Monte Argentario, um paraíso no verão da Toscana

24/jul | por Deyse Ribeiro

Vamos conhecer o Monte Argentario, que se tornou um dos meus locais preferidos no verão na Toscana. Assista ao vídeo abaixo e leia o texto para conhecer esse paraíso!

O Monte Argentario é um promontório que se projeta sob o mar Tirreno, de frente as duas ilhas mais ao sul do arquipélago toscano; a ilha de Giglio e Giannutri. Até mesmo o Argentario era uma ilha, mas ao longo dos séculos, a ação conjunta das correntes oceânicas e do rio Albegna criou dois braços de terra, Tomboli ou Giannella, e Feniglia de Tombolo, que juntaram a ilha ao continente, formando a Laguna de Orbetello.

Argentario_1

Tomboli ou Giannella

Orbetelo

Laguna di Orbetelo

Argentario

Feniglia de Tombolo

O Monte Argentario atinge o seu ponto mais alto na Punta Telegrafo (635 m) e é caracterizado por um território completamente montanhoso e às vezes íngreme, que foi suavizado pelo homem que criou com o passar do tempo terraços, onde crescem principalmente videiras e oliveiras.

Laguna de Orbetelo

Laguna de Orbetelo

A costa possui praias e enseadas rochosas maravilhosas, ainda há um santuário de baleias criado em 1991 como uma área natural marinha protegida e de interesse internacional. Fazem parte do município também algumas pequenas ilhas, a pequena Ilha de Porto Ercole (Isolloto di Porto Ercole), a Ilha Vermelha (Isola Rossa) e na Ilha Argentarola (Isola di Argenterola).

Isoloto Porto Ercole

Isoloto Porto Ercole

No Monte Argentario há duas famosas e acolhedoras cidades turísticas: Porto Santo Stefano e Porto Ercole antigas vilas de pescadores que se tornaram um dos recurso turísticos principais. Argentario atrai turistas por sua paisagem única, seu meio marinho e seu clima excepcionalmente ameno, tornando-se um local de férias ideal.

Argentario1_1

Porto Ercole

Para os amantes do trekking e mountain bike na área interior do promontório há muitos caminhos que se erguem em meio ao exuberante mar  Mediterrâneo até 635 metros (ponto telégrafo). Para os amantes do golfe, Argentario Golf Club é um parque de 77 hectares com um campo de 18 buracos (par 71 de 6.191 metros) situado em um anfiteatro natural formado por oliveiras e com um panorama de extraordinária beleza.

Porto Santo Stefano

Porto Santo Stefano

Outra característica do Argentário é ter uma grande variedade de ambiente marinho que pode realmente satisfazer todos. Os braços que ligam a terra. os dois Tomboli são duas longas praias de areia protegida por pinhais que dão a essas terras tranquilidade relaxante e tudo é de fácil acesso.

Leia também —> Conheça a Maremma

Para os amantes do trekking e mountain bike na área interior do promontório há muitos caminhos que se erguem em meio ao exuberante mar  Mediterrâneo até 635 metros (ponto telégrafo). Para os amantes do golfe, Argentario Golf Club é um parque de 77 hectares com um campo de 18 buracos (par 71 de 6.191 metros) situado em um anfiteatro natural formado por oliveiras e com um panorama de extraordinária beleza.

Argentario_13

Outra característica do Argentário é ter uma grande variedade de ambiente marinho que pode realmente satisfazer todos. Os braços que ligam a terra. os dois Tomboli são duas longas praias de areia protegida por pinhais que dão a essas terras tranquilidade relaxante e tudo é de fácil acesso.

Para os amantes das praias rochosas, de passeios de barco, e de dos banho em alto mar, ao longo da costa, há altas falésias que alternam com enseadas, praias selvagens e isoladas, de difícil acesso (de preferência no barco), mas banhada por águas cristalinas. A costa oferece muitos locais de mergulho diferentes uns dos outros: paredes, cavernas, bancos de areia e destroços em um mar cheio de vida.

Cala Grande

Cala Grande

Leia também –> As melhores praias da Toscana 

O Argentario também já era famoso na antiguidade (como uma villa romana em Santa Liberata), e também manteve algumas jóias históricas, como as fortalezas e torres de vigia espanholas (século XIV) forma de defesa do território contra os ataques dos piratas sarracenos.

Quanto ao aspecto de comida e vinho, há uma cozinha que consegue combinar os sabores da terra e do mar. O prato por excelência é a sopa de peixe conhecido como o caldaro (caldeirão), mas não podemos esquecer de mencionar os excelentes azeites, vinho, graças ao trabalho secular dos agricultores, que desde a antiguidade conseguiam com grande esforço criar campos agrícolas neste monte rochoso.

Argentario1_3

O evento principal da cidade é o Palio Marinaro que ocorre desde 1937 no dia 15 de Agosto, é realizada nas águas de Porto Santo Stefano.

Leia também —> Eventos medievais na Toscana em agosto

Nos próximos dias vou escrever sobre o que fazer no Monte Argentário e sobre as cidades de Porto Santo Stefano e Porto Ercole, além de uma ótima dica de Hotel 5 estrelas (Argentario Golf Resort & Spa).



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!