Sobre Turismo na Itália: #TDBI2014, #BlogTour, Blog e paixão

20/out | por Deyse Ribeiro

Hoje quero dividir com vocês um pouco da minha experiência com a Feira de turismo na Italia e meu primeiro Blog Tour como convidada de um Órgão de Turismo, e fazendo uma reflexão pessoal sobre o turismo hoje.

Entre os dias 8 e 11 deste mês participei da Feira de Turismo mais importante da Italia, a TTG Italia (Travel Trade Italy) como Top Blogger ao evento TBDI (Travel Blogger Destination Italy) em Rimini, na Emilia Romagna, uma oportunidade maravilhosa que me fez retornar cheia de ideias e com um pique total.

10649942_1531179487096763_5112316077597108511_n

Leia sobre a minha participação no ano passado, 2013, clique aqui.

Feira de turismo na Italia #TBDI2014

O TBDI selecionou 100 blogueiros de todo o mundo como Top Blogger, a seleção foi baseada segundo o conteúdo, acessos e qualidade das informações do Blog, isso me fez ja muito feliz pela minha escolha e reconhecimento do meu trabalho. Entre os 100, fui a única em lingua portuguesa escolhida.

IMG_5138_resultado

Este evento, que fica dentro da Feira de turismo (TTG) e engloba conhecimento com uma imensidão das conferências, inúmeros workshops em Italiano e Inglês sobre storytelling, marketing de mídia social e compromisso com o cliente. Blogueiros de todo o mundo estão divididos em grupos: cultura, viagens, gastronomia e moda. Todos unidos por um só desejo: contar a sua destinação de viagem com paixão, mostrar a Itália e toda a sua beleza aos seus leitores.

IMG_4783_resultado

Painel sobre os blogs de nicho

Na Feira ha um mundo de stands de operadores do setor de turismo, Órgãos de turismo como os estados (que querem “vender” a sua destinação), as cidades, e claro, outros países. Infelizmente este ano o Brasil não participou (seria porque é ano de eleição?).

Como muito bem citou a colega Blogueira italiana Roberta Isceri, (da qual faço minhas as suas palavras) o “Turismo de massa, em suma, parece ter cansado um pouco de tudo: a Itália, com suas províncias, as necessidades naturais, históricas, artísticas e culturais precisa hoje ser contada por uma voz mais imparcial e apaixonada, e que não oferece ou apoia um consumo desenfreado. Neste ponto os bloggers, influenciadores reais, podem fazer a diferença: o ponto de vista pessoal é, vai de pouco a pouco, prevalecendo sobre as estratégias de marketing mais agressivas. Já era tempo.”

IMG_5140_resultado

Como primeira conferência que segui, o Melvin do blog Traveldudes e Keith de Velvetescape, contaram “Como Bloggers estão moldando a comercialização de um destino de viagem”, mostrando como nós podemos ser blogueiros influenciadores, especialmente quando comparado à mídia tradicional, e eles apresentaram alguns dados, por exemplo, que 85% dos turistas usam a Internet para procurar informações de viagens e 52% dos viajantes mudou de idéia depois de ler um blog ou uma consultoria de rede social.

IMG_5166 1_resultado

Eu participei de um destes paineis, convidada pela Silvia Badriotto  “Le regione italiane sui Social Network “(os Estados italianos e seus conteudos em redes sociais) moderado por  Lidia Marongiu com a presença de alguns estados italianos, como a Toscana. O painel projetado para apresentar o trabalho que as agências regionais de promoção do turismo em mídias sociais, suas estratégias, estudos de caso e modelos a serem seguidos, onde nos 5 bloggers deveríamos avalia-los, entre eles eu e Rick Zullo, Maria, Georgette (Girlinflorence) e Saskia demos as nossas opiniões. Foi muito interessante e o que eu disse aos representantes foi que eles deveriam investir mais em conteúdo em português pois os turistas brasileiros encontram pouca informação, ou investir ao menos em conteúdo em espanhol. Imaginem que somente a Toscana ha conteúdo em português!!! E ainda em espanhol são pouquíssimos os estados que tem informação.

Minha participação na discussão do painel

Minha participação na discussão do painel

No penultimo dia tivemos o MEET YOUR BLOGGER onde as empresas do setor turistico e órgãos de turismo tinham  possibilidade de conversar e conhecer os bloggers para possíveis colaborações. Algo muito importante porque, para dar toda essa informação que nos blogueiros damos, precisamos de retribuição como qualquer outra profissão e é ai que entram os anunciantes de banners e publicidades.

Eu montei “uma lembrancinha” para aqueles que encontraram comigo, um saquinho com os mapas da toscana que realizamos, um cartão postal e um cartão do blog.

IMG_5123_resultado

O que fica:

O que isso significou pra mim participar do TBDI? Ter a possibilidade conhecer os melhores bloggers a nível internacional, viver uma experiência única com grandes influenciadores do turismo internacional sobre viagem, cultura, arte, gastronomia e moda, aprender com eles e por fim compreender que escrever sobre turismo exige muita responsabilidade e profissionalidade.

IMG_5211_resultado

Na festa do 2° dia de Feira – foto de celular

Por fim, uma das coisas que mais foi importante pra mim este ano na Feira foi a possibilidade de conhecer pessoalmente outros blogueiros que eu ja seguia e que agora posso chamar de amigos, como Federico, de uma inteligência invejável e de uma modestia incrível, seu blog é sobre arte (Finestra sull’arte), Roberta (italiaterapia), além da Georgette (GirlinFlorence) e Diego (Direzione Italia), ou blogueiros que tive o prazer de conhecer o trabalho como Jeff, Saskia e Katja, alem de rever outros grandes amigos pessoais.

Estar em contato com outras pessoas que compartilham seus interesses, quase 24 horas sobre 24, é algo que tem um valor inestimável, porque há sempre algo a aprender com os outros, não importa se você é um blogueiro recém-chegado ou um com mais experiência. E é por isso que eu espero que continuemos a fazer a rede, mesmo após o evento, e faço minhas as palavras do amável Federico Gianini: “É por isso que eu acredito que agora é a hora de começar a capitalizar esta riqueza de conhecimento e redes que se criaram e compartilharam conosco estes dias de Feira. Um legado que permanecerá.” ” Porque  hoje os bloggers não são mais figurantes, mas eles tornaram-se os principais atores da comunicação: fazendo uma rede forte podemos começar a circular mais rapidamente e eficazmente este conceito.” Bravo Federico!

Roberta, Federico e eu conhecendo os novos trens da Trenitalia em 3D

Roberta, Federico e eu conhecendo os novos trens da Trenitalia em 3D

Blog Tour

Depois da feira, fui convidada pelos organizadores e pelos Orgãos de turismo de Verona e Lago de Garda, para um Blog Tour.

Se você nuna ouvir falar, te explico. O que é um blog tour? É uma viagem oferecida para Blogueiros conhecerem melhor uma distinção, assim ao escrever sobre ela, terão conhecido o que ela oferece de melhor. Muitos blog tous são inclusive de destinos pouco conhecidos de alguns estados, isso para promover essas cidades.

No meu caso o Blog Tour visitou várias cidades como: Verona, Mantova, Peschiera del Garda, Borghetto, Cavriana e Vallegio sul Mincio e um dos organizadores foi uma maravilhosa pessoa que tive a oportunidade de conhecer que é o Lorenzo, que alem de tudo é um guia de Mantova. Você pode as fotos no facebook do blog ou no nosso Instagram. Se quiser ver todas as fotos dos participantes, basta digitar #VeronaGarda que é a hashtag do evento e encontrara as fotos no twitter, instagram e facebook.

IMG_5313_resultado

Viajei com blogueiros incríveis com os quais tive a oportunidade de conviver e aprender como Kajta da Suécia (Skimbaco), Jeff (Eurotravelogue), Rick Zullo e Noel dos Estados Unidos, Adam de Berlim e Saskia uma garota incrível da Holanda, Maria da Australia alem de 2 italianas a Eleonora e a Silvia Badriotto.

Nos próximos dias vou começar a escrever sobre essa experiência no Blog Tour e virão mais novidades por ai.

IMG_5399_resultado

Lorenzo, eu e Jeff Titelius

Paixão

Durante esse semana fora, conheci pessoas realmente apaixonadas pelo que fazem e isso me enche de energia positiva. Quando se faz algo com paixão e amor você brilha mais e isso no turismo é muito nítido. Quando você encontra pessoas que fazem do seu trabalho sua alegria, ela passa também a todos, encontrei em vários colegas blogueiros que não só dividem essa paixão, mas são prontos a ajudar uns aos outros é neste espírito que eu eu terminei essa semana maravilhosa.

Ao visitar a cidade de Cavriana a sua população me emociou pois ali encontrei outro tipo de apaixonados, aqueles que são apaixonados pela sua terra e pelo seu território, sua cultura, uma comunidade fantástica onde vários membros nos receberam com sorriso no rosto e desde a senhora com que nos ensinou a fazer a massa “como antigamente”, ao arqueólogo que descobriu um das mais importantes áreas UNESCO de arqueologia da Itália (que fica em Cavriana), ao prefeito, aos veteranos de guerra, ao dono do bar, todos sem exceção se juntaram para apresentar o que a sua cidade tem de melhor, e pensei o quanto o turismo hoje precisa de gente como eles, apaixonados e orgulhosos da sua história e da sua cidade, uma comunidade assim é um ótimo exemplo a ser seguido.

IMG_5513_resultado

os blogueiros e algumas das pessoas que nos recepcionaram em Cavriana

Cada vez mais tenho certeza que o turismo é experiência, a emoção que nos transmite um lugar, as pessoas, até mesmo a sua comida, tudo isso fica como uma memória feliz … claro que quando você é bem recebido, quando conhece pessoas apaixonadas pela sua terra isso te faz também apaixonar e querer sempre voltar…

Portanto, tento sempre tirar o melhor de cada experiência, para voltar pra casa cada vez mais rico a nível humano, e é isso que essa viagem me proporcionou, muita riqueza.

E você, quando viaja procura esse tipo de enriquecimento? deixe seu comentario.

Ainda, leia sobre esta viagem:

Termino com algumas fotos do evento:



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!