O que fazer em agosto na Toscana

Veja o calendário de Feiras, festas e eventos em agosto na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2018. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao início do verão, com feiras e festas medievais, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre transporte, conhecer as cidades da Toscana, e os melhores textos sobre Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em Agosto?

Em agosto o calor é forte, então é periodo de….. PRAIA!!! Por isso veja todos os textos que temos de praia na Toscana aqui, e escolha a sua!

E como fugir do calor em Florença? Aproveite o período de abertura dos bares no alto dos hotéis e com vista (ao ar livre), por isso a dica é fazer um aperitivo com vista em Florença, veja onde aqui! Ainda há dicas de aperitivo em Pisa, veja aqui. E se você não sabe como é o aperitivo na Itália, leia aqui.

Este é um período em que temos várias as festas medievais na Toscana, época de comer ao ar livre, conhecer um pouco da vida e dos costumes do período medieval. Abaixo você vai ver uma lista enorme de festas e que vão perdurar até setembro.

Faça caminhadas e trekkings nas áreas verdes mais bonitas da Toscana, como em Monteverdi Marittimo, ou Cânions de Orrido di Botri ou le vie Cave, ou ainda passear de cavalo na Maremma.

Aproveite e visite os monumentos de Pisa, como a Torre, abertos à noite!

Eu já escrevi vários textos aqui sobre as praias na Toscana:

E o Fiorentino, vai em qual praia? Leia –> A praia do Florentino é no rio!

Festas e Folclore

*4 a 6 de – ROCCASTRADA (Grosseto) – Medioevo nel Borgo – Retorne à Idade Média através da história, cultura e tradições: a partir de Sexta-feira à Domingo, em Roccatederighi, uma aldeia no município de Roccastrada, um festival de reconstrução histórica desde 1993. Você encontrará palhaços, malabaristas, artistas de rua, artesãos que irão preparar receitas tradicionais e bebidas medievais. Além de jogos e shows Roccatederighi, Roccastrada (Grosseto) –  veja programação aqui.

*5-6 – Castiglione di Garfagnana (Lucca)  | FESTA MEDIEVALE | um festival medieval em 1977 em honra do juramento de fidelidade à Lucca, com desfile histórico e torneios de besta na praça entre os arqueiros da República de Lucca e os da cidade de Massa Marittima. saiba mais aqui.

*10 a 19 – ANGHIARI (AR) – Tovaglia a Quadri Atmosfera do passado, histórias da vida real e muito boa comida como pano de fundo para as noites de verão. Aqui estão os ingredientes de sucesso do evento a ser realizado em Anghiari (AR). O programa é simples e essencial: o suficiente, ou seja, para passar as noites em modo diferente e na companhia de produtos locais, oferecido no menu. Depois, há a toalha xadrez, símbolo inequívoco de um passado rural que irá hospedar os shows realizados pelos habitantes do lugar.  Saiba mais aqui.

*11 a 13 – MONTALCINO (SI) – Torneo delle Aperture delle Cacce : evento de competição de arco (arcieri) medieval, onde durante a festa há um desfile medieval e os participantes se vestem como no Renascimento. Veja programação aqui.

*11 a 15 – FILETTO (Massa Carrara) – Mercado Medieval de Filetto  Um mergulho na Idade Média na aldeia histórica de Filetto (Villafranca in Lunigiana), as ruas serão animadas por comerciantes, músicos e acrobatas. Mostra temática na praça da aldeia e “jantar medieval” no Convento. Info aqui

*13 e 20  VOLTERRA (PI) – Volterra AD 1398: uma das festas medievais mais aguardadas da Toscana, animada, com muitos espectáculos. Veja o que ja escrevi sobre esta festa, leia o post : Festa Medieval de Volterra – ad1398. Info, clique aqui.

*14 – MASSA MARITTIMA (LI) – Balestro del Girifalco –Na festa, 24 balestrieri ( aqueles que usam a balestra, arma medieval que lembra um arco e flecha), 8 para cada bairro da cidade, se enfrentam para ganhar a flecha de ouro. A corrida é precedida por um cortejo de 150 participantes que chegam à Piazza Duomo, onde ocorre o evento. Após a realização dos sbandieratori (porta bandeiras), inicia a competição onde a balestra é uma reprodução italiana da arma de 1400. O arqueiro deve acertar o alvo a 36 m. de distância. O arqueiro vencedor, cuja flecha é aquele que chegou mais próximo ao centro, será premiado com uma seta dourada simbólica, enquanto seu bairro será premiado com a “grande bandeira” de seda pintada. Saiba mais aqui. Piazza del Duomo, Massa Marittima (Grosseto).

*15 – (toda a Itália)  – FerragostoToda a Itália está ansiosa para 15 de agosto. É então Ferragosto, uma festa da colheita originalmente pagã, mas também a festa católica em honra da Assunção de Maria. É um dos feriados mais importantes da Itália – também porque muitas vezes é o pontapé inicial para duas semanas de férias. O festival deve seu nome às Feriae Augustae, as festas do imperador Augusto, onde, após semanas de trabalho duro, as pessoas finalmente podiam comer e beber juntos novamente. A colheita estava feita, o trabalho duro estava feito – e isso tinha que ser comemorado! Ferragosto é agora completamente dominado por um convívio acolhedor com a família e amigos e com – como convém aos italianos – os mais saborosos petiscos e bebidas, de preferência ao ar livre – ao ar livre. Se você está procurando um belo local na praia ou nas montanhas, com certeza será uma festa italiana de Ferragosto muito aconchegante e de verão!

DSC00639
Festa Medieval de Volterra

*15 – SARTEANO (SI) – Giostra del Saracino –  La Giostra del Saracino é um jogo equestre que evoca a luta contra os cavaleiros árabes saqueadores (Saracino). Na representação, o inimigo é composto de uma imagem de madeira típica montada sobre um suporte que a faz girar. Os cavaleiros das 5 contradas galopam contra a imagem, tentando colocar um anel no eixo com um diâmetro de seis centímetros no lugar no escudo. Para mais informações clique aqui.

*5 – PORTO SANTO STEFANO (GR)  – Palio del Marinaio dell’Argentario: O Palio Argentario é uma regata (4 remadores e um timoneiro) entre quatro barcos chamados “guzzi” representantes dos distritos da cidade (Cruz, Fortaleza e Pilarella Vale). Cada barco leva o nome de um vento: NW, Grecale, LIBECCIO Scirocco. A rota do desafio é composta de 4 pistas de 4000 m, delimitado por bóias. O vencedor é o primeiro barco para realizar  5 giros pelo lago e 4 em terra. Info aqui.

*15 – CASTIGLIONE DELLA PESCAIA (GR) –  Palio dell’Assunta  O Palio di Castiglione é executado em barcos a remo com cinco tripulantes (quatro remadores mais um timoneiro). Originalmente realizado no rio Bruna (córrego que atravessa a aldeia), mas desde 2009 a corrida acontece no mar, com a pista de corrida na frente do canal do porto onde ocorre a chegada. Cada barco corresponde um bairro da cidade: Castelo (amarelo e verde), Marina (branco e vermelho), Piazza (branco e verde), Ponte Giorgini (branco e azul), Portaccia (amarelo e vermelho ).

*16 – SIENA – Palio de Siena : Acontece na Piazza del Campo em Siena e vai muito além de uma vibrante corrida a cavalo entre as “contradas” (bairros) da linda Siena. Sem dúvida, uma das tradições mais belas do mundo, cheia de peculiaridades.  Clique e leia o post de 2018: -> O programa do Palio di Siena

palio de siena ii_17
Palio de Siena

*27 – MONTEPULCIANO (SI)  – Bravio delle Botte – uma série de eventos que acontecem na cidade, em preparação para o evento do Bravio delle Botte do dia 30/08. São outras pequenas celebrações medievais além do treinamento dos competidores para a competição. A Bravio delle Botti é o desafio entre os oito distritos da cidade, e Talosa Voltaia, que disputam pelo “Palio”, a competição acontece rolando barris de 80 kg ao longo de um caminho para subir mais 1 km de distância. Os barris são rolados por dois “empurradores” ao longo de um caminho através das ruas do centro. Na semana antes da corrida, acontecem inúmeros eventos. Mais informações no site do evento, aqui. Não dá pra explicar, tenho que mostrar o vídeo!! Saiba mais aqui – Veja o texto – Bravio delle Botti em Montepulciano: a corrida dos barris

