Em julho e agosto, o Palio de Siena reúne 17 paróquias em homenagem à Nossa Senhora, saiba sobre a história de um dos eventos mais famosos da Toscana!
Cavaleiros com trajes tradicionais, bandeiras de diversas cores e milhares de pessoas reunidas. É neste clima que acontece duas vezes por ano, em 2 de julho e 16 de agosto, o Palio di Siena, corrida de cavalos disputada por 17 paróquias em homenagem à Nossa Senhora.
A festa religiosa é realizada desde o século 17 na cidade de Siena e reúne milhares de pessoas interessadas em acompanhar de perto o espetáculo na Piazza del Campo. Os cavaleiros competem trajados com monturas e carregam bandeiras das suas paróquias.
O cavalo que chegar primeiro, após três voltas ao redor da praça, ganha o palio, estandarte criado exclusivamente para o evento.
As 17 paróquias são: Aquila, Bruco, Civeta, Chiocciola, Drago, Girrafa, Istrice, Leocorno, Lupa, Nicchio, Oca, Onda, Pantera, Selva, Tartuca, Torre e Valdimontone. A corrida em si é feita somente por dez cavalos, cada um de uma “contrada” (paróquia ou bairro), de três regiões da cidade, que são escolhidos por sorteio.
Cada bairro tem suas cores e hino. Ganha o cavalo que chegar primeiro, após três voltas ao redor da praça, mesmo que o jóquei já tenha caído. Nos dias de corrida os habitantes e turistas concentram-se no centro da Piazza del Campo para assistir ao evento. As arquibancadas ao redor da praça ficam cobertas de torcedores organizados (contradaiolos) que cantam os hinos de cada contrada.
Curiosidade: O filme 007 – Quantum of Solace (2008, diretor Marc Forster), teve algumas de suas cenas rodadas em Siena, quando acontecia Il Palio, que aparecem nas primeiras partes do filme.
De acordo com o dicionário Sabatini – Coletti a palavra Palio significa: “pedaço ou estandarte, bordado ou pintado, que na época medieval se dava em prêmio ao vencedor de uma competição.” A palavra palio vem do latim e foi usada pela primeira vez no século XIV.
Videos:
Pingback: Passeios na Toscana - VolterraGusto: gastronomia, vinho e o Palio dei Caci (queijo) !