No dia 27 de novembro eu me hospedei no Hotel Brunelleschi, e conto pra vocês como é o hotel, que é uma ótima dica de Hotel em Florença, porque fica bem no centro da cidade.
O Hotel Brunelleschi é um 4 estrelas elegante e charmoso que fica bem no centro de Florença, com ótima localização, perfeita para visitar a pé das ruas comerciais e os principais monumentos do centro histórico. Além disso, tem 2 restaurantes, e uma antiga história.
O Hotel foi realizado utilizando-se de vários edifícios do centro histórico, entre eles a antiga Igreja de San Michele e a Torre della Pagliazza, e ainda no subterrâneo há uma área romana:
- A Torre della “Pagliazza”, cujas origens incertas situa-se entre os séculos VI e VII, é o edifício mais antigo ainda de pé na cidade. A torre foi construída de acordo com algumas teorias pelos bizantinos, quando eles entraram na cidade durante a guerra gótica como parte da muralha Bizantina da cidade, de acordo com outras teorias pelos lombardos um século mais tarde. No século XII, começou a ser utilizado como uma prisão feminina, daí a nome “Pagliazza” que deriva da cama de palha utilizada pelas prisioneiras.
- A Igreja já existente desde 1100, teve o nome de Chiesa di San Michele, e em 1785 a paróquia foi suprimida e o prédio reduzido a habitação. No século XIX, após o alargamento da Via de ‘Calzaiuoli, as paredes sagradas do edifício foram incorporadas dentro de um grande bloco, que incluiu os restos de outra igreja antiga, Santa Maria Nipotecosa. A área de Pagliazza e San Michele, divididos em três andares, foi ocupada por uma hotel e já em 1970 eram edifícios abandonados
- Em 1980 foi feita a reforma do local para a abertura do Hotel, onde fez parte da Superintendência de Belas Artes da Itália, e que além de manter os detalhes arquitetônicos originais, descobriu restos da muralha Longonarda de Florença, e ainda descobriu no subsolo restos de um Calidarium de uma terma romana.
Hoje este local descoberto é um pequeno Museu aberto aos hóspedes onde é possível ver como foi a descoberta e os restos de cerâmica e fragmentos romanos que ali forma encontrados.
Confesso que eu, como estudei a história de Florença para o Curso e exame de Guia de Turismo, sempre tive a curiosidade de entrar na Torre della Pagliazza e ver os restos romanos do calidarium, porque fazem parte da magnífica história dessa cidade, e pra mim, dormir neste hotel foi realmente muito legal.
Pra quem gosta, no alto da Torre há um quarto especial!!! Mostro as fotos mais abaixo.
No Booking, o hotel tem uma pontuação de 9,4 “fantástico”.
O hotel ainda possui 2 ótimos restaurantes, o Osteria della Pagliazza, e o Ristorante Santa Elisabeta, que trato melhor abaixo, além do Bar Tower. O Brunelleschi Hotel também conta com academia e 3 salas de reuniões. O WiFi é gratuito, e você também pode ler uma seleção de jornais locais e internacionais.
Os animais de estimação são bem vindos.
Vejam as fotos das áreas comuns do Hotel:
Localização:
O Hotel fica fora do centro da cidade, em uma área exclusiva para pedestres, a 1 km da Estação de Trem de Santa Maria Novella. Praticamente entre a Piazza do Duomo e a Piazza della Signoria. Há inúmeras lojas e cafés famosos nos arredores, e a Galeria Uffizi está a apenas 5 minutos à pé.
O hotel possui uma nota de localização excelente: 9,9 no Booking.
O hotel está:
- 50 metros de Santa Maria del Fiore
- 100 metros da Uffizi
- 1 km da estação ferroviária central (Santa Maria Novella)
- 7,5 km do Aeroporto Amerigo Vespucci
Chegando com um carro:
Coordenadas GPS: 43,771767837114424, 11,255924999713897
• Vindo pela A1: após o pedágio continue até o final do Raccordo. Nos semáforos, vire à esquerda e prossiga ao longo do rio Arno. Depois de 3 km você vai ser obrigado a virar à direita na “Viale Giovanni Amendola”.No primeiro semáforo vire à esquerda na “Viale Duca d’Abruzzi”, fique na faixa da direita, vire à direita nos semáforos e siga em frente via dell’Agnolo. Depois de cerca de 100 metros você vai encontrar o portão eletrônico que marca a entrada na ZTL, continue em frente ao sinal de paragem, aqui vire à direita na Via Verdi e no semáforo (Piazza Salvemini), vire à esquerda, vá em frente na “Via dell ‘ Oriuolo “. Quando você chega na esquina vire à esquerda na “Via del Proconsolo”. Em seguida, vire na segunda à direita “Via del Corso” e, em seguida, vire à direita na segunda rua “Via S. Elisabetta”, que leva à Piazza S. Elisabetta, onde está o Hotel.
Atenção: A clientela do hotel tem a chance de entrar no carro na entrada do hotel para carga e descarga de bagagens. Para o estacionamento entre em contato com o concierge.
O que oferece:
- Acesso Wi-Fi disponível em todas as áreas, gratuitamente. Funciona, testado!
- Estacionamento privativo disponível em localização próxima (necessita de reserva), e custos são aplicáveis.
