Setembro é mês das festas do vinho na Toscana

Setembro é o mês das festas do vinho na Toscana, e por que? Porque setembro é marcado pelo início da vendemmia (vendima em português) época da colheita das uvas para fazer alguns dos vinhos mais famosos da Itália.

vinho_3
Setembro é mês das festas do vinho na Toscana

É então uma ótima oportunidade de visitar as pequenas cidades da Toscana, ao longo das Rotas do Vinho e especialmente de experimentar os vinhos toscanos famosos em todo o mundo.

atualizado para setembro de 2023!!!

Em setembro, a Toscana ganha vida com festivais relacionados com a colheita das uvas, feiras, onde algumas vinícolas abrem as suas cantinas, enchendo as ruas de música e produtos típicos.

Aqui vai o elenco de algumas dessas festas:

31 de agosto a 10 de setembro – Festa del vino – Montecarlo (Lucca)

É a festa do vinho Montecarlo DOC. Temos vários tipos de vinho de Montecarlo DOC como o Bianco, Rosso, Rosso Riserva, Vin Santo, Vin Santo Occhio di Pernice e Riserva. O mais famoso é o tinto (rosso) que é realizado com uvas Sangiovese: 50.0% – 75.0% e Canaiolo Nero: 5.0% – 15.0%. Calendário dos eventos AQUI

2 e 3 de setembro – Bolgheri DiVino – Festa do vinho de Bolgheri (Livorno) –

(aguardando confirmação oficial) Consórcio de Proteção Bolgheri e Bolgheri Sassicaia apresentando a edição n. 2 de “Bolgheri DiVino” , o evento que une produtores ao público, num cenário sugestivo e mágico, nos dias 3 e 4 de setembro, após a pré-apresentação do novo Bolgheri Superiore Doc 2020, com uma “Degustação Difusa” no Castello della Gherardesca em Castagneto Carducci e no Frantoio di Casa Carducci, onde é possível provar os vinhos de 62 vinícolas com foco na safra 2021 do Bolgheri Doc Rosso.

7 a 10 de setembro – Expo del Chianti Classico – Greve in Chianti (Florença)

Um “festival”  promovido pelo Consorzio Vino Chianti Classico – com um programa de eventos artísticos e culturais, degustação de vinhos programados, bancas de presuntos, queijos e outros produtos locais, exposições, conferências e música ao vivo. Na data são apresentados os novos vinhos colocados em comércio do Chianti Classico DOCG. Info aqui.

Feira do Vinho Chianti
Feira do Vinho Chianti

8,9 e 10 de setembro – Festa delle Cantine – Manciano (Grosseto)

 O site do festival diz melhor: “Para os locais, a Festa delle Cantine é uma chance de reencontrar velhos amigos em nome da tradição e do vinho grátis – uma razão suficiente para festejar por conta própria. Para os turistas, o festival é uma chance de vivenciar Manciano em sua forma mais animada em um fim de semana em que tudo, desde a comida até a música, é autêntico e inspirador.” Para mais informações, confira este artigo .

15 a 17 de setembro – “Vino al Vno” em Panzano in Chianti (Florença)

Festa onde há a possibilidade de provar os vinhos da maioria das vinícolas de Panzano, que faz parte do Chianti Classico, e ainda há música e stands de comida. Na data são apresentados os novos vinhos colocados em comércio do Chianti Classico DOCG da zona de Panzano. Info aqui.

15 a 17 de setembro – Festa dell’Uva de Scansano (Grosseto)

(aguardando confirmação oficial) Scansano é a cidade do  Vinho Morellino (que eu adoro), com degustações nas adegas históricas, mercados de artesanato, música e carros alegóricos. O vinho Morellino di Scansano DOCG é um vinho tinto constituído de ao menos 85% de uva sangiovese, porém mais fresco que o Chianti e o Brunello porque mais próximo do mar.

vinho_9

22 e 24 de setembro – Montefioralle Divino  em Montefioralle (Florença)

no vilarejo de Montefioralle  que pertence ao município de Greve in Chianti. A cidade é famosa pelo seu Chianti Classico DOCG de qualidade e durante  festa é possível provar as vinhos colocados a venda do ano anterior. Info aqui.

22 a 24 setembro – Festa dell’Uva e del Vino em Chiusi (Siena)

Com degustações guiadas com sommelier, banquetes de produtos locais preparados nas oficinas e performances itinerantes. Saiba mais sobre a cidade de Chiusi aqui. Info aqui.  

23 e 24 setembro: Bacco Artigiano em Rufina (Florença)

Localizada em uma agradável área colinosa, a cidade de Rufina tem como carro-chefe a produção de um dos mais renomados Chianti, o vinho Chianti Rùfina DOCG é composto de uva Sangiovese de 75 a 100%, que pode se unir às uvas Canaiolo (até 10%), Trebbiano Toscano e Malvasia del Chianti até 10%. Saiba mais aqui. O evento do Bacco Artigiano em Ruffina, é uma oportunidade de provar não só de vinhos, mas é claro, os pratos deliciosos da cidade. Uma festa para lembrar uma antiga tradição de séculos passados, quando o vinho vindo de Rufina chegava em Florença com uma caravana de bois, cada um carregado com 2.000 frascos de chianti, realizados por artesãos qualificados. Como de costume, o evento começa no sábado em Florença para levar o vinho ate a cidade, na Piazza della Signoria, com o desfile da República Florentina, e do Município de Rufina.  A exposição também apresenta artesanato local e durante quatro dias de festa haverá uma série de eventos, em um gênero diferente para todos os gostos, desde as convenções culturais, música, esportes.

IMG_2830_resultado

23 de setembro –  Carro Matto (Carro louco) – Florença

O carro matto é uma antiga tradição que acontecia em Florença no final do mês de setembro de cada ano. Os produtores de vinho, principalmente da cidade de Rufina, transportavam garrafas de vinho empilhadas em forma de piramide até o Palazzo Vecchio no Centro de Florença para presentearem os Senhores da cidade. O carro era puxado por bois. Ainda hoje, Florença relembra a antiga tradição todos os anos. Veja programa aqui. Clique e leia o nosso texto : Folclore: O carro Louco de Florença

todo mês – Cantina Aperta in Vendemmia –  em várias cidades

Um evento do Movimento Vino Toscana, uma associação de vinicultores que durante o mês  de setembro abrem as suas cantinas para receber os turistas, com alguns eventos, para saber as vinícolas que participam e os eventos entre no site do evento aqui .  O evento ocorre em toda Toscana.

todo mês – Chianti Summer Classic

Um calendário excepcional anima o verão Chiantigiana de 2023, com 100 eventos de junho a setembro promovidos graças a financiamento europeu e em colaboração com os municípios locais. O Chianti Classico Wine Consortium construiu, portanto, um calendário unificado de eventos para a temporada 2023, inspirado em 4 direções principais: Arte, Música, Teatro e Vinho.

Carro Matto
Carro Matto – foto Wikipedia Commons

28 de setembro a 30 de setembro – Festa dell’Uva e delle Cantine Aperte na ilha de Giglio (Grosseto).

 É a festa do vinho Ansonica Costa dell’Argentario DOC, realizado com 90% de uva autoctona Ansonica, e acrescido com 10% que podem ser de uvas Biancone, Moscatello, Malvasia e ProcanicoInfo aqui.

1 de outubro – Festa dell’Uva e del Vino, em Impruneta (Florença)

Com desfile de grandes carros alegóricos construídos pelos quatro bairros da cidade, com shows e danças folclóricas. Info aqui. Fundado em 1926, o Festival da Uva de Impruneta é um dos festivais italianos mais antigos. Danças populares, apresentações, degustações de produtos agrícolas e shows acontecem durante todo o dia. Durante a comemoração, os quatro bairros da cidade se desafiam para fazer o melhor carro alegórico. Para mais informações, confira este site .

6 a 8 de outubro – Festival da Uva – Capoliveri, Ilha de Elba

Três dias de eventos, jogos e corridas entre os rioni de Capoliveri  (bairros). Esta é uma ótima oportunidade para provar vinhos locais e pratos tradicionais como stoccafisso all’elbana  e schiaccia briaca. Para mais informações, confira este site .

Sobre Deyse RibeiroDeyse Ribeiro é natural de Minas Gerais, mas vive na Toscana desde 2007. Fez curso de sommelier na FISAR, master em Wine Expert (Academia del Gusto) e Guia Enológica na Itália. É empresária, guia de turismo, especialista em turismo de experiência na Itália, além de editora do Portal Tour na Itália, e deste site.

2 comentários em “Setembro é mês das festas do vinho na Toscana”

  1. ROSANGELA RUIZ

    Olá Deyse, tudo bem? Vc tem o calendário de setembro para este ano? Também queria saber mais sobre o piquenique em uma das vinícolas da Toscana. Muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *