Capodanno Fiorentino: porque se comemora o Ano Novo de Florença no dia 25 de março?

04/mar | por Deyse Ribeiro

Em Florença no dia 25 de março se celebra o Capodanno Fiorentino, ou seja, o Ano Novo de Florença, pode parecer estranho pra você, já que estamos em março, mas é uma celebração tradicional e faz parte da história da cidade desde muitos séculos.

10477_25marzo

cartaz da festa

A história

O costume de celebrar o início do ano entre 31 de dezembro e 1 de janeiro é relativamente recente. Na verdade, apesar da adoção em 1585  pelos países europeus do calendário gregoriano, atual divisão em dias e meses do ano civil decretado pelo Papa em 1582, até o século XVIII na Europa se continuou a celebrar o Ano Novo em datas diferentes.

Desta peculiaridade não escapou nem mesmo a Itália, na época dividida em pequenos e independentes estados, por exemplo, na República de Veneza, era costume celebrar o início do ano no dia 1 de março, enquanto em Roma coincidia com o Natal, 25 de dezembro.

Florença, no entanto, desde o século VII, comemorava o início do ano em 25 de Março, dia em que, segundo a tradição católica, houve o anúncio da maternidade dada pelo arcanjo Gabriel à Virgem Maria (nove meses antes do nascimento de Menino Jesus). Florença, na verdade, sempre foi muito dedicada ao culto da Virgem Maria, e em particular a Santissima Annunziata.

Anunciação de Beato Angélico

Anunciação  – autor: Beato Angélico – Museu di San Marco
Fonte: Wikipedia Commons

Além de seu valor sagrado, o dia 25 de março também tinha um significado profano, indica a chegada da primavera, a estação do renascimento da terra, muito amada pelos agricultores.

Portando, mesmo sendo fixado o novo calendário pelo Papa, os florentinos, orgulhosos da sua tradição e cheios de fé, continuaram a tradição de festejar não somente na cidade, mas em todo o território pertencente a Florença e depois, do Granducato da Toscana, o dia 25 de março até 1749.

Em 1750, o Grão-Duque da Toscana, Francesco II de Lorena, estabeleceu por um decreto que o Ano Novo deveria passar a ser em 1 de Janeiro, conforme os outros estados da península, e os florentinos tiveram que se conformar. O texto do decreto, em latim, foi colocado em uma placa na parede do lado direito da Loggia dei Lanzi (onde ficam as estátuas Rapto das Sabinas e o Perseu), na Piazza della Signoria, que ainda hoje podemos ler.

lapide

placa de mármore que decreta o uso do novo calendário
Fonte: ravanellorosa.wordpress.com


banner2

Que tal visitar Florença comigo?
Veja as nossas opções de tours particulares AQUI.

A lenda da anunciação

No dia 25 de março uma grande multidão fazia uma verdadeira peregrinação para a Basílica da Santissima Annunziata para agradecer e celebrar a Virgem Maria, mas também para venerar a imagem milagrosa do afresco da Anunciação, onde uma antiga lenda indica que foi pintado por anjos.

Em 1252, de acordo com uma lenda, os Servos de Maria ordenaram a pintura de um afresco da Virgem Maria, uma Anunciação, a um pintor chamado Bartolomeu, que colocou toda a sua perícia para representar bem a cena, mas, apesar de várias tentativas, ele foi apreendido com desconfiança, porque não conseguia pintar o rosto da Virgem. Ele triste, sentiu uma estranha sonolência e dormiu, ao despertar, por um milagre, a face de Maria apareceu pintada, completado por um anjo.

450px-Santissima_annunziata,_annunciazione_miracolosa

Cappella della Annunziata

O afresco que está preservado na Cappella della Annunziata dentro da Basílica, e logo se tornou objeto de grande veneração e profunda devoção por parte dos florentinos.

450px-Annunziata,_cappella_dell'annunciazione

Cappella della Annunziata

A comemoração do Capodanno Fiorentino

O município organiza um desfile anual histórico para celebrar o evento, com muitas pessoas em trajes, música e jogadores de bandeira.

IMG_0558

Sbandieratori de Florença

Certamente é uma celebração da cidade mantida pelos seus habitantes, porque assim se mantém viva uma tradição antiga religiosa e civil, mas é, sem dúvida fascinante para um turista presenciar a procissão e ser uma parte, pelo menos por um dia, da maravilhosa história de Florença. Portanto, não perca a oportunidade de seguir se vier a cidade!

Veja programação oficial:

14:45 – partida do desfile do “Corteo Storico della Repubblica Fiorentina”, com vários figurantes vestidos de roupas renascentistas, banda, jogos de bandeira. O percurso é da piazzetta di Parte Guelfa, via Porta Rossa, via Calimala, piazza della Repubblica, via degli Speziali, via Calzaiuoli, piazza del Duomo, via dei Servi, piazza SS. Annunziata
15: 30 – chegada à Basilica della Santissima Annunziata, para colocar uma coroa de flores na capela da Anunciação, ou Cappella della sacra effige dell’Annunziata.
16:00 – Percurso do desfile de retorno: piazza SS. Annunziata, via dei Servi, piazza del Duomo, via Calzaiuoli, piazza della Signoria, via Vacchereccia, via Por Santa Maria, piazza de Mercato Nuovo, via Porta Rossa, piazzetta di Parte Guelfa.

Que tal visitar Florença com uma guia brasileira? Veja as nossas opções de tours particulares AQUI.

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!