Conheça o novo Museu de Florença, o Museo del Novecento!

29/set | por Deyse Ribeiro

A cidade de Florença tem finalmente o seu “Museu do século XX”: uma nova galeria dedicada à arte contemporânea, ele foi inaugurado no dia 24 de junho deste ano e se chama MUSEO DEL NOVECENTO.

IMG_4416_resultado

O Museu foi criado no antigo Spedale delle Leopoldine na Piazza Santa Maria Novella, onde era o Museo Alinari di Fotografia que acabou fechando (que tristeza!). Reaberto após uma longa reforma, o espaço de exposição, foi dividido em 15 salas, acolhe mais de 300 obras organizadas desde 1990 até ao início do século XX.

IMG_4376_resultado

A idéia foi lançada pelo crítico Carlo Ludovico Ragghianti, que, na sequência da inundação que sofreu a cidade em 1.966, pediu para artistas contemporâneos de contribuir para o renascimento da cidade, doando cada um, um dos seus trabalhos. As doações, mais de 200, foram exibidos na exposição “Artistas para Florença” (1967), e ao fim da exposição, essas obras ficaram em depósitos, e essas obras, hoje ganham uma nova casa.

IMG_4382_resultado

A maior coleção de prestígio é de Alberto Della Ragione, da qual foram seguidas de outras doações recebidas pela cidade por grandes artistas, instituições e organizações para incentivar a criação de um museu. Demorou quase 50 anos, incluindo projetos, discussões, propostas, que somente agora foram concretizadas.

É muito importante este Museu para uma cidade artística como Florença e julgada como “somente” capital do Renascimento, mas Florença também participou ativamente na história artística de Florença, pois daqui começos uma das mais fervorosas escolas artísticas como os “Macchiaiole” no fim do séc XIX, e de outras escolas importantes do séc XX. Claro que, o Renascimento foi muito marcante, mas Florença foi e sempre continuou sendo uma “mina de artistas” e de escolas desde então, a sua importância não se estagnou no renascimento e este Museu demonstra que Florença também é um polo de arte contemporânea!

IMG_4405_resultado

O Museo del Novecento oferece não apenas as novas obras, mas um novo conceito de museu. É um museu “de imersão”, que oferece uma única e personalizada experiência para o visitante: obras de arte, instalações, equipamentos de som, dispositivos de multimídia constituem a história da arte florentina e internacional do século XX, em um caminho que parte nos anos noventa, passa pela  vanguarda do início do século.

IMG_4400_resultado

Ordenados em ordem cronológica, temática e interdisciplinar, em um percurso que passa por várias estações multimídia, aparelhos de som e salas de vídeo, o Museu oferece ao público a representação daquela importante temporada artística que ao longo do século passado, fez Florença o centro do cena cultural nacional e internacional. Motivo mais que interessante para conhecer o Museu e ver que Florença não ha somente obras renascentistas!

A presença da música, da poesia, do cinema, da arquitetura, da história da interação entre as artes, moda e comunicação de massa que têm caracterizado tanto o século passado, reconstruindo assim o período da produção das obras, facilitando o entendimento da obra de uma forma inovadora, eu adorei!

IMG_4397_resultado IMG_4392_resultado

Ao longo do percurso, o formato multimídia Dentro il Novecento” (dentro o século XX) apresenta materiais como documentos, fotografias da época, entrevistas à Tv, revistas e textos literários, mas também documentários em vídeo especialmente produzidos pelo Departamento de Cultura da Cidade de Florença para o Museu.

Então, quando vier a Florença não deixe de conhecer um pouco da Florença moderna, onde a arte contemporânea tem seu espaço.

Info:

Hora de Verão (1 abril – 30 setembro)
Segunda, terça e quarta-feira 10:00-21:00
Quinta-feira 10:00-14:00
Sexta-feira 10:00-23:00
Sábado – domingo 10:00-21:00

Horário de Inverno (1 outubro – 31 março)
Segunda, terça e quarta-feira 10:00-18:00
Quinta-feira 10:00-14:00
Sexta-feira 10:00-21:00
Sábado – domingo 10:00-20:00

Ingresso: 8,50 €; reduzido € 4; grátis até aos 18 anos
Aceita o Firenze Card.
É acessivel a cadeirantes.
Site do museu: https://www.museonovecento.it

Mais fotos:



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!