Festa Medieval de Vicopisano

A XVIII edição do Festa Medieval de Vicopisano ocorrerá no dia 3 e 4 de setembro de 2022, dia em que os cidadãos da província de Pisa recordam o seu passado rico em história, com um show dedicado à Idade Média.

O evento inclui uma série de iniciativas que vão desde performances dos grupos com encenação histórica nos campos medievais, músicos itinerantes,  teatro ao ar livre e jantares, tudo organizada no magnífico cenário arquitetônico de Vicopisano. Programação completa, clique aqui.

eu e algumas amigas no evento de 2012
eu e algumas amigas no evento de 2012

A principal atração é, sem dúvida, é a encenação da vida medieval, graças às estreitas ruas iluminadas pelas tochas, as “tabernas” criadas com madeira, além da “reprodução” das antigas artes e ofícios tradicionais. Assim como na Festa Medieval de Volterra, aqui é necessário trocar o euro pela moeda local, o “Grosso” Pisano, nos Bancos.

798 - FESTIVAL MEDIEVAL DE VICOPISANO
batalha no evento de 2010

Durante o evento, ocorre o mercado medieval com barracas que expõem as criações fantasiosas de artesãos, no resto do centro histórico haverá inúmeras apresentações de malabaristas, cuspidores de fogo, os adivinhos, os músicos, os Sbandieratori, além dos acampamentos medievais com as manifestações da vida da época, torneios de cavalheiros com espada e arqueiros.

IMG_0119
barraca de especiarias – evento de 2012

Para os amantes da gastronomia, este ano ainda esta na programação os jantares medievais que são organizados nas duas noites. Eles são ocorrem no alto da cidade e incluem pratos cozinhados segundo as receitas medievais para ser consumidos de acordo com a “etiqueta” do século XIII: sem o uso de talheres (com as mãos e garfos de madeira) e com um fluxo de ordem diferente da nossa (veja o menu abaixo). O preço do jantar é de 45 €. Para reservas e informações de pagamento clique neste link.

020
comendo com o garfo medieval de madeira e com as mãos… uma experiência!

Para as crianças, no dia 1 de setembro, entre as 15 e as 17,30 ocorre a Festa Medievale dei Bambini (para as crianças), pode jogar com os vendedores ambulantes e acrobatas, conhecer melhor os acampamentos medievais , duelar como verdadeiros campeões, além de descobrir o castelo de Vicopisano como nunca se viu!

1069323_504601809634247_1292900136_n

Texto oficial do evento:

A antiga vila de Vico, com torres, fortificações medievais totalmente preservadas, Palazzo Pretorio e a esplêndida Rocca del Brunelleschi serão trazidas de volta no tempo, recriando a atmosfera dos séculos XI e XII graças à iluminação com tochas, os muitos edifícios em madeira e pau-a-pique nas ruas e praças, as bandeiras tremulando em todas as janelas, os espetáculos medievais feitos de cantos, música e desfiles de fantasias e a troca forçada de euros por florins nas entradas da cidade.

Para comer à maneira medieval “perturbada” pelos contadores de histórias, os frequentadores terão tabernas ao ar livre localizadas perto das gabelles e poderão beber o vinho de Hippocrass na praça do antigo Post onde fica o Mercado Medieval: mercado de produtos típicos artesanato local, especiarias e gastronomia. Durante a festa haverá espetáculos de rua com bandeirinhas, malabaristas, acrobatas aéreos, comedores de fogo, mendigos, ladrões de rua e teatro ambulante para satisfazer todos os gostos.
Situado na charmosa praça do  Palazzo Pretorio o jantar espetacular para 30 pessoas por noite durante o qual os comensais assistem às apresentações de vários artistas. O jantar é feito com pratos medievais, critérios e receitas, além de ser consumido seguindo a etiqueta dos 300, ou seja, sem garfos e seguindo uma ordem diferente, claro, da nossa atual. O custo é de 45 euros, incluindo entrada para o festival.

Durante as férias há um excelente serviço de ônibus gratuito que sai do estacionamento do complexo escolar na Viale Diaz.

bilhete de entrada para o Festival custa 6€ por pessoa , sendo gratuito para crianças .

evento de 2012
evento de 2012

Para participar, deixe o carro no estacionamento na entrada da cidade e pegue o ônibus do estacionamento ao centro. O ônibus é grátis e funcionará durante todo o evento.

Abaixo algumas fotos das Festas dos anos passados em que eu participei, além do mapa da Festa.
Para mais informações clique aqui

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

.

Veja o Calendário anual de eventos na Toscana e não perca nada!

Conheça os passeios guiados em Pisa e conheça a sua história.

Quer conhecer bem a Toscana?

Veja alguns dos passeios que ofereço aqui!
Um passeio guiado é a melhor forma de conhecer a arte, a cultura e a gastronomia local!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.