O Argentario é uma área linda que fica no sul da Toscana, conheça neste texto o que fazer em Monte Argentario ; monumentos, praias e atividades.
Leia ainda —> Monte Argentario, um paraíso no verão da Toscana
Argentario é um comune (municipio) italiano de mais de 12.00 habitantes na Toscana, é conhecido pelo seu promontório rodeado pelo mar e ligado à costa por o Giannella, Feniglia, e por um istmo artificial que corresponde à barragem de Orbetello. Do Monte com vista para o mar, ha ainda duas famosas e acolhedoras cidades turísticas: Porto Santo Stefano e Porto Ercole antigas vilas de pescadores que se tornaram um dos recurso turísticos principais da região.
Argentario atrai turistas por sua paisagem única, seu meio marinho e seu clima excepcionalmente ameno, tornando-se um local de férias ideal para a maioria do ano.
Então, depois do texto que explique o que é e como se formou o Monte Argentario é hora de conhecer o quais as opções interessantes do que fazer na região:
1. Conhecer a cidade de Porto Ercole:
A pequena vila de pescadores, possui um ponto delicioso, cheio de restaurantes e com uma linda vista, onde é possível ver os pescadores retornando cheio de peixes.
O centro antigo de Porto Ercole está localizado mais ao sul da baía, onde é possível encontrar o centro antigo através da porta Pisana (Via Ricasoli), a partir daí, encontramos um labirinto de becos e fechados pelas muralhas da cidade, que abraçar toda ao centro e se fecha na antiga Rocca (a ponta da fortaleza onde há um farol).
Na Piazza Santa Barbara, a partir do qual se pode admirar uma bela vista do porto, se encontra o Palazzo del Governatore, com fachada em estilo renascentista. A igreja mais antiga fica no alto, foi reconstruída após a última guerra e no seu interior ficam os túmulos dos governadores espanhóis do Stato dei Presidi.
Porto Ercole é famosa porque aqui morreu um grande pintor de forma misteriosa, o grande Caravaggio! Saiba mais frente..
2. conhecer o Forti Filippo:
O forte foi construído com quatro torres e foi construído sobre uma rocha. O único ponto de acesso é representado por uma ponte levadiça localizada no lado leste. O poder de fogo da artilharia do forte foi construído um pouco mais abaixo, chamaado de Batteria di Santa Caterina, uma estrutura que permitia tiros e precisão.
Hoje tanto o Forte Filippo, quanto a Batteria de Santa Caterina foram divididos e são de propriedade privada, mas você pode visitar o perímetro externo do forte e admirar uma bela vista la de cima. Quando eu fui tinha ainda alguns apartamentos em venda, alguém interessado?
Para chegar lá, pegue uma estrada pequena á esquerda, antes de chagar á cidade de Porto Ercole.
3. ver a estrutura do Forte Stella:
Esta fortaleza construída em 1557 tem a sua particularidade de ter a forma de uma estrela. Toda a propriedade é cercada por um fosso e o único ponto de acesso é formada por uma ponte levadiça. Completamente restaurado recentemente, agora é usado para exposições e eventos, a partir dessa visão forte é maravilhosa!!
4. ver a paisagem esuberante do alto da La Rocca:
Este complexo fortificado não é o resultado de um projecto original, ao contrário das outras duas fortificações, mas a sua estrutura é um reflexo de muitas renovações feitas em vários séculos. Visitando La Rocca, na parte norte, onde era a estrutura mais antiga, ele abre outra porta que se conecta diretamente com o centro. Abaixo, em direção ao porto, são visíveis restos de baluarte poligonal que pertencia à bateria de Santa Barbara, que, como no caso da bateria de Santa Caterina, completou o potencial da fortaleza. A vista é de tirar o fôlego. Definitivamente não perca!
5. conhecer um pouco do mistério da morte de Caravaggio:
Michelangelo Merisi Caravaggio morreu em Porto Ercole em 1610, aos 38 anos, e a arca funeral que contém os restos mortais do artista fica entre Via Nuova e Via Principe Umberto.
A morte de Caravaggio é envolta em um mistério, seu corpo permaneceu em local desconhecido por séculos.Somente em 16 de junho de 2010, uma equipe de cientistas e universitários italianos do “Comitê Caravaggio” anunciou a identificação dos restos mortais do pintor, graças a análises de DNA e de carbono-14.
Hoje ha um marco, com uma escultura em mármore no local onde Caravaggio teria morrido, e fica na Reserva Naturale Duna Feniglia.
6. conhecer a cidade de Porto Santo Stefano:
Chegando de carro a cidade, você pode desfrutar de uma bela vista do Porto Santo Stefano. A primeira coisa que você vai encontrar será o estaleiro, onde os marinheiro trabalham para construir e restaurar os barcos. Neste ponto, especialmente na alta temporada é o melhor lugar para estacionar o carro e, em seguida, continuar a pé.
Não deixe de visitar a Piazza dei Rioni, com vista para a marina, uma parada obrigatória na cidade pelos muitos bares e restaurantes com terraço com vista para o mar, a qualquer hora do dia, do café da manhã até depois do jantar, um aperitivo ali é muito relaxante.
Se decidir subir pelas vielas charmosas e escadas da cidade velha, poderá visitar a Fortezza Spagnola. A subida não é longa, mas muito íngreme, por isso, recomendo não fazer-la nas horas mais quentes do dia (confesso, eu desisti).
Ao longo dessa avenida costeira você vai atravessar o porto com ferries para as ilhas de Giglio e Giannutri, barcos de passeios e da frota de navios de pesca; se você chegar na parte da tarde, pode acontecer para assistir ao desembarque dos peixes frescos.
Depois da orla marítima começa a Lungomare dei Navigatori que leva ao pequeno porto de Pilarella, alia fica o Aquário, dentro do qual é reproduzido o ambiente marinho típico do Mediterrâneo.
7. Convento dei Padri Passionisti:
Ao longo da estrada que vai de Porto Santo Stefano a Orbetello, à direita você vai ver bem marcado por sinais de trânsito, a estrada que permite chegar ao cume do Monte Argentario, a estrada por si só ja vale a pena pela vista. A uma altitude de 273 metros, encontramos o convento dos Padres Passionistas, pare o carro e desfrute do esplêndido panorama.
O Convento dei Padri Passionisti, cercado por uma vegetação generosa, foi construído no final de 1700 a mando de San Paolo della Croce. Os Padres Passionistas promover a memória da Paixão de Cristo, vivendo na comunidade e vivendo de estudo, oração e atividade missionária.
O complexo é composto de um convento e da igreja do século XVIII, com fachada neoclássica e decorado internamente com estuque barroco. Em 12 de dezembro de 2000, para a surpresa e para a surpresa e emoção dos monges presentes, parou para rezar na pequena capela do convento, o Papa João Paulo II.
8. Punta Telegrafo
Continuando a mesma estrada que leva até o Convento dei Padri Passionistas, continue subindo, não se assuste a estrada começa ser um pouco pior, com alguns buracos, o percurso é um pouco longo ja que subimos muito de altitude, é possível chegar a ponto mais alta do Monte Argentario, a Punta Telegrafo a 645 metros acima do nível do mar. O show panorâmico é de desarmar a beleza, você pode admirar as ilhas de Giglio, Giannutri e quando o céu é particularmente clara a ilha de Montecristo, mas o mais interessante é poder ver literalmente os 3 braços que ligam o Argentario a Orbetello.
9. Praias do Argentario
Muitas das praias do Argentario ficam em “calas” praias que ficam fora do perímetro urbano e que não são tão fáceis de encontrar, por isso o mais indicado é visita-las de barco (veja abaixo). Mas se procura praias de areia fina e com facilidade de acesso (ainda mais se você tem crianças), eu indico as praias que ficam nos dois “braços” naturais que ligam a região a Orbetelo.
Algumas opções: Spiaggia (nome em italiano para praia) de Giannella, Feniglia, Bagni di Domiziano. Outras menores mas com estrutura são: Il Moletto e La Calleta.
Todas as outras possuem um pouco de dificuldade ou longas caminhadas, mas como se diz aqui… quanto mais difícil mais bonita… e quanto ao Argentario é a mais pura verdade! A Cala Grande (foto acima), minha gente… é um espetáculo!!!!
Veja o mapa e o nome das praias abaixo, achei essa lista do site da comune di Argentario:
01. Bagni di Domiziano | 13. Cala Grande | 25. La Ciana |
02. La Soda | 14. Cala Moresca | 26. Cala Piazzoni |
03. Il Pozzarello | 15. Cala del Gesso | 27. Le Ficaie |
04. La Bionda | 16. Cala del Bove | 28. L’Acqua Dolce |
05. Punta Nera | 17. Cala Piccola | 29. Lo Sbarcatello |
06. La Cantoniera | 18. Capo d’Uomo | 30. La Spiaggia Lunga |
07. Viareggio | 19. L’Acqua Appesa | 31. La Piletta |
08. La Marinella | 20. Cala dell’ Olio | 32. Le Viste |
09. Il Moletto | 21. I Sassi Verdi | 33. Le Pietrine |
10. La Caletta | 22. Il Mar Morto | 34. Cala Galera |
11. Il Siluripedio | 23. Le Cannelle | 35. La Feniglia |
12. La Cacciarella | 24. Il Purgatorio | 36. La Giannella |
10. Passeio de Barco
Para desfrutar do mar e as praias de Argentario, eu indico muito você alugar um barco pequeno ou um bote no Porto Santo Stefano ou Porto Ercole, para que você possa girar o Monte e admirar as enseadas escondidas, grutas, ilhas, praias espetaculares ou aquelas acessíveis apenas pelo mar e, portanto, nunca excessivamente cheia.
Eu e meu marido alugamos uma lancha com o skiper (marinheiro) e o preço foi de 200 euros por 5 horas de barco. Ainda há a opção de almoçar no barco. Tem sempre uma grande quantidade de barcos para aluguel em Porto Santo Stefano e você pode tratar um preço com eles.
Veja meu vídeo sobre o passeio de barco aqui.
tag: o que fazer em Monte Argentario