Lucca vista do alto da Torre Guinigi

20/jan | por Deyse Ribeiro

Conheça a melhor vista de Lucca, sob uma das torres da cidade, a Torre Guinigi do séc. XIV, ha 45 metros, e no topo há algo inusual para a época, um jardim! Ainda um vídeo da Torre.

Lucca - torre Guinigi_19

Lucca é famosa por suas muralhas de época renascentista que permaneceram intactas, enquanto as de tantas outras cidades foram destruídas em séculos passados. Lucca está localizado em uma planície ao pé dos Alpes Apuanos e fica a menos de meia hora a partir da costa da Toscana.

Qual a melhor maneira de conhecer a cidade, que do alto? Pois em Lucca há uma Torre que há uma vista espetacular!

Uma foto externa para que vocês possam compreender como ela é feita. Foto: Wikipedia Commons

Uma foto externa para que vocês possam compreender como ela é feita.
Foto: Wikipedia Commons

Durante a Idade Média, Lucca com suas 250 torres era apresentado como um “bosque” aos olhos do viajante que vinham à frente dos seus muros.  “Andando noi vedemmo in piccolo cerchio torreggiar Lucca a guisa d’un boschetto”  (Andando nos vimos um pequeno circo ao redor de Lucca, formando um bosque) escreve o poeta florentino Fazio degli Uberti (1305-1367) em seu “Dittamondo”.

Lucca - torre Guinigi_43

As torres em Lucca começam a aparecer por volta do século XI e continuam a ser construídas até o séc XIV. Elas tinham várias funções: como torres de igrejas, torres defensivas e de habitação (casas-torre), mas para as famílias de Lucca de prestígio, e que ao longo do tempo desafiavam as alturas para demonstrar seu poder.

Lucca - torre Guinigi_50

Os Guinigi, família que era governante da cidade, construíu no século XIV a torre de mesmo nome, com seus 45 metros era a mais alta da cidade. É ainda a única torre para não foram “cortada” nos séculos seguintes (muitas tiveram que diminuir de altura) e com o seu topo decorado com um jardim suspenso com sete Azinheiras, acaba por ser um monumento muito singular e impressionante.

A Torre fica na esquina da Via Sant’Andrea e via delle Chiavi D’Oro (veja no mapa ao fim do texto) e se destaca de todos os edifícios da cidade.

a subida

a subida

Para chegar no alto, é preciso de fôlego! São 25 lances de escadas, um total de 225 degraus, tranquilos na primeira parte, mas estreita nos 2 últimos andares, esses possuem degraus de metal. Mas vale a pena, eu garanto!

Mais informações de horários e preços no final do texto.

Nas paredes internas, você pode admirar inúmeras pinturas que descrevem cenas da vida medieval. Do alto é possível ver o centro da cidade, a Piazza Anfiteatro e a paisagem das montanhas ao redor: os Alpes Apuanos no noroeste, os Apeninos ao nordeste e Monte Pisano ao sul.

Pela vontade do último descendente da família, a torre com árvores e edifício em Via Sant’Andrea foi entregue a cidade de Lucca.

Lucca - torre Guinigi_47

A torre também abriga uma antiga lenda: a árvore mais alta foi plantado por Paolo Guinigi e diz-se que quando ele foi capturado por Francesco Sforza e, em seguida, preso no castelo, sua morte foi anunciada pela árvore que perdeu todas as suas folhas.

Abaixo, veja o vídeo que eu fiz do alto da Torre com a maravilhosa vista da cidade:

Ha uma outra torre aberta a visitação em Lucca, é a Torre delle Ore, mais informações abaixo.

torre delle ore

torre delle ore

Mais fotos das Torres na galeria no final do texto.

Lucca é uma daquelas cidades toscanas que você deve visitar em suas férias na Itália. Você pode optar por ficar lá ou em Pisa (fica a 30 minutos),ou mesmo você ainda pode visitá-lo em uma viagem de um dia.

Lucca é muito fácil de alcançar, tanto de carro, bem como trem de Pisa ou Florença, tornando-o perfeito para qualquer um se locomover exclusivamente no transporte público. A estação de trem é fora da muralha mas muito próxima, basta uma caminhada de 5-10 minutos.

Você ja baixou o mapa de Lucca e de outras cidades da Toscana GRATIS? baixe agora, clicando no desenho abaixo.

Mapas

Informações:

Torre Guinigi
abertura: Janeiro e fevereiro: 9:30-16:30
Março 9:30-17:30
Abril e maio 9:30-18:30
junho a setembro 9:30-19:30
Outubro 9:30-17:30
Novembro e dezembro (fechado 25/12) 9:30-16:30
Preço: € 4,0

Torre delle Ore
Fechado: aneiro e fevereiro
abertura: Março 9,30-17,30
Abril e maio 9,30-18,30
de junho a setembro 9:30-19:30
Outubro 9,30-17,30
Novembro / Dezembro fechado
Preço: € 4,0



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!