Curiosidades de Pisa: não é só a torre que é pendente na cidade!

10/mar | por Deyse Ribeiro

Em Pisa não é só a torre da catedral que é pendente, temos vários edifícios que pendem, vamos conhecer um deles…

San_Michele_degli_Scalzi_facciata

 

CHIESA DI SAN MICHELE DEGLI SCALZI:

Aqui não é só a torre de uma igreja… mas uma igreja inteira que é pendente!!!

A igreja é a San Michele degli Scalzi fica ao longo da Via delle Piagge, em Pisa, um local onde muitas pessoas praticam caminhada, em meio ao verde da cidade.

um exemplo de bacias cerâmicas islâmicas

um exemplo de bacias cerâmicas islâmicas

A igreja é de 1025, é um exemplo de construção no estilo românico pisano. A fachada é inacabada e no abside é decorada com as típicas bacias de cerâmica (bacini ceramici) de origem islâmico. Como os pisanos eram grandes viajadores e conquistadores de vários países islâmicos, eles “copiaram” essa forma de decoração islâmica e usaram em uma igreja católica.
Mas antes de tudo, você vai notar que todo o edifício é o completamente torto!

San_Michele_degli_Scalzi_Abside_e_torre_campanaria

O verdadeiro nome da igreja é chiesa di San Michele degli Scalzi in Orticaia (na urticaria) na verdade, os monges eram “descalços” sim, mas não porque gostavam de caminhar entre as urtigas, mas por causa da área pantanosa em que a igreja foi construída.

A igreja foi bombardeada durante a segunda guerra mundial e teve que ser reconstruída a navada da direita, depois passou por uma enchente em 1949, mas continua firme e pendente!

San_Michele_degli_Scalzi_Interno

Seu interno é muito impressionante e também fortemente inclinado, e desde 1979 possui um crucifixo pintado em têmpera e com folhas de ouro do século XIII.

No final da parede esquerda são os restos de um afresco do século XIV representante Santo Onofre e Santa Helena e um Mônaco bispo. Há também uma aquasanteira do século XVII e um altar policromado do século XVIII.

San_Michele_degli_Scalzi_Crocifisso

A torre do sino da igreja, a parte mais impressionante do lado de fora, tem uma pendencia que aos olhos lembra a da famosa torre da catedral de Pisa.

san michele

Dando a volta atrás da igreja você pode ver a pendencia da Torre e ainda se quiser, visitar o SMS, uma área de exposição temporária de Pisa, que era o antigo convento dos padres.

San_Michele_degli_scalzi_Lunetta_centrale San_Michele_degli_Scalzi_Architrave_particolare

 

** credito fotos: wikipedia commons

Para maiores informações:

site da paróquia aqui.

Para saber sobre o SMS e suas exposições aqui.



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!