No final de novembro viajei por alguns dias pela região de Arezzo e Val D’Orcia, foi muito bom percorrer novamente pelas belíssimas estradas dessa região e poder turistar calmamente, como eu gosto, pelas ruas das cidades.

Numa dessas caminhadas, me deparei com um lugarzinho muito especial pra mim…

IMG_4202

Ha muitos anos atras, eu me apaixonei por um filme, o Sob o sol da Toscana, sem imaginar que um dia, passaria a viver na Toscana (coisas do destino!). Minha vida passou por reviravoltas, fui estudar aqui na Europa, primeiro Londres, depois Portugal e por fim…. na Itália! Quando decidi me estabelecer por aqui, (leia-se me apaixonei) eu comprei o filme Sob o sol da Toscana em italiano e fui logo mostrar ao meu marido (na época, meu namorado), porque queria que ele me levasse nos locais deste filme. Depois das primeiras cenas na Itália ele ja me indicou, esta cidade é Cortona!

Visitei Cortona por várias vezes, mas nunca tinha encontrado a casa da Frances Mayes, a Villa Bramasole. Desta vez, decidi caminhar fora da muralha, e com algumas indicações de alguns blogs americanos e acabei realizando o meu sonho, um pouco infantil, de encontrar aquela casa… e quem sabe… a escritora.

A casa, a Villa Bramasole:

cortona_5

O livro (que depois foi adaptado para as telas) é conta a história de uma escritora americana que compra e reforma uma casa na Toscana, perto de Cortona, e ali começa a passar os verões. O cenário é lindo, o clima ameno, a comida deliciosa, e pelos encantos de uma vida mais tranquila, nasce o seu livro de memórias, que tem encantou os Estados Unidos e virou filme de sucesso,  não só pela beleza do local, mas também pela vida que a escritora descreve, intensa, capaz de transmitir o prazer quase tangível de vida entre as cores, os cheiros, os sabores, as receitas recolhidas e propostas do autor de uma Itália para descobrir ou redescobrir.

Frances Mayers
Frances Mayers

A Villa Bramasole é a casa real da escritora, que passa grande parte do verão aqui, e através dela encontra a sua inspiração para escrever tantos livros sobre a Toscana.

os livros escritos pelas Frances
os livros escritos pelas Frances

Veja aqui, no site oficial de Frances Mayes as fotos da Villa.

Veja aqui as fotos da Villa que foi usada nas filmages, que não é a Bramasole, mas que hoje é disponível para aluguel.

Como encontrar a casa?

A casa pode ser encontrada a pé com uma boa caminhada a partir dos jardins públicos da Cortona “Platéia” cerca de meia hora de caminhada por uma distância de cerca de 3 km.

Dicas para GPS: se você esta de carro e não tem muito tempo  ai vai a dica de colocar no seu GPS exatamente a coordenada do local, ja que grande parte dos GPS’s não reconhece este endereço. Coloque a coordenada: 43.2750059, 11.9854188

Ou use o mapa do Google maps abaixo:

Outras locações do filme:

 Ja que estamos falando do film Sob o sol da Toscana, porque não citar os outros cenários na Itália?

Então, primeiramente em Cortona:

1. A praça e a escada de pedra – No coração da Cortona ao longo de sua principal rua do mercado – uma avenida a pé de restaurantes, boutiques, lojas e becos que levam o cliente até a praça  central de Cortona, a Piazza della Republica, grande parte do filme foi filmado nesta praça central, e se você está bastante familiarizado com ele você vai reconhecer a grande escada de pedra que é destaque em várias cenas. Como o parte do marcado, o coro de crianças, e do momento onde a Frances escreve um cartão postal.

cortona_3

Sei que você vai se decepcionar, mas a fonte que desempenha um papel importante no filme não existe! Ela foi criada pela a equipe de filmagem especificamente para ancorar a cena de Fellini. Ele realmente não existe, embora eu ache que daria um certo charme a cidade.

2. Piazza Signorelli: neste local ocorre as cenas dos momento de cafè com as freiras.

3. Piazza Garibaldi: procissão

4. Teatro Signorelli: cenas do teatro

Ja em Florença, foi filmada na Cassa di Risparmio di Firenze

Em Montepulciano, a linda cena  do casamento (na Via dei Filosofi).

Em Sansepolcro, cena das disputas da bandeira.

Em Roma, e por fim, em Positano (na região da Campania), cidade onde ela sofre uma paixão por Marcelo.

mapa dos locais do filme em Cortona
mapa dos locais do filme em Cortona

Então, se você for a Cortona, e é fã do filme como eu pode aproveitar a oportunidade e conhecer a Villa Bramasole, e outros locais do filme Sob o sol da Toscana.

Imagem: foto do site Under The Tuscany Sun movie

34 comentários em “A Villa Bramasole do ” Sob o sol da Toscana” em Cortona: como encontra-la”

      1. Olá, boa tarde.
        Como uma apaixonada pelo filme (assisti 32x), planejei minha viagem à Itália no próximo abril 2024 e óbvio, irei me hospedar em Cortona.
        Gostaria que refazer os passos dos locais retratados no filme. Um deles é o pequeno altar onde um idoso deposita flores todos os dias, atrás da “casa da Frances”.
        Você sabe onde fica esse pequeno altar? Pode me orientar?

    1. passeiosnatoscana

      Ola Fernanda, obrigada pelo seu comentário. Então, a diferença é que o que se pode alugar não é a Villa Bramasole, é a Villa usada de cenário do filme, que claro, todo mundo passou a chamar de Bramasole. Mas a real Villa Bramasole, ou seja, onde a Frances, a autora vive, é esta da foto e não esta para alugar, ela passa o verão la. Portanto esta não é a Villa que você se referiu. Vou la ler teu post. obrigada por me citar. Abraços.

        1. passeiosnatoscana

          Ola Fernanda, a diferença é que a que eu descrevi no meu texto é a que da origem a toda a história (film e livro), a ligação acaba mais forte (ao menos pra mim) para o local real que a autora se baseou para escrever o livro, ela realmente restaurou esta casa que estava aos pedaços e esta sua experiência ela contou no livro (um pouco modificada, claro). Mas claro que todas as duas podem ser visitadas. Um abraço.

  1. Oi Deyse! Nossa! Vi esse filme há mais de 12 anos atrás, e hoje revi… eh uma sensação maravilhosa, se imaginar neste lugar, e o filme passa uma mensagem tão boa, que é inspirador! Procurei no google, sobre a Toscana e achei você, me cadastrei para receber os posts, e espero em DEUS, que eu possa visitar esse lugar incrível, tomar um chá, um vinho, ler um livro bom aí, ver os girassóis e os fenos, tirar bastante fotos, pisar descalça no chão, andar por aí e quem sabe comprar uma casa, rsrs Se você puder passar dicas de como ir daqui pra aí a passeio mesmo, te agradeço. Quem bom que você, teve o privilégio de morar em um lugar assim! Deus te abençoe! Obrigada por ter compartilhado essas preciosas dicas!

  2. socorro guimaraes

    Deyse Ribeiro, como faço para receber notícias de seu blog regularmente? Sempre adorei ver e saber sobre esses lugares, nunca estive em nenhum deles, quem sabe este ano ou no próximo….com suas dicas parece ficar tudo mais fácil. Obrigada.

    1. Ola Socorro, é só se inscrever na newsletter, tem uma caixinha logo no alto a direita da sua tela, “assine para receber a newsletter”, coloque seu email e recebera 1 email por mês com o resumo.
      Obrigada e Boa viagem!

  3. socorro guimaraes

    Deyse ou Dayse? Ribeiro, também vi um filme chamado “Minha Casa na Úmbria” …com Maggy Smith, lindo filme também. É possível você comentar sobre aquela região também? É preciso que se fale italiano para visitar esses lugares?

  4. Ana Clara Rodrigues do Nascime

    Vi recentemente o filme SOB O SOL DA TOSCANA e me apaixonei também pela
    região ainda mais, no ano de 2014 tive a imensa oportunidade e o prazer
    de conhecer algumas cidades da ITÁLIA e desde então tenho muito carinho
    pela toscana, conheci Siena e Florença…por Florença foi amor sincero.
    Adorei seu blog…obrigada por nos proporcionar um passeio tão
    maravilhoso! Toscana é uma região que com certeza moraria
    também…obrigada. Ana Clara

      1. Ana Clara Rodrigues do Nascime

        Sim se tiver oportunidade voltarei sim…e com certeza irei visitar a província de Arezzo! E quem sabe visitar você querida! Obrigada mais uma vez. Beijos

  5. Vi o filme , me apaixonei pela Toscana. Meu único sonho é conhecer a Toscana e ir a esses lugares. Já vi várias vezes o filme e nunca me basta.Quem sabe um dia…

  6. Prezada Deyse, o livro de Frances Mayes também me cativou. Me influenciou tanto que viajei com minha esposa para a Itália, em particular Florença, por cerca de 90 dias em uma lua de mel deliciosa. Infelizmente não estive em Cortona. Ficou o desejo guardado. MENSAGEM EDITADA POR CONTER LINK EXTERNO. Grande abraço e sucesso para você. Parabéns! Di Claudio.

  7. Muito legal seu blog!
    Sempre quis conhecer a Toscana e depois de assistir o filme (vaaarias vezes), Cortona será obrigatória!
    Muito obrigada pelas dicas!

  8. Pingback: Inspiração em Bramasole: decoração inspirada na Toscana – Casa de Bramasole

  9. Pingback: Sob o Sol da Toscana: roteiro para entrar no clima do filme | Viagens Cinematográficas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *