Mercados e Feiras em Florença

10/jul | por Deyse Ribeiro

Eis a lista de alguns Mercados e Feiras em Florença:

Este slideshow necessita de JavaScript.

MERCADO DE SÃO LOURENÇO:
Essa Feira é a mais importante de Florença, a maior e a mais central também. Vai Da Praça de São Lourenço até a Via dell’Ariento, entorno à Basílica de São Lourenço (no Centro Histórico). Nesta Feira você encontra roupas, lembrancinhas, chapéus, bolsas, casacos, cintos, carteiras, artigos de couro em geral, já que Florença tem uma grande história de artesanato com o couro, é só lembrar que Gucci nasceu aqui Né? Fica aberta todos os dias da semana, das 8 até anoitecer.

Fizemos um post especial sobre este Mercado, leia mais aqui.

Este slideshow necessita de JavaScript.

MERCADO CENTRAL:
Este é o mais carateristico Mercado Alimentar da cidade, que acabou sendo descoberto pelos turistas. Lá você encontra carnes, presuntos e vários embutidos, queijos vários, vinhos, frutas, verduras, e vários outros produtos alimentares. A entrada fica na via dell’Arientovai, quase engolido pelo Mercado de São Lourenço! Ficou com fome? Então deveria sentar-se no restaurante que está dentro do mercado (bom e barato). Horário de funcionamento: Todas as manhãs de 7h às 14h; aos sábados das 7h às 17h, fechado aos domingos e feriados.

Atualização: em abril de 2014 foi inaugurado o andar superior do Mercado onde ha uma verdadeira “praça de alimentação” onde é possível degustar o que de melhor a culinária toscana tem! E ficara aberto (somente este andar) todos os dias das 10 a meia noite.

Fizemos dois textos especiais sobre este Mercado:
– sobre o primeiro andar: leia mais aqui.
– sobre o segundo andar: leia mais aqui.

Mercado de Sant´Ambrógio

Mercado de Sant´Ambrógio

MERCATO DI SANTO AMBRÓSIO:
Este é um outro Mercado Alimentar, este frequentado por chefs e cozinheiros. Está localizado na Praça Ghiberti e na Praça Santo Ambrósio. Ali você pode comprar frutas frescas, verduras, flores, carnes, peixes, massas, queijos e até roupas, sapatos e eletrodomésticos. Horário de funcionamento: todos os dias (menos domingo) das 7h às 14h.

mercato novo

Mercado Novo/ da Palha

MERCATO DELLA PAGLIA/MERCATO NUOVO:
Quando foi construída a sua loggia em 1547, este Mercado era o local de venda de seda, os Florentinos eram famosos pela tintura da seda desde a idade média. Depois, ja no séc XVIII passou a ser chamado de Mercado da Palha, pois ali era local de venda dos objetos de Palha, como o chapéu de palha de Florença que era o mais “top” da época. Hoje é um mercado de suvenirs e de couro, uma versão mignon do Mercado de San Lorenzo. Fica aberta todos os dias da semana, das 8 até anoitecer.

Fizemos um post especial sobre este Mercado, leia mais aqui.

Mercato delle Cascine

Mercato delle Cascine

MERCATO DELLE CASCINE:
Situado no belíssimo Parque delle Cascine (o maior parque de Florença) todas as terças-feiras das 7 às 14h, está a maior e mais conveniente feira da cidade. Se estiver procurando frutas, verduras, roupas, eletrodomésticos, antiguidades ou qualquer outra coisa que você imaginar, você precisa ir lá! E depois que fizer suas compras, não deixe de fazer um passeio pelo parque.

Mercato delle Pulci

Mercato delle Pulci

MERCATO DE PULGAS (Mercato delle Pulci)
O famoso Mercado das Pulgas de Florença acontece na Praça dei Ciompi e funciona todos os dias das 9h às 19h30. E se você tiver sorte de estar aqui, deve ir no último domingo de cada mês, quando as barracas se estendem para as ruas circundantes. Aqui você pode encontrar móveis e antiguidades, quadros, moedas e jóias. Você também pode encontrar tesouros acessíveis entre os objetos de atiquariato e entre os livros empoeirados. Vale realmente a pena fazer um passeio só para provar um pouco da Itália antiga, através dos objetos postos sobre as grandes barracas.

FIERUCOLINA

FIERUCOLINA

A FIERUCOLINA
“La Fierucolina” é um mercado de orgânicos que promove o uso da agricultura biológica e agricultura biodinâmica em pequena escala. Produtos da gastronomia cotidiana, com comidas e vinhos produzidos de forma artesanal, natural e livre de produtos químicos.
Acontece todo terceiro domingo do mês (exceto agosto), na Praça Santo Espírito.
Lista de outras feiras e mercados alimentícios de Florença:
Endereço: Viale Guidoni
Horário de funcionamento: terças a quintas-feiras das 10h às 11, sábado das 9h às 10h

Mercado dos Cuidados ( Mercato delle Cure)
Endereço: Piazza delle Cure
Orarioi d’apertura: todas as manhãs, exceto domingos e feriados

Feira de Santo Espírito
Endereço: Praça Santo Espírito
Horário de funcionamento: todas as manhãs com exceção dos domingos e feriados; funciona no segundo domingo do mês

.

Lista de mercados itinerantes:

Mercado de Oltrarno Flea
Endereço: Praça Santo Espírito
Horário de funcionamento: Segundo domingo do mês, das 9 às 19h

Livros raros
Endereço: Loggia del Grano
Horário de funcionamento: de quinta à sábado, das 10 às 18h

Mercado de Flores e Plantas
Endereço: debaixo do pórtico na Praça da República (via Pellicceria)
Horário de funcionamento: todas as quintas-feiras, das 10 às 19h

 

Leia mais sobre os Mercados de Florença:
– O Mercado Central de Florença: lugar da gastronomia italiana – parte 1
– O Mercado Central de Florença: lugar da gastronomia italiana – parte 2
– Dicas de Compras: O Mercado de San Lorenzo
.Não esqueça que aqui no site, na parte OPÇÃO DE PASSEIOS, você pode encontrar alguns passeios gastronômicos que passam pelos Mercados e que contam um pouco mais sobre a culinária italiana e ainda possui degustações incluídas, são eles:

Tour dos Mercados: 3 hs, conhecendo mais os Mercados de Florença, a sua história e um pouco mais da culinária italiana. Saiba mais aqui!

  • Descobrindo a comida de rua: 3 hs caminhando pelos mercados da cidade, conhecendo a história e literalmente comendo o que de melhor Florença tem a oferecer de “street food”, como a trippa, bruscheta, paninis, etc, sempre com o vinho, terminando com um café e um bom gelato italiano! Saiba mais aqui!


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!