecchio, o capitão e um oficial completam o corpo. Às 13:00 o desfile recupera a bandeira, “Smonta la Guardia” e retorna ao Palagio di Parte Guelfa.  Horário: 9.00 – 10.00 – 11.00 – 12.00 – 13.00.
8 – FLORENÇA – Festa di Santa Reparata – Piazza del Duomo: Santa Reparata é santo co-padroeiro de Florença, com São João Batista; a lenda diz que foi graças à sua intercessão milagrosa em 406 D.C. o exército os florentinos derrotou os godos, que sitiaram a cidade. Por esta razão, a antiga catedral foi dedicada ao culto da santa e transformada mais tarde na Catedral de Santa Maria del Fiore.
Programa: 15.45 – Parada Histórica começa a partir do Palagio di Parte Guelfa e 16.30 – Chegada na catedral: na cripta de Santa Reparata (dentro do Duomo) oferta das velas e guirlanda em honra da Santa Reparata.
6 a 10 – MASSA MARITIMA(GR) – Festa di san Cerbone Patrono Como todos os anos, a partir das 15 hs começa as festas em honra do padroeiro da cidade: começa com o desfile, continua com a competição de tiro com la balestra e sbandieratori, termina às 17:30 na Catedral com a cerimónia da vela e do Censo. Veja programa
26-27.10 e 1-3 novembro – VOLTERRA – Volterragusto e Palio dei Caci: Festa dos produtos típicos da região na período do outono, como os queijos, vinhos, tartufos (trufas) etc.. O Palio dei Caci é um divertido jogo com queijo. Info aqui.
Clique e leia os textos de 2013: Folclore: Palio dei Caci di Volterra e Volterragusto e Como foi o Volterragusto e o Palio dei Caci em Volterra –
26 e 27 – MONTALCINO (SI) – Sagra del tordo – Como todos os anos desde 1958 retorna a Sagra del Tordo, que permite saborear pratos típicos da Montalcino nas bancas de quatro distritos (Giardini dell’Impero). Nos dois dias acontecem numerosos concursos: Sábado, 29 -11:00 Ballo del gruppo folkloristico Il Trescone na Piazza del Popolo  – 15:45 – Provaccia de tiro com arco de rodagem. Domingo vai começar a partir de 9:00 até à tarde: mesmo a dança do Trescone pelas ruas, enquanto às 11 a Corteo delle Dame tomarão as ruas do  piazza del Popolo ao Palazzo comunale; 15:45 Tiro ao arco  entre os quatro distritos da cidade no Campo da tiro. info aqui.
Palio del Papero e sagra tartufo Balconevisi 3 320x20012 a 20 – BALCOVINESE (PI) –  Palio del Papero (do pato) dias 12 a 13 de outubro e o 41º Festival de trufas e cogumelos brancos  de 19 a 20 de outubro. Começa no sábado, 12 e domingo, 13 de outubro, com o Palio del Papero (do pato), que representa a civilização rural do final do século XIX, com todos os animais da fazenda expostos nas ruas da vila e termina com a disputa do Palio del Papero – corrida dos patos –  entre os quatro distritos. da cidade: Borgo-Buecchio-Fondo alla Discesa e Fornacino. Info.
31 de outubro – HALLOWEEN – Halloween é uma festa tipicamente americana, e cada vez mais, este feriado está criando raízes entre os jovens italianos. Não importa se a intenção é uma festa horror, ou é mesmo apenas a idéia de repetir as máscaras do carnaval em uma época diferente do ano: mais e mais italiano olham para os eventos do Dia das Bruxas com interesse
Clique e leia os textos de 2019: Festas de Halloween na Toscana 

2

ir praia 480x190

ESPECIAL:  Mês das Feiras de Tartufo

Veja no nosso texto especial sobre as feiras de tartufo (trufas) no mês de outubro.

Aqui colocaremos somente as datas, mas para mais informações, veja o -> Calendário das Feiras de trufa (tartufo) da Toscana

ESPECIAL, MES DA CASTANHA:

Melhores festas:

4-6- SIENA (SI) – Mercato europeo del commercio ambulante – Na Fortaleza Medici e nos Jardins La Lizza, mais de 120 expositores de cerca de 30 países europeus (incluindo Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Espanha) – e além (“convidados internacionais” da Argentina, Brasil, México, Egito e Índia) ) – e de muitas regiões italianas.
5-6-7 – CERTALDO (FI) – de volta a Certaldo Boccaccesca, que atingiu sua 21ª edição este ano. A Piazza Boccaccio será animada para a ocasião com comida de rua criada pelos operadores Certaldese, mas todo o país (também Certaldo Alto) ficará fervoroso durante todo o fim de semana! Info aqui.
Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianato. Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
5 – FLORENÇA – Artefacendo. Exposição do mercado de artesanato artístico – Piazza dei Ciompi – Todo primeiro sábado do mês, até 7 de dezembro, a Piazza dei Ciompi, em Florença, recebe a Artefacendo, a exposição de mercado dedicada ao melhor do artesanato artístico, organizada pela CNA Firenze e Artex. Entre ouro, cerâmica, vidro, couro, scagliola, papel e madeira, os mestres artesãos, fabricantes e artistas de rua estão prontos para exibir seus talentos, apresentar suas técnicas ao público, revelar o processo que transforma a matéria-prima em preciosas peças únicas com uma alma.
5 a 13 – SCANDICCI (FI) – Annuale Fiera di Scandicci – A feira anual Scandicci é um evento de 9 dias (de 6 a 14 de outubro), com 12 mil m² de área de exposição e 40 expositores que atraem anualmente 400 mil visitantes. Tudo para livre admissão, com novidades nas arquibancadas entre alimentos, catering (por exemplo, propostas sem glúten) e artesanato italiano e internacional. O destaque é quinta-feira 11 de outubro, data do Fierone. Os stands, sábado, domingo e quinta-feira 11 estão abertos de manhã à noite, das 9h30 à meia-noite (último dia fechado às 22h), os outros dias das 16h30 às 24h. – Via Pantin, Scandicci (Firenze)
5 e 6 – MONTESCUDAIO – Mostra mercato Montescudaio DOC Voltar para a primeira semana de outubro, o mercado exposição que caracteriza um dos mais bonitos vilarejos da provincia de Pisa com uma rica selecção de vinhos. Info aqui.
5 e 6 – FLORENÇA – Fiera internazionale della cerâmica No esplêndido cenário da Piazza SS. Annunziata, uma feira com 75 artistas de todo o mundo: França, Alemanha, Japão, Grã-Bretanha, Israel, Itália, México, Noruega, Eslováquia, Espanha, Rússia e Estados Unidos, todos compartilham o processamento de cerâmica de alta qualidade e suas técnicas diferentes.Piazza della Santissima Annunziata
mercado de arezzo_18
6 – AREZZO –  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior. a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
11-12-13 – AREZZO –  Mercato Internazionale di Arezzo – A edição de 2018 destaca-se pela presença do recorde dos expositores: o número de operadores presentes no mercado sobe para 260 com 170 operadores estrangeiros e 90 expositores locais. Piazza Sant’Agostino é confirmada pelo terceiro ano consecutivo a praça de comida de rua de qualidade. Na praça uma dúzia de food trucks de toda a Itália com o melhor das produções italianas e internacionais. Ape-cars, vans e caminhões equipados serão colocados na praça com a preparação no gramado verde. Uma maneira de alargar o perímetro dos visitantes e dar continuidade ao percurso, com a valorização da via Margaritone, um elo entre a Arena Éden e o centro histórico. Saiba mais aqui.Mercato Internazionale Arezzo 320x200
13 – FLORENÇA– Cascine in Fiera – Feira de antiguidades e artesanato – Piazzale J. F. Kennedy
13 – FLORENÇA – Fiero dell ‘Oltrano – Mercado de Artesanato em Oltrarno, Piazza Santo Spirito, Florença
12 e13  – PISTOIA – Free Market –  cada segundo domingo do mês, durante todo o dia, com o mercado especializado em artesanato e objetos de caráter criativo – Piazza della Sala
12 e 13 – PISA – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior.
18 a 20 – PISA – Pisa Food & Wine Festival – Stazione Leopolda – Feira de vinhos e gastronomia de Arezzo,  onde encontrar os produtores de vinho e de cervejas artesanais, caffè e infusos, doce, chocolate, queijos, legumes e cereais, mel, mostarda e marmelada, azeite, presuntos… e muito mais.  Piazza Domenico Guerrazzi – Informações aqui.
19 e 20 – LUCCA – Antiquariato. Feira de antiguidades mensal . Todo terceiro fim de semana do mês,  fora do Batistério, Piazza Antelminelli, Piazza San Martino, Piazza San Giusto, Piazza San Giovanni e Piazza Bernardini acolhem 220 expositores de toda a Itália para um dos mercados mais importantes do país. Centro storico. Info: 0583.4422155 – terceiro domingo do mês e sábado precedente.
20 – FLORENÇA – Fierucolina d’autunno – cada terceiro domingo do mês, na Piazza Santo Spirito, ocorre a feira de agricultura orgânica em pequena escala, ofícios manuais artesanato.
20 – SIENA – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza del Mercato.  Todo terceiro domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
26 e 27 – MONTALCINO (SI) – Sagra del tordo – Como todos os anos desde 1958 retorna a Sagra del Tordo, que permite saborear pratos típicos da Montalcino nas bancas de quatro distritos (Giardini dell’Impero). Nos dois dias acontecem numerosos concursos: Sábado, 29 -11:00 Ballo del gruppo folkloristico Il Trescone na Piazza del Popolo  – 15:45 – Provaccia de tiro com arco de rodagem. Domingo vai começar a partir de 9:00 até à tarde: mesmo a dança do Trescone pelas ruas, enquanto às 11 a Corteo delle Dame tomarão as ruas do  piazza del Popolo ao Palazzo comunale; 15:45 Tiro ao arco  entre os quatro distritos da cidade no Campo da tiro. info aqui.
Palio del Papero e sagra tartufo Balconevisi 3 320x200
27-28  e 01 a 04.11 – VOLTERRA – Volterragusto e Palio dei Caci: Festa dos produtos típicos da região na período do outono, como os queijos, vinhos, tartufos (trufas) etc.. O Palio dei Caci é um divertido jogo com queijo. Info aqui. LeiaFolclore: Palio dei Caci di Volterra e Volterragusto e Como foi o Volterragusto e o Palio dei Caci em Volterra –
27 – San Gimignano (SI) – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza Le Erbe.  Todo quarto domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
27 – CORTONA (AR) –Ritorno al passato – Mercatino dell’antiquariato  Feira de antiguidades e artesanato, das 9-20. Piazza Signorelli. Info: 0575.637223 – Todo quarto domingo do mês
31– FLORENÇA – Florence Criativity  – De quinta-feira, 31 de outubro a domingo, 3 de novembro, a Florence Creativity retorna à Fortezza da Basso, em Florença, evento dedicado às artes manuais, hobbies e bricolage, que chegou à 13ª edição este ano.
5
ecomarathon costa degli etruschi 480x2225 e 6 – LIVORNO – Super Toscan Wine Ecomarathon – Costa degli Estruschi (Livorno) – Nesta área geográfica estão os municípios de Campiglia Marittima, Suvereto, Sassetta, Castagneto Carducci e a vila de Bolgheri, que serão as principais etapas pelas quais o percurso de mais de 42 km será articulado. A vocação desses territórios, fortemente ligada à cultura do vinho e aos valores da natureza e do esporte, inspirou a criação desta corrida, voltada para atletas e entusiastas, com diferentes graus de dificuldade e diferença de altura, medidos tanto em uma corrida quanto em uma corrida. distâncias não competitivas.
5  – MONTEPULCIANO (SI) – 1ª Montepulciano Run – NobiliPassi – trekking pelas vinìcolas de vinho Nobile de Montepulciano – Piazza Grande, Montepulciano (Siena) – saiba mais aqui
24 a 27 – SCARPERIA (FI) – Campionati Italiani Automobilisti – Autodromo del Mugello, Scarperia – Neste final de semana serão realizadas as últimas corridas das três séries do Ferrari Challenge, bem como as sessões especiais dos Programas XX e F1 Clienti.
1

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência). Alguns incluem show + jantar ou drinks.

-> Operas regulares em San Gimignano

-> Shows variados na Toscana

Leia o texto: Os teatros e a música em Florença
4
até 24.01.2020 – SAN SEPOLCRO (AR) -Leonardo da Vinci. Visions – Museo Civico, Sansepolcro (Arezzo) – A exposição é dedicada, em particular, aos desafios tecnológicos de Leonardo e é o resultado de uma extensa jornada de design criada pelo Museu Galileu em Florença, dirigida pelo professor Paolo Galluzzi, representando a síntese de três exposições – Os Engenheiros do Renascimento (1995), L’automobile de Leonardo (2004) e La mente di Leonardo (2006) – montados em locais de prestígio na Itália e em todo o mundo.cVisions oferece ao visitante um ponto de vista diferente, convidando-nos a explorar o modo de pensar de Leonardo e sua concepção de conhecimento como um esforço para assimilar, com sínteses teóricas ousadas e com experiências brilhantes, as leis que governam todas as operações humanas e da natureza. Info aqui.
até 15 de outubro – VINCI (FI)  – Leonardo a Vinci. Alle origini del Genio – Inaugurada em 15 de abril, a exposição Leonardo em Vinci continua até 15 de outubro no Museu Leonardo em Vinci. Nas origens do gênio. A exposição, co-organizada com as Galerias Uffizi, concentra-se no vínculo biográfico de Leonardo com sua cidade natal e nas sugestões que a terra de origem oferecia à sua carreira como artista, tecnólogo e cientista. Nesta perspectiva, são apresentados os documentos emprestados do Arquivo do Estado de Florença, que reconstroem inequivocamente os primeiros acontecimentos da vida de Leonardo em Vinci, e o primeiro desenho conhecido que ele realizou, ‘Paesaggio 8P’ datado de 5 de agosto. 1473, mantida no Gabinete de Desenhos e Gravuras das Galerias Uffizi, em Florença. Info aqui .
até 13 de outubro – Tony Cragg – Giardino di Boboli, – A série de exposições de escultura contemporânea continua nos Jardins Boboli, desta vez com um dos principais nomes da arena internacional, Tony Cragg (Liverpool, 1949), um dos mais abertos à experimentação com as possibilidades técnicas e formais das artes plásticas. O coração de sua obra é inspirado nos fenômenos generativos da matéria, com os resultados de um virtuosismo quase barroco tardio, com um forte componente tátil: o resultado é intensamente orgânico, um hino à matéria-natureza e à sua força vital inesgotável. Horário: todos os dias das 8h15 às 18h30 –  Info aqui.
até 4 de novembro – AREZZO – Moda e Modi. Stile e Costume in Italia 1900-1960 – Basilica di San Francesco – uma rica seleção de roupas vintage, acessórios de moda, objetos, pinturas, desenhos, aquarelas e fotografias que cobrem mais de meio século de história do traje e da moda na Itália, contando a evolução do estilo italiano na vida cotidiana Horário: de segunda a sexta, das 9h às 19h, das 9h às 18h, de 13 a 18 h. Piazza San Francesco – Arezzo –

  • Fotógrafo na Toscana
 

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.