By

Não perca o domingo de páscoa em Florença, não deve deixar de ver o “Scoppio del Carro“, uma festa folclórica e religiosa muito bonita. Saiba mais sobre ela e conheça a programação!

A TRADIÇÃO

Foto: Wikipedia Commons

Foto: Wikipedia Commons

Uma das mais antigas tradições florentinas, provavelmente remonta aos tempos da 1ª Cruzada, chamada a libertar o Santo Sepulcro das mãos dos infiéis, conquistando assim Jerusalém.  Ao retornar de Jerusalém, o capitão florentino Pazzino dei Pazzi, trouxe consigo três flocos de pedra do Santo Sepulcro de Cristo.

  • Itália para Brasileiros

As três pedras foram usadas para criar uma faísca de “novo” fogo distribuído após a bênção, às famílias para reacender o lar doméstico. Assim, o uso da distribuição do “fogo sagrado” ao clero e ao povo como um sinal da ressurreição de Cristo se espalhou para Florença.

A família Pazzi, na verdade, com a construção do monumental “Carro di Fuoco”, carinhosamente chamado pelos florentinos de “Brindellone”, lançou as bases da cerimônia de hoje.

Atualmente na manhã de Páscoa, escoltados por 150 entre armados, músicos e porta-bandeiras da Procissão Histórica da República Florentina, o “Brindellone” se move da Piazzale del Prato rebocado por duas juntas de bois enfeitados com flores  brancas, e chega à Piazza del Duomo, entre o Batistério e a catedral.

Às onze horas, ao som da “Gloria in Excelsis Deo“, incendeia-se o estopim que move uma pomba (de mentira claro) que ascende uma estopim para que  os fogos de artifício estourem, eles foram colocados sobre os Brindellone, fazendo um espetáculo fogos de artifício.

Assim começou o “Scoppio del Carro” com um acidente e, ainda que simbolicamente, a distribuição do fogo abençoado a toda a cidade.

O EVENTO:

VEGLIA E ACCENSIONE DEL FUOCO – Sábado, 20 de abril de 2019

20h45: o Gonfalone da cidade deixa o Palazzo Vecchio, juntamente com a procissão histórica da República Florentina, para ir à Igreja de Santissimi Apostoli onde, às 21h, as pedras do Santo Sepulcro ali guardadas são tiradas. As pedras são levadas para o Duomo onde, às 21h30, é realizada a solene cerimônia de acendimento do Fogo Sagrado, símbolo da Ressurreição. Em seguida, missa de vigília, começando às 22.00

SCOPPIO DEL CARRO – domingo de páscoa, 21 de abril de 2019

Na manhã de Páscoa, escoltado por 150 entre soldados, músicos e porta-bandeiras do Desfile Histórico da República Florentina, o carro de fogo, conhecido carinhosamente pelos florentinos “Brindellone” começa deu desfile puxado por duas juntas de bois enfeitados com flores até a Piazza del Duomo, o Batistério e a Catedral.

 7:45h – O “Carro del Fuoco”, ou seja, o “Brindellone” acompanhado pela Procissão Histórica da República Florentina, parte do depósito de Prato para chegar à Piazza del Duomo seguindo o caminho: Via il Prato, Borgo Ognissanti, Piazza Goldoni, Via della Vigna Nuova, Via Strozzi, Piazza della Repubblica (onde se juntará à procissão do jogadores de bandeiras), Via Roma com chegada na Piazza San Giovanni.

 8:15h – Uma representação do “Bandierai degli Uffizi” (jogadores de bandeira)  alcança a Piazza della Repubblica; jogos de bandeiras e músicos na praça.

 8:30h – Uma representação da Procissão Histórica da República Florentina partirá da Piazzetta da Parte Guelfa, da Via Porta Rossa, do Mercato Nuovo, da Via Vacchereccia, da Piazza della Signoria.

 9:00h – Piazza della Signoria: a procissão da República, com a procissão da bandeira e o prefeito prossegue por Via Vacchereccia, Por S. Maria, Borgo SS. Apóstolos, a Piazza S. Trinita, a Via Tornabuoni, a Via Strozzi, a Piazza della Repubblica, a Via Roma, a Piazza S. Giovanni, chegando às 9h40.

  • Fotógrafo na Toscana

 9:40h – Piazza S. Giovanni: chegada da procissão com a “Brindellone“.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 10:15h – Sorteio dos times que se enfrentarão no  Torneio Histórico de Futebol Florentino – Calcio Storico Fiorentino

11:00 h – Piazza del Duomo (entre o Batistério e a fachada de Santa Maria del Fiore): acontece o Scoppio del Carro -uma explosão de fogos de artifício!

É uma maneira de prever o futuro da cidade, se a pomba acende o fogo sagrado, quer dizer que a cidade passará por um ano feliz, se não acender é um sinal de má sorte para a cidade.

É uma festa tão importante que é passa na tv italiana ao vivo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

por volta das 12:30h – No final da Santa Missa, o Prefeito e toda a Procissão Histórica da República Florentina levam  o relicário com as Pedras do Santo Sepulcro da porta central da Catedral, passando ao longo da Via Calzaiuoli, Piazza della Signoria, Via Vacchereccia, Borgo SS. Apóstolos para armazenar as pedras na Igreja da SS. Apóstolo. Retorno do Prefeito e do  restante do grupo ao Palazzo Vecchio.

Ano passado, junto com alguns clientes, assistimos o Scoppio del carro, e foi muito emocionante, os fogos e o estrondo muito alto, é tanta gente que é até divicil chegar a praça pra ver. Como aquele ano estava realizando um passeio guiado, deixamos para muito tarde tentar chegar perto e não conseguimos nem chegar na praça, vimos o estouro de longe, portanto a dica é estar pelas ruas durante o Desfile, mas as 9/9:30 o ideal é estar na praça pra garantir o espetáculo. Ver os fiorentinos todos com o olhar fixo na pombinha é mesmo o máximo!

Veja um programa de tv italiano contando como ocorre a Festa:

A pomba acende o fogo:

Os fogos:

 

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

  • Fotógrafo na Toscana

Style Switcher

Skin:

Backgrounds:

                       

You can also upload your own background from the Admin Panel.

Highlight Color:

             

Best viewed within the shop.

You can also create your own highlight color from the Admin Panel.