Um mês cheio de eventos em Lucca, o Setembro Lucchese, com festas e tradições em Lucca durante o mês. As mais importantes são as celebrações de Santa Croce no dia 14 e na véspera, dia 13 a procissão e luminara. Um mês cheio de charme que faz parte da história da cidade de Lucca.
Um dos eventos anuais mais importantes de Lucca está ligado a este relicário antigo, o “Volto Santo“. Muito importante para os moradores e visitantes de Lucca, o “Volto Santo” é o protagonista histórico das celebrações da Santa Cruz que acontecem todos os anos no dia 13 de setembro em Lucca. Este importante crucifixo de madeira está localizado na catedral de Lucca dedicada a San Martino.
Qual é o “Volto Santo”?
Segundo a lenda medieval, Nicodemos esculpiu o rosto de Jesus, para que ficasse na “memória”. No entanto, ele hesitou em completar sua escultura por medo de não o fazer justiça. Exausto do trabalho, ele adormeceu. Quando ele acordou, ele encontrou o rosto terminado e afirmou que era o trabalho de um anjo. A história nos conta então que o Crucifixo do “Volto santo” foi enterrado em uma caverna por segurança, onde permaneceu por séculos.
Então você pode estar se perguntando se foi enterrado em uma caverna, então como ele chegou a Lucca? Ele foi redescoberto pelo bispo Gualfredo, que estava em peregrinação à Terra Santa quando sua localização lhe foi revelada em sonho. Para permitir que Deus decidisse onde o Crucifixo deveria ser mantido, o bispo o deixou à deriva em um barco não tripulado no Mar Mediterrâneo. O Volto Santo chegou às margens do norte da Itália, onde o bispo de Lucca, também motivado por um sonho, o colocou em uma carroça sem motorista para determinar sua localização final. Os dois bois que puxavam a carroça pararam espontaneamente em Lucca em 782.
A história não para por aí, também é dito que o Volto Santo foi colocado na Igreja de San Frediano, mas na manhã seguinte, foi encontrado milagrosamente em outra igreja , a de San Martino. Portanto, San Martino foi designada a catedral de Lucca e a estátua de madeira foi deixada em uma capela especial dentro da igreja.
Contei bem esta história no texto – Fé em Lucca: a história do “Volto Santo” e o corpo incorrupto de Santa Zita
A Festa
Há vários anos, o evento da Cruz Sagrada (ou Vera Croce) faz parte de um evento muito maior que ocorre em vários locais da cidade durante todo o mês de setembro (tornando-se assim o famoso o Settembre Lucchese). Mercados e exposições de artesanato e produtos locais, feiras agrícolas tradicionais e eventos foclóricos ! Todo mundo que mora em Lucca ou perto, seja criança ou adulto, sabe e já esteve pelo menos uma vez nesses eventos!
Isso significa um mês inteiro de comemorações e de comer muito frati, além do buccellato, um pão doce de passas. Lucca também é famoso por seus deliciosos frati que são donuts fritos cobertos com açúcar, que são diferentes daqueles recheados com chocolate ou creme. Pergunte a um morador onde você pode provar o melhor frati de Lucca e ele lhe mostrará seu lugar favorito: todo mundo, na verdade, parece ter seu próprio frataio especial, mas tenha certeza de qualquer um que você tente, você não ficará desapontado!
Fotos via: ©Antonio Pitasi, ©David Munro, ©Paolo Tambellini,©Holly Hayes
O clímax de setembro Lucchese será, como sempre, a celebração do dia da Exaltação da Santa Cruz (Esaltazione della Santa Croce), no dia 14 de setembro com o Pontifício Solene na Catedral de San Martino.
Na véspera, ou seja, no dia 13 de setembro, a procissão percorrerá as ruas do centro histórico, partindo da Basílica de San Frediano e terminando na Catedral de San Martino, onde será realizado o tradicional “Mottettone“. Ainda, ocorre a tradicional Luminara com as ruas iluminadas pode milhares de velas, formando assim o cenário para a procissão religiosa, civil e histórica. Às 23h30, finalmente, o espaço para a exibição de fogos de artifício. Será sempre a celebração solene da festa de São Miguel, em 29 de setembro, para encerrar as festividades de setembro.
O ritual consiste em uma procissão que sai da Basílica de San Frediano, atravessa a cidade até a Catedral para homenagear a Santa Cruz de Madeira . A parte mais importante da festa é a Luminara : todos os participantes trazem uma vela ou lâmpada e criam um desfile de luzes, enquanto todos os edifícios ao longo da rota da procissão são iluminados ou decorados com pequenos copos contendo velas. Posso assegurar-vos que o efeito é verdadeiramente espetacular!
