Ópera na Toscana: Festival Puccini em Torre del Lago (Lucca)

27/jun | por Deyse Ribeiro

Ópera na Toscana: Festival Puccini – Este ano, como nos últimos 60 anos, ocorre em Torre del Lago, perto de Lucca, um festival com concertos de ópera em um lindo teatro aberto, em homenagem ao seu mais ilustre morador, Giacomo Puccini.

Retrato de Puccini  Fonte: Wikipedia Commons

Retrato de Puccini
Fonte: Wikipedia Commons

Giacomo Puccini e Torre del Lago

Puccini foi um dos maiores autores de opera de todos os tempos, ele compôs Turandot, La Boheme, Tosca, entre outros sucessos, e ele sempre foi muito ligado a sua terra.

Com uma personalidade multifacetada, Giacomo Puccini se distinguiu por introduzir nas suas obras um melodrama histórico, como em Tosca, ou características exóticas inconfundíveis, como em Madama Butterfly.

a Villa

a Villa

Puccini ainda gostava de caça, e de carros (foi ele quem inventou o primeiro off-road italiano, e foi um dos primeiros motoristas cuja carta de condução foi concedida em Itália), as paixões que também levou a um grave acidente.

As operas de Puccini são especialmente dramáticas, pois este ha uma intensa veia teatral. Suas obras são conhecidas mundo inteiro, como os de Giuseppe Verdi, elevando assim tradição operística italiana no seu mais alto grau.

IMG_5553_resultado

Um amor profundo, foi o que Giacomo Puccini teve com apequena cidade de Torre del Lago. Quando o compositor chegou lá, no final do século XIX, encontrou um lugar pitoresco e tranquilo, onde a derramar seu gênio criativo.

“Praias ensolaradas, florestas de pinheiros legal, o lago sempre calmo, nomeadamente Eden”: Puccini teve duas grandes paixões, música e caça para ele e Lago Massaciuccoli parecia o lugar perfeito para cultivar ambos. Ele chegou lá em 1891, trinta e três anos, e decidiu se estabelecer lá alugando quartos. Depois veio vários sucessos e ele ganhou dinheiro suficiente para comprar a casa de sua vida, uma antiga torre de vigia (a origem do nome de Torre del Lago) que ele renovou completamente.

IMG_5547_resultado

A Villa Puccini fica em Torre del Lago, cidade que graças a fama de Puccini, hoje mudou seu nome para Torre del Lago Puccini, e é uma fração de Viareggio (cidade do carnaval e das famosas praias), próximo a Lucca.

A moradia tem um estrutura tradicional da época, o jardim era em origem era banhado pelo lago. A casa ja na época foi equipada com as mais recentes inovações, um moderno sistema de aquecimento com radiadores e telefone.

IMG_5551_resultado

Nesta vila Puccini escreveu Manon Lescaut La Bohème, Tosca, La Fanciulla del West, La Rondine e Il Trittico.

Depois da morte do artista, esta Villa se transformou em Museu, mantendo o seu aspecto original.

Leia o texto –> Puccini e sua Lucca, conheça um pouco sobre um dos autores de ópera mais famosos

O Festival Puccini

O Festival Puccini em Torre del Lago é um dos eventos mais esperados do rica vida cultural da Toscana, um dos festivais mais importantes da Itália e o único festival no mundo dedicado ao compositor Giacomo Puccini. O primeiro festival aconteceu em 1930 e desde então acontece a cada verão durante os meses de julho e agosto, em um Teatro ao aberto, localizado às margens do Lago Massaciuccoli perto de Villa Puccini, a casa que o compositor construiu em 1900.

Com o passar dos anos o Festival tornou-se cada vez mais prestígioso e atrai milhares de espectadores de todo o mundo, pois nele é possível assistir óperas como Madama Butterfly, Turandot, La Bohème, Tosca e Manon Lescaut.

Foto: Festival Pucciniano

Foto: Festival Pucciniano

Óperas de Puccini são encenadas neste grande teatro ao ar livre com 3400 lugares no lago, rodeado por vegetação nos arredores da Casa Museo del maestro Puccini onde estão os restos mortais do músico.

Eu todos os anos assisto ao menos 1 opera deste festival que é realmente maravilhoso, o teatro então, ao aberto tem uma acustica perfeita!

 Baixe aqui o nosso mapa de Lucca em português com os museus, monumentos e pontos de interesse com horário de abertura e preços, e ainda como chegar a cidade!
 
festival5

Programa de 2015:

Local: Torre del lago Puccini – Gran Teatro all’aperto

Para comprar ingressos, visite o site oficial do evento.

