By

Esta chegando o Natal e é aberta a temporada de compras de presentes! Em toda a região, e claro, em muitas cidades Italianas, começam as feirinhas, ou como são chamados aqui os Mercadinhos de Natal na Toscana.

  • Itália para Brasileiros

Acredita-se que os primeiros mercados de Natal datam de 1434, na Alemanha e na Alsácia, com o nome original de Mercato di San Nicola. Depois da Reforma Protestante foram renomeados como Mercados de Natal, em oposição ao culto dos santos.

Esta tradição se consolidou ao longo do Norte em várias cidades italianas.

Leia aqui sobre os Mercados de Florença durante todo o ano.

Os melhores Mercadinhos para levar as crianças com certeza são o de Montepulciano, onde além do mercado tem a casa de Papai Noel, a cozinha, onde aprender a fazer os biscoitos de natal, e muitos jogos, depois ainda Montecatini Terme que tem uma área como uma mini-cidade teatral sobre o natal (ainda vou escrever aqui), e Chianciano Terme.

**Atualizado com os Mercados de 2019 – podendo ainda ser acrescentados mais eventos até dezembro. Última atualização 27.10.2019.

mercadinho-de-natal-montecatini-terme_4

Em geral, nos mercadinhos de Natal da Toscana, poderá encontrar Papai Noel, escrever a cartinha, experimentar o melhor da culinária invernal, e comprar os melhores presentes de natal dos artesãos da Toscana, uma ótima ideia de souvenir!

É importante saber que você vai encontrar praticamente tudo fechado dia 25 de dezembro e 01 de janeiro, além disso, outras datas que pra nós brasileiros não são feriados, mas que na Itália são e muita gente não se liga são:

  •  26 de dezembro –  Dia de Santo Stefano (Santo Estevão)
  • dia 6 de janeiro – Epifania

Nessas duas datas as lojas fecham!

Muita gente não sabe, mas no dia 26 de dezembro é feriado, é comemorado o dia de Santo Stefano. Já na a noite do dia 5 de janeiro acontece a Festa da Befana, leia sobre esta festa → A festa da Befana na Itália, como nasceu a lenda?

Leia ainda:

EM FLORENÇA:

Mercatino di Natale Heidelberger (Alemão)
De 23 de novembro à 22 de dezembro  
Piazza Santa Croce
Das 10 às 22s
Na cidade existem vários “Mercados” de Natal, aliás um dos clássicos programas fiorentinos de fim de semana é passear por esses mercados! Sem sombra de dúvida, o mais famoso e tradicional é o  Mercado Alemão, ou chamado de “Heidelberger Weihnachtsmarkt” que fica na Piazza Santa Croce com mais de cinquenta estandes, pronto para acomodar artesanatos e produtos gourmet de toda a Europa. Uma oportunidade de mergulhar em uma atmosfera única de Natal, entre os sabores de produtos tradicionais alemães, como vinhos, salsichas bávaras (wurstel bavaresi), pretzels, cerveja, mas também doces e alimentos de toda a Europa como o famoso kürtőskalács: o doce típico húngaro também conhecido como “bolo chaminé”, devido à sua forma e é o mais antigo doce da Hungria. Há ainda os famosos crepes franceses, e depois as especialidades doces e salgadas da Polônia, e ainda menus típicos da Holanda, Áustria e Grécia. No Mercado de Natal não perca as ideias e os objetos para decorar a casa e a árvore, com bolas de Natal feitas inteiramente à mão. Aberto todos os dias, das 10 às 22hs. Mais informações aqui.

Ailo Christmas Bazaar:
Dia  30 de novembro a 1 de dezembro
Giardino dell’Orticultura,
dia 30 das 15h às 18h, e dia 1 das 10h às 18h
Bazar de Natal AILO- American International League de Florença, um dos mais antigos eventos de caridade em Florença, organizado sob o patrocínio da Câmara Municipal de Florença e agora em sua 42ª edição, para apoiar projectos pelas principais associações de ONGs da Província de Florença e dedicado ao suporte de pacientes hospitalares ou cuidados em casa do doente, a reintegração social das pessoas com deficiência, para ajudar as crianças, as famílias em necessidade ou animais abandonados. Info aqui.

Natale per File
De 6 a 8 de dezembro
Palazzo Corsini, Lungarno Corsini, 8
Das 10 às 19 hs.
Mercado em prol da Fundação Italiana de Leniterapia, ou seja, um mercado de solidariedade e beneficência, onde serão presentes marcas de artesanato fiorentino. Mais informações aqui.

La Fierucola: Fiera della Immacolata:
Dia 7  e 8 de dezembro
Piazza Santíssima Anunziata
das 9.00 às 19.00
Não sabemos com certeza o ano em que foi celebrado pela primeira vez esta festa popular em Florença, mas certamente remonta há centenas de anos atrás. Em 7 de setembro foi comemorado Demetra, deusa da agricultura e da colheita, venerado desde a Grécia antiga. Em 7 de setembro, coincidiu no entanto, com a véspera do aniversário do nascimento da virgem Maria, celebrada no dia seguinte. Assim, para celebrar a fertilidade da mulher e da mãe terra, as famílias camponesas da Toscana foram em peregrinação à Igreja de SS . Annunziata, em Florença, e assim no dia seguinte, abrigava um grande mercado ao ar livre onde eram oferecidos para venda vários tipos de produtos agrícolas e itens artesanais. Saiba mais aqui.

Presepe ai Bassi :Parrocchia del SS. Nome di Gesù ai Bassi:
8 de dezembro a 3 de janeiro
Via dell’Argingrosso, 107
das 9.00 às 19.00
Este ano, a paróquia apresenta o presépio de Natal, com novas cenas e novos personagens que tornam a visão ainda mais evocativa da cena da natividade. A representação abrange uma área de mais de 50 metros quadrados, com uma centena de estátuas, sessenta dos quais em movimento. Amplo espaço será dedicado aos detalhes: a neve, o nevoeiro na lagoa, o fumo que sai de chaminés e muito mais. Info aqui.

 

OUTROS EVENTOS:

– F-Light : jogos de luz
8 de dezembro a 6 de janeiro
festa de natal de luz de Florença  – Após o grande sucesso das últimas edições, Florence está se preparando para iluminar com “F-Light”: o Festival da Luz de Florença por um mês lançará nova luz sobre os monumentos e praças da cidade. O evento oferecerá video-mapping, projeções, jogos leves, instalações artísticas, atividades educativas, visitas especiais a museus, shows e encontros culturais. AINDA NAO FOI INFORMADA A PROGRAMAçAO  – fiz já o texto sobre esse evento – Florence Light Festival – a festa de Natal de Luz de Florença

Toscana Winter Park dell’Obihall:
De 20 novembro à 20 de fevereiro de 2020
Obihall
Se você não pode ir as montanhas e se familiarizar com os esquis, até o dia 20 de fevereiro, você poderá aproveitar da Toscana Winter Park no Obihall em Florença. Aqui, além de patinação no gelo, você pode se dedicar aos esportes invernais. Veja aqui o programa, para informações e preços, veja o site oficial. De 2o de novembro à 20 de fevereiro de 2020.

EM OUTRAS CIDADES DA TOSCANA:

natal florença mercado_36Na província de Florença

FIRENZUOLA: – 9 a 16 de dezembro Mercado de Natal “FIOCCHI DI NATALE” com música e jogos à partir das 10 hs no centro histórico. Info aqui.

PALAZZUOLO SUL SENIO : dias 1,8,15 de dezembro – Magie dell’Avvento e 1.000 Presepi, evento que transforma o país em uma fascinante percurso através das mais belas e característicos presépios, adornados com de todos os tipos de material, habilmente criados pelas mãos de comerciantes, moradores e associações de Palazzolo. Já no dia 26 um presépio vivo pelas ruas da cidade. Info aqui.

  • Fotógrafo na Toscana

BORGO SAN LORENZO : dias 8 de dezembro a 6 de janeiro -NATALE SPECIALE A BORGO SAN LORENZO,  Info aqui.

CHIANTI :  Mercado de Natal da cidade com ideias de presente. Info aqui.
Greve in Chianti: 8 de dezembro
Strada in Chianti: 22 de dezembro
San Polo in Chianti: 15 de dezembro
Panzano in Chianti: 14 de dezembro

BARBERINO DI MUGELLO8,15 e 22 de dezembro Mercado de Natal “Natale in Corso” com o tradicional mercado de Natal, bingo e entretenimento na praça e nas ruas com artistas de rua e outros eventos. Das 9,00-21,00. Saiba mais aqui.

CERRRETO GUIDI: 8 de dezembro a 13 de janeiro  – La via dei Presepi  – A Via dei Presepi de Cerreto Guidi (Florença), organizada pela Paróquia de San Leonardo. Os presépios serão visíveis em todo o centro histórico, para serem  descobertos seguindo o mapa, não só nos espaços, mas também nas portas, janelas, sacadas, igrejas, vitrines, campanário e Villa Medicea, de 8 de dezembro a 13 de janeiro. Horário: dias da semana 15-19, sábados e feriados 10-13 e 15-19.

mercadinho-de-natal-montecatini-terme_8

Na província de Pisa:

PISA:  vários eventos nesta cidade, a prefeitura da cidade ainda disponibilizou um calendário enorme de eventos no mês de dezembro, que você pode ver aqui.

  • La Stazione Incantata: dias 1 de dezembro na Stazione Leopolda, de 10 às 20 – Esperando por Papai Noel … shows de teatro, fantoches, leituras animadas, oficinas criativas, espaço suave e muitas outras atividades divertidas. A estação encantada é um evento cultural dedicado a meninas e crianças de 12 meses a 12 anos. Informações aqui.
  • La Fabricca di Babbo Natale 13,14 e 15 de dezembro – Aresenali Repubblicani, Via Bonanno Pisano, 2 Zona Cittadella. Na Fabbrica di Babbo Natale, seus filhos serão os protagonistas da magia da fábrica, onde os duendes preparam os brinquedos que o Papai Noel entregará a todas as crianças do mundo; poderão fazer brinquedos magníficos e muitas idéias de presentes com as próprias mãos. Eles também se divertirão escrevendo e postando a carta diretamente nos correios do Papai Noel, participando de shows de mágica e de teatros de bonecos, e também haverá maquiagens de Natal. Finalmente, você não pode perder a maravilhosa e acolhedora casa do Papai Noel, um cenário único que imergirá todas as crianças e por que nem as melhores na mais bela atmosfera de Natal.
  • Patinação no gelo: Este ano, foi criada em Piazza Vittorio Emanuele II, uma grande pista de patinação no gelo. Atraente para experientes e fãs de patinagem, com a oportunidade de viver mais intensamente o clima de Natal na cidade. A pista de gelo na Piazza Vittorio Emanuele II é aberto diariamente 10,00-24,00 de final de novembro –  janeiro

mercadinho-de-natal-montecatini-terme_9

CIGOLI – San Miniato: 7 de dezembro a 12 de janeiro de 2020 – Também este ano nas instalações da Paróquia de São João Batista em Cigoli, se terá o já famoso “Presépio de Cigoli” agora em sua décima terceira edição, e é um dos maiores presépios artísticos da Toscana que tem visto a 2011 mais de 20 mil visitantes de várias partes da Toscana, na Itália e no exterior. O presepe será aperto do dia 6 de dezembro até o domingo depois da epifania, sempre das 9,00 – 13,00 e das  14:30 – 20,00 todos os dias. Info aqui.

O enrome mercado de Natal de Montepulciano

O enrome mercado de Natal de Montepulciano

Na província de Siena:

SIENA:

  • 7 e 8 de dezembro Mercato del Campo – Mercado com 150 bancos com ideias para presentear no natal. Info aqui.
  • a partir de 16 de novembro NATALE A SIENA: O Natal em Siena este ano será realmente incrível, um calendário de eventos que durante toda a temporada de Natal oferecerá magia e diversão a toda a cidade. As comemorações começarão no dia 16 de novembro com a inauguração da “Villaggio di Natale” e do “Paese dei Divertimenti” que animarão a Piazza Matteotti, a Giardini della Lizza e a Piazza Madre Teresa em Calcutá durante todo o período de Natal. A casa do Papai Noel, a pista de patinação, os mercados e muitas outras atrações fantásticas encantarão jovens e idosos. A partir de 1º de dezembro, as luzes acenderão e que luzes! A grande novidade de 2019 será, de fato, “Uno spettacolo di luci”, projeções de luzes, mapas de vídeo e muitas novas luzes que tornarão a atmosfera de todo o centro histórico especial e ainda mais mágica. O primeiro mapeamento de vídeo será dedicado às crianças na Piazza Matteotti, de 7 de dezembro a 6 de janeiro, enquanto a segunda exibição ocorrerá na Piazza del Campo, no dia 13 de dezembro, por ocasião de Santa Lúcia, e continuará até 26 de dezembro, com um calendário que será em breve revelado. O Banca Monte dei Paschi di Siena também participará das iniciativas de Natal com a iluminação tradicional de sua árvore na Piazza Salimbeni, domingo, 1º de dezembro. Em 15 de dezembro, uma bela árvore de Natal será inaugurada dentro da Cortile del Podestà. Uma ampla oferta que também deixa espaço para a arte com a Exposição de Presépios do Mundo na Magazzini del Sale e a exposição dedicada aos 70 anos de Tex em Santa Maria della Scala. A cidade estará envolvida em uma grande festa ininterrupta, com luzes, pinheiros decorados, presépios, eventos e eventos a serem descobertos pelas ruas e becos de Siena, a pé ou a bordo do trem de Natal que fará com que todas as crianças voltem.
  • Fiera di Santa Lucia – Igreja de Santa Lúcia, Pian dei Mantellini. Todos os anos, no dia 13 de dezembro, dia da memória de Santa Lúcia, é realizada a tradicional festa em Siena – uma das mais queridas pelos sienenses – com missas celebradas na Igreja de Santa Lúcia (das 8 às 18h30, geralmente presidida pelo ‘Arcebispo, enquanto que durante todo o dia os sacerdotes estão disponíveis para transmitir a bênção dos olhos) e a feira tradicional de produtos artesanais de Siena e Natal em Pian dei Mantellini. Pode-se dizer que toda criança sienesa foi acompanhada por pais, tios ou avós em Santa Lucia para levar os sanduíches abençoados e comprar o sino de terracota com as cores de seu distrito, as estátuas do presépio, o doce brigidini de Lamporecchio. E que, como adulto, ele não fez o mesmo com seus filhos e netos: uma tradição íntima e familiar que continua de geração em geração. info aqui

CHIANCIANO TERME: 23 de novembro a 6 de janeiro de 2020 – Chianciano Terme se transforma na Cidade do Papai Noel, uma charmosa vila de Natal. Haverá também um mercado com barracas com muitas idéias de presentes e uma deliciosa cozinha em uma atmosfera maravilhosa de Natal. O trem decorado com um tema de Natal vai trazer jovens e idosos para as ruas. Sexta-feira: das 15:00 h às 20:00 h, Sábado e domingo: das 09:30 h às 20:00 h – DESCUBRA TODAS AS ABERTURAS EXTRAORDINÁRIAS. Mais informação aqui.

MONTEPULCIANO: 16 de novembro à 6 de janeiro de 20120. Uma verdadeira Villa de Papai Noel em pleno centro histórico, com castelo, carroça histórica, pôneis, alem de uma pista de patinação. Piazza Grande, Piazza Danesi e Via San Donato. Mercado aberto dias 16-17, 23-24, 30 novembro- 1, 6-7-8, 13-14-15, 20-21-22-23-24 dezembro das 10:30 às 19:30, dia 25 somente à tarde e de 26 de dezembro a 6 de janeiro, todos os dias das 10:30 às 19:30. Mais informações aqui

ABBADIA SAN SALVATORE : 

  • de 7 de dezembro a 6 de janeiro –  Città delle Fiacole – A cidade das tochas prepara sua temporada mais quente: todo o país está pronto para renovar um dos mais antigos festivais de fogo italianos, uma tradição milenar intimamente sentida e muito envolvida. No início de dezembro, quando se começa oficialmente a construção das Torchas de madeira típicos em forma de pirâmide de até sete metros de altura que aguardam o céu aguardando dia 24, quando serão queimados. Uma obra exigente cujos segredos são transmitidos de geração a geração, para celebrar um ritual de fogo que envolve toda a comunidade, abraçando significados simbólicos pagãos e religiosos. Site 
  • 24 de dezembro – Na noite da véspera de Natal em San Salvatore, o calor das tochas e cantar dos pastores ao fogo trazem à mente memórias antigas, é o Fiaccole della Notte di Natale. Sua origem é antiga, quando para ir a Missa do Galo, os moradores em torno da abadia e das aldeias ao longo da Via Francigena em Val di Paglia deveriam ir até a Abadia para assistir à Missa do Galo e ali se acendiam fogueiras para se aquecer ao redor do complexo do mosteiro. Portanto, se relembra essa origem da fogueiro no dia 24 de dezembro, as 18:00 com a “Cerimônia de poder”, onde ocorre a bênção do fogo, que marca o início da festa. Às 21:00 o execução do Presepe vivo, onde os gaiteiros e outros grupos de pastores cantam a música “Bom Pastor” (pastorelle), com tochas caminhando ao redor do centro histórico à espera da missa do galo.
  • Sobre esta grande fogueira de natal de Abbadia San Salvatore, leia -> A tradição das fogueiras de Natal na Toscana

Na província de Arezzo:

AREZZO: de 16 de novembro à 26 de dezembro –  veja site oficial com toda programação AQUI :

  • LA CASA DI BABBO NATALE CON SANTA CLAUS GIGANTE – Uma grande vila de Papai Noel se erguerá aos pés da Piazza Grande entre afrescos e animações para crianças. A localização evocativa e fascinante será a do Palazzo della Fraternita dei Laici, um edifício histórico que remonta a 1300 e sede da Irmandade dos Leigos. Entre os afrescos de Teofilo Torri, as oficinas para crianças e a magia do Natal, você pode descobrir o Papai Noel mais iluminado do mundo, com mais de 100.000 LEDs. Um Papai Noel gigante por mais 5 metros, único na Itália! (16-17-23-24-30 novembro / 1-7-8-14-15-21-22-23-24 de dezembro, das 10 às 13 e das 14 às 18h30 – Entrada: 3 crianças e 5 adultos )
  • A GRANDE VILA LEGO, A ARTE DE TIJOLO DE NATAL CHEGA AO PRATO A mega vila de Lego será construída em Prato di Arezzo, um oásis verde onde você pode entrar no mundo mágico e encantado dos tijolos de Lego. 600m² de exposição, escolha e construa shows e oficinas com a possibilidade de construir seu próprio Lego de Natal e levá-lo para casa. E então Lego Star Wars, Lego Ninjago, Lego vintage com veleiros e batalhas da época. Uma cidade completamente animada por tijolos de Lego e uma exposição de colecionadores a não perder, graças à colaboração com a associação Club del Mattoncino. (16-17-23-24-30 novembro / 1-7-8-14-15-21-22-23-24 de dezembro, das 10 às 13 e das 14 às 18h30 – Entrada: 3 crianças e 5 adultos )
  • CENE IN BAITA CON MENU’ TOSCANI E TIROLESI – JANTARES NA BAITA COM MENUS TUSCANO E TIROLês – Eles também retornarão aos jantares de cabanas de montanha muito populares. As datas já foram definidas: 22, 29 de novembro e 6 de dezembro. Grande espaço para gastronomia e especialidades típicas tirolesas. Dos alimentos e produtos típicos do Tirol ítalo-austríaco, como grão, brezen, strudel, alcaçuz e chocolate e outras especialidades, aos primeiros pratos como o famoso spatzle, aos tradicionais sanduíches austríacos com queijo derretido, à canela e ao porco assado . Toda quinta-feira a cabana ganha vida com jantares temáticos, com menus tirolês e toscano. Um experimento de fusão que dobra este ano também às sextas-feiras com música, entretenimento e coquetéis especiais na cabine grande. Diversão garantida até tarde! Para informações e reservas: Logge Vasari, 0575 295894 ou Lancia d’Oro, 0575 21033.
  • I VENERDI’ IN BAITA – SEXTA-FEIRA NA BAITA Música, coquetéis, buffets e entretenimento. Esta é a receita para as sextas-feiras na Baita, promovida pelo Vasari Cafè na Piazza Grande durante os mercados de Natal de Arezzo. Noites mágicas de Natal na grande cabana tirolesa com os barmen Vasari Cafè. Para informações e reservas: Vasari Cafè, Matteo Scoscini 3495106902
  • Villaggio tirolese ad ArezzoDe 16 de novembro a 26 de dezembro de 2019, retorna o maior mercado tirolês da Itália. Na esplêndida localização da Piazza Grande, trinta e quatro casas de madeira, a grande cabana da montanha tirolesa com comida e comidas típicas. A grande novidade da edição de 2019 são as duas baitinas para degustar cervejas e sobremesas tirolesas. Um grande mercado onde você pode comprar objetos, bolas e decorações de Natal, presentes de Natal, artefatos de madeira, gastronomia, produtos típicos e as melhores cervejas tirolesas. Muitos eventos, shows e eventos paralelos: a Casa do Papai Noel no prédio da Fraternita, jantares em cabanas nas montanhas, visitas guiadas ao centro histórico de Arezzo, sextas-feiras com música e coquetéis, jardim de natal com pinheiros, plantas e cestas Natal e artesãos e escultores de madeira que esculpem, os expositores mais importantes de toda a Europa. E no Prato, a grande vila de tijolos de Natal Lego. Descubra tudo no site www.mercatodinatalearezzo.it – Datas de abertura: 16-17-21-22-23-24-28-29-30 novembro, 1-5-6-7-8-12-13-14-15-19-20-21-22-23-24-25-26 dezembro. Horário: quinta-feira das 14:00 às 21:00, Sexta-feira a sábado e domingo 10-21 (cabana aberta até 23:00)

foto – comune di Arezzo

foto – comune di Arezzo

CORTONA: aguardando informação Natale a Cortona, o Natal em Cortona colore todo o centro histórico da cidade com eventos e eventos de 17 de novembro a 13 de janeiro. Também este ano voltará todas as tradições do Natal em Cortona: as iluminações de Natal em toda a cidade, os mercados de Natal na Piazza Signorelli (30 de novembro, 1-2-7-8-9-14-15-16-21- 22-23-24-25-26-27-28-29-30-31 dezembro e 1-2-4-5-6 de janeiro), o Ano Novo nas praças e o lançamento dos balões de Led. Depois haverá várias novidades, entre as quais destacam-se Cortobuskers, o festival de artistas de rua (5 e 6 de janeiro) e a Casa do Papai Noel no Santuário de Santa Margherita. Uma menção especial no Winter Park, que será inaugurado em 17 de novembro e sediará a maior pista de gelo na Itália central, juntamente com barracas de comida e vinhos e artesanato . Info aqui.

LUCIGNANO: 14 e 15 de dezembro – Fiera del Ceppo, onde se encontra presépios, jogos de madeira, bonecas, decoração de natal, e o melhor da gastronomia local. Info aqui.

CHIUSI DELLA VERNA: 24 de novembro e 1,8,15,22,23,e 24 de dezembro – Mercatini di Natale – Por ocasião das próximas festividades de Natal, os tradicionais mercados de Natal estão de volta em Chiusi della Verna! Pelo quarto ano consecutivo, estruturas de madeira serão instaladas na praça central da vila que abrigará estandes artesanais locais, amadores e comida e vinho. O mercado oferece itens originais, idéias de presentes para decorar o seu Natal de uma forma original. Na “área de glutonaria” da aldeia natalícia você poderá satisfazer pequenos pecados, como vinho quente, chocolate quente, castanhas assadas, donuts, strudel, algodão doce, cachorro-quente e batatas fritas, pizza, tigelle e muito mais! Info aqui.

Na província de Pistoia:

PISTOIA : aguardando informação

MONTECATINI TERME : aguardando informação – Montecatini se transforma na cidade do Papai Noel, onde as crianças podem visitar a casa do Papai Noel, conhecer o Pinóquio, fazer aula de chocolate e muito mais. Horário: todo fim de semana (sexta e sábado e domingo) de 10 às 21 –  De 21 a 31 de dezembro, aberto todos os dias. Mais informação aqui. Veja o post completo contando sobre o Mercado de Montecatini, com todos os detalhes da cidade do Natal!

 

Na província de Lucca:

LUCCA:

  • Il Piccolo Regno di Babbo Natale – 30 de novembro, 1, 7 e 8 dezembro –  na Casa del Boia –  onde os elfos vão fazer os brinquedos junto com sua ajuda fundamental, você pode assistir a shows de malabarismo, fantoches, baby dance e muito mais ……. Info aqui.
  • Gran concerto di Natale: aguardando informação
  • Mercatino Italiano di Natale: aguardando informação

BAGNI DI LUCCA : 14 e 15 de dezembro –   la Valle di Babbo Natale – O Vale do Papai Noel está de volta em Bagni di Lucca, no sábado, dia 15, a partir das 14h e no domingo, dia 16, a partir das 19h. Também este ano o Papai Noel vai pousar em Bagni di Lucca e por dois dias ele passará a residir no Bagno  alla Villa. Aqui as crianças podem conhecê-lo e dar-lhe as cartas. Enquanto isso, as ruas da aldeia serão preenchidas com as bancas do mercado de artesanato e comida e vinho, será colorido graças aos muitos artistas de rua. Como sempre, a entrada na Casa do Papai Noel é gratuita. Mais informação aqui.

 Na província de Livorno:

LIVORNO: 23 de novembro a 6 de janeiro de 2019 –  Villaggio di Natale, no parque no Ippodromo Caprilli em Livorno  mágica Vila do Natal. Entre os desfiles de elfos, cantores, contos de fadas e a inevitável casa de Papai Noel. Você poderá conhecer a “Via per la magia del Natale”, “via degli Elfi”, “Traversa Casa di Babbo Natale” “via delle Botteghine”  são apenas alguns dos endereços desta encantadora vila animada em um lugar igualmente adorável na cidade, o parque de Villa Mimbelli, à poucos passos do mar. Mais informação aqui.

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.
 tag: Eventos, Mercadinhos e Feiras de Natal na Toscana

  • Fotógrafo na Toscana
 

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.