*17 a 20 – PONTREMOLI (MA) – Medievalis Encenação medieval da concessão de cidade livre dada a Pontremoli em 1226 pelas mãos do imperador Frederico II. Nos cinco dias que será lembrado, se terão eventos típicos da época: os duelos, exposições falcoeiro, de dança e jantares medievais, mas especialmente o “Disfida della Cortina di Cazzaguerra”, onde as três facções vão dar vida aos guerreiros históricos. Sábado,  reconstrução histórica da chegada do rei Frederico II e sua corte. veja programação aqui.

Feiras e Mercados

 

De agosto a outubro de 2023 , eventos da Toscana , – StraFesta Toscana, festival de caminhos e sabores do vinhoDe julho a novembro de 2023, ao longo das dezoito estradas participantes do evento, os visitantes terão a oportunidade de explorar adegas, lagares, fazendas e oficinas de artesanato, conhecer produtores locais e saborear produtos típicos da Toscana.

De agosto a setembro de 2023 , eventos da Toscana , – Estate of Chianti Classico . Um calendário excecional anima o verão Chiantigiana de 2023, com 100 eventos de junho a setembro promovidos graças a financiamento europeu e em colaboração com os municípios locais. O Chianti Classico Wine Consortium construiu, portanto, um calendário unificado de eventos para a temporada 2023, inspirado em 4 direções principais: Arte, Música, Teatro e Vinho.

*5 e 6 – AREZZO ->  Mercato dell’Antiquariato feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.

*até 6 -Montecchio del comune di Cortona (TOSCANA) – Sagra del Piccione – O  48º Festival do Pombo em Montecchio , uma pequena fração de Cortona (AR), está agendado de 29/07 a 06/08 . O festival acontece na quadra esportiva Ennio Viti ( https://goo.gl/maps/Zfx95MKAVvVsA38VA ).A festa propõe o pombo, cozinhado à moda tradicional , que será servido apenas nas noites de 29 a 30 de julho e de 3 a 4 a 5 a 6 de agosto . A reserva é bem-vinda . Todas as noites de 29/07 a 06/08 ainda será possível comer no estande do Restaurante e Pizzaria, com shows musicais e/ou dançantes.

*10 – MONTEPULCIANO (Siena) – Calici di stelle No esplêndido cenário do centro histórico de Montepulciano o evento – Calici di stelle – está de volta com seus dois protagonistas: Vino Nobile di Montepulciano DOCG e Rosso di Montepulciano DOC. Para a ocasião, você pode assistir a concertos de música ao vivo ao longo das ruas e na Piazza Grande, e ainda jantar em 8 distritos (e respectivos times) do Bravio delle Botti, apreciar o show do grupo de jogadores de Bandeira e de Tamburini di Montepulciano, um passeio através do mercado das artes e antiguidades em via Ricci e descobrir os muitos outros eventos previstos. veja programação aqui.

*12 a 15 – Cortona (TOSCANA) – Sagra della Bistecca Durante a Sagra della Bistecca, todos os moradores e visitantes de Cortona andam pela rua com água na boca. Afinal, eles assam os melhores bifes. Chefs experientes preparam o melhor bistecche de carne Chianina em uma enorme grelha. Você se diverte em combinação com um bom vinho – uma experiência inesquecível!

Música e Espetáculo

*todo mês – Marina di Pietrasanta (TOSCANA) – debates, musica, opera e muito mais. Saiba o programa.

*até 14   –  Monticchiello, Siena (TOSCANA) – Festival do Teatro Povero de Montecchiello – De 29 de julho a 14 de agosto de 2023, o pequeno povoado de Monticchiello, na província de Siena, recebe o espetáculo Teatro Povero, espetáculo escrito, dirigido e encenado pelos habitantes do pequeno povoado medieval de Val d’ Orcia. Por meio do espetáculo, eles contam sua história, desde o desmoronamento do mundo rural na década de 1960 até o mundo atual. O teatro Monticchiello , em sua 57ª edição , já foi definido de várias formas, mas a mais adequada é aquela inventada pelo diretor teatral italiano Giorgio Strehler: o Autodrama.

*até 22 de agosto – Fiesola (TOSCANA) – Estate Fiesolana – A edição FIESOLANA VERÃO 2023 encenada no Teatro Romano de Fiesole oferece um evento diferente todas as noites, de junho a setembro. Um outdoor que inclui vários aspectos da proposta artística italiana e internacional com muitos personagens do show ao vivo. Músicas de assinatura como Stefano Bollani e Makaya McCraven , verdadeiros alquimistas do jazz, Alice com sua homenagem a Franco Battiato, o som extremamente refinado de BowLand e Irene Grandi em versão blues.

*até 26 – Torre del Lago (TOSCANA) – Puccini Festival – Chamado Puccini e la sua Lucca, você pode assistir a concertos durante todo o ano na igreja de San Giovanni, onde Puccini foi batizado. Mas no verão há mais! “Isto é o paraíso!” Diz-se que Puccini exclamou quando viu pela primeira vez o Lago Massaciuccoli. O Festival Puccini é realizado todo verão nas margens do lago . De meados de julho a meados de agosto, um grande teatro é construído, que cai parcialmente sobre a superfície da água. Um belo cenário para as óperas de Puccini; ao ar livre, os sons de Madame Butterfly de Puccini  dão-lhe ainda mais arrepios! Aliás, o Festival Puccini foi fundado em 1930 por iniciativa do próprio Giacomo Puccini. O teatro original era um todo improvisado, montado pelos amigos de Puccini. Desde então, o festival cresceu muito. Hoje atrai mais de quarenta mil visitantes e é preciso reservar os ingressos com antecedência.

 

Arte e Exposições

Todo primeiro domingo do mês (este mês é dia 2 de julho), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos Leia –> Lista de Museus grátis no primeiro domingo do mês!

*FIRENZE – *Luca Giordano – maestro barroco a Firenze- até 5 de setembro de 2023, Palazzo Medici Riccardi – Nascido em Nápoles, Luca Giordano (1634-1705) é um dos mais famosos artistas barrocos italianos. Você pode admirar seu trabalho virtuoso este ano em uma bela exposição no Palazzo Medici Riccardi , onde pintou o teto da Galleria degli Specchi (a Sala dos Espelhos). O palazzo abriga cerca de cinquenta obras, incluindo vários esboços para a Galleria degli Specchi e o teto da Biblioteca Riccardiana, emprestados da National Gallery de Londres. Há também obras de coleções particulares e de museus famosos como a Galeria Uffizi, Pio Monte della Misericordia em Nápoles e Palazzo Barberini em Roma. Na Biblioteca Riccardiana, que preserva um dos dois afrescos feitos por Giordano para a família Riccardi na sala de leitura, também está exposta a exposição Dai libri alla pittura – viaggio tra le fonti iconografiche di Luca Giordano alazzo Medici Riccardi .

*CORTONA – Signorelli 500 – até 8 de outubro de 2023, Cortona – Cortona comemora os 500 anos da morte de Luca Signorelli com a Signorelli 500 , uma bela exposição que se concentra na obra desse pintor renascentista. Segundo Giorgio Vasari, Signorelli foi quem abriu caminho para artistas como Rafael e Michelangelo e, portanto, para a perfeição máxima das artes. Signorelli pintou em nome de Lorenzo De’ Medici, Papa Sisto IV e Papa Júlio II, entre outros. Ele era um homem do mundo (como também se descreve em um dos afrescos do Duomo de Orvieto ), mas ao mesmo tempo costumava e se sentia feliz em casa em Cortona. Durante o Signorelli 500, trinta de suas obras podem ser vistas no Palazzo Casali , provenientes de vários museus (inter)nacionais.

*Blooming in Paradise – até 12 de novembro de 2023, Officina di Santa Maria Novella – Blooming in Paradise é uma exposição especial de Felice Limosani. Você está completamente cercado por flores em todas as cores do arco-íris, acompanhadas por uma música suave. A exposição pode ser vista até 12 de novembro de 2023 na Officina di Santa Maria Novella, na Via della Scala 16, onde a entrada e todos os outros espaços também o embriagam com os aromas e cores das flores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *