O que fazer no Natal em Florença e na Toscana?

O que fazer no Natal em Florença e na Toscana: O espirito natalino já esta no ar, as festas de fim de ano chegando e todo mundo ja esta pensando em festejar.

Este texto foi atualizado para 2022 – última atualização 15.12.2022

Recebo muitos pedidos desde outubro para indicar onde passar as festas de fim de ano na Toscana, mas aqui na Itália a celebração ocorre um pouquinho diferente que no Brasil, e as festas de réveillon, principalmente aquelas nas Praças, são divulgadas bem pertinho da data. Ano passado, os cantores do réveillon de Florença só foram divulgados depois do Natal!

Por isso pessoal, acabei esperando para ter mais informação para poder escrever essas indicações a vocês. Neste primeiro texto informo os eventos de natal e no próximo os eventos de Reveillon.

Leia o texto sobre o Reveillon → O que fazer no Reveillon em Florença e da Toscana?

Ainda é muito importante, para que vocês possam se organizar, até mesmo dos passeios que gostariam de fazer nestas datas de feriados, a abertura e fechamentos dos museus e também do comércio, por isso eu fiz este texto –> O que abre e o que fecha nas festas de fim de ano na Toscana.

Leia ainda:

presépio na frente da Catedral

 

Este texto terá uma atualização constante, sempre que novos eventos forem abertos.

Natal:

Se você vai estar em Florença, nos próximos dias, você pode aproveitar as lojas abertas durante todo o dia e parte da noite, geralmente fecham às 20hs. Muitas lojas estarão abertas aos domingos para que você termine suas compras de Natal! E claro, não se esqueça dos Mercadinhos de Natal que fervem esta época do ano, veja onde e quando há aqui.

Ainda acontece em Florença do dia 7 de dezembro à 8 de janeiro o F-Light, o festival de luzes de Florença, – veja o texto sobre esse evento – Florence Light Festival – a festa de Natal de Luz de Florença

Veja alguns eventos de Natal em programa:

Mercados de Natal – leia no texto -> Mercadinhos de Natal na Toscana

1. Concertos de Natal

*provavelmente teremos mais eventos para serem incluídos no decorrer do mês, por isso fique de olho!

Florença:

  • 17.12 – Musical – A CHRISTMAS CAROL – Teatro Verdi – veja aqui
  • 23.12 – Concerto de Natal com a Orchestra della Toscana  – Florença, Teatro Verdi – veja aqui
  • 25.12 -Igreja Anglicana de St. Mark: Ópera Italiana Duetos do Amor – Florença, St Mark’s Anglican Church — Main Hall – veja aqui

Outras cidades em ordem alfabética

 

GREVE IN CHIANTI: 21.12 Chiesa di San Cristoforo – Orquestra del Maggio Musicale Fiorentino- veja aqui

LUCCA (LU):

  • 14 de dezembro às 21h – Auditório del Suffragio, saudações de Natal com a Orquestra ISSM Boccherini.
  • 17 de dezembro  às 17h, no auditório San Francesco – Tradicional concerto de natal em San Francesco com a Orquestra Filarmônica de San Gennaro “Gaetano Luporini” e a convidada especial Simona Molinari. Uma oportunidade de vivenciar a magia da música, da beleza e do Natal juntos novamente.
  • 17 de dezembro às 21:00 – Auditório del Suffragio Votos da Administração Municipal de Lucca com o concerto de música gospel do Coro Gospel Cantores da Liberdade.
  • dia 17 de dezembro , às 21h, a igreja de San Michele Arcangelo em Sant’Angelo in campo recebe o Concerto de Natal da soprano Silvana Froli. No programa de canções italianas e estrangeiras acompanhadas pelo organista Eugenio Barsanti
  • dia 17 de dezembro, às 21h, no Auditório del Suffragio, os Cantores Gospel Freedom – Gospel Choir se apresentarão em um concerto para os bons votos do município de Lucca.
  • 23 de dezembro às 20h30 – Concerto de Saudações do teatro Giglio com o dia de Lucca Puccini.
  • De  25 de dezembro – Concerto di Natale – Cattedrale di Lucca

SIENA:

  • 18.12 – 16.00- 17.30 – Concerto itinerante “Music Ensemble” com as crianças (partida via Maccari e chegada Piazza del Duomo as 17.30)
  • 23.12 – as 21 – Cattedrale di Siena – Micat in Vertice – Coro della Cattedrale di Siena “Guido Chigi Saracini”

PISA (PI):

  • Concerto de Natal – 15 de dezembro na Catedral (Duomo) di Pisa – info
  • 18.12Pisa (PI) Chiesa di San Nicola  – Concerto di Natale 
  • 18.12 Pisa (PI) Chiesa di Santo Stefano dei Cavalieri  – Concerto di Natale per AIL 
  •  20.12 –  parque na via Pagni, Gagno (15h30): ‘O Conto de Natal’, projeto para os subúrbios em dança; no final do ‘Papai Noel na van’ presentes para as crianças e música com os Cubos Vermelhos.
  • 20.12 – Pisa, Teatro Verdi (21h): ‘Concerto de Natal’

2. Outros Eventos: iluminação, presépios vivos, etc

Por favor, leia sobre os presépio -> A tradição dos Presépios na Toscana

Florença: 

  • Dia 7 de dezembro as 16:45 hs – Festa pela nova decoração de Natal da Catedral de Florença. A inauguração  das luzes será no dia em que o prefeito (sindaco em italiano) Dario Nardela acende a árvore de natal da cidade, e o Cardeal Giuseppe Betori inaugura o presépio na Catedral no dia 7 de dezembro. A ocasião da cerimônia de iluminação da árvore de natal 2022, o Corteo della Repubblica Fiorentina (desfile da Republica de Florença com roupas medievais) fará a seguinte rota:
    • Ás 16:30: o prefeito da cidade vai acender as luzes da árvore de Natal do Palazzo Vecchio no cortile della Dogana (área interna aberta ao publico, não precisa de ingresso)
    • Às 17:00: o prefeito fará a cerimônia de  “Accensione Albero di Natale” (iluminação da árvore de natal) junto com a apresentação dos “Bandierai degli Uffizi” (jogadores de bandeira de Florença) que se exibirão.
    • Às 18:00: o prefeito vai acender as luzes da árvore de Natal da Piazza Santa Maria Novella com apresentação dos artistas de rua.
  • De 7 de dezembro à 8 de janeiro – F-Light – Green Light, o Natal de Luz de Florença: Jogos de luz e videomapping, instalações de luz e projeções em vários pontos da cidade. Eu ja escrevi sobre este evento -> Florence Light Festival – a festa de Natal de Luz de Florença
  •  todo o mês: Toscana Winter Park dell’Obihall: Se você não pode ir as montanhas e se familiarizar com os esquis, até o dia 1 de março, você poderá aproveitar da Toscana Winter Park no Obihall em Florença. Aqui, além de patinação no gelo, você pode se dedicar aos esportes invernais. Veja aqui o programa, para informações e preços, veja o site oficial.
  •  à partir do dia 7 de dezembro – O presépio de terracota da Catedral de Florença – Natividade em tamanho real de terracota, na praça da catedral – até 8 de janeiro de 2022
  • Dia 20 de dezembro em Florença tem a Festa degli Omaggi (homenagens), conheça esse evento aqui.
  • até 6 de janeiro – Florence Ice Village: patinação no gelo, mercados, casa do Papai Noel – Fortezza da Basso, A pista estará aberta todos os dias das 10:00 às 24:00. A vila fecha às 21:00. Foi construida naFortezza da Basso  a pista de patinação no gelo mais longa da Europa: construída em torno da piscina de Poggi, no jardim Fortezza, proporcionará a adultos e crianças uma experiência única. Mas, além da pista de 300 metros, haverá a vila de Natal, a casa do Papai Noel, barracas de comida, música, entretenimento e jogos

Outras cidades em ordem alfabética:

 

ABBADIA SAN SALVATORE (SI): de 8 de dezembro à 8 de janeiro – A iniciativa Città delle Fiaccole contém um programa rico de eventos, que levará os cidadãos e os visitantes a descobrir uma montanha diferente, onde você irá passear, mas não só. Todos os fins de semana, de fato, haverá mercados, música, laboratórios, exposições e muito mais. Os aromas e os gostos do período natalício invadem as ruas da vila medieval que viverá no dia 24 de dezembro, a famosa Noite das Tochas.

  • dia 24 de dezembroFiaccole della Notte di Natale A cerimônia de iluminação acontece as 18hs na Câmara Municipal, onde há a bênção do fogo e todos os membros da Filarmônica de Puccini vestidos como Papai Noel distribuem doces e balas cantando coros. Na noite da véspera de Natal em San Salvatore, o calor das tochas e cantar dos pastores ao fogo trazem à mente memórias antigas, é o Fiaccole della Notte di Natale. Sua origem é antiga, quando para ir a Missa do Galo, os moradores em torno da abadia e das aldeias ao longo da Via Francigena em Val di Paglia deveriam ir até a Abadia para assistir à Missa do Galo e ali se acendiam fogueiras para se aquecer ao redor do complexo do mosteiro. Portanto, se relembra essa origem da fogueiro no dia 24 de dezembro, as 18:00 com a “Cerimônia de poder”, onde ocorre a bênção do fogo, que marca o início da festa. Às 21:00 o execução do Presepe vivo, onde os gaiteiros e outros grupos de pastores cantam a música “Bom Pastor” (pastorelle), com tochas caminhando ao redor do centro histórico à espera da missa do galo.
  • Sobre esta grande fogueira de natal de Abbadia San Salvatore, leia -> A tradição das fogueiras de Natal na Toscana

AREZZO:

  • De 19 de novembro a 26 de dezembro Villaggio tirolese – retorna o maior mercado tirolês da Itália. Na esplêndida localização da Piazza Grande, trinta e quatro casas de madeira, a grande cabana da montanha tirolesa com comida e comidas típicas. Escultores de madeira, escultores, mas também ceramistas e fabricantes de bolas de Natal pintadas à mão. E depois pratos, objetos, tecidos, artefatos, figurinhas relacionadas à Natividade, presépios e mil ideias de presentes. Aqui, pequenas cabanas de madeira servem as melhores cervejas e pratos tradicionais tiroleses. Saiba mais.
  • De 19 de novembro a 8 de janeiro – Arezzo Christmans LightInstalações luminosas originais vão vestir de luz a Piazza Grande e os principais monumentos da cidade de Arezzo. Mapeamentos espetaculares criados especificamente para o evento e luzes tradicionais conectam todas as ruas do centro histórico, levando a luz do Natal para toda a cidade e oferecendo uma interpretação inédita da arquitetura, vielas e praças. Saiba mais.
  • De 19 de novembro a 8 de janeiroIl Mercato delle meraviglia – o Prato, a grande área verde que domina a cidade, acolhe muitas “casas” de madeira que oferecem comida de rua local, artesanato e produtos típicos. Passeando num ambiente de conto de fadas, aqui pode encontrar magníficas ideias para prendas de Natal e muitas coisas boas para satisfazer os paladares mais gulosos. Saiba mais.
  • De 19 de novembro a 8 de janeiro –  La Ruota Panoramica – Parque do Prato – Mime-se com um espetáculo de tirar o fôlego: suba na roda-gigante montada no “Prato delle Meraviglie”, a parte mais alta da cidade, e desfrute de uma vista sobre toda a Arezzo. Uma emoção inesquecível para miúdos e graúdos! Saiba mais
  • De 19 de novembro a 8 de janeiroFortezza delle Meraviglie – Entre as novidades absolutas que tornarão ainda mais mágica a visita à cidade natal de Arezzo, está a ” Fortaleza das Maravilhas ” da Fundação Guido d’Arezzo: dentro da antiga Fortaleza Médici, localizada no ponto mais alto de Prato, montará uma verdadeira aldeia dos elfos. Um lugar mágico onde será possível visitar salas temáticas e saborear as iguarias da região. Não perca a floresta encantada, o laboratório de presentes, o trono com a Rainha do Gelo, a animada vila Lemax, o balão dos Elfos e muitas outras surpresas. Haverá brindes para todas as crianças que serão doados para instituições de caridade e instituições de caridade. Saiba mais.
  • De 19 de novembro a 8 de janeiroCinema fulldome e Planetario – O Planetário está de volta a Prato. Uma estrutura composta por uma cúpula geodésica inflável de cerca de 8 metros de diâmetro que garante uma capacidade de 50 lugares para espectadores. De 19 de novembro a 8 de janeiro, de sexta a domingo, exibições de filmes de animação, documentários e conferências para todos os fãs da abóbada celeste, das estrelas e do sistema solar. Saiba mais.

CERRETO GUIDI (FI) 8 de dezembro a 6 de janeiro  – La via dei Presepi  – A Via dei Presepi de Cerreto Guidi (Florença), organizada pela Paróquia de San Leonardo. Dezenas de presépios de vários tipos e tamanhos, localizados em um caminho entre as ruas do centro histórico do país alto. Além do monumental “berço do tempo”, agora famoso e parcialmente renovado, você pode visitar berços de considerável profundidade artística. informações

CERTALDO (FI)   à partir de 8 de dezembro – Presepi Artistici –  Natividade Artística, até 9 de janeiro de 2020 – às 9h – Via Valdracca, Limonaia, Palazzo Giannozzi, Claustro dos Agostinianos, – Propositura de St. Thomas

CIGOLI – San Miniato: 7 de dezembro a 8 de janeiro  – Também este ano nas instalações da Paróquia de São João Batista em Cigoli, se terá o já famoso “Presépio de Cigoli” agora em sua décima terceira edição, e é um dos maiores presépios artísticos da Toscana que tem visto a 2011 mais de 20 mil visitantes de várias partes da Toscana, na Itália e no exterior. O presepe será aperto do dia 6 de dezembro até o domingo depois da epifania, sempre das 9,00 – 13,00 e das  14:30 – 20,00 todos os dias. Info aqui.

EQUI TERME (MS) : 24 a 27 de dezembro  das 14h às 22hs – Visitar o presépio vivo de Equi Terme é uma oportunidade para descobrir a vila no pequeno e cênico Valle del Lucido. As ruas da antiga vila são decoradas com cenografias e antigos hábitos e costumes são exibidos. Você pode conhecer muitos trabalhos antigos, como sapateiro, girador, carpinteiro, moedor de facas, spinner, adivinho, comerciantes, pastores, escultores e muito mais. A rota chega à Gruta, onde a encantadora cena da Natividade se abre, com o boi e o burro e os Magos a caminho. As cavernas de Equi estarão abertas todas as tardes das 14 a 17hs e durante a sugestivo Presépio vivo será possível visitar a caverna na noite para admirar do terraço à 26 metros de altura a cidade iluminada pelas cores quentes das tochas. saiba mais aqui – Info: 0585/942138 

LUCCA:

  • *Em Lucca, o Christmas MArket é na Piazza San Frediano, de 2 a 24 de dezembro, com muitos produtos artesanais e decorações de Natal.
  • O histórico Mercado Histórico de Carmine ganha vida com design artístico, exposições fotográficas e arte do Mercado Meraki no fim de semana de 11 e 12 de dezembro e depois de 17 a 23 de dezembro.
  • Mercado de Arti e Mestieri também na Piazza San Giusto de 17 a 23 de dezembro.
  • O fim-de-semana de 17/18 de Dezembro é a altura do Mercado de Antiguidades, para aqueles que amam o vintage, os sabores do passado e querem aproveitar para um presente original.
  • Em Lucca não se pode perder o presépio histórico da igreja barroca de Santa Maria Nera (de 11 de dezembro a 8 de janeiro). Grandes estátuas de gesso e palha, papel machê, bisquit para um presépio de alta qualidade dos anos 600, e requintados vestidos de seda da tradição das fábricas de Lucca da época. A Piazza San Michele também acolhe este ano um grande presépio, sob a lom do Palazzo Pretorio, enquanto na praça se ergue uma alta árvore de Natal.
  •  Casa di Babbo Natal – de 8 de dezembro a 8 de janeiro no Scuderie Ducali e no Auditório San Romano.
  • Até 8 de Janeiro, a Piazza Napoleone torna-se uma Winter Village com a pista de patinagem no centro histórico de Lucca e a tradicional feira de Natal.
  • Dois eventos com música e arte nos Museus Nacionais de Lucca na companhia da equipe dos Museus Nacionais e Concertus Lucensis: 17 de dezembro às 16:00 A música dos anjos e pastores no Museu Villa Guinigi, no dia 18 de dezembro Natal no Palazzo no museu do Palazzo Mansi.

LUCIGNANO: 14 e 15 de dezembro – Fiera del Ceppo, onde se encontra presépios, jogos de madeira, bonecas, decoração de natal, e o melhor da gastronomia local. Info aqui.

MONTEPULCIANO: 19, 20, 26 e 27 de novembro, 3, 4, 7 a 11, 17, 22 de dezembro a 6 de janeiro – A praça principal de Montepulciano abriga um mercado maravilhoso com  80 barracas de madeira que vendem artefatos locais e delícias gastronômicas. A Piazza Grande está decorada com uma grande árvore de Natal e há também um Castelo do Pai Natal, perfeito para os mais pequenos. Nesta cidade famosa pelo seu  Vino Nobile, um espaço especial é reservado para o vinho: o  ‘terraço de Natal’  é o lugar para provar o vinho e a comida local. Você também encontrará muitos presépios. Como sempre, haverá iluminações, luzes no centro histórico e áreas estratégicas fora dos muros, como as rotundas. A grande árvore de Natal na Piazza Guido Monaco é imperdível. Videomaping na Piazza Grande confirmado – mais informações em site oficial. Especificamente: o mercado estará aberto apenas nos fins de semana , sábado e domingo, até domingo, 18 de dezembro , depois de 22 de dezembro a 6 de janeiro, estará aberto todos os dias das 10h30 às 19h30, no dia 25 de dezembro apenas à tarde.

MONTERIGGIONI (SI): dia 24 de dezembro:  Fiaccolata di Natale sulla Via Francigena: Como todos os anos, 24 de dezembro, na festa de Natal, ocorre uma caminhada noturna pela Via Francigena. A secção do Siena CAI e da cidade de Monteriggioni organizar a caminhada à noite, iluminada apenas pela luz de tochas do castelo de Monteriggioni é até a igreja românica da Abbadia a Isola. Itinerário: Monteriggioni – Valmaggiore – Abbadia Isola. Horário: 21h, encontro no castelo de Monteriggioni, às 21h30, saída da Fiaccolata, 23 horas da Santa Missa em Abbadia em Isola, na Igreja dos Santos Salvatore e Cirino. Caminho de 4 Km total, ao longo das trilhas: são recomendados calçados e roupas adequadas. Para o retorno será ativado um traslado. Info aqui.

PISA :

