Anghiari, lindo burgo perto de Arezzo

30/dez | por Deyse Ribeiro

A pitoresca cidade de Anghiari, um burgo próximo a Arezzo, com ruas estreitas, uma fortificação medieval e numerosas casas de pedra, foi tema de um afresco de Leonardo Da Vinci. É considerada um dos burgos mais belos da Itália.

Anghiari_3

Embora o centro histórico de Anghiari seja muito pequeno e com ruas estreitas e vielas íngremes têm uma grande dose de charme, e você também tem uma vista fabulosa. É delicioso explorar o vilarejo com várias igrejas dignas de nota e palácios medievais.

A chegada em Anghiari

Anghiari_21

Estacionamento – corredor e elevador para o centro histórico

Ao chegar na cidade, você vê que o centro histórico fica no alto, por isso estacione o carro na parte baixa, verá centenas de carros parados e a placa para o elevador.

Pois é, a cidade possui um elevador gratuito desde o estacionamento, porem, ao passar pelo corredor, você vai perceber… vai passar pelo túnel do tempo! 😉

A vista lá de cima é espetacular! Imagine uma batalha naquela planície, antes das montanhas, com milhares de soldados… é incrível, mas nesta planície houve uma das batalhas representadas por Leonardo da Vinci!

Anghiari_53

A cidade foi fortificada no século XIV, e suas vielas são um convite para qualquer fotografo amador. Ela está entre “os burgos mais belos da Italia” (Borghi più belli d’Italia), é uma cidade Bandiera Arancione (marca de qualidade turistico-ambiental conferida pelo Touring Club Italiano) e ainda “cidade de turismo slow” (Città Slow, cidade de turismo lento) e há menos de 6.000 habitantes.

Anghiari_6

Eu visitei a cidade pela última vez em dezembro de 2013.

As Igrejas

Sugiro que você comece a sua visita a Anghiari na Chiesa (igreja) di Santo Stefano, também chamada de Badia. Original do século VII, a igreja é em forma de uma cruz grega, e a concepção desta igreja primitiva influenciou o uso da arte bizantina em Ravenna, por exemplo, no “Mausoléu di Galla Placidia”.

Construído inteiramente em tijolo, a igreja de Santo Stefano tem três absides, que simbolicamente representam o conceito sagrado da Santíssima Trindade. A área central da igreja forma um conjunto harmonioso com as capelas laterais e uma série de arcos, e também é enriquecida por uma pintura do século 15 que descreve a ‘Madonna e Bambini con i santi “por Domenico di Michelino (1417-1491).

Borghetto

Borghetto

Entre os outros edifícios religiosos de interesse considerável em Anghiari é a Chiesa (Igreja) de Santo Agostinho, na Piazza Garibaldi e que data do final do século 13.

Anghiari_1

parte de tras da Igreja de Santo Agostino

Segundo a tradição, a fundação da igreja está ligada a Thomas Becket, Arcebispo de Cantuária (1118-1170), que passou um tempo em Anghiari durante seu exílio na Inglaterra. A igreja tem uma estrutura simples, com um único corredor e um portal e fachada em estilo renascentista, enquanto o interior é decorado com vários estuques do século 18. Ha uma “Maria com menino Jesus” de Tino da Camaino (séc XIV).

Palácios e outros monumentos

Anghiari_12

Entre os edifícios cívicos ​​em Anghiari, um dos destaques é o Palazzo Pretorio, na Piazza del Popolo. O palácio foi construído pelo Perusinus em 1339, e na fachada, você pode ver muitos brasões decorativos em terracota e pedra que representam o Podestà e os vigários de Anghiari.

Anghiari_33

Depois de passar pela Piazza Baldaccio e ao longo da Via Garibaldi e da Igreja de Santo Agostinho na Piazzetta Mameli você chegará ao Palazzo Taglieschi, formado a partir de várias torres medievais e restaurado no estilo renascentista por Matteo Cane, um capitão. Em uma coluna finamente decorada colocado no canto do prédio há uma cabeça esculpida de um cão.

Hoje, o palácio abriga o Museo Statale (Museu do Estado) com um grande número de obras de arte importantes, como do artista Jacopo Vignali, Andrea della Robbia (a Natividade), Jacopo della Quercia  e numerosas esculturas e inscrições romanas.

Anghiari_18

Na mesma praça, pode também visitar o Palazzo Marzocco, do século 14, uma combinação de duas casas-torre construídas pela burguesia mercantil da cidade. O Palácio agora abriga o Centro de Documentação da Batalha de Anghiari (leia abaixo), com um grande número de documentos e testemunhos sobre a batalha.

Anghiari_32

Neste  palácio você pode aprender sobre a histórica batalha e também sobre a misteriosa pintura perdida da batalha realizada por Leonardo da Vinci, uma de suas obras mais famosas. No primeiro andar, a Batalha de Anghiari é comemorada com um modelo que reconstitui alguns aspectos da mesma.

Anghiari_9

Ha ainda o Pozzo di Sant’Agostino, construído em 1323 pela vontade de Tarlati, está localizado a leste da igreja de Santo Agostinho. Foi feito provavelmente para interceptar uma fonte de água que escorria perto da base das paredes. O poço é acessado somente pela Piazza del Borghetto, também da Via Ronda, através de um túnel cavado.

Anghiari_10

O seu giro pela cidade de Anghiari pode terminar com uma visita à Fortaleza ou ‘Cassero’ . Original do século 14, a fortaleza foi criada quando da reestruturação da antiga abadia de Camaldoli, que outrora estava numa posição elevada acima do burgo. Hoje ha um jardim e pontos panorâmicos para fotos. Ao lado fica um lindo bar-jardim (Giardino del Vicario Caffé)

Anghiari_11

A História da Batalha de Anghiari

Batalha de Anghiari

Graças à sua posição estratégica, Anghiari desempenhou um papel importante na Idade Média. O vale plano por baixo do burgo foi cenário da Batalha de Anghiari em 1440, quando as tropas florentinas ganharam a batalha contra o exército de Milão. O lendário afresco da “Batalha de Anghiari”, foi encomendado para recordar esta vitória Florentina, a Leonardo da Vinci para ser coloca no Palazzo Vecchio, no importante Salone dei Cinquecento, mas infelizmente, Leonardo tentou uma técnica de afresco não muito feliz e deixou a obra incompleta, tanto que anos depois Vasari recobriu o tal afresco com outro. A lenda diz que ele não apagou o afresco de Leonardo, e que se encontra protegido por uma parede. Mas nada ainda comprovado.

Anghiari_27

Eventos:

Desde 1996 , todo dia 15 de agosto (ferragosto) acontece na cidade o evento Tovaglia a Quadri, evento de teatro e culinária reconhecido pelo estado da Toscana, onde os próprios moradores encenam no centro da cidade, enquanto os espectadores participam de um jantar conjunto com as famosas “toalhas xadrez antigas” da filatoria Busatti. O evento, projetado por Andrea e Paul Merendelli Pennacchini, é mencionado em várias publicações, revistas e sites de teatro e performance.

Lugares de interesse nas proximidades

A cidade esta próximo a Sansepolcro, Arezzo e Caprese, que valem com certeza uma visita. E serão abordadas posteriormente no blog.

Onde ficar:

hotelarezzo2

Quando visitei a cidade optei por ficar em uma vinicola: Podere di Pomaio Green Winery em Arezzo. Foi a melhor escolha possível, nesta vinicola eles reformaram um casarão e fizeram alguns apartamentos, eu fiquei em um de 2 andares, com lareira nos dois andares e uma cozinha bem equipada. Não servem cafe-da-manha, mas eles gentilmente deixam uma cesta de café completissima. A noite, na nossa cama, era possível ver a cidade de Arezzo toda iluminada. A vinicola fica no alto de uma colina, sob Arezzo. Opção mais que romântica! Aprovadissimo!

Se quiser ver outras opções em Arezzo e Anghiari, use o nosso parceiro Booking, você não paga nada a mais por isso, mas ajuda o blog.

Onde comer:

Tive uma ótima experiência no Restaurante Da Alighiero, bom serviço, boa carta de vinhos, comida deliciosa. Eu adorei os pratos todos pintados á mão!

DA ALIGHIERO Ristorante – enoteca
Via Garibaldi, 8 tel. 0575 788040.
Fechado as terças.

Anghiari_26

Como chegar:

De Carro:
Vindo do norte, o caminho a seguir são:
-. A A14 para Cesena e depois pegue a E45 Orte-Roma, saída Sansepolcro Sul. Pegue a estrada estatal 73 em direcção a Arezzo.
– A auto-estrada A1 para Arezzo. A partir daqui siga as indicações para a Valtiberina-Sansepolcro ao longo da estrada E78 e estrada estatal 73. A partir de Arezzo você também pode chegar a Anghiari ao longo da panorâmica Strada Provinciale della Libbia SP 43.
– Vindo do Sul pegue a E45 em direcção a Cesena até Sansepolcro, ou a A1 até Arezzo.
– Vindo de Rimini, a Strada Statale 258 – Marecchiese pode ser uma alternativa viável para desfrutar da bela paisagem da Via Toscana-Romagnolo. Uma vez em Sansepolcro, siga as indicações para Arezzo.

De Trem:
A estação ferroviária mais próxima é em Arezzo. A partir daqui você chegar ao Anghiari  por ônibus.
Estação UmbriaMobilità, umbra ferroviária regional, está localizado em Sansepolcro (6 km de Anghiari) e se conecta diretamente com a Tiber Valley Perugia. www.umbriamobilita.it

De Ônibus:
Você pode ir de Arezzo a Anghiari facilmente de ônibus (linhas SI381 e BAAS), veja as ligações com as outras cidades abaixo.

EM_GrafoRete_Valtiberina

No final da página, o mapa da cidade e seus pontos principais e mais fotos de Anghiari.

Mapa de Anghiari para download



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!