Praia na Toscana: Marina de Carrara e Marina de Massa

23/maio | por Deyse Ribeiro

Conheça as praias mais interessantes da Toscana, neste texto apresento as praias de Marina de Carrara e Marina de Massa.

mapa das praias da Toscana

mapa das praias da Toscana

Começamos uma nova “sessão” no Blog, vou contar um pouco para vocês como são as praias da Toscana, e hoje começo com as primeiras praias da Toscana: Marina de Carrara, Partaccia e Marina de Massa. Neste e nos próximos textos vamos do norte até o sul da Toscana.

carrara e massa_22

MARINA DE CARRARA

Um aglomerado de casas dominadas pelo aroma de sal e um sol onipresente: esta é Marina di Carrara, uma pequena cidade balneária na costa Apuana, fração do município de Carrara. Muito famosa em todo mundo pelas suas pedreiras (cavas) de mármore.

Além de um porto, a cidade tem uma grande praia de areia dourada, que se estende entre a área do porto e da boca do rio Parmignola, principalmente ocupadas por elegante “estações balneárias”. Bom, pra quem não sabe o que são as estações balneárias na Itália e o que são as praias livres e dadas em concessão deve ler este texto aqui.

spiagge atrezzata

spiaggia attrezzata

Na Via Comano, há uma praia livre municipal (spiaggia libera comunale attrezzata), delimitada por estabelecimentos balneários para a esquerda e para a direita,já estes são a pagamento que pode ser diário, semanal, mensal ou para toda a temporada de verão. Preços variam de acordo com o tipo da estabelecimento, dos espaços (gazebos, piscina, bar, etc.) e serviços.

Recomendamos sempre, antes de se sentar, perguntar a preço total para não ter surpresas desagradáveis.

Não deixe de ler o texto  —> Manual de Sobrevivência para as praias italianas

"Carrara.marble.quarries.in.italy.arp" di Adrian Pingstone (Arpingstone) - Opera propria. Con licenza Pubblico dominio tramite Wikimedia Commons.

“Carrara.marble.quarries.in.italy.arp” di Adrian Pingstone (Arpingstone) – Opera propria. Con licenza Pubblico dominio tramite Wikimedia Commons.

Outra praia livre (spiaggia libera comunale) está localizado na área denominada  “PARADISO”, dessa praia você pode apreciar a paisagem pitoresca dos Alpes Apuanos com as pedreiras de mármore, com as manchas brancas no topo das montanhas, fazendo com que pareça coberta de neve mesmo no verão, mas na verdade é o mármore. Nesse sentido são as únicas montanhas no mundo, capaz de enganar.

Continuamos para o leste (à esquerda) ao longo da costa, a praia não é muito visível por causa de inúmeras estabelecimentos balneários, encontramos os jardins, o Parque “Sebastiano Puccinelli”, uma área de pinheiros, a área de portuária e uma área de mar aberto. Dali pra frente chegamos na cidade de Massa.

Veja no fundo as montanhas com "as pontas brancas", que não são de neve, mas de mármore

Veja no fundo as montanhas com “as pontas brancas”, que não são de neve, mas de mármore

Quem fica a Marina di Carrara é saudado por um clima muito agradável, especialmente se você pretende passar um período de férias de verão. A temperatura média em Agosto, o mês mais quente do ano, varia de 17 ° C a 29 ° C, mínimo e máximo, e, em Janeiro, variando de 2 ° C a 11 ° C. Os meses mais úmidos, com 11 dias de chuva no total, são novembro e dezembro, enquanto em julho chove em média apenas três dias.

Para aqueles que gostam de férias e itinerários culturais entre um museu e pode visitar as cavas de mármore e o Museo del Marmo, em Carrara, ou nas proximidades, conhecer s praias da bela Versilia. Enquanto isso, entre uma viagem e outra, você pode desfrutar do lado descontraído e alegre de Marina di Carrara, ou na animada vida noturna.

Todas as manhãs quinta-feira há a feira semanal, com barracas de mercado, com roupas, artesanato, antiguidades. Nos meses de verão há uma rica variedade de festivais de comida, dedicadas aos produtos típicos da região.

dicas

  • Federico e Ilaria são autores do Blog Finestra sull’arte (meu blog preferido sobre arte), e moram em Marina de Massa (logo próximo a Maria de Carrara), eles indicam dois restaurantes a base de peixe, é o il Bellezza (Via Menotti 35/e),  e Costa Marina, em um desses estabelecimentos balneários que tem uma boa cozinha, e fica dentro  do Nuova Italia Beach (Viale Amerigo Vespucci 189).
  • eles indicam ainda o Manhattan Lounge Bar & Cocktails como ótimo bar, com bons drinks.
  • não deixe de visitar a Sorveteria Theobroma Nanus (Piazza Gino Menconi, 39), fica sempre lotada no verão!

 Veja no mapa no fim deste texto todos os locais referentes ao texto marcados pra você!

MARINA DE MASSA

carrara e massa_6

Depois de Marina di Carrara, deixamos a cidade de Carrara e entramos numa área de florestas de pinheiros e campings chamada de Partaccia, onde os pinheiros se misturam com as barracas de camping, oferecendo cantos confortáveis e muito verde.

A costa, uma praia contínua em algumas partes protegida por falésias, caracteriza esta costa. Em seguida, no centro de Marina di Massa é bem agradável, os estabelecimentos balneários são equipadíssimos com piscina e área infantil ótima. Recifes artificiais perpendiculares à praia dividem a costa em muitas pequenas baías, tornando-a segura, mesmo em caso de marés mais fortes. Uma doca permite continuar o passeio bem tranquilo, observando o mar e os pescadores.

Na foz do rio Frigido, ao longo da faixa de areia da costa Apuana, fica a cidade de Marina di Massa, a maior das  que pertencem ao município de Massa.

Equipado com muitas estruturas residenciais e turísticas, espalhados um pouco por todo lugar ao longo da costa e à sombra fresca da floresta de pinheiros, Marina di Massa é o destino ideal para aqueles que amam o mar  e do sol, e para aqueles que desejam passar dias inteiros relaxamento e entretenimento noturno. A economia é baseada principalmente no turismo e no verão a população da cidade aumenta consideravelmente.

Em Marina de Massa, as praias livres (spiaggia libera) são:

  • Partaccia – Spiaggia Baracchini
  • Partaccia – Spiaggia Partaccia
  • Partaccia – Spiaggia Chiosco Ricci
  • Partaccia – Spiaggia Chiosco Farina
  • Partaccia – Spiaggia Chiostro Calevro
  • Marina di Massa – Piazzale Torino
  • Marina di Massa – Chiostro Tassi
  • Marina di Massa – Pontile
  • Marina di Massa – Bad Kissingen

Quando a praia é livre, quer dizer que é publica, ou seja há um espaço livre para “estender a sua canga” sem ter que pagar!

Fonte: site oficial da Comune di Massa

Fonte: site oficial da Comune di Massa

Não só as praias agradáveis, mas também o clima ameno e ensolarado, esta cidade acaba sendo perfeita para quem procura passar temporadas ao mar: particularmente nos meses de julho e agosto, as temperaturas são elevadas, incluindo numa média de entre 17 ° C e 29 ° C, e muito pouca chuva. As chuvas concentram-se entre outubro e dezembro e abril, quando chove uma média de 11 dias por mês, enquanto o mês mais frio é janeiro, com valores médios que variam de 2 ° C mínima a 11 ° C.

