Conheça o F-Light ou Green Light, o Florence Light Festival, o Natal de Luz de Florença, um espetáculo que ilumina a cidade na época mais linda do ano!
atualizado 15.12.2022
No dia 7 de dezembro começa o F-Light Festival, o Natal de Luz de Florença e dura até o dia 8 de janeiro de 2023, onde serão iluminados os monumentos e praças com vídeo-mapping, projeções, shows de luzes, atividades educativas e eventos em vários locais da cidade.
A inauguração das luzes será no dia em que o prefeito (sindaco em italiano) Dario Nardela acende a árvore de natal da cidade, e o Cardeal Giuseppe Betori inaugura o presépio na Catedral no dia 7 de dezembro.
A ocasião da cerimônia de iluminação da árvore de natal 2022, o Corteo della Repubblica Fiorentina (desfile da Republica de Florença com roupas medievais) fará a seguinte rota:
Ás 16:30: no arengario do Palazzo Vecchio a Companhia do Papai Noel apresentará canções natalinas
Às 17:30: a árvore será acesa no Cortile della Dogana. Partida da procissão
Às 18:00: acendimento do abeto na Piazza Duomo com o Gonfalone, a histórica procissão da República, a Companhia do Papai Noel e Val di Fassa Dolomitas.
Às 18h45 é a vez da árvore na Piazza San Firenze, juntamente com a Fundação Andrea Bocelli, a Fundação Zeffirelli e o Palazzo Gondi: ao mesmo tempo o concerto de Natal com a participação de Giovanni Caccamo, Serena Gamberoni, Ilaria Della Bidia, Cecile e os talentos das Masterclasses da ABF.
Às 19h30, acendimento da árvore na Piazzale Michelangelo na presença de Coldiretti Toscana.
Outros eventos:
- De 9 a 24 de dezembro, a casa de Natal do hospital pediátrico Meyer retorna com atividades beneficentes na Piazza della Repubblica.
- No dia 18 de dezembro é a vez de Auguri dall’Alto no Palazzo Vecchio às 11h30 em colaboração com Confcommercio e Edilizia Acrobatica.
- A saudação do autarca à cidade será às 17h00 do dia 20 de dezembro a partir do Salone dei Cinquecento, com um concerto organizado pelos talentos das Masterclasses do Ensino Superior da Fundação Andrea Bocelli.
- No dia 6 de janeiro, às 11h30, na Piazza della Repubblica, show com da Befana, que descerá do Arco da praça e da Rinascente, oferecido pela Confcommercio e Edilizia Acrobatica. De 2 de dezembro a 15 de janeiro de 2023, na Fortezza da Basso, acontece o Florence Ice Village.
O Festival nasceu em 2011 para celebrar a luz, fonte de energia universal, e é renovado a cada ano.
Este ano é terá como centro tema os quatro elementos naturais – ar, água, terra e fogo -, a relação homem-natureza e a ligação entre património e bem cuidar.
Os monumentos e praças da cidade, do centro à periferia, serão os protagonistas do evento à semelhança das edições anteriores, com jogos de luz e cor. Mas, em comparação com a F-Light, a Green Line adicionará novos conteúdos às grandes instalações de luz, deslocando-se também para locais de cidadania ativa e museus para oferecer reflexões relacionadas com temas obrigatórios como ecologia, sustentabilidade, alterações climáticas, poupança energética. Precisamente com vista à poupança energética, decidiu-se reduzir o número de instalações luminosas e enriquecer o programa do festival com o grande fórum temático Alterações climáticas e património, além de duas exposições, a primeira na Sala d’Arme do Palazzo Vecchio e a segunda no Museu Marino Marini e uma série de intervenções de artistas, especialmente encomendadas para o evento. Um festival dedicado à redução da carga energética mas também ao aumento da qualidade conceptual e emocional.

Os quatro elementos naturais vão ligar como um fio comum todos os projetos artísticos do festival que, a partir de 7 de dezembro, animará a cidade, a partir do icônico videomapping na Ponte Vecchio, com curadoria do artista e diretor teatral Giancarlo Cauteruccio e inspirado em As Metamorfoses de Ovídio, para o vídeo na fachada do Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria confiado ao criativo florentino Stefano Fumasi – The Fake Factory que trabalhou o tema dos quatro elementos. O pátio Michelozzo do Palazzo Medici Riccardi também será vestido de luzes, que será tingido de efeitos especiais com um lettering especial criado para a ocasião, assim como a fachada da Câmara de Comércio, as portas e torres de Florença serão iluminadas, enquanto a projeção de vídeo do artista David Reimondo inspirada no Cântico das Criaturas de Francesco d’Assisi, criado em colaboração com Enel X, iluminará a fachada do Museo Novecento e uma parte da Piazza Santa Maria Novella a partir de 15 de dezembro, envolvendo os edifícios da praça. Então, como todos os anos, no dia 7 de dezembro, a partir das 17h30, as árvores de Natal no Palazzo Vecchio, Palazzo Medici Riccardi , Piazza Duomo, Piazza San Firenze e Piazzale Michelangelo. As Árvores dos dois prédios públicos são doadas pela Eurambiente e suas decorações, relacionadas ao tema Linha Verde , são da Escola de Arte Alberti-Dante (Palazzo Vecchio) e da Escola Estadual de Arte Porta Romana (Palácio Medici Riccardi).
A Sala d’Arme do Palazzo Vecchio acolherá então a exposição final de WONDERFUL! (8 de dezembro de 2022 – 8 de janeiro de 2023), projeto do Museo Novecento, já na sua terceira edição e intimamente ligado aos temas centrais do festival Linha Verde . Em exibição está uma exposição individual dupla, com curadoria de Stefania Rispoli , dedicada aos dois jovens artistas Camilla Alberti (Milão, 1994) e Anouk Chambaz (Lausanne, 1993) que trabalham a relação entre a arte e o ambiente natural, mas também a hibridização, regeneração e reciclagem.
A Sala delle Udienze do Palazzo Vecchio acolherá, de forma absolutamente excepcional, o Presépio de Camoggiano, criado pelo escultor renascentista Benedetto Buglioni e composto por uma série de figuras de terracota, atualmente preservadas no Museu Diocesano de Santo Stefano al Ponte em Florença. É a primeira vez nos tempos modernos que o presépio renascentista é levado ao local de governo da cidade. A montagem deste precioso artefacto irá assim dialogar com os frescos da sala, um alerta para a harmonia e a paz entre os povos numa época como a nossa, atormentada por trágicos conflitos.
Na cripta do século XIII do vizinho Museu Marino Marini , será montada (até 20 de março de 2023) a exposição multimídia pessoal Seminarium do artista dinamarquês Jasper Just, com curadoria de Caroline Corbetta, onde será apresentada uma série de vídeos em que imagens luminosas, para um processo de interação entre tecnologia e natureza, alimentarão as plantas posicionadas em frente às telas.
No dia 14 de dezembro, às 21h, no Cinema Teatro La Compagnia , será exibido “Interações: quando o cinema olha para a natureza”, uma série de 12 curtas-metragens que veem o homem e a natureza como protagonistas constantes, em uma viagem que acompanha ambientes, cenários e lugares do planeta completamente diferentes.
No dia 15 de dezembro, o Salone dei Cinquecento no Palazzo Vecchio sediará o evento central do festival, o fórum aberto aos cidadãos intitulado Mudanças climáticas e patrimônio que abordará questões de relevância urgente, como a influência das mudanças climáticas na conservação e proteção dos bens culturais património, questões urgentes como o aquecimento global e o cuidado do património paisagístico e por último, mas não menos importante, a questão da crise energética e a enorme influência que esta tem na vida dos museus.
Mas a Linha Verde não se limitará ao centro histórico de Florença, passando a iluminar os outros quatro bairros florentinos durante todo o período festivo: no Distrito 2, luzes na Piazza delle Cure e na Piazza Savonarola, no Distrito 3, Piazza Elia dalla Costa em Gavinana serão os protagonistas praça Acciaiuoli al Galluzzo. E novamente no Distrito 4 a árvore retornará com o túnel luminoso na Piazza dell’Isolotto e as luzes na Piazza Pier Vettori. Finalmente, uma composição de esferas aparecerá no Distrito 5 na Piazza Dalmácia, bem como a iluminação verde urbana na via di Novoli, na rotatória no início da via Carlo del Prete e na piazza del Terzolle. Ilumine também a Via Tornabuoni, as fachadas da maxi loja La Rinascente e os centros comerciais naturais de Florença.
Siga o calendário no site oficial
Locais:
- Piazza della Signoria: Os quatro elementos naturais vão ligar todos os projetos artísticos do festival como um fio vermelho. Vídeo na fachada do Palazzo Vecchio , na Piazza della Signoria , confiado ao criativo florentino Stefano Fomasi – The Fake Factory, que trabalhou com o tema dos quatro elementos.
- Ponte Vecchio: Giancarlo Cauteruccio, um artista versátil que sempre combinou sua visão teatral com as artes e a arquitetura. Sua obra ‘COM O CÉU DENTRO’ projetada para a Catedral de Santa Maria Del Fiore como uma homenagem a Brunelleschi é recente. Com a obra audiovisual encomendada pelo MU.SE, o diretor, cenógrafo, ator mergulha em ‘As Metamorfoses’ de Ovídio para gerar um processo estético capaz de dialogar com a arquitetura icônica da Ponte Vecchio e com a cidade de Florença. A primeira projeção na ponte florentina para o espetáculo “Intervallo” data de 1984. Ar, Água, Terra, Fogo junto com as antigas, mas sempre atuais, palavras de Ovídio (voz do próprio Cauteruccio), tornam-se geometrias dinâmicas entre as quais a escrita da luz se manifesta para se tornar a arquitetura da própria narração. Com Massimo Bevilacqua e Cesare Pergola, colaboradores históricos do encenador florentino, e música original de Campolongo/Carbone, a instalação pretende ser uma homenagem poética à Natureza.
- Piazza di Santa Maria Novella: A projeção de vídeo do artista David Reimondo inspirada no Cântico das Criaturas de Francesco d’Assisi , criado em colaboração com Enel X , ilumina a fachada do Museo Novecento e parte da Piazza Santa Maria Novella a partir de 15 de dezembro, envolvendo o edifícios na praça
- Luzes especiais: Em linha com os anos anteriores, o Cortile del Michelozzo do Palazzo Medici Riccardi, o Tempietto da Câmara de Comércio, as portas, torres e outros monumentos da cidade, graças também à colaboração de Firenze Smart, mudarão de cor para o período de Natal.
- CÂMARA DO COMÉRCIO
- PALÁCIO MEDICI RICCARDI
- PORTA ROMANA
- PORTA AL PRATO
- TORRE DELLA ZECCA
- TORRE DE SAN NICOLA
- PORTA DE SAN GALLO
- PORTA ALLA CROCE
- PORTA DE SÃO FREDIANO
- RAMPE DEL POGGI
- LA RINASCENTE – OFF
- VIA TORNABUONI – OFF

