Conheça Montecarlo, a cidade do vinho, que fica na província de Lucca.Com o seu centro histórico, bem preservado e ainda protegido por muralhas medievais.
Introdução
Montecarlo di Lucca é uma verdadeira jóia a ser descoberta nas colinas de Lucca, a cerca de quinze quilômetros de distância. O vilarejo ergue-se numa posição panorâmica numa zona muito bonita, entre a Lucchesia e a Valdinievole, conhecida pela produção de vinho (as especialidades locais são o Montecarlo branco e o Rosso di Montecarlo).
Como muitas outras cidades da Toscana, Montecarlo também teve um importante papel estratégico no passado do ponto de vista militar. Originalmente o vilarejo estava localizada no sopé da colina, mas, depois de ter sido devastada pelos florentinos em 1331, foi reconstruída em torno da Fortaleza Cerruglio no topo da colina de mesmo nome. A partir desse momento a vila tomou o nome de Montecarlo em homenagem a Carlos IV, imperador do Sacro Império Romano de 1355 a 1378, que havia ajudado os Lucchese contra os Pisanos.
Como dissemos Montecarlo ergue-se em uma posição estratégica e de fato a Fortezza del Cerruglio foi muito importante durante as guerras entre Lucca, Pisa e Florença no século XIV. A fortaleza também foi usada como base por Castruccio Castracani, Senhor de Lucca, por ocasião da vitoriosa batalha de Altopascio em 1325.
A actual Montecarlo, com cerca de 4000 habitantes, é uma vila rica em testemunhos históricos, igrejas, monumentos e ainda ostenta a sólida fortaleza que, com as suas muralhas, resiste à passagem do tempo. São também inúmeras as iniciativas de promoção da área como o “Festa del Vino”, o festival teatral “Montecarlo estate”, “Montecarlo Jazz and Wine” ou ainda as “Sere d’Estate/Noites de Verão”.
O que ver em Montecarlo?
Com o seu centro histórico, bem preservado e ainda protegido por muralhas medievais, Montecarlo di Lucca obteve em 2018 o importante reconhecimento da Bandeira Laranja pelo Italian Touring Club. Vamos conhecer as principais coisas para ver em Montecarlo:
O centro histórico de Montecarlo di Lucca
Caminhar na vila medieval de Montecarlo é como fazer uma viagem no tempo . O centro histórico é de fato caracterizado por vielas estreitas, casas de pedra, ruas de paralelepípedos, igrejas medievais, brasões afixados nas paredes e portas de madeira.
As muralhas de Montecarlo
As imponentes muralhas que protegem o centro histórico de Montecarlo são sem dúvida um dos monumentos mais fascinantes deste centro. Ainda hoje bem conservadas, as muralhas de Montecarlo estão equipadas com algumas portas que datam do século XIV ou a Porta Fiorentina para Florença e a Porticciola para Lucca, bem como a Porta Nuova que remonta ao século XVI.
Colegiada de Sant’Andrea – Igreja de Sant’Andrea
A Colegiada de Sant’Andrea é o principal local de culto da vila e remonta ao período em que o castelo de Montecarlo foi fundado (século XIV). Da construção original, conserva-se apenas parte da fachada, feita com grandes blocos de arenito, e o belo portal do século XIV. No interior da capela da Madonna del Rosario conservam-se algumas valiosas obras de arte como a mesa com a Madonna in trono col Bambino de Francesco Anguilla e a estátua de Sant’Antonio Abate de Francesco di Valdambrino (ambas as obras datam da primeira metade do séc. século XV).
Teatro dei Rassicurati
Outra das principais coisas para ver em Montecarlo é o Teatro dell’Accademia dei Rassicurati . Este pequeno teatro (menos de 200 lugares) data do final do século XVIII e tem uma longa tradição na ópera, tanto que também foi frequentado pelo grande Giacomo Puccini. Se você é apaixonado por teatro, ficará interessado em saber que o Teatro dei Rassicurati está em funcionamento com um programa de espetáculos criado pela Fundação Toscana Spettacolo Onlus em colaboração com a Prefeitura de Montecarlo e a associação And Or Margini Creativi.
Fortaleza de Cerruglio
A visita ao centro histórico de Montecarlo só pode terminar com a Fortezza del Cerruglio , um verdadeiro símbolo da cidade. Bem posicionada no ponto mais alto da colina, a fortaleza foi construída no século XIV e depois ampliada nos dois séculos seguintes. A fortaleza tem uma forma triangular e é composta por uma parte mais antiga composta por uma imponente torre semicircular e duas torres quadradas, chamadas Torre dell’Apparizione e Torre di Santa Barbara, e uma parte da época dos Médici com uma torre semicircular e duas cortinas. Entre a parte mais antiga da fortaleza e as estruturas dos Médici havia um vasto pátio de desfiles que foi posteriormente transformado em um elegante jardim italiano.
Em 1775, o Grão-Duque Pietro Leopoldo decidiu vender a fortaleza não mais a considerando útil do ponto de vista militar. Desde então, a fortaleza é propriedade privada, mas pode ser visitada e hoje também é usada como centro de exposições e local para eventos e shows.
O que ver perto de Montecarlo di Lucca
Nos arredores de Montecarlo existem alguns lugares interessantes para visitar. Antes de tudo, sugiro que você faça uma visita à Pieve di San Piero em Campo ; é um dos monumentos mais antigos da região, pois as primeiras notícias sobre ele remontam ao ano de 846, embora o edifício atual tenha sido construído provavelmente no século XII ( de qualquer forma bastante antigo, eu diria! ). A torre sineira desta igreja paroquial deve mesmo datar do início da Idade Média.
Partindo de Montecarlo em direção a San Martino in Colle, na aldeia de Capannori, na província de Lucca, em apenas 7 minutos de carro você pode chegar à famosa Quercie delle Streghe . Esta árvore monumental de mais de 600 anos, 24 metros de altura e um tronco de 4 metros de circunferência, está localizada no Parque de Villa Carrara em Gragnano e é de livre acesso ao público.
É um exemplar muito particular de carvalho centenário, pois, ao contrário da tendência natural dos carvalhos de se estenderem em altura, este se desenvolveu horizontalmente dando origem à lenda segundo a qual as bruxas se reuniam em seus galhos durante os sábados . Daí o nome “carvalho das bruxas”.
Outra lenda conta que este gigantesco carvalho é o mesmo mencionado por Carlo Collodi no conto de Pinóquio . A aldeia de Collodi , onde está localizado o parque dedicado ao famoso boneco, fica a apenas 15 km de distância.
Comida e vinho
Uma viagem a Montecarlo não estaria completa sem uma paragem numa das muitas Enotecas e restaurantes para provar as iguarias produzidas nestes locais, em primeiro lugar o vinho, branco e tinto, e o azeite virgem extra. A tradição vitivinícola da região é antiga e bem documentada no Museo del Vino (Museu do Vinho) da Enoteca Lavagna, onde estão expostos os instrumentos usados no passado para a colheita e o engarrafamento e algumas fotografias históricas.
Desde 1969 que o vinho de Montecarlo é atribuído a Denominação de Origem Controlada, e os seus admiradores continuam a percorrer a famosa Estrada do Vinho e do Azeite de Lucca e Montecarlo para apreciar as suas qualidades.
Algumas dicas de restaurantes:
- No Buca Del Norcino a atenção às matérias-primas dos pratos é absoluta, e caso queira propor as receitas do restaurante aos seus amigos, pode comprar os ingredientes diretamente a eles.
- Mesmo na tradição da Osteria del Vecchio Olivo é o anfitrião: pappardelle com ragu de lebre, florentino grelhado e muitos outros pratos esplêndidos esperam por você em um cenário pitoresco.
- Na Casata Davini você pode provar vinho, azeite e cerveja e estocá-los para períodos longe da Toscana, eles vendem no atacado e no varejo!
- Pane, Olio e… . – hoje antipasteria, outrora o supermercado do vilarejo, está localizada ao longo da rua principal da vila na via Roma 22. Aqui é possível saborear pratos de frios, queijos, bruschetas e pratos típicos da Toscana, mas também primeiros pratos de massas frescas, pratos principais de carnes e sobremesas caseiras. Os produtos são de alta qualidade: todas as carnes são locais, assim como os queijos. O restaurante é uma delícia e tem cerca de 20 lugares dentro e algumas mesas externas para quem prefere comer fora. Mais um motivo para parar e comer aqui? Os proprietários Alessandra e Vittorio que com a sua simpatia e disponibilidade vão deixar-lhe uma bela recordação de Montecarlo.
Como chegar a Montecarlo
De carro : Montecarlo fica mais ou menos a meio caminho entre Lucca e Montecatini Terme e pode ser facilmente alcançado a partir da auto-estrada A11 Firenze-Mare pela saída Chiesina Uzzanese; a partir daí basta seguir as indicações para a aldeia que fica a cerca de 6 quilómetros. Vindo de Lucca (18 km) pode chegar a Montecarlo tanto pela auto-estrada como pelas estradas provinciais.
De ônibus: de Lucca demora cerca de uma hora com os CTT NORD linha E8 (VAIBUS LUCCA).