Monticchiello, burgo medieval perto de Pienza

10/jul | por Deyse Ribeiro

Conheça Monticchiello, um burgo delicioso no Val D’Orcia, com um vista inesquecível!

Monticchiello-_1

Monticchiello não é certamente o mais famoso vilarejo do Val d’Orcia mas ainda sim, eu o considero bastante extraordinário. Esta jóia do Val d’Orcia vale bem a pena uma visita, especialmente porque é muito perto de Pienza e fácil de chegar.

Monticchiello-_2

Este burgo medieval fica a 546 metros de altura, e ainda é parcialmente cercado pelas antigas muralhas do século XIII. A pequena vila de Monticchiello tem uma bela paisagem montanhosa do Val d’Orcia e aqui é um trecho de estrada com curvas características e ladeada por árvores de cipreste é uma das mais famosas fotografias da paisagem típica Toscana a da Val d’Orcia.

A origem de Monticchiello é do século X, e o vilarejo foi por várias centenas de anos foi controlado pela República de Siena, no final do século XIV, foi conquistada por Florença, mas alguns anos mais tarde foi vendida novamente para Siena.

Monticchiello_13

No século XVI Monticchiello foi palco de lutas amargas entre Siena e seus inimigos. Em 1502 foi conquistada por Cesare Borgia, em seguida, em 1553 foi ocupada pelas tropas de Carlos V, que destruíram as defesas do castelo. Siena voltou a posse pois em 1559 foi vendida por Florença.

Monticchiello_5

Não perca a oportunidade de conhecer a bela arquitetura de Monticchiello, na minha opinião, é uma das mais belas vistas do Val d’Orcia, talvez combinando-a com uma viagem para Pienza.

Por que vale a pena visitar Monticchiello?

As razões que justificam uma visita ao Montichiello Pienza são numerosas:

Monticchiello-

1. O vilarejo é pequeno, e a cidade de 200 habitantes se reune em torno de um núcleo central, onde antes ficava a Rocca, hoje existe somente algumas das paredes, além de uma bela muralha com torres.

Monticchiello-

Monticchiello_3

2. Por último, você pode subir uma estradinha até a torre mais alta da cidade, desfrutando de uma vista magnífica. Dali é possível ver a formação da cidade e como a muralha abraçava o vilarejo.

Monticchiello_11 Monticchiello_17

3. Na entrada de Monticchiello,  fica a porta di Sant’ Agata, inserida entre 2 torres, ali há um apedra branca que que possui uma data, 1213, é a data do início da construção da muralha.

Monticchiello_16

4. Na Igreja de San Leonardo e Cristoforo fica uma obra-prima da arte italiana, a “Madonna con bambino”, de Pietro Lorenzetti. Fãs de arte medieval não poderão deixar de vê-lo!

Monticchiello_15

5. Monticchiello no entanto, merece uma exploração mais livre da sua antiga cidade, com suas ruelas sinuosas, encostas íngremes, ruas estreitas e casas de pedra com tijolos. Uma verdadeira maravilha, portando perca-se e caminhe livremente. Quando fui, eu fiquei tão extasiado e eu continuei andando livremente, sem rotas fixas,até que infelizmente (ou felizmente), fiquei distraída com o pôr do sol da muralha, que me deu uma vista panorâmica sobre o Val d’Orcia que as palavras são difíceis de descrever.

Monticchiello_9

6. Antes de sair de Monticchiello Pienza não se esqueça de tirar algumas fotos a partir do ponto de vista que está situado perto das muralhas.

Primeiro, de manhã cedinho…

Monticchiello

Monticchiello_2 Monticchiello_1

Mais tarde…

MontichielloPano2012

Foto: Wikipedia Commons

7. E claro, não perca a estrada mais fotografada da Itália!

Monticchiello-_

5573547363_aefd0d0d6b_o

Foto di Luigi Alessi – https://www.flickr.com/photos/50027776@N05/5573625362

5573625362_69dd8d5242_o

Foto di Luigi Alessi – https://www.flickr.com/photos/50027776@N05/5573625362

8. O valor e a força do povo de Monticchiello  na primavera de 1944. Em 6 de abril, o Dr. Chiurco, prefeito de Siena, decidiu enviar para Monticchiello todos os homens à sua disposição (cerca de 450) para abordar o grupo pequeno, mas forte de Partigiani (soldados italianos que defendiam a Itália na segunda guerra mundial) acampados em torno do vilarejo. Depois de uma longa luta, os fascistas foram forçados a fazer uma retirada precipitada. Na manhã seguinte, ao amanhecer, uma divisão alemã foi a Monticchiello com a ordem precisa de matar todos os residentes. Os soldados entraram nas casas levando as pessoas, e as alinharam em frente ao muro do lado de fora da cidade. O massacre foi evitado graças à intervenção de uma senhora alemã Irma Angheben, esposa de um proprietário de terras de Monticchiello, auxiliados pelo Pastor Don Marino Torriti. Para comemorar o evento, foi realizado um monumento criado por Emo Formichi.

Monticchiello_4

monumento criado por Emo Formichi

8. O “teatro pobre”: durante a minha caminhada para Monticchiello de Pienza que eu vi em muitos cantos do vilarejo alguns bonecos feitos de palha e trapos. Curiosa para saber as razões desses bonecos, eu verifiquei e descobri que Monticchiello organiza a cada verão, o chamado “teatro pobre”. Durante o inverno as pessoas de Monticchiello inventam, coletivamente as peças originais, que no Verão são então colocados em cena, a partir de episódios históricos, além de lidar com questões de corrente social e política. Os cenários e figurinos são feitos por artesãos e carpinteiros locais. Entre 2015, o festival será do dia 15 de julho até 15 de agosto, e os shows são replicadas quase todas as noites. Para mais informações: www.teatropovero.it

Então, aproveite para conhecer a cidade e se encantar também!

Monticchiello_8 Monticchiello_7 Monticchiello_6



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!