A noite dos Museus é 17 de maio!

14/maio | por Deyse Ribeiro
No dia 17 de maio acontece o evento “Una notte ai Musei”, onde será possível visitar os museus da Toscana, e também de várias cidades italianas, em um horário insólito.
banner-home-web-640x320

Esse é um evento de âmbito Europeu para aumentar o interesse das pessoas pelos museus, possibilitando a todos, turistas e moradores a conhecer os museus.

Os Museus serão abertos das 19 as 23, grande parte gratuitos, e parte com uma contribuição simbolica de 1 euro.

 

Vamos a programação de Florença:

MUSEUS GRATUITOS:
– Villa La Petraia, em Florença
– Cenáculo di Andrea del Sarto
– Palazzon Vecchio, aberto até as 24, última entrada as 23. Veja mais aqui.
– Gipsoteca di Porta Romana: uma enorme coleção de gessos  da Itália de grandes esculturas – execução de instrumentos de sopro durante as visitas. Via Porta Romana 9.
– Museo di Storia Naturale – Seção de Antropologia e Zoologia “La Specola” –
Antropologia e Etnologia – via del Proconsolo 12
Zoologia “La Specola” – via Romana 17

 

MUSEUS com contribuição de 1 euro:
– Galleria degli Uffizi
– Galleria dell’Accademia
– Bargello, museu de esculturas
– Museo di San Marco, com evento, veja abaixo
– Museo di Palazzo Davanzati: casa fiorentina antiga.
– Museo dell’Opificio delle Pietre Dure: museu interessante sobre uma arte florentina quase esquecida, a pedra dura.

 

MUSEUS que cobram entrada:
– Museo Salvatore Ferragamo – Piazza Santa Trinita – entrada:  4 euros

 

 

Programação de outras cidades da Toscana:

MUSEUS GRATUITOS:

– PISA: Museu dos Instrumentos do Cálculo: O Museu dos Instrumentos de Cálculo tem um laboratório dedicado ao compasso geométrico e militar realizado por Galileu Galilei.  Após uma introdução sobre contexto em que foi produzido, e seu uso educacional e econômico, será proposto a alguns participantes alguns cálculos com a bússola. Um modelo 6:01 e alguns modelos em tamanho real vai ajudarão a entender melhor o uso.
Ainda teremos ” A noite dos antigos video-jogos”Planejamento de um torneio de Space Invaders , um jogo que fez história, visitas guiadas às salas do museu, debates sobre computadores  jogos e afins.
As inscrições para o torneio é aberto a todos e gratuito. 16.00 qualificações; a partir de 20.00 rodadas , quartos, meias-finais e as finais.
Museo degli Strumenti per il Calcolo – Via Bonanno Pisano 2/B Area Vecchi Macelli
Das  21,30 as 23,30
Web: www.sma.unipi.it/

– PISA: Palazzo Blu: aberto das 10 as 24 com a exposição temporária sobre “os errores da ciência antes e depois de Galileu” e da exposição permanente de belos quadros. Endereço: Lungarno Gambacorti, 9

– CERRETO GUIDI: Villa Médice de Cerreto Guidi – Patrimonio Unesco – Endereço: Via dei Ponti Medicei, 12.

POGGIO A CAIANO: Villa Médice di Poggio a Caiano – Patrimonio Unesco – Endereço: Piazza dei Medici, 14

– MONTEPULCIANO: Museo Civico e Pinacoteca Crociani – coleção de arqueologia e pinturas. Endereço: Via Ricci, 10.

LUCCA: Casa Natal de Giacomo Puccini: visitas guiadas a cada 30 min. ate as 23:30 – Endereço: Piazza Cittadela 5.

– VIAREGGIO: Galleria de Arte Moderna e Contemporânea Lorenzo Vianni: performance video de  Gioni David Parra. Endereço: Piazza Mazzini

– ARREZO: Casa Museo Ivan Bruschi: Visita a coleção permanente e a inédita coleção temporária “Lo splendore eterno. L’oro a Casa Bruschi dall’ Antichità al XX sec.”, ainda uma apresentação teatral durante a abertura. Entradas as 21, 22 e 23. Endereço: Corso Italia, 14.

– PRATO: Museo di Palazzo Pretório: As 23hs fogos de artifício no Castello dell’imperatore. Na parte da tarde, a partir de 17 horas, entretenimento nas ruas e praças ao redor do museu com o “malaparata” Companhia Sirteta. As 18hs, a apresentação da exposição “Ritratti incancellabili – Cancellature di Emilio Isgrò”. Endereço: Piazza del Comune

1399976190993_BannerNotteMusei2014

EVENTOS:

– No Museo di San Marco, as 20:15  no Chiostro di Sant’Antonino, serão organizados 2 concertos, o primeiro do saxofonista Prof. Hans de Jong da Accademia di Musica di Anversa (Belgica), com musicas de H.Itoh, H.de Jong, W. Henderickx , K. van Unen. E as 21.00, o concerto do Percussionisti del Cherubini, com musicas de T. Gauger, A. Piazzolla, P. Klatzow, J. S. Bach, R. Humet.
Informação: Museo di San Marco, Piazza San Marco 3
Tel.  055 2388608 museosanmarco@polomuseale.firenze.it

– PISTOIA: AMOR DI PATRIA: dall’Aria da Camera del primo 800 alla canzone Patriottica e della Resistenza
Pistoia, Ex Oratorio di San Desiderio as 21:00 – Via Laudesi 53 – apresentação do TRIO PSYKHE’ de Florença (Soprano – Viola – Pianoforte)

 

A direção da Superintendencia de Bens Culturais até dia 16 fará nos avisos de Museus que vão aderir ao evento, portanto este texto será atualizado assim que tiver mais informação.

Para saber mais, visite o site do Ministerio dos Bens Culturais italianos e  veja a programação em outras cidades, clique aqui

Se estiverem na Itália neste período, não deixem de visitar estes museus neste horário bastante insólito para os museus italianos!

Bom divertimento!



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!