Conheça uma pouco das curiosidades de Florença nesta série de textos. Neste conto um pouco sobre as curiosidades da praça de Santa Maria Novella e da fachada da sua Basílica.
Localizado no coração de Florença, a poucos passos da estação central, a praça Santa Maria Novella atrai dezenas de turistas. Graças, também, a sua igreja, uma síntese da arquitetura do gótico ao Renascimento.
A Praça de Santa Maria Novella é uma das praças mais bonitas de Florença e ocupa o coração da antiga cidade. Fica pertinho do Duomo e da estação central, uma localização estratégica para aqueles que chegam em Florença e atrai todos os dias dezenas de turistas fascinados pela fachada da igreja, que é a síntese mais completa da arquitetura de Leon Battista Alberti.
Em 1287 iniciou-se a construção da praça, e as obras, inicialmente foram à custa do município que decidiu permitir aos fiéis um espaço mais amplo para os cultos. As mudanças continuam hoje, a administração da cidade para tornar o local ainda mais verde, dicidiu fazer a inserção de canteiros de flores, não ficou bonito?
A Praça de Santa Maria Novella sempre foi escolhida como o local para eventos, na Idade Média ficou famosa pelo Palio dei Cocchi, uma espécie de corrida de bigas. Hoje a praça é escolhida como local de eventos e feiras como o Festival do Gelato, Mercados de Natal, etc.
E sobre a igreja ? Nem todo mundo nota, mas a fachada da Igreja está decorada com alguns objetos curiosos: a esquerda há esfera armilar, e a direita um relógio de sol colocados em simétrica à porta da frente. São instrumentos astronômicos implantados durante o Granducado do Cosimo I por Egnazio Danti, um eminente matemático e astrônomo, que aliás era um frei, que usou esses instrumentos para realizar seus estudos.
A função desses instrumentos era:
- o anel de bronze chamado em italiano de armilla equinoziale, é construído de 2 círculos na qual a intercessão dos mesmos indica a posição do sol na data dos 2 equinócios (verão e inverno)
- quadrante astronômico, do qual hoje somente resta a base de mármore, possui alguns relógios solares, nos quais se baseiam na mudança, em um pequeno furo, da sombra produzida por uma varinha de ferro.
O mais curioso de tudo é que graças a insistência deste astrônomo, foi-se capaz de calcular exatamente a discrepância entre o ano solar verdadeiro e o calendário juliano (46 a.c. usado ainda naquela época). Depois de provar insitentemente seus estudos com um grupo de outros estudiosos em Roma para o Papa Gregório XIII, Ignácio conseguie a aprovação para o realinhamento dos dias e assim ocorreu a promulgação do novo calendário gregoriano, saltando em 1582 dos dias 04 a 15 de Outubro, ou seja, naquele ano saltou-se 9 dias!
Dica: não deixe de visitar a Farmácia de Santa Maria Novella que fica logo ali na Via della Scalla, era a antiga farmácia dos dominicanos de Santa Maria Novella e que hoje é uma propriedade privada, mas visita-la é como voltar no tempo.