Palio dei Caci di Volterra e Volterragusto

24/out | por Deyse Ribeiro
Foto: divulgação Volterratur.it

Foto: divulgação Volterratur.it

Em uma das cidades da Toscana que roubou meu coração, Volterra, durante a Feira do VOLTERRAGUSTO, acontece o Palio dei Caci.

Leia também:
>- Como foi o VolterraGusto e o Palio dei Calci 2013.

Ja expliquei no Blog, o que significa o Palio, que de acordo com o dicionário significa: “pedaço ou estandarte, bordado ou pintado, que na época medieval se dava em prêmio ao vencedor de uma competição.” A palavra palio vem do latim e foi usada pela primeira vez no século XIV. Desde então toda corrida ou jogo que tivesse uma disputa muito forte se dava o Palio como premio, e hoje praticamente virou quase um sinonimo da palavra premio aqui.

O Palio dei Caci, é uma divertida corrida de quejos!!! sim, você não leu errado, é de queijo mesmo! Caci é um diminutivo da palavra cacciota, que em dialeto toscano quer dizer queijo!

Foto: divulgação Volterratur.it

Foto: divulgação Volterratur.it

As contradas de Volterra, ou seja cada bairro ou paróquia, escolhe o seu “tiratore” ou jogador, que vai descer a Via Franceschini, enfrentando a obstáculos, e o primeiro a chegar com sua Cacciota (queijo) leva o Palio! E eles somente podem usar um pedaço de pau para poder movimentar o queijo.

Ah, e não posso esquecer de dizer que o Palio é claro, com o queijo de DOC (denomicação de origem protegida) da região, o Pecorino delle Balze Volterrane, feito com o queijo de ovelha, aliás maravilhoso!

Veja a foto e o vídeo abaixo, não parece nada fácil é! E claro, todos os participantes estarão vestidos como na idade média!

O Palio acontece dentro do evento VOLTERRAGUSTO, uma feira dedicada aos produtos locais, com ênfase nas trufas locais.

Para a duração do VolterraGusto as Cantine Storiche di Palazzo De Luigi (Via Don Minzoni 19) hospedam as sessões de degustação e estudos dedicadas à trufa local e sua tradição com o nome “Viagem ao mundo da tartufo (trufa)”, enquanto o Palazzo De Luigi , aberto para a ocasião, vai acolher oficinas de degustação gratuitas chamadas de “A descoberta do  … ” tendo como protagonistas os produtos locais para cada um dos quais será explicado história, técnicas de produção, características e combinações.

Volterra em dia de Feira!

Volterra em dia de Feira!

Vários restaurantes da cidade apresentarão menus especiais e teremos vários stands pelo centro histórico, vale a pena conferir!

VolterraGusto – 26 e 27 ottobre  e il 1° il 2 e il 3 novembro, centro histórico de Volterra
Palio dei Caci – 27 as 15:30 – Via Franceschini, centro histórico de Volterra

Leia também:
>- Como foi o VolterraGusto e o Palio dei Calci 2013.

Clique aqui e veja o programa da feira, o mapa oficial aqui.
Restaurantes com menu especial, clique aqui.

Ah, e não se esqueça, é possível fazer passeios guiados em Volterra comigo:(descrição completa clique aqui)
  • City tour simples:
  • City tour completo com Museu: 
  • City tour com visita vinícola:
  • Energia da terra: os geisers: 3hs. Visita a Sasso Pisano e ao Museu della Geotermia a Larderello (Pomarance). A energia geotérmica, que é conhecida em todo o mundo para a produção de electricidade é aqui visível em seu aspecto natural. O calor que emanam do solo é rico e se transforma em fontes termais e aquecimento para as casas. A viagem inicia com uma das “fumarolas”, pequenos geysers, que por cerca de dois quilômetros, numa paisagem única, é marcada por fenômenos naturais que emanam da terra calor e vapor. Clique aqui para saber mais.

Outros textos sobre Volterra, leia aqui.

Informações:
Volterragusto
web www.volterragusto.com



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!