TOSCA 

Melodrama em 3 atos, libreto de Victorien Sardou, Luigi Illica e Giuseppe Giacosa trato do drama La Tosca( 1887) di Victorien Sardou
Música: Giacomo Puccini, 1900
Orquestra do Festival Puccini
Coro do Festival Puccini
Datas: 24 e 31 de julho e 15, 21 e 3 de agosto de 2015
Horário: as 21:15
festival 1

TURANDOT

Turandot é uma ópera em três atos e cinco quadros, libreto de Giuseppe Adami e Renato Simoni, deixado inacabado por Giacomo Puccini (que morreu 29 de novembro de 1924) e, mais tarde completado por Franco Alfano.
Música: Giacomo Puccini (1920-1924)

Orquestra do Festival Puccini
Coro do Festival Puccini
Datas: 25 julio, 7, 16, 23, 28* de agosto
Horário: as 21:15

* A apresentação de 28 de agosto será realizada pela hóspede China National Opera House de Pequim, que irá apresentar o seu próprio set-up com seu próprio Diretor e Regência.

MADAMA BUTTERFLY 

É uma ópera em três atos (originalmente dois) de Giacomo Puccini, libreto de Giuseppe Giacosa e Luigi Illica, definidos na partitura e libreto “tragédia japonesa” e dedicado à rainha de Itália Elena de Montenegro.
Música: Giacomo Puccini, 1904
Orquestra do Festival Puccini
Coro do Festival Puccini
Datas: 1, 8, 14, 22, 29 de agosto de 2015
Horário: as 21:15
festival6

Trittico: Il Tabarro, Suor Angelica, Gianni Schicchi

Il Tabarro : Drama em um ato, libreto de Giuseppe Adami, baseado na peça La houppelande (1910) por Didier Gold.
Música: Giacomo Puccini, 1918
Suor Angelica: Drama em um ato, libreto de Joachim Forzano
Música: Giacomo Puccini, 1918
Gianni Schicchi: Ópera em um ato, libreto de Joachim Forzano, com base no comentário da Divina Comédia ” Anonymous Fiorentino “, publicado por Piero Fanfani (1866)
Música: Giacomo Puccini, 1918
Orquestra do Festival Puccini
Coro do Festival Puccini
Datas: 20 de agosto de 2015
Horário: as 21:15

festival8

il volo

Pucciniano OFF

Spandau Ballet

Data: 9 de agosto de 2015
Horario: 21:30
Spandau Ballet, com seu “Soul Boys of the Western World Tour” liderado por Tony Hadley, junto com a formação histórica com Steve Norman, John Keeble, Gary e Martin Kemp,  banda britânica de pop elegante e sofisticado dos anos 70 e 80 (25 milhões de discos vendidos e 23 singles de sucesso em todo o mundo) haviam encontrado pela última vez em 2009.

Il Volo

Data: 12 e 13 de agosto de 2015
Horário:  21:30
Os três jovens talentos vocais, Piero Garone, Ignazio Boschetto e Gianluca Ginobile se apresentam no Festival Puccini, acompanhados por uma trilha de sucesso mundial.

Jiulien Lestel

Data: 19 de agosto
Horário:  21:15
O coreógrafo Julien Lestel com a sua mais recente criação sugerida pelas heroínas de Puccini e inspirado pelas famosas árias de Manon Lescaut, La Bohème, Suor Angelica, Tosca, Madame Butterfly. Um tributo ao gênio de Puccini.

Informações:

Baixe aqui o nosso mapa de Lucca em português com os museus, monumentos e pontos de interesse com horário de abertura e preços, e ainda como chegar a cidade!

Festival Puccini – site para informação

Gran Teatro all’Aperto Giacomo Puccini

via delle Torbiere | 55049 Torre del Lago Puccini (LU)
As entradas para o Teatro são duas, ums está localizads na parte frontal do Piazzale Belvedere, no Lago de Massaciuccoli, o outro na via delle Torbiere.
A bilheteria, na via delle Torbiere, está a poucos passos da segunda entrada do teatro.
Os estacionamentos estão localizados ao longo da avenida que leva ao lago.
Aconselhamos os telespectadores para chegarem com antecedência ao show.
Lembre-se que não é permitido o acesso depois show começou.

Museo Villa Puccini – site

Viale G. Puccini, 266
Horario: 10:00/12:40  – 15:00/18:20 (ultimo ingresso 17:40)
Fechado: segundas pela manhã (exceto feriados)
Ingresso: €7,00



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!