By

Estamos em plena Copa do Mundo, todo mundo ligado no futebol mundial. Mas em Florença começa, como todo mês de junho, o tradicional Calcio Storico Fiorentino. Se estiver por aqui de férias não deixe de conhecer o “vovô” do futebol, pois já que não esta no Brasil pra assistir a Copa, conheça suas origens!

calcio storico

Em 17 fevereiro de 1530 na Piazza Santa Croce, em Florença ocorreu um dos desafios mais importantes da República Fiorentina ao Imperador Carlos V, quando a população sitiada por muitos meses pelas tropas imperiais, em desafio, para mostrar aos soldados que eles tinham força suficiente, se iniciou um jogo de futebol (Calcio em italiano), dando a impressão de não considerarem o exército do Império, digno de atenção.

Essa evocação histórica, esse jogo folclórico, é lembrado e celebrado em Florença até hoje, mas com aplicação de poucas  regras e como uma forma de um desafio, jogado pelos quatro distritos históricos de Florença.

O Futebol “histórico” de Florença, que eu faço a tradução livre em português como FUTEBOL MEDIEVAL, também é chamado de Calcio em traje ou Futebol de libré, por causa dos trajes com são vestidos os seus protagonistas.

Leia mais sobre a história, como acontece, mais vídeos e fotos no texto: : Calcio Storico Fiorentino, o futebol medieval de Florença – 24/06, texto que escrevi no blog no ano passado.

IMG_0466

IMG_0464

PROGRAMA DE 2014:

14 de junho 2014 – Prima Semifinale AZZURRI Santa Croce x BIANCHI Santo Spirito
15  de junho 2014 – Seconda Semifinale VERDI San Giovanni x ROSSI Santa Maria Novella
A final será dia 14 de junho entre as vencedoras das semifinais

Local: Piazza Santa Croce, sempre as 17hs

Ingressos: 21 euros os mais baratos, aqui.

Esse ano ja comprei meu ingresso!

Veja o Calendário anual de eventos na Toscana e não perca nada!

Leia o texto de 2013 sobre o Calcio Storico, Calcio Storico Fiorentino, o futebol medieval de Florença – 24/06,

Quer conhecer bem a Toscana? Conheça os passeios guiados em Florença e conheça a sua história.

Um passeio guiado é a melhor forma de conhecer a arte, a cultura e a gastronomia local!
.