Conheça o curioso Carnaval de Castiglion Fibocchi, uma pequena cidade perto de Arezzo que comemora o carnaval com máscaras barrocas, um evento único. Veja ainda o vídeo da festa.
atualizado com datas de 2025
O centro de Castiglion Fibocchi ganha vida especialmente durante o Carnevale dei Figli di Bocco, Carnaval dos Filhos de Bocco, quando centenas de pessoas desfilam pelas ruas da cidade com fantasias barrocas, e suas características máscaras de papel machê.
Este ano a festa acontece nos domingos 16 e 23 de fevereiro de 2025, das 14:30 às 18:30, com ingressos à 10 euros. Veja mais abaixo.
Leia os textos de Carnaval:
- As opções de Carnaval na Toscana
- O Calendário de Eventos do Carnaval de Viareggio
- O Carnaval de Viareggio
- O Carnaval de Foiano della Chiana + vídeo
Antes do texto, um vídeo que resume a história deste Carnaval e mostra um pouco do desfile.
A Origem:
O Carnaval histórico deve sua origem à figura da família de Ottaviano dei Pazzi, família a qual o Conte Guidi cedeu o feudo de Castiglione Fibocchi no século XII. À Ottaviano foi dado o apelido de Bocco, por causa de uma deformação no rosto, e que mais tarde acabou originando o nome da cidade “Fibocchi” ( seria algo como o Castelo daqueles de Bocchi).
A figura desse personagem extravagante está entrelaçada com as festividades locais antes da Quaresma, quando os senhores e plebeus celebravam juntos o Carnaval. Desta “festa” há provas em um documento de fevereiro de 1113, que diz:
“Berta di Arrimando que deveria casar-se com Guglielmo di Bernardino, nobre de Valdarno, teve que antecipar a data do seu casamento, pois no Castello dos filhos de Bocco no Valdarno Arentino, se festejava o “Carnevale de filiis Bocchi”, com grande liberdade e antes do início da quaresma”
E assim há mais de vinte anos as comemorações tomaram vida e durante o carnaval, mais de 200 figurantes desfilam as máscaras barrocas pelas ruas e praças da cidade acompanhados por músicos, malabaristas e artistas de rua. Os trajes fantásticos e máscaras de papel machê são particularmente luxuosos e elegantes.
Devido às suas características, o Carnaval dos Filhos de Bocco tem sido comparado ao Carnaval de Veneza.
As máscaras são realizadas de papel marchê, à mão, pela população da cidade, que também faz as roupas. E lógico, são eles que se fantasiam. Eles se organizam todo ano, inventando máscaras novas, fantasias e escolhendo os nomes e locais onde cada máscara deveria se posicionar, tudo para fazer o carnaval mais curioso da Toscana.
Devo confessar que me surpreendi. Primeiro porque não encontrei muita informação antes, somente no site oficial da festa e no site da Toscana, portanto não sabia muito o que esperar. Mas a organização da festa, a harmonia com que ela acontece, e o acolhimento da cidade me deixaram de boca aberta. Você pode ver no vídeo que as fantasias são de qualidade e muito ricas, a sensação mesmo é de estar em Veneza… só falta a paisagem… (risos).
Como ocorre:
- Datas : 16 e 23 de fevereiro de 2025
- Localização : Castiglion Fibocchi (Ar)
- Horario : -14:30
- Programa : clique aqui
- Ingressos :
- reserve conosco! entre em contato no nosso whatsapp +39 3611252525
Para entrar na cidade no dia do evento é preciso pagar 10 euros de ingresso.
As celebrações são abertas no primeiro dia pelo discurso do “Rei Bocco”, que representaria o antigo proprietário do feudo. Entre os personagens encontramos: o Rei de Quadros, os Arcanos, O custode do Tempo, O Rei de Espadas, os Servos de Fada, Febusilla, Shalom, e muitos outros nomes curiosos.
No site oficial você pode ver a descrição de cada máscara, como se fosse um jogo de cartas, veja aqui.
Nos dois dias de festa, 16 e 23 de fevereiro, às 12:30 ocorre a abertura dos stands de gastronomia com comida típica e vinho.
Às 14:30hs ocorre a abertura do carnaval onde é possível visitar as ruas da cidade e conhecer cada uma das máscaras que ficam ali dispostas para fotos, ainda há alguns shows de magia, dança, etc.
Às 16 acontece o discurso do “Re Bocco”, à sua corte e às 14:30 começa o desfile que este ano terá o acompanhamento do grupo de músicos da Giostra del Saraceno de Arezzo.
Todos os anos, no último domingo, o “Re Bacco” lê o “Testamento” e elege a Maschera Regina, a máscara rainha, a mais bonita do ano, com fogos de artifício e tem ainda a distribuição de um prato de massa à toda a população presente!!!

Programa completo:
As Máscaras:
O Carnaval conta com centenas de máscaras carnavalescas evocativas , aqui contamos algumas delas.
O Nido d’Amore é uma daquelas máscaras que exige a participação de múltiplas figuras. Isto é completado por duas personagens inseparáveis: uma, vestida com tecidos finos que se desvanecem em diferentes tons de verde, e uma segunda, com um vestido longo laranja e uma máscara cravejada de borboletas.
No precioso arquivo histórico do Carnaval de Figli di Bocco podemos não só conhecer os “personagens” mais antigos do desfile, mas também ler um pequeno aforismo que, em tons vagamente misteriosos, orienta a interpretação de todos; no caso do Ninho do Amor a frase diz: “É primavera graciosa como uma borboleta e melodiosa como o canto dos pássaros”.
Outra máscara esplêndida é a Giovinezza Dorata. Acompanhado de uma frase que celebra sua beleza efêmera, esse personagem é um dos mais queridos do evento. O cocar, um cone longo e macio de veludo azul e branco com bordados dourados, é enriquecido com pedras preciosas e folhas de ouro. Uma máscara linda, preciosa e delicada como a juventude.
O Guardiano della Notte, a Ninfa dei boschi, a Promessa d’Amore e o Gallo Cedrone são apenas algumas das centenas de máscaras que desfilam.
Apesar dos números, o ambiente é solene e intimista, quase intimista, pois todo o evento acontece nos becos. A máscara mais importante de todas é sem dúvida a do Re Bocco . É considerada a máscara zero e é a única com o rosto descoberto. Todos sabem quem é o rei Bocco, um bom governante que “abre as portas do castelo do absurdo”, como diz um aforismo que o descreve. Se um rei abrir o desfile, ele será fechado por malucos leais à rainha.
Esta é a máscara que requer mais extras, pelo menos quinze. Os Pazzi Ribelli trazem o caos de volta às ruas; o aforismo a eles dedicado diz: “Loucos e rebeldes conspiram unidos como irmãos e fiéis à rainha, causam estragos da noite à manhã”.
A cidade:
Castiglion Fibocchi é uma encantadora cidade localizada nos arredores de Arezzo, hà 12 quilômetros, e nas encostas das montanhas de Pratomagno. A cidade tem origens antigas e passado nobre, hoje possui 2.00 habitantes e é conhecida por realizar o carnaval mais “curioso” da Toscana.

A primeira coisa que chama atenção ao visitar Castiglion Fibocchi, passando pela estrada Setteponte é definitivamente a natureza. A paisagem ao redor da cidade parece um tapete verde em direção de Arezzo e de fato neste território existem várias fazendas e muitos produtores de vinho e de um excelente azeite.
Além de belas paisagens e vistas de tirar o fôlego, Castiglion Fibocchi inda mantém vestígios de um passado nobre, há belos edifícios como o Palazzo Comunale, a Igreja dei Santi Pietro e Ilario e a Pieve di San Quirico in Alfano localizado em San Piè Cherco. Impressiona a torre do Palazzo Comunale com seu relógio. Andando pela cidade é possível fotografar os restos das muralhas do antigo castelo e da Porta Fredda do século XII.
Dica para os amantes de cinema:
Quem se lembra da famosa cena de “A Vida é Bela” de Roberto Begnini, onde Guido diz pela primeira vez a Dora “Buongiorno Principessa”? Pois essa cena foi filmada em Castiglion Fibocchi, no celeiro mais famoso da cidade!
Como chegar:
Há ônibus para Castiglion Fibocchi desde Arezzo, mas somente nos dias de semana, no domingo não, por isso o ideal é ir de carro, ou de táxi desde Arezzo. Mas se for de táxi, marque ja o retorno, porque na cidade não há muitos táxis.
Informações:
Ciao 🙂 Meraviglioso il sito, il articolo e le foto sono bellissime. Complimenti. Sogno di vedere il Carnevale a Castiglion Fibocchi ma non sono sicura se tutto andra’ secondo miei sogni… Tanti saluti da Polonia.
Ciaooo 🙂
Che bello ricevere commenti di una lettrice non di lingua portoghese! Grazie, lo apprezzo molto!
É una festa più stilo curioso, perche non há danze ne balli come a Viareggio, ma é bellissimo!
Tanti saluti!
Il piacere e’ mio 🙂 A Viareggio non sono stata mai, anche se la citta’ e ‘ famosa dal sua carnevale. Peccato… Forse trovero’ la relazione nel Tuo sito?
Grazie in anticipo 🙂
Ciao, ciao 🙂
Provaci, di quello che ho visto, era il più animato! saluti!
Ciao 🙂 Complimenti per il articolo, il video e le foto bellissime. Tanti saluti da PL da una innamorata di Toscana. Ciao 🙂
Pingback: Eventos Gastronômicos na Itália em Fevereiro - Gastronomia Italiana