Conhecendo o Museu do Carnaval de Viareggio

18/fev | por Deyse Ribeiro
Museo del Carnevalle di Viareggio

Museo del Carnevalle di Viareggio

Nos outros 2 posts anteriores sobre o Carnaval de Viareggio contei o que é o Carnaval da cidade, como acontece, como são feitos os carros, além de indicar a programação deste ano e neste conto sobre o Museu do Carnaval.

Alguns dias antes do Carnaval pude visitar a Citadella e conhecer o Museo del Carnevale, um museu um pouco fora das rotas típicas do turismo de massa, mas que é muito interessante e nos faz mergulhar no “Carnevalle de Viareggio” e perceber que a criatividade artística italiana, vai além de quadros, esculturas e roupas.

Depois de Veneza, o carnaval mais famoso da Itália é o de Viareggio!

Leia os posts:
Carnaval de Viareggio: parte 1 – o que é e como ocorre?
Carnaval de Viareggio – parte 2 – a realização e a programação 2014

O MUSEU – Museo Del Carnevale di Viareggio

Projetado pelo arquiteto Francesco Tomassi, o Museo del Carnevale, que foi inaugurado em dezembro de 2001, está localizado dentro da nova estrutura da ” Cittadela del Carnavale” (falei dela aqui), parecida com a cidade do Carnaval,  local onde se fabricam os carros alegóricos. O Museu é a memória histórica do carnaval da cidade, onde os visitantes podem entender e apreciar a magia deste evento tradicional de Viareggio.

A CIttadella

A CIttadella

Para receber os visitantes com um sorriso e convidá-los para o mundo extraordinário do carnaval há uma estátua de Burlamacco, produzido por Uberto Bonetti em 1930.

P1060272

O Burlamaco

O Museu conta a história do Carnaval de Viareggio desde as suas origens antigas, 1873.
No hall do primeiro andar estão fotografias antigas em preto e branco, documentos históricos e cartas originais, páginas de jornais.
Uma procissão de modelos de carros alegóricos, guardados em tecas transparentes marcam o início do percurso, onde estão expostos os modelos dos carros alegóricos vencedores das edições anteriores com os vários temas abordados. São expostos ainda uma série de obras originais de alguns artistas famosos, incluindo: Henry Pranpolini, Lucio Venna, Moisés Levy e Uberto Sonetos.

Os anos passam, mas a sátira permanece inalterada, bem como as falhas da Itália …

Ainda temos desenhos hilariantes, como os que explicam como se deve colocar os “mascheroni” (grandes mascaras de carnaval) na cabeça e como  eles devem ser treinados. Essas são as máscaras a pé, ainda presentes hoje no desfile de Carnaval: estruturas de papel marché de 3 metros de altura, apoiados por uma estrutura de madeira manobrado por um homem.
Mascheroni - máscaras de papel marche de até 3 metros vestidas e levadas por 1 pessoa durante o concurso

Mascheroni – máscaras de papel marche de até 3 metros vestidas e levadas por 1 pessoa durante o concurso

Grande atenção é dada à fase do “beveraggio” (hora de beber) os pobres coitados que estavam sob essas máscaras por toda a duração do concurso tinham de alguma forma, de serem puxados para fora! Então, através de um buraco de borracha (o “puppaiola“) poderiam  beber “vino Chianti di vello bono” – um bom vinho Chianti!
buraco de borracha (o "puppaiola") poderiam  beber "vino Chianti di vello bono" - um bom vinho Chianti!

buraco de borracha (o “puppaiola”) poderiam beber “vino Chianti di vello bono” – um bom vinho Chianti!

um exemplo de mascheroni

um exemplo de mascheroni

O museu ainda é possível observar as fases de construção, a partir do esboço para o produto acabado, o nascimento da máscara, a técnica de papel marche, ou “carta a calco” viareggina“, como é chamado. Revelando assim a habilidade desses artistas extraordinários para capturar e expressar a sátira viareggina, graças à linguagem da caricatura, mostrando os vícios e defeitos da civilização moderna.

As matérias-primas são a argila e papel marche que fabricam: modelos de cabeças, baixos-relevos, corpos, figuras de animais, e muito mais, evidenciando a genialidade, a arte e o artesanato dos construtores.

as matérias -primas

as matérias -primas

Para intrigar visitantes uma grande mão e uma cabeça de dragão, ambos de papel machê, revelando os segredos dos efeitos especiais dos carros.

IMG_3837

Ainda há uma seção mostrando como era o local do desfile, o viale Regina Margherita, próximo ao mar de Viareggio desde o inicio do Carnaval até hoje.

IMG_3810

1917

IMG_3811

Além de uma área de fotos antigas.

Com mais de 300 metros quadrados no piso térreo do museu são criadas oficinas educativas, onde onde as crianças podem praticar as técnicas mais básicas de manipulação do papel marche para o molde.

Para os estudantes do ensino médio ou para todos aqueles que quiserem tentar experimentar os processos de modelagem e aprender todas as etapas de processamento de papel marche para moldar vocêé possível organizar cursos personalizados.

Além disso, o museu conta a “história do papel” do Carnaval de Viareggio e um de seus protagonistas, o papel marche, através de uma série de imagens fotográficas, vídeos e modelos.

IMG_3854

MUSEU DE ARTE CONTEMPORANEA

Ainda, no terceiro andar do Museo del Carnevale é possível ainda visitar o Museo di Arte Contemporanea Carnevalotto, onde há obras de pintura, escultura e gráfica desde 1987 realizados por importantes artistas italianos e estrangeiros.

IMG_3849

O Prêmio Carnevalotto nasceu em 1987, graças à estreita colaboração entre a Fondazione Carnevale e o Studio Saudino. A cada ano, grandes artistas criam uma obra de arte que simbolicamente homenageia o vencedor vencedor do carro alegórico de cada edição do Carnaval de Viareggio.

Com o tempo, foi se tornando uma coleção de prestígio de obras de arte contemporânea de artistas como : Giò Pomodoro, Sebastian Matta, Pietro Cascella, Piero Dorazio, Gianni Dova, Concetto Pozzati, Emilio Tadini, Bruno Ceccobelli, Igor Mitoraj, Arnaldo Pomodoro, Joe Tilson, Hisiao Chin, Ugo Nespolo, Luca Alinari, Antonio Possenti, Medath Shafik, Giosetta Fioroni, Walter Valentini, Arturo Carmassi, Aldo Spoldi, Alessandro Mendini e Gianfranco Pardi, Emilio Isgrò.

Carnaval e arte, uma combinação que é parte integrante do evento histórico, artístico e cultural da cidade de Viareggio.

A LOJA

Na saída ainda existe uma lojinha onde é possivel levar algumas recordações de papel marche do Carnaval de Viareggio.

A CITTADELLA

Ainda é interessante visitar o Museu, porque assim podemos ver o trabalhos dos artesãos construindo os maravilhosos carros alegóricos. Veja algumas fotos da minha visita.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja o vídeo do Museu:

INFORMAÇÕES:
O Museo del Carnevale, assim como o Museo di Arte Contemporanea Carnevalotto são abertos aos visitantes com entrada franca nos seguintes horários:
Horário de Inverno – de Outubro a Abril: Sexta-feira a domingo, das 16 horas às 19 horas
Horário de Verão: de Maio a Setembro de quinta a sábado, das 17 às 20

ABERTURAS ESPECIAIS
Domingos e terças-feiras durante o Curso mascarado de 09.30 a 11.30
Fechado: 01 de janeiro, Páscoa e Páscoa segunda-feira 25 de abril, 01 de maio, 02 de junho, agosto, novembro 1, dezembro 8-24-25-26-31

Cittadella del Carnevale di Viareggio
Via Santa Maria Goretti – 55049 Viareggio
Tel. 0584 53048 – Fax. 0584 51176
De outubro a maio: segunda, quarta e sexta-feira das 10:00 às 12:00
De junho a agosto: de segunda e sexta-feira das 10:00 às 12:0
cittadelladelcarnevale@ilcarnevale.com
museodelcarnevale.blogspot.it
https://viareggio.ilcarnevale.com/luoghi/il-museo-del-carnevale/

Leia os posts:



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!