Aniversário de Michelangelo e algumas curiosidades…

06/mar | por Deyse Ribeiro

Hoje é aniversário de Michelangelo Buonarroti, o grande escultor, arquiteto, pintor e poeta (sim minha gente, ele escrevia!).

Imagem

Michelangelo nasceu em Caprese, Toscana, dia 6 de março de 1475 e morreu em Roma, 18 fevereiro de 1564, aos 89 anos.

Ele foi o grande protagonista do Renascimento. Foi um artista maravilhoso, genial, mas ao mesmo tempo problemático e inconstante. Pra mim, um bom exemplo dessa inconstância emocional do artista podemos ver na Pietà Bandini (em Florença), nela, num momento de fúria e descontrole Michelangelo destrói a sua peça, arrancando um braço e uma perna.

Imagem

Os trabalhos famosos de Michelangelo são: Pietà do Vaticano, David de Florença e a Capela Sistina.

O estudo das suas obras marcou a geração de artistas que vieram depois dele, podemos comparar as obras de Michelangelo e de seus seguidores visitando o Museu da Academia de Belas Artes de Florença, e na sala Rossa do Museu da Galleria degli Uffizi, alias o Diretor do Museu colocou o quadro de Michelangelo no meio para que possamos fazer exatamente essa comparação.

Imagem

Imagem

Muita gente não sabe, mas o quadro que é exposto no Uffizi é o único quadro comprovadamente de Michelangelo!!!! Ele é conhecido pelos afrescos na Capela Sistina, mas não era muito de fazer pinturas, sua paixão era a escultura. O museu do Louvre e o National Gallery dizem possuir quadros de Michelangelo, mas nem todos os historiadores da Arte creem que seja de Michelangelo, nem mesmo o National Gallery o expõe.

Outra curiosidade sobre Michelangelo:

  • ele escrevia cartas e poemas, alguns curiosos, outros românticos: Escreveu poemas a Vittoria Colonna, sua amiga de longa data e para o seu “amado” Tommaso de´Cavalieri. Uma carta curiosa foi escrita por ele ao seu sobrinho, dizendo que este deveria arrumar logo uma mulher e se casar para assim manter o nome da família, mas segundo ele, “mulher boa de casar é mulher com quadril largo para dar muitos filhos”.

Imagem

  • quando Michelangelo morreu seu sobrinho posteriormente publicou alguns de seus poemas, mas como existia um “alto teor homoerótico” para a época, alguns autores acreditam que ele modificou o sexo e algumas partes do texto. Eis o texto https://www.bibliotecaitaliana.it/exist/ScrittoriItalia/show-text.xq?textID=mets.si063
  • em 1978, foi descoberto um subterrâneo na Sacristia Nova, hoje conhecido como Museu Cappelle Mediecee em Florença. Neste subterrâneo, depois de anos de má conservação e descaso (era um local escuro, sem luz) resolveu-se limpar e talvez aproveitar o local e aí veio a grande descoberta, desenhos de Michelangelo na parede!!!!  Aí começou-se a acreditar na lenda que sempre existiu que Michelangelo se refugiou em um subterrâneo durante o retorno da família Medice em 1530 com medo de ser morto, e foi alimentado por um padre durante meses. Portanto, um pequeno esconderijo, que não é aberto ao publico exatamente pelo difícil acesso, guarda hoje os desenhos de Michelangelo mantidos por quase 500 anos!

ImagemImagemImagem

Acompanhe o blog no:

clique e saiba mais

clique e saiba mais

Quer conhecer bem a Toscana?
Veja alguns dos passeios que ofereço!
Um passeio guiado é a melhor forma de conhecer a arte, a cultura e a gastronomia local!


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!