Puccini e sua Lucca, conheça um pouco sobre um dos autores de ópera mais famosos

18/out | por Deyse Ribeiro

Puccini foi um dos maiores autores de opera de todos os tempos, ele compôs Turandot, La Boheme, Tosca, entre outros sucessos,e ele sempre foi muito ligado a sua terra e por isso na área de Lucca encontramos vários museus sobre o artista. Vamos conhecer um pouco da sua obra e faremos um percurso sobre Puccini na Província de Lucca.

Quem foi Puccini?

Retrato de Puccini Fonte: Wikipedia Commons

Retrato de Puccini
Fonte: Wikipedia Commons

Com um nome nada normal Giacomo Antonio Domenico Michele Secondo Maria Puccini (são os nomes dos seus antepassados, em ordem cronológica do seu tataravô até seu pai), foi o último de uma dinastia de compositores, ele iniciou seus estudos musicais em família e na sua Lucca prossegue seus estudos, onde compõe Preludio a orchestra  e a Messa a 4 voci. De 1880 a 83, com uma bolsa de estudos da Rainha Margherita, estudou no Conservatório de Milão.

O conhecido especialista na obra de Puccini, Mosco Carner, escreve que para ouvir Aida, de Verdi em Pisa, o jovem Puccini tinha ido de Lucca a Pisa a pé e assim  “consumiu um par de sapatos”, e como ele descreve que para Puccini  “foi como se abrisse uma janela para o mundo da música”.

Em 1884 compõe La Ville e  após este sucesso o compositor demorou cinco anos para escrever o  Edgar; não será, no entanto, particularmente bem sucedida. Foi só com Manon Lescaut em 1893 e La Boheme em 1896, a terceira e a quarta ópera de Puccini,  que ele vai encontrar fama e fortuna.

Os dois últimos trabalhos, Tosca em 1900 e Madama Butterfly, em 1904, foram recebidos com menos entusiasmo nas primeiras apresentações. A próxima ópera, La Fanciulla del Oeste, foi escrita para o Metropolitan Opera de Nova York, e apresentada em 1910.  Por fim ainda compôs La rondine em 1917, Trittico de 1918 e, finalmente, Turandot, que será concluída por Franco Alfano após a morte de Puccini, que ocorreu em Bruxelas, em 29 de novembro de 1924.

Estátua de Giacomo Puccini

Estátua de Giacomo Puccini- Piazza Cittadela em Lucca

Com uma personalidade multifacetada, Giacomo Puccini se distinguiu por introduzir nas suas obras um melodrama histórico, como em Tosca, ou características exóticas inconfundíveis, como em Madama Butterfly.

Puccini ainda gostava de caça, e de carros (foi ele quem inventou o primeiro off-road italiano, e foi um dos primeiros motoristas cuja carta de condução foi concedida em Itália), as paixões que também levou a um grave acidente.

As operas de Puccini são especialmente dramáticas, pois este ha uma intensa veia teatral. Suas obras são conhecidas mundo inteiro, como os de Giuseppe Verdi, elevando assim tradição operística italiana no seu mais alto grau.

timthumb.php

Festival Puccini

O Festival Puccini em Torre del Lago é um dos eventos mais esperados do rica vida cultural da Toscana, um dos festivais mais importantes da Itália e o único festival no mundo dedicado ao compositor Giacomo Puccini. O primeiro festival aconteceu em 1930 e desde então acontece a cada verão durante os meses de julho e agosto, em um Teatro ao aberto, localizado às margens do Lago Massaciuccoli perto de Villa Puccini, a casa que o compositor construiu em 1900.

Com o passar dos anos o Festival tornou-se cada vez mais prestígioso e atrai milhares de espectadores de todo o mundo, pois nele é possível assistir óperas como Madama Butterfly, Turandot, La Bohème, Tosca e Manon Lescaut.

Óperas de Puccini são encenadas neste grande teatro ao ar livre com 3400 lugares no lago, rodeado por vegetação nos arredores da Casa Museo del maestro Puccini onde estão os restos mortais do músico.

Eu todos os anos assisto ao menos 1 opera deste festival que é realmente maravilhoso, o teatro então, ao aberto tem uma acustica perfeita!

Suas residências toscanas preservam a memórias do compositor, como o piano em que ele compôs Turandot, esboços, costumes, bem como a correspondência e a maioria das fotos de família. Vamos conhecer um pouco delas:

 Baixe aqui o nosso mapa de Lucca em português com os museus, monumentos e pontos de interesse com horário de abertura e preços, e ainda como chegar a cidade!

Puccini Museum

Puccini Museum

Puccini Museum

Neste local em Corte San Lorenzo, no centro de Lucca, nasceu Puccini é a casa onde passou sua juventude até a idade de 22 anos quando se mudou para Milão. Como muitos membros de sua família, o professor trabalhou como organista na Chiesa di Via San Paolino, onde executou a sua primeira obra, Messa a 4 Voci.

Hoje, o local de nascimento de Puccini contém objetos que pertenceram a ele: móveis de família, um casaco, prêmios que testemunham o extraordinário sucesso alcançado pelo compositor no mundo. Também em exposição: autógrafos de primeiras composições importantes, Messa a 4 Voci (1880), ea Capriccio Sinfonico (1883), uma rica coleção de cartas escritas e recebidas pela artista entre 1889 e 1915 (sua esposa, filho e o editore Ricordi), e uma série de testemunhos dos últimos momentos de vida do professor que, devido à operação da garganta, comunicando apenas através de mensagens escritas.

Dentro do Museu é proibido fazer fotografias.

IMG_5531_resultado

Pontos altos:

  • o piano Steinway onde ele compôs Turandot
  • retratos de família

.

Museo Villa Puccini

entrada do Museu

entrada do Museu

A Villa-Museu fica em Torre del Lago, cidade que graças a fama de Puccini, hoje mudou seu nome para Torre del Lago Puccini, e é uma fração de Viareggio (cidade do carnaval e das famosas praias), próximo a Lucca.

Giacomo Puccini, em 1891 alugou uma casa-torre no Lago Massaciuccoli: três quartos simples no andar de cima com serventia de cozinha e um celeiro no piso térreo. Desde então, Torre del Lago se tornar um momento emblemático na vida de Puccini, inspirando refúgio da maioria de seus trabalhos mais famosos. Aqui Puccini começa uma vida de laços com as coisas simples, o paixão pela caça e as reuniões com os amigos.

IMG_5553_resultado

Casa-torre

Depois do sucesso de Manon Lescaut, Puccini compra a casa-torre e se muda para a residência do Conte Grottanelli, onde permanece até a conclusão da villa Puccini (Primavera 1900).

a Villa

a Villa

A moradia tem um estrutura tradicional da época, o jardim era em origem era banhado pelo lago. A casa ja na época foi equipada com as mais recentes inovações, um moderno sistema de aquecimento com radiadores e telefone.

Nesta vila Puccini escreveu Manon Lescaut La Bohème, Tosca, La Fanciulla del West, La Rondine e Il Trittico.

Depois da morte do artista, esta Villa se transformou em Museu, mantendo o seu aspecto original.

IMG_5551_resultado

O artista viveu em sua casa no lago por cerca de 30 anos e tinha tanto amor por seu lago, que desejava ser enterrado ali, na frente do espelho de água que ele viu várias vezes, e por isso hoje na capela se encontra os restos mortais de Puccini.

O Museu hoje é administrado pela neta de Puccini, Simonetta Puccini. Pontos altos:

  • piano
  • retratos do artista de várias épocas
  • quarto de Puccini com seus objetos pessoais
  • manuscritos originais
  • a capela com a tomba

Dentro do Museu é proibido fazer fotografias.

IMG_5547_resultado IMG_5557_resultado IMG_5542_resultado

.

Museo di Celle dei Puccini

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Este Museu fica em Pescaglia, província de Lucca, na fração de Celle, e esta seria a casa da família, onde este passava as férias de verão com seus irmãos. Desde 1976, o lar ancestral de Puccini, foi adquirido pela Associação Lucchesi nel Mondo e tornou-se um museu que abriga muitas relíquias doadas pelos herdeiros de Puccini. Os quartos são muito bem cuidados com o mobiliário na família, retratos, cartas, o piano em que ele compôs parte de Madama Butterfly, e o fonógrafo dado de presente por Thomas Edison, folhas e notas da música.  A sala do primeiro andar recria o ambiente da vida da família de músicos, o quarto contém os móveis originais. O piso superior é dedicado aos antepassados, com as memórias de família e outros documentos.

Termino este texto, como não poderia faltar, com o meu trecho favorito de Puccini, a aria “Nessun Dorma” da ópera Turandot com Pavarotti:


*Este texto faz parte de uma Blogagem coletiva sobre autores de ópera, veja ainda os outros textos nos seguintes blogs:
.Giuseppe Verdi com o Blog Viagem na Itália
.Vicenzo Bellini com o Blog  Descobrindo a Sicília

Informações:

Baixe aqui o nosso mapa de Lucca em português com os museus, monumentos e pontos de interesse com horário de abertura e preços, e ainda como chegar a cidade!

Festival Puccini – site para informação

Casa Natale di Giacomo Puccini – Puccini Museus – site

Corte San Lorenzo, 9
Aberto: Quarta a segunda: 10.00 – 18.00
Preço: €7,00

Museo Villa Puccini – site

Viale G. Puccini, 266
Horario: 10:00/12:40  – 15:00/18:20 (ultimo ingresso 17:40)
Fechado: segundas pela manhã (exceto feriados)
Ingresso: €7,00

Museo di Celle dei Puccini

Via Meletori – Celle Di Puccini – 55064, Pescaglia (LU)
Abertura somente com reserva: info aqui e  lucchesinelmondo@virgilio.it –
Telefone: +39 + 0583/467855 – 0583/359488 – 347/6746398 – 347/4226189



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!