Marina di Massa entrou em voga, como o turismo balneário no início do século XX, quando se tornou o cenário preferido para a construção de algumas casas Art Nouveau, desejadas pelos senhores ricos da cidade. Muitas delas ainda são visíveis, alguns realmente elegantes e impressionantes: visite a Villa Corsi, Villa Doria e Villa Franca, outro edifício muito bonito é o Hotel Itália, ainda usado e amado por turistas, enquanto que só mais tarde foi construído o cais da cidade, onde os visitantes podem fazer caminhadas relaxantes nas noites de verão. Ainda para quem gosta de aproveitar e conhecer os museus e monumentos da cidade, visite o Castello Malaspina, o Palazzo Ducale, o Museo Etnologico delle Alpi Apuane, e a Catedral da cidade.

A fama e o desenvolvimento de Marina di Massa experimentou um forte impulso no período do fascismo, pois nela se estabeleceram várias colônias de férias para crianças das zonas industriais do norte da Itália. Estas incluam a Torre Marina, então conhecida como Torre Balilla e foi feita pela Fiat em 1933, e ainda hoje continua a dominar o litoral com seu tamanho imponente.

carrara e massa_21

carrara e massa_17
Em uma cidade tão ligada ao turismo à beira-mar, é claro que a vida floresce especialmente no verão. E é no verão, na verdade, que Marina di Massa dá o melhor de si, ao longo das ruas e nos jardins abrem-se bares com mesas ar livre, as lojas ficam abertas à noite e mercados e barracas nas ruas e praças do centro, trazendo com eles um concerto de cores e aromas.

Após o por do sol a vivacidade não diminui, pelo contrário, ai chegam os amantes de animação noturna, que podem escolher entre inúmeros bares e discotecas, onde são muitas vezes realizadas concertos e performances ao vivo.

Para terminar o verão com um toque de nostalgia para dizer adeus a temporada de sol e mar, há a uma festa, chamada de “Festa di Addio al Turista”, festa de adeus ao turista, com uma queima de fogos surpreendente.

carrara e massa_7 carrara e massa_2

dicas

  • Não deixe de provar o vinho típico desta área, o vinho Candia dei Colli Apuani DOC
  • Federico e Ilaria são autores do Blog Finestra sull’arte (meu blog preferido sobre arte), e como restaurante, o Federico indica: ” l’Emilia, è un ristorante dove fanno piatti a base di pesce molto fresco (il menù cambia in base alla disponibilità dei prodotti quindi non hanno un menù fisso) e ha una bella veranda sul mare, quando mangi vedi il mare… molto carino.” – Emilia (Lungomare di Levante, 92,) é um restaurante onde se faz pratos a base de peixe muito fresco, o menu muda em base a disponibilidade dos produtos e por isso não possuem um menu fixo, e ainda há uma bela varanda com vista pro mar… muito lindo – .
  • Bom restaurante é o Arcino Nero (Via Magliano).

 Veja no mapa no fim deste texto todos os locais referentes ao texto marcados pra você!

Informações:

Hotéis em Marina de Carrara:

Hotéis em Marina de Massa:

Para chegar a Marina de Carrara:
De carro: a auto-estrada pode ser alcançado a partir do sul ao longo da auto-estrada A1 para Firenze, em seguida, tomar a Firenze Mare A11 ea A12 Livorno-Genova. Do norte, pegue a rodovia A1 para Parma, em seguida, a auto-estrada A15 para Cisa de Santo Stefano, então a A12 Genoa-Livorno. O pedágio de saída, em ambos os casos, é Carrara, a partir do qual você deve seguir as indicações para Marina.
De trem: a estação de trem de Carrara possui as linhas de Ventimiglia-Turim-Génova-Pisa-Florença-Roma, Genoa-Livorno e Parma-Bolonha-Milão.
Para chegar a Marina de Massa:
De carro:
a auto-estrada pode ser alcançado a partir do sul ao longo da A1 para Florença, em seguida, tomar a Firenze Mare A11 ea A12 Livorno-Genova; a partir do norte é em vez da auto-estrada A1 para Parma, em seguida, a auto-estrada A15 para Cisa de Santo Stefano, em seguida, tomar a A12 Genoa-Livorno.
De trem:
a estação ferroviária de Massa é ao longo das linhas de Genoa-Livorno e Parma-Bolonha-Milão.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!