Veja nossos textos sobre Lucca:
- Fé em Lucca: a história do “Volto Santo” e o corpo incorrupto de Santa Zita
- O que ver em Lucca + mapa grátis
- O Anfiteatro de Lucca e sua origem romana
- Lucca vista do alto da Torre Guinigi
- Como ir para Lucca?
- L’Imbuto: restaurante estrela Michelin dentro do museu em Lucca
- Tour de Pisa e Lucca
Festas:
No calendário do setembro Lucchese são tradicionais também as Feiras, vejamos a programação:
-
- A cidade de Lucca celebra o Volto Santo com as celebrações religiosas tradicionais e com manifestações e histórias históricas, eventos musicais, mercados e festas de bairro.
- 23 de agosto (final de 29 de setembro)
às 20h30 – piazzale don Baroni: LUNA PARK inauguração com música, fuochi d’artificio e giostre grátis até as 21h30 do tradicional jogo de setembro alle Tagliate para o parque de jogos itinerante mais grande da Itália. - até 28 de setembro – LUCCA JAZZ DONNA – Oito noites, 13 concertos para dois meses de grande jazz: estreias, projetos originais e um grand finale.
21h00 – Igreja de São Francisco | Tosca – VERÃO MORABEZA
Circolo Jazz Lucca – luccajazzdonna.it - 5 a 7 de setembro – MURABILIA – XX edição do mercado de exposições de jardinagem de qualidade.
10:00 / 19:00 – Muralhas da Cidade e Jardim Botânico
Lucca Crea – www.murabilia.com - 13 de setembro – Luminara della Santa Croce – Tradicional procissão pela cidade em memória da tradução da Sagrada Face da Basílica de San Frediano para a Catedral de San Martino.
às 9h00 / 19h00 – Piazza Napoleone – FIERA DI SETTEMBRE La tradicional fiera na piazza Napoleone.
às 20h00 – basílica de San Frediano: LUMINARA DELLA SANTA CROCE – partenza della processione notturna per la procissão tradicional através da cidade em memória da tradução do Volto Santo da basílica de san Frediano alla cattedrale di san Martino.
às 21h00 – Cattedrale di San Martino, execução do MOTTETTONE all’arrivo dei fedeli.
às 23h30 – SPETTACOLO PIROTECNICO di Santa Croce - 14 de setembro – O tradicional fogo de propriedade fina em Borgo Giannotti.
5h00 / 12h00 – Parco fluviale – FIERA DEGLI UCCELLI
7h00 / 18h00 – Foro Boario – FIERA DEL BESTIAME minério
9h00 / 19h00 – Borgo Giannotti – FIERA DI SANTA CROCE minério
10h30 – Cattedrale di San Martino – ESALTAZIONE DELLA SANTA CROCE , solenne concelebrazione presieduta dal Vescovo di Lucca
12:00 – Suono delle campane a festa in tutta l’Arcidiocesi.
12h00 – Baluardo San Martino GAZZARRA DELLE ARTIGLIERIE a cura dell’Associazione Historica Lucense
17h00 – Piazzale Annigoni PALIO DI SANTA CROCE PALIO I balestrieri dei tre terzieri della città – San Salvatore, San Paolino e San Martino – si ritrovano per la tradizionale gara con permissão de bandieratori e musici. - 21 setembr0
7h00 / 18h00 – Foro Boario – FIERA DEL BESTIAME
9h00 / 19h00 – Borgo Giannotti – FIERA DI SAN MATTEO - 25 de setembro – PALIO DA SANTA CRUZ – Os balestrieri dos três bairros da cidade – San Salvatore, San Paolino e San Martino – se reúnem para a tradicional competição com uma exposição de bandeirantes e músicos.
21h00 – Praça Arrigoni - 27 de setembro – LA BATTAGLIA DEL CASTELLACCIO – Em Aquilea, a espetacular reconstituição histórica da famosa batalha na Linha Gótica, perto de Lucca.
às 8h00 – 19h00 -. Aquilea
Comitato Paesano di Aquilea – fb/sagradellazuppa.aquilea - 29 setembro 7h00 / 18h00 – Foro Boario – FIERA DEL BESTIAME
9h00 / 19h00 – Borgo Giannotti – FIERA DI SAN MICHELE
17h30 – casermetta del baluardo San Frediano – 30 ANNI di attività dell’Associazione Sbandieratori e Musici Città di Lucca
às 10:00 / 23:00 – LUNA PARK sconti per tutti e appuntamento al 2026
Esse post é válido para este ano de 2025??? hehe
sim