O Castello di Spedaletto, pequeno castelo cheio de história

18/nov | por Deyse Ribeiro

Conheça o antigo Castello di Spedaletto, que fica na Val d’orgia, na estrada de Pienza a Bagno Vignoni, é bem pequenino, mas uma gracinha, vale uma parada rápida  na sua viagem a Pienza, ele possui uma rica história.

castello di spedaletto_13

Leia também —> O que é o Val D’Orcia?

Na Idade Média, a importância da área de Val D’Orcia foi principalmente ligada à Via Francigena, a principal estrada européia de comunicação que atravessou a Itália.

Além da ampla disseminação de vilas e castelos haviam também muitos “Spedaletti”, ou seja, hospedarias, que encontravam-se ao longo da artéria principal ou na sua proximidade dela.

castello di spedaletto_19

O castelo de Spedaletto era nada mais do que um grande complexo fortificado construído no século XII por Ugolino religioso de Rocchione como um abrigo para os viajantes e pelegrinos. Desde 1263 o complexo foi administrado pelo Hospital de Santa Maria della Scala em Siena e foi chamado de “o Hospital da ponte dell’Orcia”.

Na verdade por trás da Via Francigena passava o rio Orcia, e perto do Castelo havia uma antiga ponte, as ruínas dela  ainda são visíveis hoje no meio das águas.

Esta posição fez o castelo estrategicamente importante, e também por causa de sua riqueza obtida através de várias doações, a sua presença começou a irritar os vizinhos feudais.

Spedalettii também recebeu vianjantes excelentes como Carlo II d’Angiò e Papa Pio II, que emitiu uuma “bolla papal“(um documento papal) em favor da igreja de Spedaletto.

O castelo tem uma planta quadrada com 4 torres em cada canto, uma bela porta de entrada fortificada com uma torre poderoso para a sua defesa. São construções reforçadas no final do século XV, como a ligeiras brechas para armas de fogo presentes em vários lugares.

No primeiro pátio à esquerda da porta fica a igreja gótica com uma esplêndida fachada adornada com uma rosácea e um portal sestiacuto, ainda uma segunda porta de acesso, que leva a um segundo pátio, o coração da fortificação, que leva a torre principal e da passarela de ronda.

Uma gracinha não? Eu visitei em dezembro e havia até um presepe montado lá.

Não deixe de visitar esse lindo castelo quando passear por Pienza!

castello di spedaletto_4

Que tal dormir la?

Hoje o Castelo foi divido em várias propriedades e há 2 hotéis ali:

 Eu ainda não me hospedei em nenhum dos dois, mas ao menos deixo ai a dica.

tag: Castello di Spedaletto


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!