Em Borgo a Mozzano, uma pequena cidade na província de Lucca, no vale do rio Serchio, fica a Ponte della Maddalena, mais conhecida como Ponte do Diabo (ou Ponte del Diavolo).

Ponte del Diavolo
Ponte del Diavolo – Fonte: Wikipedia Commons

É uma construção de arquitetura fascinante do século XI a pedido da Condessa Matilde di Canossa.

A sua estrutura é chamada de ”costas de burro” (ou a dorso d’asino, em italiano), e as arcadas que o compõem são de tamanhos diferentes, talvez devido às diferentes restaurações executados durante vários séculos para substituir as antigas estruturas de madeira.

Ela é mais comumente chamada de Ponte do Diabo depois de uma lenda que tem circulado por anos entre os habitantes daquela área. Diz-se que o capataz da obra, depois de perceber que não seria capaz de concluir a construção da ponte dentro do tempo especificado, escolheu fazer um pacto com o diabo, que concordou em terminar a ponte em uma noite em troca da alma do primeiro transeunte que na ponte passasse.

IMG_3961

O capataz então percebendo a gravidade da sua promessa e preso do remorso confessou-se ao padre da aldeia, com a ajuda de que ele conseguiu montar uma armadilha para o diabo.

Durante a inauguração, este fez com que o primeiro a atravessar a ponte fosse um porco e assim enganou o diabo que desapareceu no rio.

Fonte: Wikipedia Commons
Fonte: Wikipedia Commons

Hoje, a ponte pode ser atravessada somente a pé e nos últimos anos se tornou famosa em toda a Itália e na Europa como um lugar de encontro para comemorar o Dia das Bruxas, o Halloween.

Diz-se também que um cão completamente branco, às vezes pode ser visto andando na ponte na última noite de outubro, o que representaria o diabo, que ainda procura a alma do capataz.

A Ponte fica na cidade de Borgo a Mozzano, a cerca de 30 minutos de carro de Lucca. Esta área é ótima pra quem gosta de caminhadas e trekking.

Nesta cidade passava a Linha Gótica, área de batalha durante a Segunda Guerra Mundial, portanto na cidade se encontram bunkers, galerias subterrâneas. Anchiano, uma pequena vila próxima dali, foi utilizada como campo de concentração, onde dali transitavam os deportados para a Alemanha.

Ponte del Diavolo
Ponte del Diavolo

Como Chegar:

Fica a 30 min da cidade de Lucca

é possível ainda chegar a cidade de ônibus ou trem, parando na estação de BORGO A MOZZANO que fica a 200 metros de uma das entradas principais do centro da cidade.

O que fazer na cidade:

  • visita aos Bunkers e galerias da segunda guerra mundial, em italiano com a:
    Pro Loco di Borgo a Mozzano – Via Umberto I
    Horário das visitas somente em italiano.
    informações e reservas: tel 0583 8888810583 888881[email protected]
  • áreas de trekking: para conhecer os itinerários e “sentieri” (trilhas) visite o site dos Alpes Apuanos.

Eu, no verão adoro fazer caminhadas nessas áreas do Parque Apuano, escolha a sua trilha favorita.

Festas:
– Halloween: é a maior festa do gênero na Toscana e acontece em vários dias.
Informações aqui e veja o vídeo:

2 comentários em “Borgo a Mozzano (Lucca) e a sua Ponte del Diavolo”

  1. Pingback: Tudo que voce precisa saber para viajar para a Toscana | Passeios Na Toscana

  2. Joao B.D.Pieroti

    Borgo a Mozzano ( Lucca) e’ sem duvidas , junto a outras cominidades proximas, o que ha de mais medieval e belo na Italia.Conserva com muito cuidado, as caracteristicas permanentes de uma epoca.O passado esta’ presente e o futuro reflitira’ o passado intocavel.Enfim a Italia e’ unica, inigualavel e sempre bela.Lugar maravilhoso’ orgulho de minha ancestralidade, comecada neste chao prospero , rico , diverso , repleto de historia e de tantas belezas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *