Em Florença no dia 25 de março se celebra o Capodanno Fiorentino, ou seja, o Ano Novo de Florença, pode parecer estranho pra você, já que estamos em março, mas é uma celebração tradicional e faz parte da história da cidade desde muitos séculos.
Post original 2013 – Texto atualizado 2025

A história
O costume de celebrar o início do ano entre 31 de dezembro e 1 de janeiro é relativamente recente. Na verdade, apesar da adoção em 1585 pelos países europeus do calendário gregoriano, atual divisão em dias e meses do ano civil decretado pelo Papa em 1582, até o século XVIII na Europa se continuou a celebrar o Ano Novo em datas diferentes.
Desta peculiaridade não escapou nem mesmo a Itália, na época dividida em pequenos e independentes estados, por exemplo, na República de Veneza, era costume celebrar o início do ano no dia 1 de março, enquanto em Roma coincidia com o Natal, 25 de dezembro.
Florença, no entanto, desde o século VII, comemorava o início do ano em 25 de Março, dia em que, segundo a tradição católica, houve o anúncio da maternidade dada pelo arcanjo Gabriel à Virgem Maria (nove meses antes do nascimento de Menino Jesus). Florença, na verdade, sempre foi muito dedicada ao culto da Virgem Maria, e em particular a Santissima Annunziata.

Fonte: Wikipedia Commons
Além de seu valor sagrado, o dia 25 de março também tinha um significado profano, indica a chegada da primavera, a estação do renascimento da terra, muito amada pelos agricultores.
Portando, mesmo sendo fixado o novo calendário pelo Papa, os florentinos, orgulhosos da sua tradição e cheios de fé, continuaram a tradição de festejar não somente na cidade, mas em todo o território pertencente a Florença e depois, do Granducato da Toscana, o dia 25 de março até 1749.
Em 1750, o Grão-Duque da Toscana, Francesco II de Lorena, estabeleceu por um decreto que o Ano Novo deveria passar a ser em 1 de Janeiro, conforme os outros estados da península, e os florentinos tiveram que se conformar. O texto do decreto, em latim, foi colocado em uma placa na parede do lado direito da Loggia dei Lanzi (onde ficam as estátuas Rapto das Sabinas e o Perseu), na Piazza della Signoria, que ainda hoje podemos ler.

Fonte: ravanellorosa.wordpress.com
A lenda da anunciação
No dia 25 de março uma grande multidão fazia uma verdadeira peregrinação para a Basílica da Santissima Annunziata para agradecer e celebrar a Virgem Maria, mas também para venerar a imagem milagrosa do afresco da Anunciação, onde uma antiga lenda indica que foi pintado por anjos.
Em 1252, de acordo com uma lenda, os Servos de Maria ordenaram a pintura de um afresco da Virgem Maria, uma Anunciação, a um pintor chamado Bartolomeu, que colocou toda a sua perícia para representar bem a cena, mas, apesar de várias tentativas, ele foi apreendido com desconfiança, porque não conseguia pintar o rosto da Virgem. Ele triste, sentiu uma estranha sonolência e dormiu, ao despertar, por um milagre, a face de Maria apareceu pintada, completado por um anjo.

O afresco que está preservado na Cappella della Annunziata dentro da Basílica, e logo se tornou objeto de grande veneração e profunda devoção por parte dos florentinos.

A comemoração do Capodanno Fiorentino
O município organiza um desfile anual histórico para celebrar o evento, com muitas pessoas em trajes, música e jogadores de bandeira.

Certamente é uma celebração da cidade mantida pelos seus habitantes, porque assim se mantém viva uma tradição antiga religiosa e civil, mas é, sem dúvida fascinante para um turista presenciar a procissão e ser uma parte, pelo menos por um dia, da maravilhosa história de Florença. Portanto, não perca a oportunidade de seguir se vier a cidade!
Veja programação oficial:
A Procissão da República Florentina partirá :
- às 15h15 da Piazzetta di Parte Guelfa seguindo este percurso: da P.tta di Parte Guelfa, Via Pellicceria, Via Porta Rossa, Via Calimala, Piazza della Repubblica, Via degli Speziali, Via Calzaiuoli, Piazza del Duomo, Via dei Servi, Piazza SS. Anunciado.
- Às 16h00 a procissão entrará na Basílica de SS. Annunziata e prestará homenagem à Capela da Efígie da Annunziata.
- Aproximadamente às 16h30, a procissão seguirá o seguinte percurso para retornar ao Palagio di Parte Guelfa: da Piazza SS. Annunziata, Via Dei Servi, Praça da Catedral, Via Calzaiuoli; Via Por Santa Maria, Praça do Novo Mercado, Via Porta Rossa, Via Pellicceria, Praça Parte Guelfa. Chegada prevista para 17h15.
Pingback: Calendário de Eventos, Festas e Manifestações Culturais na Toscana | Passeios Na Toscana
Parabéns pela postagem!
Moro aqui há quase 11 anos e desconhecia esse “ano novo” florentino ☺
Vivendo e aprendendo!
Abraços,
Maria
Pingback: No dia 25 de março em Pisa se comemora o início de 2015! | Passeios Na Toscana
Pingback: Capodanno Pisano: no dia 25 de março em Pisa se comemora 2018!