- Check-in / Check-out privativos
- Serviço de concierge
- Depósito de bagagens
- Serviço de câmbio
- Recepção 24 horas
- Academia – Sala fitness com equipamentos Technogym
- Aluguel de bicicletas
- Dog Kit
- Babá,
- Dedicado às mães: chaleira, berço, cadeira alta, aquecedores de biberões, fraldas, lenços refrescantes
- quartos para fumantes
- quartos acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção
- alguns quartos, chamados de “suite” possuem ainda o serviço Suite Ambassador:
- Transfer gratuito FS S.Maria Novella ou ao aeroporto
- Check-in antecipado (h.9:00) e un check-out tarde (h.17:00), sujeito à disponibilidade
- assistência de governante para ajudar na bagagem
- maquina de café expresso
- café da manhã exclusivo à la carte no ristorante gourmet Santa Elisabetta
- prioridade nos serviços
- flores e champagne no quarto
Dos serviços do Hotel, eu utilizei a internet e o depósito de bagagens, e tive os serviços do quarto suite que realmente fazem o hóspede se sentir bem mimado, e quem não gosta?
Como era o quarto:
Eu fiquei na “suite” com banheira de hidromassagem e vista para a torre do Palazzo Vecchio.
No quarto tinha maquina de café expresso e chá, além de um frigobar cheio de bebidas, opções de snacks e biscoitinhos toscanos. Fui recebida com uma garrafa prosseco geladinha, e flores no quarto. O quarto era enorme, com sala, quarto, closet, banheiro com opção dupla de chuveiro e banheira.
Vejam as fotos do meu quarto:
Duas coisas bem legais eu achei neste quarto: o fato de ter uma tomada dentro do cofre, onde o hóspede pode sair do quarto levando o cartão (que apaga toda a energia do quarto) e manter carregando o celular, ou o laptop. Alias o laptop cabe dentro do cofre. Outra coisa é a base para Ipod ou celular no quarto. Uma coisa que pra muitos pode ser bobagem, mas eu sou o tipo que nunca acha a tomada para acender ou apagar a luz que quero, achei muito interessante o desenho em cada tomada de luz para saber de que local se refere.
São no total 96 quartos, divididos em 2 tipos, camere e suite. As Suites tem serviços à mais, como governanta, transfer etc, como citei acima. Algumas dessas suites tem vista para o Duomo, varanda panorâmica, e uma tem uma jacuzzi externa.
Em geral, os quartos do Brunelleschi têm estilo contemporâneo, ar-condicionado e aquecedor. Os banheiros contam com espelho para maquiagem, secador de cabelo e amenidades de banho Maison Dr Vranjes. Os quartos são limpos 2 vezes por dia e oferecem serviço noturno de arrumação de cama.
Ainda há uma suite especial, a Pagliazza Tower Suite, que fica na Torre, para se sentir uma princesa! Esta suite tem 2 andares e 2 banheiros. Veja abaixo as fotos. Pra quem é curioso, o diretor disse que na alta estação pode superar os 2.000 euros a diária! A vista é magnífica!
Restaurante:
O hotel possui 2 ótimos restaurantes, o Osteria della Pagliazza, e o Ristorante Santa Elisabetta, além do Bar Tower. No verão as mesas do restaurante ficam na praça do lado de fora do hotel, e cria um ambiente bem legal.
Eu jantei no Osteria della Pagliazza, porque no domingo à noite, quando foi minha estadia, o Restaurante estava fechado. O restaurante tem várias opções de pratos, eu comi uma entrada de polenta frita com carne de coelho e depois uma massa recheada, os pratos em média de 15/20 euros por prato, um preço muito bom pela qualidade dos pratos.
O Ristorante Santa Elisabetta é o melhor restaurante do Hotel, com menu mais gourmet, e jantar à luz de velas. Ela possui poucas mesas e fica dentro da torre. Já o Tower Bar fica ao lado da Osteria e oferece dinks e uma enorme carta de vinhos.
No Tower bar é possível fazer degustações de vinho, de gelato e ainda há aperitivos especiais nos domingos com champagne Perrier-Jouët.
Café-da-manhã:
O café-da-manhã foi bem completo, pra não dizer enorme! Acho quem nunca estive em um Hotel com um café da manhã tão completo, de salgado a doce, opções de suco, café espresso, chá, chocolate quente. Além de um menu alla carte.
Passei pelo momento “não sei nem por onde começar”.
Reservas e custo:
A minha estadia no Hotel foi uma cortesia (leia abaixo), mas o preço da diária no hotel varia segundo o período do ano, na época da minha estadia o custo era de € 230 euros por noite.
Ao reservar veja os serviços incluídos, segundo o tipo de acomodação que escolher, como citei acima. Mas estão incluídos sempre: Wi-fi e café-da-manhã.
O estacionamento é à pagamento, e se você decidir utiliza-lo, é necessário reservar, e depois pedir para incluir sua placa na “lista bianca” que retira a multa para a ZTL (já expliquei aqui), portanto não precisa de preocupar! O custo do estacionamento é de 35 à 39 euros. Acima eu expliquei como chegar até o hotel com o carro.
Ponto positivo: localização perfeita, luxo, detalhes nos quartos que fazem o hóspede se sentir em casa.
O hotel Brunelleschi recebeu o prêmio, BEST LUXURY VALUE 2017 do Condé Nast Johansens.
Todo o staff do hotel foi muito educado e gentil – nota 10.
O Passeios na Toscana recomenda como boa opção de Hotel em Firenze, Itália!
Para reservar diretamente com o hotel, clique aqui, ou com o Booking aqui.