Luminara de Pisa, a cidade iluminada por 100.000 velas!

Na Luminara de Pisa, a cidade será iluminada por 100.000 velas, num espetáculo imperdível, saiba mais!

Na noite de 16 de junho, dedicado a São Ranieri que é santo padroeiro da cidade, Pisa será iluminada por milhares de velas que desenham os contornos de edifícios e pontes, criando um efeito impressionante e único, que parece trazer o visitante de voltar no tempo.

P1040588

Cerca de 100 mil velas são colocadas em copos de vidro fixados em molduras de madeira pintadas de branco (chamada de “biancheria”), construídos sobre a arquitetura dos edifícios, pontes, igrejas e torres com vista para o rio Arno. Ainda são colocadas muitas velas flutuantes no Rio Arno criando um jogo encantador de luz e reflexos.

A Piazza dei Miracoli ficará iluminada com tochas de óleo colocados ao longo do perímetro do Duomo e do Batistério e nos andares da Torre Pendente. A Ponte della Fortezza fecha a iluminação para o leste, enquanto o Citadella, uma fortaleza de 1400, em parte reconstruída, por outro lado, torna-se o ponto de referência para os fogos de artifício que começam em torno de 23:00 h.

Em 25 de Março de 1688, na capela da Catedral de Pisa, intitulado all’Incoronata, foi solenemente colocada uma nova urna contendo o corpo de Scaccieri Ranieri, padroeiro da cidade, que morreu em santidade em 1161. Cosimo III de Médici ‘queria o velho caixão contendo a relíquia fosse substituído por um mais moderno e suntuoso.

A troca da urna foi ocasião para uma festa memorável, a partir do qual, segundo a tradição, começou a iluminação de Pisa, que é chamada pela primeira vez a LUMINARA (iluminação). No entanto, a ideia de celebrar uma festa que ilumina a cidade com lâmpadas de óleo não foi uma invenção do momento, mas um hábito nascido de tempo e gradualmente estabelecido em eventos particularmente solenes ou festivos, não necessariamente ligado ao culto do santo padroeiro. Na verdade, pode-se encontrar evidências claras desta tradição: 14 de junho de 1662 foi realizada a iluminação em homenagem a Princesa Louise Marguerite d’Orleans, futura  esposa de Cosimo II, que passou de Pisa para ir a Florença.

P1040615

Existem também vestígios de edições anteriores, como a que foi organizada em honra de Vittoria della Rovere durante a festa da noite para o carnaval de 1539.

Nascido com o intuito de acender as janelas das casas, para a passagem de desfiles ou procissões, a  Luminara, seguindo os desenhos espetaculares dos novos tempos, foi tomando forma no século XVIII, com arquitetura brilhante, de livre imaginação para aplicação em edifícios, que cada vez menos respeitavam as estruturas reais, inventando formas bizarras que transformaram a cidade e, especialmente, a margem do rio, em um cenário de fantasia efeito teatral. Em alguns edifícios, a iluminação, no entanto, continua a ter a função de destacar as estruturas existentes.

Se tornou a celebrar a  Luminara di San Ranieri em 1952 e a tradição durou até 1966. Em novembro do mesmo ano, a violência da inundação causou o colapso da Ponte Solferino e longos trechos do rio Arno. Houve, então, uma nova interrupção das iluminações, que foi retomada em junho de 1969 e continua até hoje!

Barradas de artesanato, acessórios, doces e jogos de percorrer todas as ruas do centro da cidade, além de música ao vivo nas ruas e praças da cidade.

Durante o evento, as pessoas são convidados a votar pelo “mais belo edifício” que com o seu jogo de luz fascinante e surpreendente, se destacou.

Ainda no dia 17 acontece o Palio di San Raniere em Pisa, leia mais.

Conheça a história do evento lendo o texto do blog do ano passado, A Luminara di Pisa – 16/06, veja fotos e videos.

PROGRAMA  DE 2022:

quinta 16 de junho – Luminara

às 15:00 os voluntários começam a acender as velas.
A partir do por do sol é possível ja admirar a Luminara
às 22:00 acedem a iluminação especial da Torre de Pisa
Esse ano o evento começa aos anoitecer na cidade de Pisa e as 23:30 acontece a explosão dos fogos de artifícios posicionados em 8 locais ao longo do Rio Arno.

sexta 17  de junho – Palio di San Ranieri

as 21:00 -partida do desfile histórico com a exposição da Pala di San Ranieri organizada em conjunto com a Academia de Disuniti e a procissão dos atores do palio, cuja recuperação e valorização representam a novidade deste ano.
às 21:30 – Desfile dos Barcos do Palio
às 22:30 Palio di San Ranieri dei quartieri storici

O desfile e a história – A regata lembra a façanha de Lepanto, quando a frota dos Cavaleiros de Santo Estêvão foi ao embarque da nau capitânia da frota muçulmana. Somente a partir de 1718, sob a autoridade de Medicea, o Palio foi realizado em 17 de junho para o aniversário do santo padroeiro da cidade de Pisa, San Ranieri. Recomeçado nos anos 30 do século XX, o festival de Pisa é implementado assumindo um aspecto evocativo, não menos importante que o lado competitivo, com a realização de uma procissão magnífica sobre os cidadãos da cidade. Abandonado depois da guerra, em anos mais recentes assumiu o caráter de competição de remo com barcos de fibra de vidro, pistas de corrida e regras federais inspiradas em remo competitivo. Uma referência tímida ao passado, no início dos anos noventa, viu o renascimento do tribunal no terreno com algumas figuras em trajes, adquirindo assim a aparência final de Palio fluvial.

O Percurso do Palio: 1500 metros contra-corrente da Ponte della Cittadella e chegada ao Scalo dei Renaioli. Os barcos usados são inspirados nas típicas “fragatas” da ordem dos Cavaleiros de Santo Estêvão: são feitos de fibra de vidro com assento fixo. A tripulação é composta por oito remadores, o timoneiro e o montador. Este último deve subir em uma das 4 cordas que atingem o cume de um mastro de 10 metros de altura, colocado na linha de chegada, e pegar o palio azul, símbolo da vitória. Dois patos (simbólicos) representam o pouco cobiçado reconhecimento para o último classificado.

leia mais aqui -> Palio di San Raniere em Pisa – 17/06 – a regata do padroeiro

0 comentário em “Luminara de Pisa, a cidade iluminada por 100.000 velas!”

  1. Pingback: Passeios na Toscana - Calendário Anual de Eventos na Toscana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *