O fantástico Jardim de Daniel Spoerri no Monte Amiata

29/out | por Deyse Ribeiro

Conheça um dos mais interessantes jardins da Toscana, onde a escultura contemporânea não só se comunica com a natureza, mas faz parte dela, o Jardim de Daniel Spoerri fica no Monte Amiata, não muito longe de Montalcino.

jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata_40

O parque foi projetado pelo artista Daniel Spoerri, que depois de viver em Nova York, Simi, Dusseldorf, Paris e outras partes do mundo, chegou na década de noventa na Toscana, pela primeira vez em Arcidosso e depois em Seggiano em 1992, dando à luz neste lugar, um projeto de um parque-museu de esculturas e instalações.

Daniel Spoerri

Daniel Spoerri, nascido em 1930 deve a sua reputação como um artista acima de tudo, o chamado “Quad-trap” ( “Fallenbildern”, realizada a partir dos anos 60). Sua carreira começou como dançarino nos anos 50 em Berna. Mais tarde, ele fez seu nome como um restaurateur (anos 70) e, como fundador da Eat Art no como no Eat Art Gallery, em Düsseldorf e seus muitos banquetes.

Nas suas muitas viagens à Itália, em 1990 o artista visita o Monte Amiata, onde mais tarde dá à vida ao projeto de um parque que finalmente viu a luz com o nascimento da Fundação “The Garden of Daniel Spoerri. Hic Terminus Haeret“. No jardim ele mostra toda sua longa experiência de  metteur en scene. Spoerri recorda um pouco o Jardim de Bomarzo, que já o havia impressionado desde sua primeira viagem em 1964.

jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata_3

O jardim

O que Daniel queria era, longe das multidões do Uffizi, mas ainda na Toscana, em meio ao verde e ao ar puro, expor um grande número de esculturas contemporâneas que se comunicam com a natureza. O seu Jardim possui uma extraordinária coleção que cobre 16 hectares nas encostas do Monte Amiata, cerca de 80 km ao sul de Siena.

jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata

Monte Amiata

jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata_32

Seggiano

Ele começou no início de 1990 e abriu ao público em 1997, e há sempre uma novidade, pois novas peças são adicionados a cada ano e Spoerri não se cansa em sua pesquisa por novos artistas e peças.

O jardim hoje possui mais de uma centena de esculturas e instalações de arte realizadas por mais de cinquenta artistas de renome internacional, incluindo o própro Daniel.

jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata_34

A rota, dentro dos 16 hectares do parque, é desvendada por extensos relvados e bosques em um padrão aparentemente aleatório, onde as obras de arte contemporânea são dispostas de forma esparsa,  integrando-se e combinando com a paisagem natural. Além do caminho de esculturas há também um caminho botânico onde muitas plantas são identificados por uma etiqueta que enfatiza as espécies e com algumas curiosidades.

Além disso, para cada artista presente no parque, é plantado um exemplo típico de oliva do território e conhecido como o “azeitona Seggianese”.

jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata_11

jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata_6

jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata_44

O Jardim é realmente um lugar maravilhosamente remoto e tranquilo, que nos permite  uma experiência extraordinária. Você pode apenas passear e ser surpreendido e encantado com o que você encontrar, ou seguir o mapa e procurar, como uma caça ao tesouro, o olival, onde três bateristas gigantes estão pastoreando um enorme bando de gansos, ou um tipo de circulo druida  em uma colina com vista para a aldeia de Seggiano, poltronas cobertas de grama, um crescente de cabeças de bronze em colunas.

jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata_25 jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata_33

Algumas obras imperdíveis:

Entre as obras mais marcantes no Giardino di Daniel Spoerri:

  • origami de ferro japonesa Kimitake Sato;
  • a instalação  “I Guerrieri della Notte” de Spoerri em que quatro soldados de bronze que descansam em um lago;
  • “I manichini”, de Spoerri, ou seja, as sete figuras de bronze que lembram Miro;
  • “Dies irae – Jour de colère” Olivier Estoppey:
  • 160 grandes patos de cimento que marcham em direção à Seggiano, liderados por três bateristas que ultrapassam os 3 metros de altura
  • o labirinto
  • o “visitatore”

Aqui você pode ver  a lista completa dos artistas.

O mapa completo do jardim com a posição das esculturas.

jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata_8

jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata_10

jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata_15

Não só escultura

Uma boa ideia na primavera ou verão é levar as crianças, fazer um piquenique!

Dentro do jardim, que de tão extenso podemos chamar de parque, há ainda um restaurante, o bistrot – Non Solo Eat Art – que tem no menu pratos regionais, além de uma cafeteira e livraria.

E ainda há algumas opções de quartos para hospedagem, além da produção de azeite num pequeno espaço do parque.

jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata_45

Como chegar:

Vindo de Grosseto, ir em direcção à SS223 Siena. Após cerca de 20 km, pegar a SP64 de Cipressino seguindo as placas até Paganico/Castel del Piano, vire à direita na SS323 na direção do Monte Amiata/Seggiano. Aqui pegar a estrada provincial Pescina à direita após cerca de 600 metros à esquerda, é a entrada do Jardim.

jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata_23

jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata_28

jardim-giardino-daniel-spoerri-amiata_27

Informação:

Horário:
da páscoa à 1 de julho:  de terças à domingos das 11 às 20 horas
de 2 de julho à 15 setembro: todos os dias, das 11 à 20 horas
de 15 de setembro à 31 de outubro: de terças à domingos das 11 às 19 horas
de Novembro à março: somente com reserva marcada

Entrada:
Completa € 10,00
Reduzidas (crianças, estudantes) R $ 8,00
Crianças até 8 anos: grátis

Endereço:
Strada Provinciale Pescina, 58038
Seggiano GR, Itália
Tel. +39 0564 950 805
e-mail: info@danielspoerri.org
site: danielspoerri.org

Mais fotos:



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!