Em 20 de setembro de 2014, foi inaugurada no Palazzo Strozzi, em Florença uma nova exposição, que chama a atenção sobre a arte moderna, com uma nova exposição dedicada a um dos maiores pintores do século XX, Pablo Picasso. Eu fiz uma visita especial, aberta as guias de turismo e conto tudo sobre a Exposição!
A exposição apresenta uma seleção de obras do grande mestre da arte moderna que permite a compreensão da sua influência e comparação com os principais artistas espanhóis, como Joan Miró, Salvador Dalí, Juan Gris, Marie Blanchard, Julio González: a arte que e reflete a relação entre realidade e surrealidade, o compromisso do artista na tragédia histórica, a metáfora do desejo erótico como fonte principal de criação e visão de mundo.
A exposição se chama “Picasso e a modernidade espanhola” e possui cerca de 90 trabalhos de Picasso e outros artistas, incluindo pinturas, esculturas, desenhos preparatórios para a sua obra prima, “Guernica”, emprestado pelo Centro de Arte Reina Sofía de Madrid. Entre as exposições são obras-primas absolutas como Cabeça de Mulher (1910), Retrato de Dora Maar (1939), pela primeira vez, excepcionalmente exibido na Itália e O Pintor e a Modelo (1963) de Picasso, também Siurana, o caminho (1917) e Figura di Pássaro na noite (1945) por Miró, Harlequin (1927) de Dalí, e depois desenhos preparatórios, gravuras de Picasso para a sua grande obra-prima Guernica (1937), nunca antes mostrados em uma número tão grande fora de Espanha, com alguns empréstimos inéditos na Itália.
Quem foi Picasso?
Nascido em Málaga, Espanha, em 1881, Pablo Picasso, tornou-se um dos maiores e mais influentes artistas do século 20 eo criador (com Georges Braque) do cubismo. Um pintor expatriado, escultor, ceramista e cenógrafo espanhol, Picasso foi considerado radical em seu trabalho. Depois de uma longa carreira prolífica, ele morreu em 8 de abril de 1973, em Mougins, França. O enorme conjunto da obra de Picasso continua a ser, no entanto, a lenda viva, um tributo à vitalidade do “inquietante” espanhol que supersticiosamente acreditava que o trabalho o manteria vivo. Durante quase 80 de seus 91 anos, Picasso dedicou-se a a produção artística e contribuiu significativamente para o desenvolvimento da arte moderna no século XX.
A EXPOSIÇÃO
A exposição ha 9 seções, divida por fases do artista e de seus contemporâneos. E se desenvolve em 2 andares do Palazzo Strozzi.
Baixe o Pdf com as informações da exposição aqui.
Informações:
Palazzo Strozzi – Piazza Strozzi
Todos os dias, inclusive feriados
horario: 10hs ás 20hs e quintas até as 23hs.
A bilheteria fecha 1 hora antes.
Preço: 10 euros, 8,5 euros para maiores de 65 anos e jovens até 26 anos.
Gratis: crianças ate 6 anos
Tel. +39 055 2645155
www.palazzostrozzi.org
Fotos das obras cedidas pelo Palazzo Strozzi a divulgação.
Morri que a Guernica está na exposição!!! Ainda não fui conferir, mas devo ir essa semana. Adoro!!!
Raquel, obrigada pelo comentario. Não esta em exposição o Guernica, somente desenhos preparatórios, gravuras de Picasso para a sua grande obra-prima, infelizmente.
Bom passeio. abs