O que é o Val D’Orcia?

08/jun | por Deyse Ribeiro

Você ja deve ter lido em muitos lugares sobre o Val D’Orcia, suas paisagens e cidades, mas você sabe mesmo o que é a Val D’Orcia? Com este texto explico detalhadamente.

Valle D'Orcia_18

Castelos medievais, colinas, cidades antigas, belas vilas, casas isoladas, ciprestes, vinhas fabulosos e olivais, campos de trigo e da cor do ouro são apenas alguns dos elementos que compõem as paisagens fantásticas e harmoniosas do Val d’Orcia!

Leia ainda os textos ja realizados das cidades do Val D’Orcia:

Muitas pessoas dizem que colinas da região de Val d’Orcia e as cidades e aldeias pitorescas não mudaram muito desde os tempos da Renascença, e eles parecem tão charmoso como suas representações na pintura de artistas da academia de arte Scuola Senese, que floresceu entre os séculos 13 e 15.

Valle D'Orcia_23

A região é atravessada pelo rio Orcia, do qual deriva o nome do vale,  e fica entre as províncias de Siena e Grosseto. Toda a área é agora um parque protegido e foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 2004.

A principal protagonista do Val d ‘Orcia é, na verdade, uma natureza intocada e bonita, com cores sempre em mudança dependendo da várias estações.

Valle D'Orcia_3

Há muito poucos outros lugares que impressionam turistas tão profundamente. É um terreno quase surreal e suspenso, o que também deu origem aos mais valiosos e apreciados vinhos italianos: Brunello di Montalcino, Nobile di Montepulciano, o Rosso D’Orcia , e outros fabulosos vinhos com denominação DOCG.

 Valle D'Orcia_10

No  Val d’Orcia passa a Via Cassia, onde grande parte da sua rota segue a histórica Via Francigena, uma via antiga de peregrinação.

Os municípios que fazem parte do Val d’Orcia são: Castiglione d’Orcia, Montalcino, Pienza, San Quirico e Radicofani d’Orcia. Outros centros importantes são Contignano, Monticchiello, Bagno Vignoni, Rocca d’Orcia Campiglia d’Orcia, Bagni San Filippo e Vivo d’Orcia. Estão localizados no Val d’Orcia também algumas cidades na província de Grosseto, como Montenero d’Orcia e Montegiovi, povoados próximos Castel del Piano. Muitas fazendas, casas rurais e fortalezas com torres inacessíveis estão espalhadas na paisagem isolada e tranquila.

Valle D'Orcia_8

Montalcino, Pienza Castiglione d’Orcia, Radicofani e San Quirico d’Orcia, são também os cinco municípios que optaram por dar vida ao Parco della Val D’Orcia , para proteger o ambiente e o território.

Bagno Vignoni, Bagni San Filippo, Contignano, Monticchiello, Rocca d’Orcia Campiglia d’Orcia e Vivo d’Orcia, são outros lugares bonitos nesta área que oferecem um passado cheio de charme e sugestões.

 Valle D'Orcia_4

Mas a riqueza e a variedade do ambiente não são as únicas características desta terra pura: o queijo pecorino, o mel, o azeite, o salame de Cinta Senese, cogumelos e trufas, e um dos vinhos mais famosos do mundo, Brunello di Montalcino, são outros pontos fortes importantes.

Pienza_13

Vou nos próximos textos falar das cidades do Val D’Orcia, aguardem!

Melhores vistas para fotografia do Val D’Orcia:

Pienza, Monticchiello e La Foce, e ainda um pequeno burgo perdido do tempo chamado Castiglioncello del Trinoro, que fica a 800 metros acima do nível do mar, onde se pode chegar somente por meio de uma estrada de chão, a partir de Sarteano.

Fiquem com essa deliciosa galeria de fotos do Val D’Orcia:



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!

  • Um dos lugares mais top de nossa viagem, adoramos o Val D’Orcia. E sua companhia é lógico. Abraços.

  • sandra

    Maravilhosas fotos, gostaria de saber como conseguiram chegar na igrejinha, me disseram que é uma propriedade fechada, confere?

    • Sim, é uma propriedade privada.

      • sandra

        Mas pelo que vi nas fotos é liberado entrar ou é pedido uma autorização na fazenda ou por outro meio de comunicação?

        • sim, você pode entrar quando a porteira esta aberta.

  • Fernando

    Nossa! Que lugar incrível! Estava pensando em fazer Florença/Monterrigioni/San Gimi/Volterra/Pisa…mas depois de ver essas paisagens fiquei super indeciso e queria tbm achar alguma região com girassois rsrsr Vou em Maio; 24/05 ( dia pela toscana); 25/05 Florença; O que você sugere? ah, poderia nos acompanhar? quanto custaria?
    Bjs.

    • Nem “the flash” faria todas essas cidades em 1 dia.. hahahaha
      Posso acompanhar sim, mas num percurso menor, senão não haverá tempo nem de sair do carro.
      Lembro que os girassóis abrem de metade de junho até metade de agosto, portanto dificilmente em maio você verá. ;-(
      Lhe envio um email com as opções ok? Não vou publicar por questões de privacy seu endereço.
      abs e obrigada!

  • Alessandra Rubim

    Boa noite! Comprei passagens para lisboa do dia 21 de agosto a 4 de setembro. Quatro dias ficarei lá e o restante estava pensando em conhecer o Val D´Orcia. Nunca fiz isso, sempre programei primeiro para depois comprar as passagens, principalmente porque gostamos muito de viajar na primavera e no outono. Vinho vai vinho vem acabei esquecendo desse pequeno detalhe. Você aconselha essa região em pleno verão?

    Abraço.

    Obs.: quando precisar de informações sobre Fortaleza/CE, estarei à disposiçao

    • Claro, a região é linda o ano todo, e voce pode aproveitar 1 dia e ir à praia. Conselho que lhe dou é alugar carro para visitar esta região, pois o transporte publico é terrível!
      boa viagem!