By

Hoje, gostaria de apresentar a vocês a espelta da Garfagnana com uma deliciosa receita de sopa de espelta. Em italiano é conhecida como spelta ou granfarro e também farro espelta, ou simplesmente o Farro da Gargagnana.

A espelta (Triticum spelta) é uma espécie da família das gramíneas, próxima do trigo. Muito consumida em partes da Europa desde a Idade do Bronze até a Idade Média, hoje é pouco plantada, embora ainda seja cultivada na Europa Central e na Itália e tenha encontrado um novo mercado na área de alimentos saudáveis. Algumas classificações consideram a espelta uma subespécie do trigo comum (T. aestivum), dando-lhe o nome científico Triticum aestivum subsp. spelta.

 

O cultivo de espelta remonta a 7.000 aC. A espelta era muito popular entre os assírios, egípcios e outras civilizações antigas do Oriente Médio e do Norte da África. Ela é ainda, uma espécie espontânea disseminada na Palestina, de onde provavelmente é originária. A esperta é conhecido no Líbano, na Líbia e em quase todo o Oriente Médio, embora com nomes diferentes, Taboulè, Salf, Kibbè.

Na Garfagnana, a espelta sempre foi cultivada em pequenas parcelas. É a base dos pratos principais como sopas ou tortas. Em 1996, a espelta da Garfagnana (aqui chamado de Farro della Garfagnana) obteve a IGP (Indicação Geográfica Protegida), que estabelece a recuperação definitiva deste cereal após uma diminuição da produção que colocou o cultivo em risco. A espelta na Garfagnana cresce a uma altitude entre 300 e 1000 metros acima do nível do mar, e é cultivada de acordo com métodos de agricultura biológica.

Sopa de espelta, uma comida gostosa e saudável

A sopa de espelta deve ser considerada um alimento saudável, especialmente a espelta da Garfagnana. Tem sido reconhecida por suas propriedades dietéticas, pois suas fibras atuam de forma saudável no trato digestivo. Este grão é rico em amido, por isso particularmente indicado para a preparação de tortas.

É utilizado principalmente como ingrediente em sopas. Combinado com feijão e vegetais vem como um prato simples mas muito saboroso. A espelta também é ideal para saladas ou risotos com cogumelos porcini. Acompanha muito bem vinhos tintos.

O grão de espelta descascado também pode ser moído para outros usos como macarrão, pão, biscoitos, etc …

Receita:

Porções: 6 pessoas
Tempo de preparação: 15 minutos
Hora de cozimento: 30 minutos

Ingredientes:

  • 300g de espelta da Garfagnana
  • 1kg batatas
  • 500g feijões
  • 3 folhas acelga
  • 1 fatia Lardo di Colonnata ou bacon
  • 1 cebola
  • 1 cenoura
  • 1 aipo
  •  alecrim

Instruções

  • Frite uma fatia de lardo di Colonnata ou bacon com cebola picadinha, cenoura e pedaços de aipo e alecrim.
  • Adicione as batatas picadas, as folhas de acelga e o feijão (previamente deixado de molho) e doure bem.
  • Adicione um pouco de água para cobrir todos os ingredientes, como na sopa de legumes comum.
  • Adicione a espelta de Garfagnana e deixe cozinhar por 30 minutos, prestando atenção para mexer o tempo todo.
  • Sirva em um prato de sopa, regando com um pouco de azeite extra virgem.

 

Você já provou? Conte o que achou nos comentários.

banner2

O Passeios na Toscana é uma empresa de venda de serviços turísticos, criada por Deyse Ribeiro, guia de turismo autorizado e especialista em turismo na Itália. Aqui você pode reservar tours particulares em português na Toscana e na Itália, além de serviços como transfers, sessões fotográficas, passeios de barco,  tours gastronômicos, aula de culinária, organização de casamentos e muito mais. Conheça nossos TOURS e EXPERIENCIAS.

Não deixe de baixar os mapas grátis da Toscana aqui!

Tags: