Guia da Moda em Florença

25/fev | por Deyse Ribeiro

Neste texto faço um resumo de tudo que esta ligado a moda em Florença e região, para que você saiba tudo que liga Florença a moda italiana e ao Made in Italy famoso em todo o  mundo, seus estilistas, escolas, museus e eventos. Um verdadeiro Guia da Moda em Florença.

foto:Pitti Immagine.it

foto:Pitti Immagine.it

História:

Florença tem uma longa tradição em arte e logico que dentro deste contexto podemos incluir também a moda, e por isso pode ser considerada como uma das cidades mais ativas neste setor na Itália.

Como ja citei no texto – A moda italiana nasceu em Florença –  em um desfile organizado em 12 de Fevereiro de 1951 na Villa Torrigiani, pelo pioneiro da moda italiana Giovanni Battista Giorgini. Logo depois o desfile passa a ser na Sala Bianca do Palazzo Pitti, que se tornou o local adequado para receber os modelos italianos, para realçar a beleza, para criar a atmosfera do mito que manteria para sempre o Made in Italy e representa o lugar mais adequado para as primeiras performances de moda.

Naquela ocasião, muitos compradores internacionais estiveram presentes e eles descobriram a elegância do Made in Italy, com preços muito mais competitivos do que de moda de Paris, iniciando assim a história da moda italiana e da afirmação de Florença como polo também de design no que diz respeito a moda mundial.

moda20

Foto: Scuola del Cuoio

 Escolas:

Por isso, nada mais normal que aqui estejam algumas das mais importantes escolas de moda da Itália. No texto – As escolas de Moda de Florença – eu listei algumas delas.

As mais antigas, como a Escola do Couro (Scuola dei Cuoio) foi criada após a Segunda Guerra Mundial, através dos esforços colaborativos de frades franciscanos do Mosteiro de Santa Croce e as famílias Gori e Casini, artesãos de couro de Florença desde 1930. Sua missão era dar aos órfãos da guerra um meio de aprender um ofício prático com o qual para ganhar a vida.

Foto: Polimoda.it

Foto: Polimoda.it

Hoje uma das mais famosas é a Polimoda, uma das melhores escolas de moda na Itália e na Europa. É uma escola na formação de profissionais altamente qualificados em moda e marketing, e em muitas outras áreas que estão conectados a moda, e também organiza cursos de verão e mestrado, além de cursos de design de moda e marketing de moda.

As escolas são:

Os Museus:

Ainda, a cidade possui não somente um mas vários museus ligados a moda italiana e claro, fiorentina, isso porque muitas das grandes marcas italianas nasceram aqui. Falei sobre esses museus no texto – Conheça os museus sobre a moda em Florença – vamos conhece-los:

88

  • Galleria del Costume: Fica dentro do Palazzo Pitti e ha uma coleção de mais de 6.000 obras de arte, incluindo roupas antigas, acessórios, figurinos de teatro, documentários melhores filmes e muitos exemplos de prestigiados designers italianos e estrangeiros, graças à presença dos principais amostras por designers famosos, como Valentino, Giorgio Armani, Gianni Versace, Emilio Pucci, Ottavio Missoni, Yves Saint Laurent e muitos outros. Ainda há as roupas com as quais foram sepultados o Granduchi Cosimo I, sua esposa Eleonora de Toledo e seu filho Don Garzia, que morreu em uma idade precoce devido à malária.
  • Museo Gucci: que fica em plena Praça da Signoria (praça onde está o Davi de Michelangelo) e conta um pouco da história da marca e da evolução da moda. A Gucci foi fundada em 1921 por Guccio Gucci em Florença. Dica: Simplesmente um lugar para visitar a mergulhar na atmosfera ao longo do tempo em que o diálogo moda, arte, história, criatividade e engenhosidade. Aproveite, no Museu há um bookshop de Moda e ainda uma ótima cafeteria italiana, bons para um almoço leve com amigos e bate papo no fim do dia. Para quem pode, um loja exclusiva de artigos Gucci! UI!
Museo Ferragamo

Museo Ferragamo

  • Museo Ferragamo: fica no Palazzo Spini Ferroni na Via de ‘Tornabuoni, com sua coleção de mais de 10.000 sapatos feitos pela casa de moda, fichas de artesanato que mostram a moda e estilos em voga no século anterior, bem como fotografias, jornais, desenhos e modelos de madeira de alguns pés de celebridades! Ferragamo nasceu em uma família de camponeses em 1898, em Bonito, uma pequena cidade perto Nápoles, descobriu seu talento criativo depois de uma viagem de navio para os Estados Unidos, onde abriu uma pequena loja na Califórnia. Ele conquistou o mundo do cinema e, em seguida, de retorno à sua terra natal, escolheu de Florença como seu cidade.
  • Museo Capucci: na Villa Bardini Capucci em Florença, na Costa San Giorgio 2. Dedicado às atividades do designer Roberto Capucci, foi aberta permanentemente 18 de outubro de 2008. Roberto Capucci foi um estilista fiorentinno que já em 1950 fundou sua casa de moda e, em 1956, com apenas vinte e sete anos, o grande estilista francês Christian Dior o chamou publicamente em uma entrevista à Vogue “o melhor criador de moda italiana“, pela absoluta originalidade de suas criações que a crítica depois, quase por unanimidade, considerou verdadeiras “esculturas de tecido“.
Museo Capucci

Museo Capucci

Outros museus ligados a aspectos mais específicos mas que se relacionam com a historia de Florença são:

  • Museo della Paglia em Signa: é uma cidade próxima de Florença, mas que através das peças de palha apresentadas conta uma pouco de uma dos artesanatos mais famosos de Florença, as bolsas de palha e o Chapéu de palha de Florença, famoso até no início dos anos 80.
  • Museo del Argento :  museu que fica dentro do Palazzo Pitti e possui jóias magnificas que pertenciam aos Médice, aos Lorena e peças de ourivesaria. Saiba mais sobre o Palazzo Pitti aqui.
  • Museo Torrini: é um museu que fica na Piazza del Duomo, escondido dentro de um edifício, nele ha uma maravilhosa coleção de jóias antigas e objetos de ourivesaria antiga e pertence a uma joalheria de Florença. Visitamos somente com hora marcada.
  • Museo Stibbert: ja falei nele neste texto aqui, possui uma coleção enorme de armaduras antigas
  • Museo del Tessuto em Prato: O Museu Têxtil de Prato é o maior centro cultural na Itália dedicada à promoção da arte e da produção têxtil antiga e contemporânea.
Museo Stibbert Foto: Wikipedia Commons

Museo Stibbert
Foto: Wikipedia Commons

Eventos ligados a Moda:

Florença conta com uma grande Feira de moda, um Fashion Show, mas que é bem mais longo e setorizado que em outras cidades, pois acaba sendo uma enorme plataforma de eventos de moda da indústria italiana que incluem feiras do mercado infantil, feminino, masculino, tricô, fragrâncias, entre outros.

Preparei um texto somente para contar o que é esta feira – Pitti Immagine: o maior evento de moda de Florença.

Pitti W - Foto: Pitti Immagine

Pitti W –
Foto: Pitti Immagine

O evento maior acontece duas vezes por ano (janeiro e julho) e teve sua primeira edição realizada em Florença em Setembro de 1972, tendo como principal objetivo promover a moda italiana.  O Pitti Immagine consiste em vários eventos: Pitti Immagine UomoPitti_W Woman Pre-collectionsPitti Immagine BimboPitti Immagine FilatiPitti Immagine FragranzeTaste e ModaPrimaCom o passar dos anos a feira alcançou importância internacional e se consolidou como a principal feira de moda masculina.

Ha ainda muitos dos eventos de comunicação e de iniciativas culturais e de pesquisa que comparam moda com outras linguagens contemporâneas criativos (artes visuais, design, arquitetura, cinema, fotografia, publicidade, música) que são feitas pela Fondazione Pitti Discovery como: Immagine Italia & Co.: feira de lingerie e tecidos, o Vintage Selection: sobre moda vintage, Immagine Italia & Co. by Mare d’Amare: salão internacional dedicado a moda praia, Prima Moda Tessuto: antecipação dos tecidos Florence design week: festival internacional do Design.

Saiba mais sobre a Feira Vintage no texto  – Vintage Selection – aqui tem brechó de luxo

saldi-a-firenze

Artistas e Marcas de Florença:

A cidade possui grandes estilistas, como Gucci, Enrico Coveri, Roberto Cavalli, Salvatore Ferragamo, Patrizia Pepe, Emilio Pucci e muitos outros, que aqui com a sua Marca, desenvolveram produtos de moda famosos em todo o mundo.

Agora para inspirar aqueles que querem estudar aqui em Florença, ai vai uma lista dos mais famosos designers da cidade e marcas:

  • Roberto CavalliIMG_1061
  • Allegri
  • BP Estúdio
  • Emilio Cavallini
  • Roberto Cavalli
  • Enrico Coveri
  • Conte of Florence
  • Corsani
  • Gucci
  • Giulia Carla Cecchi
  • Salvatore Ferragamo
  • Patrizia Pepe
  • Emilio Pucci
  • Paola Quadretti
  • Regina Schrecker
  • Roy Rogers
  • Rifle
  • Sasch
  • Ermanno Scervino
  • Thayaht
  • The End

As boutiques mais alta moda estão concentrados no distrito comercial de luxo, mas chamado de “triângulo do Luxo”, na Via de ‘Tornabuoni, Via della Vigna Nuova e Via degli Strozzi.

Na Via Tornabuoni, mais conhecida como a rua mais luxuosa de Florença pode dar ao luxo de ter uma loja aqui somente os grandes. Segundo lugar obrigatório nestre trajeto é a loja de Roberto Cavalli, com uma parada no bar Café Giacosa, constituída e ressuscitado pelo designer florentino, o aperitivo aqui é uma delícia!

Na Piazza della Republica, fica a Rinascente, ótima loja de multimarcas de luxo!

IMG_1905

Leia mais sobre esse “percurso da moda” no texto – Guia para o shopping de luxo em Florença.

Já aqueles que preferem o fast fashion, na Via Santa Maria, se encontram H&M e 2 lojas da Zara.

Desenvolvidos também são lojas de artesanato, especialmente de couro (muitos são entre a Piazza Santa Croce e Borgo dei Greci e Mercado de San Lorenzo), bem como a indústria de bens de couro (só em Florença estão mais 15,2% das empresas italianas que operam neste setor).

Para saber mais sobre as áreas de artesanato leia o texto – Dicas de Compras: Mercado de San Lorenzo

Ainda na Ponte Vecchio está localizado um grande número de joalherias famosas e tradicionais na cidade, mas para saber mais sobre as Joalherias de Florença, leia o texto – A história das Joalherias de Florença

capaoutlet

Outlets  na Toscana

A Toscana é a pátria da indústria têxtil italiana, e onde há fábricas….. há outlets. As fábricas na Toscana que produzem desde  acessórios a roupas são Prada, Gucci, Dolce e Gabbana, Jil Sander, Helmut Lang, Fendi, Roberto Cavalli, etc. Muitas dessas fábricas possuem seu próprio outlet.

Mas não só temos outlets das fábricas mas temos os Fashion Valleys, verdadeiros shoppings-cidade onde você pode pode encontrar de tudo e mais um pouco.

Dolce & Gabana Outlet

Dolce & Gabana Outlet

A poucos quilômetros da cidade existem várias opções interessantes. A Barberino del Mugello perto da saída da auto-estrada A1 (direção de Bolonha), tem grandes marcas e um bom restaurante.

Em Valdarno (município de Reggello,località Leccio) fica o The Mall: mais novo, mas com algumas lojas a menos, mas tudo do mais alto nível. Com a vantagem de estar próximo às fábricas da D & G, Prada e Gucci.

Para saber mais sobre os famosos outlets da Toscana, leia dos textos:



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!