Já estão abertas as inscrições para o Eroica de Primavera 2017!

23/out | por Deyse Ribeiro

O que acha de pedalar pela Toscana e viver cenas de um ciclismo antigo? Essa é a idéia da Eroica de Primavera, uma corrida de bike na Toscana de outros tempos que ocorre dia 1 de maio e com inscrição até março de 2017!

eroica-de-primavera-bike-_16

No centro da Toscana, no coração da Val D’Orcia e na memória do ciclismo.

O que acha de vivenciar uma história escrita por verdadeiros heróis, onde a tecnologia contava pouco e a realidade era outra?

Viver a Eroica é dar um salto ao passado, voltar numa época em que pedalar era sinônimo de poeira, lama, trabalho duro e espírito de aventura. Imagine percorrer as famosas “strade bianche”, palco de históricas batalhas entre grandes atletas como Coppi e Bartali… Hoje, esta é a grande oportunidade para reviver estas fortes emoções.

eroica-de-primavera-bike-_27

Mas afinal, o que é a Eroica?

A Eroica não é somente uma prova, mas um evento “Cult”mundial que acontece no início de outubro, na região do Chianti, desde 1997. Neste dia, as velhas bicicletas saem dos museus e das garagens e retomam a estrada, junto com as típicas blusas de lã, caramanholas de alumínio e câmeras de ar penduradas no ombro.

DCIM100GOPROGOPR1527.

Eroica é a verdadeira paixão pelo ciclismo, a realização de um sonho, de uma experiência fundada nas raízes mais profundas do esporte.

São aceitas na competição somente Bikes consideradas “eroicas”, ou seja, bicicletas de estrada construídas até 1987 inclusive, com ou sem câmbio, sem alteração, como aqueles construídos no final de 1800 ou início de 1900. Estas bicicletas têm presumivelmente a estrutura de aço, mas aquelas raras construídas com esquadrias de alumínio são aceitos como aquelas de Alan e Vitus  com conjuntura roqueada ou soldada assim como quadros Exxon Graftek do final dos anos 70 com tubos em carbono e conjunturas em alumínio.

eroica-de-primavera-bike_14

No dia da corrida, as pessoas se vestem vintage, o ambiente da corrida é todo muito vintage e divertido… fora a comida! Cada cidade faz a sua “merenda” para os “eroicos” com panini, crostini, crostata e claro… vinho! Porque vinho é um ótimo combustível para uma corrida que busca diversão  e não quem chega primeiro ao fim do percurso.

Saiba mais lendo o texto –> Eroica, uma corrida de bike na Toscana de outros tempos – por Cecília – texto sobre a Eroica de outubro em Gaiole em Chianti.

eroica-de-primavera-bike_19

Saiba como participar aqui.

E o Eroica Primavera?

A ideia de Eroica Primavera vem de uma grupo de amigos da área de Buonconvento que participaram do Eroica de Gaiole. Exaustos, mas animados ao fim de cada longo percurso do Eroica de 209 km, se perguntavam: por que não dar a todos a oportunidade de conhecer a parte sul da região?

O Eroica de primavera é um percurso histórico da heróica em estradas de terra por meio das vinhas de Montalcino e da Val d’Orcia sob o percurso dos 209 km de L’Eroica.

eroica-de-primavera-bike-_23

A ideia interessante é que a o percurso parte de Buonconvento, passando por Montalcino, com as suas famosas vinhas em Brunello, lugares como Val d’Orcia (Património UNESCO), Bagno Vignoni, San Quirico d’Orcia, Pienza e no coração da Creta Senese, além de Montisi e Trequanda.

E depois com  Giancarlo Brocci e as bicicletas vintage, começamos a marcar os caminhos que permitirão que todos os amantes da Eroica conheças a beleza do sul da Toscana.

Serão quatro rotas que permitirão desfrutar de paisagens e provar os sabores da Toscana, podendo escolher a rota dependendo da preparação e capacidade da cada ciclista, com lindas estradas brancas nas vinhas verdes.

eroica-de-primavera-bike-_45

Percursos:

Não faltarão opções: você poderá escolher quantos quilômetros pedalar, de acordo com o seu espírito de aventura e  preparação física.

A escolha do percurso pode ser feita no momento da inscrição, mas há possibilidade de modificar antes da partida sem nenhuma penalidade para o ciclista. As opções são:

  • – Passeggiata Eroica 27 km e 332 de desnível
  • – Curto Crete Senesi 56 km e 938 de desnível
  • – Médio Montalcino e Crete Senesi 102 km e 2.038 de desnível
  • – Longo Val d’Orcia 150 km e 3.226 de desnível

12bb5c9d9ace97f8fcefc91408af90ab4f4a2c62

Bicicletas: é obrigatório o utilizo de bikes de época ou bicicletas vintage que respeitem o regulamento do evento.

Como participar

Cecília

Cecília

Cecília, uma brasileira que mora na Itália é a Presidente de uma Associação Esportiva especializada em organização turística, programas e eventos  na Itália ligados ao mundo ciclísticos esta formando um grupo para participar do evento, porém a adesão é até março de 2017.

Este é um pacote de viagem de 4 dias e 3 noites que não inclui passagem aérea, assim dá a liberdade de cada um se organizar como quiser. Este programa foi preparado seguindo o clima da Eroica. A hospedagem é em um agriturismo maravilhoso, com ambiente para churrasco, piscina panorâmica, e um chef Toscano para poder oferecer o melhor!

O clima de festa e de amizade completam e transformam estes dias em algo especial!

Bicicleta

São permitidas bicicletas em aço construídas até 1987 ou bicicletas vintage que respeitem as característica especificadas no regulamento. Entre elas: cambio no tubo obliquo, pedais com firma pé (não é permitido nenhum tipo de clip e sapatilha), fios do freio externos ao guidom, rodas em alumínio, aço ou madeira mas sempre com perfil inferior a 20mm, etc.

Provavelmente você já deve estar assustado com tanta informação, mas não se preocupe pois através da Bottega L’Eroica, você poderá alugar bikes já preparadas para o evento.

Vestuário

É necessário vestir-se com roupas em estilo vintage, como blusas e bermudas de lã, evitando mostrar roupas feitas com materiais técnicos de recentemente fabricação.

Acessórios

Em consonância com o espírito evocativo histórico, a organização convida todos os participantes a enriquecer seus trajes com outros acessórios antigos, desde sapatos, chapéus, óculos, garrafinhas de água, etc.

esse daí também é permitido!

esse daí também é permitido!

Quanto à utilização de capacete, este é o único acessório moderno aconselhado e recomendado.

Pontos de alimentação

A alimentação é o “Top” deste evento. Nada de isotônicos, maltodextrinas ou suplementos.

Chegando aqui nossos heróis descansam suas bikes e se deliciam com a típica comida toscana, isso mesmo comida e bebida!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Obviamente não poderia faltar o majestoso vinho Chianti acompanhado pelo prato de Ribolita!

Com uma grande variedade de embutidos, queijos, vinhos e outros produtos típicos, é difícil retornar à estrada. Mas não se preocupe, tem gente que ainda encontra tempo para um cochilo debaixo das parreiras e oliveiras antes de retomar o percurso. Afinal, aqui ninguém se importa com o tempo, o que vale é se divertir. A classificação final passa a ser uma mera lista em face da rica experiência vivenciada.

Passaporte da Eroica

Em cada etapa do percurso o “eroico” ganha um carimbo, como um atestado de reconhecimento da etapa.

Pacote Eroica de Primavera

Duração: 4 dias / 3 noites
Preço: por pessoa em quarto duplo  € 550
Inclui:

  • 3 hospedagens em agriturismo em quarto duplo
  • café da manha diário (tortas, café, leite, pães, presunto e queijos)
  • 3 jantares especiais preparados por chef tradicional Toscano
  • inscrição no evento Eroica
  • almoço no local apos o evento
  • aluguel de bike segundo o regulamento
  • assistência brasileira no local

Obs: transfer à pedido (aeroporto de Florença)

Itinerário:

Dia 29/04: Chegada independente em Buonconvento e acomodação em agriturismo. Encontro com o nosso staff, aperitivo de bem vindo para entrar no clima de festa! Jantar no local.

Dia 30/04: Apos o café da manhã, preparação das bikes e pequeno tour. À tarde iremos a área de exposição para retiro do kit da prova e briefing. Seguirá uma deliciosa degustação de vinhos a bordo piscina e jantar para nossos Heroicos.

Dia 01/05: saída para participação a Eroica Primavera. Almoço no local e a noite jantar comemorativo.

Dia 02/05:  café da manha e até a próxima aventura!

Para saber mais informações CLIQUE AQUI e faça seu pedido de orçamento.

banner serviços mascote

EROICA BIKE_40

publieditorial



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!