Le Celle em Cortona: maravilhoso retiro de São Francisco

16/jan | por Deyse Ribeiro

Na minha última visita a Cortona conheci este maravilhoso local de paz e tranquilidade, onde São Francisco passou algumas temporadas da sua vida. Conheça esse local de uma beleza natural estonteante e de recolhimento espiritual.

cortona eremo_9

O Eremo delle Celle, assim se chama o eremitério (retiro) franciscano que está localizado a cinco quilômetros da Cortona, a 550 metros acima do nível do mar, no início do Monte Santo Egídio.

História:

Segundo a história, São Francisco se encontrava em Cortona em 1211, este pediu e obteve um lugar para se recolher em oração. Um jovem nobre da cidade, Guido Vagnottelli (que mais tarde se tornou o “Beato Guido”, um dos primeiros companheiros de Francisco de Assis) ofereceu-lhe este local no início do século XIII. Era un local desabitado, mas Francisco, no entanto, escolheu-o para se recolher em oração e construiu as primeiras “celle”, em português, células, junto com Frei Elias, Beato Guido e Beato Vito, e outros seguidores do santo, inicialmente era 9 células.
Quarto ou célula de São Francisco

Quarto ou célula de São Francisco

O nome “Eremo delle Celle” foi dado porque as celle,  (células) eram o nome das pequenas habitações de eremitas ou camponeses (para passar as noites).

Não se sabe exatamente quanto tempo São Francisco viveu ali, mas com certeza ele passou por várias vezes (como mostram alguns documentos), ja que era caminha entre Assis e a Toscana, certo que em 1226 ele retornou e  acredita-se que foi ali que São Francisco ditou seu testamento ao Frei Elias, quatro meses antes da sua morte.

Quarto ou célula de São Francisco

Quarto ou célula de São Francisco

Com o tempo o local foi reformado, e hoje vivem 7 Freis da ordem dos Cappuccini.

Igrejinha

Igrejinha

O local:

O Eremo delle Celle é um local de uma beleza extraordinária, ao ver aquele conjunto de casinhas de pedra, em meio a montanha, seguindo o caminho tortuoso da natureza, penso como o homem conseguir construir algo assim em 1200, é incrível!

Ao redor das casas ha ainda uma pequena cultivação dos freis, e um rio que circunda o local, dando ainda mais beleza. Como é um local imerso n0 bosque, é indicado para quem quer meditar, passear pelo bosque, orar, ou simplesmente visitar o local onde viveu São Francisco.

cortona eremo_10

No horário das orações, essas são difusas por alto falantes em todo ermitério.

Como escrito em várias placas no decorrer do ermitério, “aqui se vem para orar”, portanto é necessário respeito, nada de som alto, celular, só se escuta aqui orações e o barulho da natureza.

É possível visitar o ermitério, ter acesso a igrejinha, conhecer o quarto de São Francisco, passear no bosque, e ainda o mais interessante, uma lojinha de lembranças, mas sem caixa… cada um deixa o valor que julga necessário.

Pra mim, o Eremo delle Celle é local especial, não porque é um convento de freis, mas um lugar onde é possível silenciar (coisa difícil pra mim) e escutar e guardar a si mesmo, e claro, não é um caso que seja em meio a montanha entre rochas, um lugar onde provavelmente São Francisco escolheu por razões espirituais, como um ponto de força, onde recarregar as energias espirituais, onde é possível esquecer do frenesi da vida e dos problemas, para concentrar em si mesmo e procurar a sua paz interior.

cortona eremo_6

Então se visitar Cortona, não deixe de passar pelo Eremo delle Celle, um local que não te deixará indiferente!

cortona eremo_7

Hospedagem:

A hospedagem dentro do convento é reservado, sujeita a disponibilidade, aos  freis, religiosos, sacerdotes seculares e jovens (18-30 anos) que queram fazer uma experiência de oração, de silêncio, de discernimento, de vida fraterna. Os hóspedes são obrigados a fazer a vida da Fraternidade (oração e atos comuns) compartilhando o mesmo espaço (coro, refeitório).

É também possível acomodar grupos para dias de retiro, tendo como obrigação participar de 1 oração ao dia.  Para a estadia é necessária uma doação livre. Não ha sistema de alimentação. Veja mais informação aqui.

estacionamento

estacionamento

Como chegar:

O Eremo fica a 5 kms de Cortona (veja indicação no google maps abaixo).
A estrada não é difícil, estacione o carro em um pequeno estacionamento, dali siga a pé, são poucos metros em descida suave.
Endereço: Località Le Celle, 37 – Cortona (Arezzo)
Coordenadas para GPS: 43.2933549, 12.0012578



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!