Aventura na neve na Calábria – Parco della Sila

01/abr | por Deyse Ribeiro

Conheça o Parque Nacional da Sila na região da Calábria, um lugar para descobrir o lado divertido e aventureiro das férias na neve. Entre os dias 13 a 15 de março eu viajei para a Calábria a convite da Associação WeLikeSila e pelo Ente Parco Nazionale della Silla, para conhecer este outro lado ca Calábria, pouco explorado, mas muito interessante, as montanhas.

A Calábria, na ponta da Itália, apesar de ser circundada pelo mar possui praias maravilhosas, mas sua parte interna é pouco conhecida, possui montanhas maravilhosas e um parque nacional muito organizado, adaptado para desde famílias com crianças a grupos de jovens aventureiros. Ainda, há atividades para todos os períodos do ano, no período quente, esportes de ar livre como trekking e mountain bike, e no inverno ao esqui, ciaspolle, entre outros.

Veja o vídeo VLOG – APRESENTANDO:  PARCO NAZIONALE DELLA SILA – que resume um pouco desses dias de aventura na Calábria:

A CALABRIA:

calabria_ricettivita

 

O PARCO NAZIONALE DELLA SILA:

Este é um parque nacional da região da Calábria, o segundo maior parque da Itália, possui mais de 70 mil hectares de riquezas naturais únicas que ocupa as províncias de Cosenza, Crotone e Catanzaro, possui dotes naturais e paisagísticos, uma variedade de espécies vegetais e animais, lagos, museus e parques de aventura.

Apesar de ter sido criada apenas em 2002, o Parque Nacional Sila é, na verdade, parte de um dos mais antigos parques nacionais da Itália, porque antes fazia parte do Parque Nacional da Calábria. Esta zona, com o lado áspero e selvagem, ainda intocada, encanta os visitantes com as suas cidades pitorescas e acolhedoras, e com as oportunidades para a prática de uma série de esportes ao ar livre. Aqui, qualquer época do ano é certo para desfrutar este parque.

O parque se divide em 3 áreas:

Sila_Calabria

O QUE FAZER:

Em qualquer período do ano é interessante visitar os museus de historia natural, para conhecer mais sobre a flore e a fauna local, e para observar os animais, como lobos, vindos, cervos, etc.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nos períodos de neve:
– ciaspole: um tipo de raquete de neve, o usado na Itália é um pouco mais largo, e usado para caminhadas na neve.
– Bobsleigh: ou bob, é uma descida com trenó.
– sleddog: trenó puxado por cães
– snowbike: pratica-se com uma bicicleta adaptada para a neve
– esqui: há várias pistas de esqui dentro do parque. As cidades de Lorica, Camigliatello e Ciricilla (Província de Catanzaro) são algumas das mais bem equipadas para o esqui, tanto downhill e cross-country
Alguns deles vocês podem ver no vídeo acima.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nos outros períodos mais quentes:
– trekking
– mountain bike
– birdwatching
– passeio de barco, à cavalo,
– torrentismo e canyoning

Sila_53

COMER:

Um lugar de tradições centenárias, Sila manteve intacta a sua cozinha original e sabores. Tente ceder às tentações, experimente os pratos estranhamente sedutores típicos como:

  • Caciocavallo Silano Dop – queijo realizado com o leite de vaca e feito em forma de gota, ótimo feito grelhado
  • Ricotta affumicata
  • Suino Nero Calabrese – tipo de porco preto são realizados vários tipos de embutidos como prosciutto, salame, entre outros.
  • Polpete – na Calábria, experimente as polpetas, eles fazem muitas bolinhas de carne, feitas das mais variadas maneiras e são sempre deliciosas.
  • Patate mpacchiuse – minha preferida!!! A batata da Sila é muito saborosa (você não tem ideia) e esse prato é realizado com a batata cozinha e frita em pouco azeite, e assim elas ficam atacadas, razão do nome.
  • ‘Nduja – salame tipico calabrese, picante mas doce.
  • Funghi Porcini do Parque da Sila – no parque se encontram vários tipos de cogumelos, mas este são muito saborosos.
  • scirubetta: café com neve !!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta viagem foi muito divertida, em parte por causa das interessantes atividades, por causa da boa comida, da ótima organização, mas sobretudo pela beleza da Sila, que me surpreendeu, superando em muito as minhas expectativas, um local que recomendo muito.

Mas claro, tive também ótimas companhias, os outros Blogueiros: Eleonora, Francesca, Alex, Adelina, Paolo e Emmanuela.

Sila_65

Emmanuela, Adelina, Paolo, Eleonora, eu, Valeria (WeLikeSila), Francesca e Alex

 Onde Dormir:

Eu dormi no Hotel Il Tasso,  que fica em Campigliatello, e foi muito bom! O proprietario foi muito atencioso conosco.

 

Para ver mais sobre a minha recente viagem a Calábria, siga a hashtag #WeLikeSila nas mídias sociais e neste blog!
Nota: Eu participei nesta viagem de imprensa convidado pela Associação WeLikeSila e Parco Nazionale della Sila, os quais agradeço o convite e parabenizo pela organização. Este post faz parte de uma série de textos baseados nas minhas experiências durante esta viagem. Todos serão identificados. Não recebi dinheiro para escrever, não tenho nenhum vínculo de obrigações de produção de textos, divulgação de mídia social, portanto tenho total liberdade editorial.

blogtrip



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!