  • sábado, 24 de dezembro – Pisa, piazza Vittorio Emanuele II – Corso Italia – Borgo (a partir das 16h00): animação itinerante ‘Papai Noel no trenó’.
  • quarta-feira, 28 de dezembro – Pisa, Cep (perto do antigo paiol) espetáculo de circo e acrobata da associação CEPosto per tutti.
  • A Piazza Vittorio Emanuele acolherá a tradicional pista de patinagem, com a oportunidade de viver mais intensamente o clima de Natal na cidade. A pista de gelo na Piazza Vittorio Emanuele II é aberto diariamente 10,00-24,00 de final de novembro –  janeiro. No largo estará também a casa do Papai Noel e o mercado de Natal com 20 casas de madeira, onde será possível comprar produtos tradicionais, artesanato e artigos para oferta. A pista será inaugurada pela exposição de patinação artística ‘Gli angeli dell’amore’.
  • Na Piazza del Carmine haverá 2 casas de madeira para a venda de enfeites de Natal (Mercadinho de Natal), e também serão instaladas 2 casas na Corso Italia que venderão doces de Natal. A Piazza Gambacorti, por outro lado, será o coração das iniciativas dedicadas às crianças, com a instalação da ‘esfera de Natal’ onde crianças e pais podem tirar selfies em um cenário de conto de fadas. Na praça também acontecerão shows itinerantes de gaiteiros, bandas de rua, palafitas e bandas folclóricas. Pela primeira vez também será possível conduzir um trenó virtual graças ao visualizador de realidade aumentada.
  • Toda a área do Logge di Banchi será decorada e enriquecida com Mercadinho de natal com produtos artesanais, enquanto o mercado amador será montado na Piazza Garibaldi todo fim de semana e continuamente de 18 a 24 de dezembro. Stands gourmet dedicados à excelência gastronômica e à doçaria natalina encontrarão espaço no Largo Ciro Menotti, enquanto na via San Francesco e na via Dini um segundo mercado para amadores se alternará nos finais de semana, e também os empresários da ‘vie en rose’ na via San Francesco serão protagonistas de um evento especial. O mercado amador também se desenvolverá no Cep durante dois finais de semana. Na costa , além dos eventos solidários das duas associações, também acontecerão ‘A magia do Natal na costa’ em Tirrenia e ‘Marina Christmas time‘ em Marina di Pisa.

PISTOIA : M’illumino d’inverno, a associação cultural Spichisi criou um novo projeto para a temporada de férias de 2022, concentrando o compromisso criativo em um único local: a Piazza del Duomo. Trata-se do videomapping «Luzes do futuro», ou a construção de um novo sentido de comunidade, e da vida comum, participada, que iluminará a praça por dez dias, entre 19 e 28 de dezembro, das 18.30 às 23 por volta.

SIENA :

  • 1 dezembro – 6 de janeiro Videomapping na fachada no Palazzo Pubblico, Piazza Matteoti, Piazza del Campo – dias úteis 18h00 – 21h00 (projeções com intervalos de cerca de 10 minutos) e Sábados e feriados 18h00 – 23h00 (projeções com intervalos de cerca de 10 minutos)
  • 1 dezembro – 6 de janeiro pista de patinação no gelono Giardino de La Lizza
  • 1 dezembro – 6 de janeiro Trenino di Natale elettrico – trenzinho de natal elétrico nas ruas do centro histórico
  • 8 dezembro – 8 de janeiro Mercatini di Natale – Mercado de Natal da Piazza Matteotti
  • 23 dezembro – 8 de janeiro Micat in Vertice – Coro della Cattedrale di Siena “Guido Chigi Saracini” na Catedral de Siena

montecatini-terme-natal-mercadinho_19

3. Para encontrar o Papai Noel:

 

AREZZO: De 19 de novembro a 24 de dezembro – Casa di babbo Natale – A Piazza Grande acolhe a Casa do Papai Noel com um roteiro natalício para grandes e pequenos que nesta edição se vai caracterizar por inúmeras novidades: jogos, animações, os correios, a carta, o encontro e a foto com o Papai Noel. Além disso, muitas oficinas, jogos de criatividade, contos de fadas e contos com os duendes que permitirão que você conheça o Papai Noel que sempre sonhou. Você poderá conhecer o Papai Noel, tirar uma foto de lembrança com ele e deixar uma dedicatória na parede mágica construída pelos elfos. Saiba mais.

EMPOLI:o Papai Noel? Na Via dei Neri será possível visitar o personagem natalino por excelência e admirar todo o seu reino mágico. Não revelamos todas as surpresas deste maravilhoso Natal, mas convidamos você a descobrir todas elas. Veja o programa completo. Info aqui. 

LIVORNO:19 de novembro a 6 de janeiro –  Villaggio di Natale, na Villa Fabbricotti em Livorno  mágica Vila do Natal. Entre os desfiles de elfos, cantores, contos de fadas e a inevitável casa de Papai Noel. Você poderá conhecer a “Via per la magia del Natale”, “via degli Elfi”, “Traversa Casa di Babbo Natale” “via delle Botteghine”  são apenas alguns dos endereços desta encantadora vila animada em um lugar igualmente adorável na cidade, o parque de Villa Mimbelli, à poucos passos do mar. Mais informação aqui.

LUCCA: Casa di Babbo Natal – de 8 de dezembro a 8 de janeiro no Scuderie Ducali e no Auditório San Romano.

MONTECATINI TERME (PT)

  • *5 de novembro a 26 de dezembro – Montecatini se transforma na Cidade do NatalGrande novidade deste ano é o Templo di Babbo Natale: dentro das Termas Tettuccio será montada uma área dedicada ao Papai Noel e seus amigos Elfos, onde encontraremos o Estúdio do Papai Noel com a árvore das marachelle e das boas ações, o Punto Letterina (ponto das cartinhas) com um marca especial para entregar a carta dos desejos, a Sala do Templo onde os pequenos encontrarão o Papai Noel pessoalmente e receberão o chapéu de Elfo. Além disso, os mais pequenos poderão participar da Caça ao Tesouro das Cartas Perdeas: O Pai Natal, durante sua longa viagem de trenó mágico, perdeu 5 cartas especiais que formam uma palavra mágica; os Elfos Exploradores conseguiram localizá-las e criaram um Mapa Secreto para encontrá-las. Seguindo as pistas do mapa, poderemos descobrir os cantos mais bonitos da cidade, atravessando a rua comercial, a avenida termal e as ruas adjacentes, até chegar a um local especial onde será entregue uma chave mágica. As atrações estão localizadas em vários locais da cidade. Saiba mais.
      • O Templo do Papai Noel
      • A Academia Elfi – a Escola dos Pequenos Elfos
      • O Jantar de Gala (de máscaras!) Com Papai Noel
      • Gli Elfi Quality Hotel
  • *13 de novembro a 26 de dezembro – Baita di Babbo Natale – A cabana do Papai Noel será construída dentro do estabelecimento termal La Salute. Será um percurso revisitado, fascinante e emocionante, com cenografias sugestivas adequadas a miúdos e graúdos onde tudo será possível. Um caminho mais longo onde você passará pela realidade e mergulhará em um mundo mágico, o da cabana de Montecatini Terme. Saiba mais.

MONTEPULCIANO – (Siena)  19, 20, 26 e 27 de novembro, 3, 4, 7 a 11, 17, 22 de dezembro a 6 de janeiro –  há  um Castelo do Pai Natal, perfeito para os mais pequenos- mais informações em site oficial.

PISA –

  • *La Fabricca di Babbo Natale 8 a 11 e 16 a 18 de dezembro – Aresenali Repubblicani, Via Bonanno Pisano, 2 Zona Cittadella. Na Fabbrica di Babbo Natale, seus filhos serão os protagonistas da magia da fábrica, onde os duendes preparam os brinquedos que o Papai Noel entregará a todas as crianças do mundo; poderão fazer brinquedos magníficos e muitas idéias de presentes com as próprias mãos. Eles também se divertirão escrevendo e postando a carta diretamente nos correios do Papai Noel, participando de shows de mágica e de teatros de bonecos, e também haverá maquiagens de Natal. Finalmente, você não pode perder a maravilhosa e acolhedora casa do Papai Noel, um cenário único que imergirá todas as crianças e por que nem as melhores na mais bela atmosfera de Natal.

capa duomo siena

4. Missas:

As igrejas de Florença celebram as Missas solenes, os concertos, além de belos presépios para comemorar o aniversário do nascimento de Cristo. Aqueles que desejam assistir à missa na véspera de Natal e Missa de Natal podem fazê-lo na maioria das igrejas de Florença.

  • Na Duomo de Florença a tradicional Missa de Natal será celebrada pelo cardeal de Florença à meia-noite (a Vigília começa a 23). Na manhã de Natal, a Missa é as 10:30, coincidindo com a bênção papal. Para outras igrejas da arquidiocese de Florença.
  • No Duomo di Pisa a missa no dia 24, Vigilia del S. Natale acontecem nos seguintes horários: 8.00 – 9.00 Recita delle Lodi con il popolo – 9.15 – 22.00 abertura da Catedral para as confissões – 24.00 Missa solene com o Bispo. E a missa de S. Natale acontece às 8.00 – 9.30 – 11.00 (Missa solene de benção papal) – 12.15 – 17.00
  • No Duomo di Siena os horários ainda não foram divulgados.
  • No Duomo de Prato: Ostensione della Sacra Cintola – Seguindo um rito do XII sec., na noite do dia 25 de dezembro o bispo mostra do Pulpito (pergamo) realizado por Donatelo da Catedral, a relíquia da  Sacra Cintola della Madonna (É um cinto de lã verde, bordado com alguns fios de ouro, que é a tradição que pertenceu à Virgem Maria, que entregou a São Tomás como prova de sua Assunção no céu).

natal-mesa

5. Jantar e Almoço de Natal:

Esse é uma argumento importante porque aqui na Itália, no jantar do dia 24 e no almoço do dia 25, a grande maioria dos restaurantes não trabalham com um menu normal, mas com menu especial, por isso, indico sempre verificar antes, nos sites dos restaurantes, o menu de natal (Menu di Natale),veja as opções para a “cena di natale” (jantar) ou “pranzo di natale” (almoço). Para reservar, envie um email ao restaurante.

Conheça um pouco dos:

Leia a nossa  lista de Restaurantes indicados na Toscana aqui e escolha aqueles que lhe interessam. Ainda tem o texto dos restaurante indicados no guia michelan aqui, e das melhores pizzarias aqui.

Para ter uma ideia, o jantares ou almoços de Natal são compostos de entrada, geralmente dois pratos de massa e depois um prato de carne,  mais vários doces natalinos. Os preços variam de um mínimo de 40 euros por pessoa até 270 euros.

PRECISA DE UMA RESERVA DE RESTAURANTE PARA NATAL E REVEILLON? Nós podemos organizar pra você, entre em contato

Restaurantes em hotéis:

Ainda uma lista dos restaurantes dos Hotéis mais TOP de Florença para o Natal: não se esqueça de reservar com antecedência. Em geral, os hóspedes do hotel tem desconto no jantar. Opções de jantar do dia 24 e almoço do dia 25:

  • no Hotel Lungarno Collection:
    •  vespera de natal, noite de 24:Para o jantar do dia 24 de dezembro em Florença, o Lungarno Dining oferece duas alternativas para passar a véspera de Natal mimado por experiências culinárias excepcionais.
      • Caffè dell’Oro (Hotel Portrait Florence) – Ceia de Natal 120,00 € | Harmonização de vinhos + 55,00€ Descubra o menu
      • Restaurante Borgo San Jacopo (1 Estrela Michelin) – Ceia de Natal 270,00€ | Harmonização de vinhos + 130,00€ – Descubra o menu
    • na ceia de natal, almoço do dia 25 – Onde melhor para comemorar o 25 de dezembro do que no coração da cidade? Para o almoço de Natal em Florença, basta escolher de qual perspectiva exclusiva da Ponte Vecchio celebrar
  • Cibreo at Helvetia & Bristol
    Jantar de véspera de Natal com Quarteto de música ao vivo – 165 euros por pessoa, mais 35 euros com harmonização de vinhos, menu vegetariano 125 euros por pessoa, mais 35 euros com harmonização de vinhos. Leia o menu
  • Relais Santa Croce – O espírito natalino está por toda parte e temos uma experiência sazonal única e inesquecível para você se deliciar, com nosso cardápio da cozinha italiana no que há de mais sofisticado, comandado pelo chef Antonino Pepe. E há um recanto de pura magia especialmente para os mais pequenos, onde podem escrever e enviar as suas cartas ao Pai Natal antes de se deliciarem com o calor do chocolate quente fumegante e do panetone na fabulosa Sala da Música – Menu – 65 euros por pessoa
  • no Hotel Savoy: Jantar de Natal Irene Bistro Hotel Savoy, 75 euros por pessoa sem vinho, 38 para menores de 12 anos. menu – Almoço de Natal, 125 euros por pessoa sem vinho, 63 para menores de 12 anos, grátis até aos 3 anos. leia o menu
  • no Grand hotel Baglioni – proposta especial de Natal criada pelo chef Richard Leimer e passe a festa mais amada em um ambiente elegante com vistas espetaculares sobre os telhados de Florença.O cardápio custa € 85 por pessoa, menu.
  • no Hotel Ville sull’Arno, um almoço de natal com menu especial, ristorante Flora & Fauno – Domingo 25 Natal na Villa : duas opções, uma com 3 pratos a 65 euros cada e o outro de 4 pratos a 75 euros cada, ambas as bebidas não incluídas
  • O restaurante do Four Seasons Hotel Florence (Borgo Pinti 99):
    • Véspera de Natal e Ceia de Natal – Para o jantar de 24 de dezembro e o jantar de 25 de dezembro, o restaurante Il Palagio oferece um cardápio que homenageia a tradição e agrada a todos os paladares : pratos como banha de choco grelhada, feijão toscano e ovas de atum, entre o campo e o cheiro de mar, Tagliatelle com lagosta e caviar e Capão recheado com marmelo e castanhas, couve preta e chalotas, grandes clássicos revisitados pelo Chef Executivo Paolo Lavezzini para duas noites inesquecíveis, a partilhar – 190 euros por pessoa, bebidas não incluídas. Menu aqui
    • Brunch de Natal e feriado do dia 26.12 – O tradicional Brunch de Domingo é a cara da festa, oferecido em três versões diferentes mas com a mesma energia contagiante: buffet de sobremesas, visitas à cozinha para descobrir os pratos mais engraçados dos bastidores do hotel e muito bom humor para tornar os dias festivos ainda mais alegres. Não esquecendo que o Papai Noel está chegando para todas as crianças! 25 de dezembro de 2022 – 170 euros por pessoa, incluindo champanhe e vinhos e 26 de dezembro de 2022 – 120 euros por pessoa, incluindo  vinhos
  • no Jardim de Inverno do Hotel St. Regis Florence, no restaurante Winter Garden by Caino, uma estrela Michelin almoço e jantar de Natal, menu de 160 por pessoa, água mineral e vinhos selecionados incluídos – Menu
  • Hotel Brunelleschi, terá o jantar de vespera natal (dia 24), com menu especial de 124 euros por pessoa, incluído vinhos, e almoço de Natal, com um menu especial, 139 euros por pessoa, vinho  incluído.
  • Hotel Westing Excelsior: menu de natal ainda não divulgado
  • Na Villa Cora – Uma residência aristocrática da Toscana nas colinas, a poucos passos do centro de Florença e rodeada por jardins antigos. 25 de Dezembro – Almoço de Natal , 150€ (uma garrafa de Champanhe por casal)
  • NO Grand Hotel Minerva, no Ristorante Gourmet La Buona Novella há menu especial para ambos eventos, veja menu.
  • No Hotel Regency há opções – AINDA NAO PUBLICADO

Restaurantes:

PRECISA DE UMA RESERVA DE RESTAURANTE PARA NATAL E REVEILLON? Nós podemos organizar pra você, entre em contato

  • Acqual2 – A dois passos de San Firenze, um animado evergreen vendido há mais de 40 anos liderado por Stefano Innocenti, chef patrono e fundador, com sua irmã Lucia, Gianni Ravera e Valentino Pagliari. Para as feriados Menu à la carte. – Via della Vigna Vecchia, 40/r –
  • Anastasia : Menu de Natal : 80 euros por pessoa, sem vinho
    Menu de Ano Novo : 90 euros por pessoa, sem vinho – menu
    Via di Mosciano, 5, 50018 Scandicci 
  • Osteria Belguardo
    sábado 24 aberto para almoço e jantar. Domingo 25 aberto para almoço.
    Sábado 31 Jantar menu fixo 95 euros, vinho não incluído. Leia o menu
    Piazza degli Scarlatti 1r
  • Ristorante BELLOSGUARDO – Almoço de Natal com menu de 4 pratos mais amuse bouche, com garrafa incluída para cada quatro pessoas a 60 euros. Também um menu infantil por 30 euros. Vinci, Via Provinciale di Mercatale, 25  –
  • Teatro del Sale – Jantar de véspera de Natal com Coro Vocal Blue Train Gospel , 100 euros por pessoa, vinho não incluído. Leia o menuVia dei Macci 111r
  • Chalet Fontana – Almoço e jantar de Natal 70 euros, vinho não incluído. Leia o cardápioViale Galileo Galilei 7
  • Chic NonnaAlmoço de Natal : Chic Nonna 170 euros por pessoa excluindo vinhos, Palazzo Portinari Bistrot 110 euros por pessoa sem vinhos – leia menu – Chic Nonna c/o Palazzo Portinari Salviati – via del Corso 6 –
  • Cucina di ArcetriVéspera de Natal: Rosso Podere Ema para cada 2 pessoas – Café, 85 euros por pessoa, harmonizado com prova de vinhos para cada prato mais 60 euros. – Via dell’Orto 24r
  • Cucina di Casabella by Lavacchio – Natal : sábado 24 e segunda-feira 26 menu à la carte + peixe fora do menu. Pontassieve, via di Montefiesole 52
  • Gastronomia Galanti – Uma mistura clássica de tradição e novas receitas, a Gastronomia oferece uma ampla variedade de pratos para serem consumidos no restaurante ou em casa. Muitas receitas para o Natal e Reveillon e uma carta de vinhos com mais de 3000 referências selecionadas pelo Sommelier Andrea Galanti. Leia os menus – Piazza della Libertà, 31r
  • Martarè – menu à la carte com pratos especiais – via Degli Alfani 91r/93r
  • Osteria dei Naviganti – Jantar na Véspera de Natal e Almoço de Natal: 65 euros por pessoa sem vinho. Leia o menu
  • Ora del Veg – Almoço de Natal40 euros por pessoa, vinho não incluído. via S. Zanobi 126r
  • L’Osteria Vegetariana – nas festas menu alla carte – Piazza del Carmine 4r
  • SALOTTO PORTINARI BISTRÔ – Um salão no coração da cidade que oferece comida deliciosa e coquetéis criativos. 24 de Dezembro – Ceia de Natal , 110€ – 25 de Dezembro – Almoço de Natal , 110€

 

 Uma dica: Não se esqueça que dia 26 de dezembro é feriado!!!! Lojas e muitos restaurantes fecham! Por isso leiam – o que abre e o que fecha no fim de ano da Toscana!

Então, aproveite seu natal na Toscana e depois vem aqui contar pra gente como foi!

Boas Festas!

3 comentários em “O que fazer no Natal em Florença e na Toscana?”

  1. passeiosnatoscana

    Obrigada Jorge!. No dia 25, como escrevi acima, direi que mais de 95% dos restaurantes estarão abertos somente por reserva, portanto, eu escolheria um bom restaurante, com um menu que interesse a família e faria um almoço de Natal, tipico italiano (parafraseando: esta na italia, faça como os italianos). Portanto eu deixaria os dia para vivenciar essa experiência… saiba que almoço de Natal aqui não tem hora para acabar.. rss…. horas de comilança! Depois passeie com a família pela cidade, alguns museus ficam abertos nesta data (veja no site oficial https://www.polomuseale.firenze.it/ e https://museicivicifiorentini.comune.fi.it ). Eu evitaria de sair da cidade, porque indo para o interior, ai sim encontrara menos coisas abertas. Conte pra gente depois como foi a experiência ok? Um abraço! E obrigada por seguir o Blog!

  2. Olá… Tudo bem?
    No dia 25/12/2023 estarei em Florença e pretendo fazer um passeio bate e volta para Pisa e Luca, será que o comercio, restaurantes estarão abertos?
    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *