Abadias que você tem que conhecer na Toscana

08/abr | por Deyse Ribeiro

A realidade muitas vezes supera a imaginação, e na toscana, onde no cinema e na televisão crescem histórias ambientadas em cenários perfeitos para curiosidade e lendas, não é difícil encontrar lugares para viver esses sentimentos e superar a sua imaginação.

Abadia de San Galgano e a espada na pedra

San Galgano Fonte: Wikipedia Commons

San Galgano
Fonte: Wikipedia Commons

A Abadia de San Galgano próximo a cidade de Chiusdino, a poucos quilômetros de Siena é um desses lugares fantásticos.

San Galgano Fonte: Wikipedia Commons

San Galgano
Fonte: Wikipedia Commons

Um local isolado imerso em uma natureza selvagem, encontra-se a abadia que remonta ao início de 1200. O impacto do imponente edifício é impressionante, tanto pela sua localização isolada, tanto para a singularidade da falta de teto, o que confere ao conjunto das paredes e do que resta da nave da igreja uma local ainda mais especial, principalmente à noite quando o telhado é apenas um céu estrelado.

Eu fui em 2012 em uma ópera, Don Giovanni, e a noite este local tem seu fascínio!

Aqui, a história e a lenda se misturam. O que atrai mais que qualquer outra coisa, a curiosidade de muitos turistas, é a famosa espada na pedra, situado na Cappella de Montesiepi, numa colina a poucas centenas de metros do Abadia.

Segundo a lenda, foi o próprio San Galgano que fincou a espada na pedra. É claro que existem muitas referências a lendas arturianas são demasiadamente óbvias para não provocar a imaginação de todos.

A Certosa de Florença

Certosa di Firenze Fonte: Wikipedia Commons

Certosa di Firenze
Fonte: Wikipedia Commons

A Certosa ainda pertence à Ordine dei Cistercensi da Certosa de Florença, e está mesmo na cidade de Florença, não na zona rural como nas outras. Encontra-se sobre o cume do Monte Acuto e oferece uma visão verdadeiramente notável da cidade.

San Galgano

San Galgano

O complexo é original de 1300, mas ainda está muito bem preservada, porque no período renascentista sofreu inúmeras alterações e o mosteiro foi ampliado, enriquecido com novas estruturas.

Certosa di Firenze Fonte: Wikipedia Commons

Certosa di Firenze
Fonte: Wikipedia Commons

Naquela época também, foram trazidos para lá muitas obras de arte, tanto que hoje o piso superior do Palazzo Acciaioli, adjacente a Certosa é uma galeria de arte com obras de grande interesse. Entre os pontos mais interessantes do Abbadia são o claustro dos monges, o refeitório e o claustro dei fratelli conversi.

Os eremitas de Camaldoli

Camaldoli Fonte: Wikipedia Commons

Camaldoli
Fonte: Wikipedia Commons

Situada em uma localidade um pouco isolada, na cidade de Camaldoli, na província de Arezzo, em uma colina a 1100 metros de altitude, fica a comunidade chamada de L´Eremo di Camaldoli, que é a casa mãe da Congregação Bendetina dos Camaldoleses.

Ainda hoje é o centro de uma forte comunidade monástica eremita, a constituição das primeiras unidades foi fundada por São Romualdo pouco depois do ano 1000. Após a comunidade cresceu e com ela as estruturas. A igreja, localizado no centro do complexo, foi construído em 1220, embora a fachada atual seja de 1700.

Camaldoli

Camaldoli

Entre as partes mais antigas do complexo que se encontra em pleno Apeninos entre a Tosco-Emilianos, você pode visitar está o quarto de São Romualdo, o único aberto ao público, já que os outros são normalmente utilizados pelos monges.

Quando fui fiquei com tanta vergonha de fotografar os monges, que são uma gracinha, que somente fiz a foto da fachada, por isso uso fotos de internet, além do que dentro não se pode fotografar.

A visita ao Eremo permite ter uma ideia melhor do estilo de vida dos monges da época, que não era muito diferente de hoje. Além da Igreja, vale a pena visitar a Sala do Capítulo, com seu teto a cassettoni que remonta ao século XVI, a Foresteria e a Biblioteca que já existia desde o século XI, logo após a fundação da comunidade eremita.

Fiel à sua tradição, a comunidade beneditina acolhe quem quer experimentar por alguns dias compartilhar a vida dos monges, quer provar?

Quarto - Camaldoli Fonte: Wikipedi Commons

Quarto – Camaldoli
Fonte: Wikipedi Commons

Informações:

Abadia di San Galgano
A abadia está localizada não muito longe da Strada Statale 441. O horário de funcionamento é das 9 às 20hs de abril a outubro e das 9,30-17,30 de novembro a março.
A Capela de Montesiepi, no entanto, está aberta todos os dias das 9 às 18hs no inverno e até 20hs no verão. A entrada custa € 2.
Informação: https://www.confraternita-sangalgano.it/

Certosa di Firenze
O Certosa di Firenze está situado na Via della Certosa, n. 1, em Florença.
Existem apenas visitas guiadas com oferta de admissão. No inverno, os passeios são às 9, 10, 11, 15, 16 e 17, no verão é adicionado à de 17. Ainda é fechada na segunda-feira e domingo de manhã.
Informação: https://www.cistercensi.info/certosadifirenze/index.php

Monastero di Camaldoli
O Eremo e o Mosteiro têm horário de funcionamento um pouco diferente.
O Eremo abre de segunda a sábado, das 9 às 12hs e das 5 às 17hs no inverno, e no verão até 18hs.
Domingos e feriados está sempre aberta, exceto durante missas.
Os horários do mosteiro, no entanto, são 9-13hs e 14,30-19hs no inverno, e até 19,30hs no verão.
Informação e hospitalidade: https://www.monasterodicamaldoli.it/

Leia mais:



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!